Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Tyrande

    Bem pensado. 200k € já era mais acreditável.
    Concordam com este comentário:Dj_C


    É capaz.... pelo mail que recebi não se referiu de Euros e nem contos, sinceramente não sei mesmo... única alternativa é q tenho q perguntar ao novo dono.
  2.  # 22

    Colocado por: Normandy44. única alternativa é q tenho q perguntar ao novo dono.
    Em vez de falar com o novo dono, pode começar por consultar a escritura de compra e venda... (na Conservatória do Registo Predial deverá estar registada a compra feita pelo novo proprietário e, se não mencionar o valor, pelo menos há referir Notário em que foi feita a escritura)

    No caso de sentir que a sua mãe foi prejudicada, ou que o está a prejudicar a si, deverá consultar um advogado.

    Normandy, você pode não ser estrangeiro, mas até pela forma como escreve se sente bem a sua pronúncia ... :-)
    Concordam com este comentário: mfigu, Normandy44
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Normandy44, isa9999
  3.  # 23

    Colocado por: Luis K. W.Em vez de falar com o novo dono, pode começar por consultar a escritura de compra e venda... (na Conservatória do Registo Predial deverá estar registada a compra feita pelo novo proprietário e, se não mencionar o valor, pelo menos há referir Notário em que foi feita a escritura)

    No caso de sentir que a sua mãe foi prejudicada, ou que o está a prejudicar a si, deverá consultar um advogado.

    Normandy, você pode não ser estrangeiro, mas até pela forma como escreve se sente bem a sua pronúncia ... :-)
    Concordam com este comentário:mfigu,Normandy44
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Normandy44


    Realmente sou POrtuguês tanto como senhor. Mas é difícil contornar do meu hábito. Será que poderei ter acesso desta informação no Notarial??!

    A minha mãe pode ser prejudicada ou contou-me literalmente verdade. Vamos ver....

    E obrigado pela dica, pois não pensei nisso antes.
    • smst
    • 21 abril 2016

     # 24

    E porque não pergunta directamente à sua mãe se ele vendeu o apartamento por 40.000€ ou 40.000.000$00 (200.000€) seria mais fácil saber?
    E porque não lhe pede directamente a ela para ver a escritura ou então a declaração de IRS referente ao ano em que fez a venda?
    O senhor tem boa relação com a sua mãe? Esclareça directamente com ela...
    Concordam com este comentário: thekillerpt, Normandy44
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Normandy44
  4.  # 25

    Colocado por: Normandy44Realmente sou POrtuguês tanto como senhor. Mas é difícil contornar do meu hábito.
    Hehehe!
    Eu (como outros daqui do Forum) também vivi meia-dúzia de anos "lá fora".

    Será que poderei ter acesso desta informação no Notarial??!
    Teria de saber em que Notário foi exarada a escritura de compra e venda, e em que data.
    Mais fácilmente chegará lá se tiver o Registo da Conservatória do Registo Predial, onde deverá estar uma referência à Escritura de Compra e Venda.

    E obrigado pela dica, pois não pensei nisso antes.
    De nada.
    O smst faz duas questões pertinentes:
    Porque não esclarece isso com a sua mãe? Dá-se mal com ela?
    É que pode tratar-se de um caso a colocar em Tribunal...
    • tiagot
    • 22 abril 2016 editado

     # 26

    Há uma questão que não sei se ainda se coloca neste tipo de situações. Perante um valor de venda tão baixo a Câmara não exerceu direito de preferência na compra ?

    Julgo que à uns anos atrás para combater escrituras fraudulentas existia este procedimento. Se alguém estava a tentar escriturar uma venda por um valor absurdamente baixo, por vezes a Câmara exercia direito de opção (conheço 1/2 casos passados à uns 15 anos). Esse tipo de procedimento deixou de existir ?
    Caso ainda exista este tipo de direito dificilmente uma venda por este valor passaria despercebida.
  5.  # 27

    Isto é cada uma, recebeu mail da sua mãe? A sério? A sua mãe supostamente lerda sabe mandar mail? Na sua família não há telemóvel?
    Concordam com este comentário: Normandy44
    • 8421
    • 22 abril 2016

     # 28

    Se vendeu, já teve de declarar no ano seguinte a venda na declaração do irs. Por isso é só consultar o modelo G ou G1da sua mãe, com os valores de compra e venda
  6.  # 29

