Iniciar sessão ou registar-se
  1. à primeira vista nao gostei da calçada mas depois de ver alguns exemplos feito for eles até não desgostei
    Concordam com este comentário: arquitecturagaia
  2. A esses valores acresce iva?
    o Nivelamento e preparação do espaço a calcetar está contemplada no orçamento?
  3. a parte da preparação sim porque é chave na mão
  4. acresce mais iva
  5. Boa noite. Estou a acompanhar a obra e seus seguidores com agrado.

    Chegada aqui, e tendo visto o muito que se falou da fiscalização, gostava que me esclarecessem o motivo para que o arquiteto responsável pelo projeto e respetivos pormenores de construção não possa ser o fiscal da obra.

    Por outro lado gostava também de perceber qual a função do responsável técnico do projeto, tendo me parecido que este também tem de ser contratado como independente de todos os envolvidos na conceção do mesmo projeto. Deveríamos solicitar este serviço assim que todas as especialidades e pormenores de construção estivessem executados, para proceder às alterações atempadamente?
  6. Colocado por: monicaaChegada aqui, e tendo visto o muito que se falou da fiscalização, gostava que me esclarecessem o motivo para que o arquiteto responsável pelo projeto e respetivos pormenores de construção não possa ser o fiscal da obra.

    Poder pode, mas não é muito recomendável.
    Primeiro porque o fiscal deve fazer uma revisão do protejo antes do inicio da obra, e é bom o projecto seja visto por outros olhos. Vê sempre alguma coisa que o autor não viu.
    Depois imagine que o fiscal (o arquitecto), durante a obra detecta um erro no projecto (erro do arquitecto), vai esconder o problema, o que poderá trazer consequências negativas para a obra.

    Colocado por: monicaaqual a função do responsável técnico do projeto

    Será que quis dizer coordenador do projecto?
    Concordam com este comentário: monicaa
  7. Colocado por: PicaretaSerá que quis dizer coordenador do projecto?

    Sim.

    Se lhe compete articular as informações de todos os projetos e ajuizar se são exequíveis entre si, porque não pode ser ele também o fiscal da obra? O coordenador é arquiteto, é engenheiro ou outro?

    Qual é a formação do fiscal de obra?
  8. A pior coisa que pode fazer é meter um arquiteto como fiscal da obra!!!!!!!!!!Se for o autor do projeto então é um erro ao quadrado, lol
  9. Colocado por: monicaaQual é a formação do fiscal de obra?

    Depende do tipo de obra. Está na lei 40 de 2015.

    Colocado por: monicaaSe lhe compete articular as informações de todos os projetos e ajuizar se são exequíveis entre si, porque não pode ser ele também o fiscal da obra?

    Porque quase sempre é o arquitecto.
    Meter um arquitecto a fiscalizar um projecto seu é quase como meter um lobo a guardar um rebanho!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: monicaa
    • riscos
    • 11 abril 2016 editado
    o coordenador do projeto pode ser o arquiteto ou o engenheiro responsável pelas especialidades, estes se trabalharem em conjunto tem grande probabilidade das coisas correrem bem em fase de projeto e se ocorrer alguns erros, com certeza que serão de pouca importância e fácil resolução.
    Em relação ao fiscal pode ser o engº que lhe fez os projetos se tiver confiança no mesmo, no seu trabalho e nas suas capacidades de obra, porque ser um bom projetista não quer dizer que seja um bom fiscal...também pode ser um engº externo que vai realizar uma revisão aos projetos de especialidades, e não há arquitetura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: monicaa
  10. Mas então o arquiteto responsável pelo projeto, legalmente não pode ser o fiscal de obra, e o engenheiro responsável pelas especialidades pode?

    Quando os clientes pagam por um projeto de execução, por norma já está incluído o acompanhamento de obra. Quererá isto dizer que andamos a pagar o mesmo serviço duas vezes?
  11. Colocado por: monicaaMas então o arquiteto responsável pelo projeto, legalmente não pode ser o fiscal de obra

    Claro que pode, muito embora exista uma recomendação da Ordem que diga que deve evitar, pelo já exposto atráz
  12. Colocado por: monicaaQuando os clientes pagam por um projeto de execução, por norma já está incluído o acompanhamento de obra

    Esse acompanhamento é meramente para esclarecer uma ou outra duvida que seja omissa nos projetos, não é fiscalização.
    Concordam com este comentário: dedao
  13. Colocado por: monicaaMas então o arquiteto responsável pelo projeto, legalmente não pode ser o fiscal de obra, e o engenheiro responsável pelas especialidades pode?


    Colocado por: PicaretaPoder pode, mas não é muito recomendável.




    Colocado por: monicaaQuando os clientes pagam por um projeto de execução, por norma já está incluído o acompanhamento de obra. Quererá isto dizer que andamos a pagar o mesmo serviço duas vezes?

    Um projecto de execução é um projecto.
    Fiscalização é outra coisa completamente diferente.
    Acompanhamento de obra não sei o que é.
  14. Colocado por: zedasilvaEsse acompanhamento é meramente para esclarecer uma ou outra duvida que seja omissa nos projetos, não é fiscalização.

    E não precisa de ir à obra.
  15. Colocado por: PicaretaE não precisa de ir à obra

    Nem deve!
    Dá logo asneira. :))
  16. Colocado por: monicaaMas então o arquiteto responsável pelo projeto, legalmente não pode ser o fiscal de obra, e o engenheiro responsável pelas especialidades pode?

    O arquiteto também pode, mas por exemplo o fiscal da obra vai verificar se as armaduras da estrutura estão bem feitas antes de cada betonagem, os arquitetos não lhe sabem avaliar isso, por tanto de que lhe vale que seja o arquiteto....



    Colocado por: monicaaQuando os clientes pagam por um projeto de execução, por norma já está incluído o acompanhamento de obra. Quererá isto dizer que andamos a pagar o mesmo serviço duas vezes?


    Quando tem um projeto de licenciamento não engloba fiscalização,
    Para começar a obra tem de apresentar a documentação do fiscal, e os projetos de execução nada tem a ver com o acompanhamento da obra, que será feita pelo fiscal, pelo diretor de obra( que é o engº do empreiteiro, e pelo eng e arqº projetistas, quando se mostre necessário algum esclarecimento em obra no que diz respeito á boa execução dos projetos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: monicaa
  17. Colocado por: riscosos arquitetos não lhe sabem avaliar isso

    Prontos!
    Já vai levar nas orelhas e é muito bem feito.
    Isso diz-se?
    :(
    Concordam com este comentário: Mk Pt
  18. Colocado por: PicaretaE não precisa de ir à obra.


    Tanto quanto sei, vão à obra. Provavelmente verificar se pormenores arquitetónicos estão a ser executados de acordo com pormenores. Já vi arquitetos chatearem-se com trabalhos de soleiras e janelas à face (p.ex.).
  19. Colocado por: zedasilva
    Prontos!
    Já vai levar nas orelhas e é muito bem feito.
    Isso diz-se?
    :(


    Só digo verdades....cada macaco no seu galho, o zé ja me viu aqui a cometar que a casa está mal dividida, ou que a casa de banho é pequena ou que tem grande desperdício de area de circulação....abstenho-me de assuntos de arquitetos;)
 
0.0548 seg. NEW