    Colocado por: smstE porque não pergunta directamente à sua mãe se ele vendeu o apartamento por 40.000€ ou 40.000.000$00 (200.000€) seria mais fácil saber?
    E porque não lhe pede directamente a ela para ver a escritura ou então a declaração de IRS referente ao ano em que fez a venda?
    O senhor tem boa relação com a sua mãe? Esclareça directamente com ela...
    Concordam com este comentário:thekillerpt,Normandy44
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Normandy44


    Infelizmente a relação com a minha mãe é pessoal... sorry, mas tente compreender, sim?
  7.  # 30

    Colocado por: callinasIsto é cada uma, recebeu mail da sua mãe? A sério? A sua mãe supostamente lerda sabe mandar mail? Na sua família não há telemóvel?
    Concordam com este comentário:Normandy44


    Acontece que a minha audição já não é mesmo como era, a idade não perdoa...
  8.  # 31

    Colocado por: Luis K. W.Hehehe!
    Eu (como outros daqui do Forum) também vivi meia-dúzia de anos "lá fora".

    Teria de saber em que Notário foi exarada a escritura de compra e venda, e em que data.
    Mais fácilmente chegará lá se tiver o Registo da Conservatória do Registo Predial, onde deverá estar uma referência à Escritura de Compra e Venda.

    De nada.
    O smst faz duas questões pertinentes:
    Porque não esclarece isso com a sua mãe? Dá-se mal com ela?
    É que pode tratar-se de um caso a colocar em Tribunal...


    Infelizmente não tenho registo, como referi antes que só soube pelo mail há um mês q o apartamento era do trisavô ou bisavô fora vendido sem eu saber há 2 anos.

    E não pretendo ir ao Tribunal, para q? E que fique com ele.
  9.  # 32

    E obrigado a todos por me ajudarem a esclarecer de q a maioria desconheço. Espero conseguir falar com o dono antes q me atire a porta fechada à minha cara. We'll see... E qt ao Notarial, duvido q eu consiga obter alguma informação.... Mas de qq maneira, obrigado a todos!
    • FFAD
    • 22 abril 2016 editado

     # 33

    quantos m2 tem?

    nesse sitio vale pelo menos 2.000 Euros/m2 e a precisar de obras.

    agora que a história não cheira bem, não cheira.

    pelo que vejo a relação não é das melhores, se o apartamento era da sua mãe e vendeu, ninguém tem nada com isso.
  10.  # 34

    Colocado por: FFAD... se o apartamento era da sua mãe e vendeu, ninguém tem nada com isso.
    Não é bem assim!
    Se se provar que foi feito um preço " de favor ", ou foi vendido a alguém que depois revendeu a um familiar (/herdeiro), a venda pode até ser reversível.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: isa9999
  11.  # 35

    Mas deve haver um prazo para contestar isso não?
  12.  # 36

    Colocado por: marcoaraujoMas deve haver um prazo para contestar isso não?
    O prazo começa a contar quando o antigo proprietário falece (e se iniciam os processos de arrolamento de bens e habilitação de herdeiros).
  13.  # 37

    Pessoal,

    Desculpem-me por ficar incontactável tanto tempo, mas andei mto ocupado.... e já descobri o valor real da venda.... é de 140k, foi que consegui através de Cartório Predial através dum amigo meu.

    Julgo que foi por devido de infiltrações na sala de jantar, banheira inacabada e tb no chão que rangue mto ao pé da entrada da cozinha.

    Esse valor é realmente aceitável?

    Obrigado.
  14.  # 38

    Para o comprador foi aceitável...muito.
    Mas se calhar, o valor real tenha sido diferente do escriturado...
    140 escriturado.
    240 reais...
    É o meu voto.
    Concordam com este comentário: Normandy44
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Normandy44
  15.  # 39

    Achas?

    COmo posso confirmar sobre o valor real? Devo falar com o comprador?

    Cumps.

    Colocado por: nunogouveiaPara o comprador foi aceitável...muito.
    Mas se calhar, o valor real tenha sido diferente do escriturado...
    140 escriturado.
    240 reais...
    É o meu voto.
    Concordam com este comentário:Normandy44
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Normandy44
    • FFAD
    • 29 agosto 2016

     # 40

    o comprador não lhe vai dizer...

    hoje, dependendo da área mas considerando pelo menos uns 130m2, creio que se podia vender por 400k e com obras por fazer...
 
0.0236 seg. NEW