Colocado por: RCFapenas para tentar clarificar:
- o condutor que circule acima da velocidade permitida pela sinalização está em excesso de velocidade;
- o condutor que circule acima da velocidade adequada para as condições climatéricas, condições da estrada, condições da viatura ou outras especiais circunstâncias que façam perigar a condução, está em velocidade excessiva;
Legalmente, em circunstância alguma o condutor pode circular acima do limite imposto pela sinalização. No entanto, pode circular em velocidade excessiva mesmo quando cumpre os limites impostos pela sinalização. Por exemplo, numa Autoestrada, a 130Km/H o condutor estará em excesso de velocidade e necessariamente, também, em velocidade excessiva. Para efeitos de aplicação da Lei e, por conseguinte, da contraordenação, aplica-se a contraordenação (coima) por excesso e velocidade, se bem que, legalmente, não estará excluída a possibilidade de se lhe aplicar a contraordenação por velocidade excessiva (nunca as duas, cumulativamente). Mas, sendo a velocidade máxima permitida pela sinalização de 120Km/H, o condutor pode incorrer em contraordenação se circular a 100Km/H, por velocidade excessiva, desde que as más condições climatéricas ou outros fatores recomendassem uma velocidade inferior.
No entanto, o limite máximo nunca pode ser superior a 120Km/H. Pode é ser menor. Por isso, legalmente, não faz sentido argumentar que a 130Km/H ou a 150Km/H não vai em velocidade excessiva.
Colocado por: euO recurso ao exagero para desvalorizar as opiniões dos outros é de uma baixeza... quem é que falou em todos os casos possíveis?
Colocado por: euNuma boa autoestrada, como a A2, os limites poderiam ser (são apenas exemplos):
- Bom tempo, de dia, pouco trânsito: 160 Km/h
- De noite, bom tempo, pouco trânsito: 140 Km/h
- Com chuva, de dia, pouco trânsito: 120 Km
- Com chuva, de noite, muito trânsito: 90 Km/h
- Com nevoeiro: 70 Km /h
Colocado por: eu- Com nevoeiro: 70 Km /h
Colocado por: AXNE porque em função do carro?
Colocado por: eu- Com chuva, de dia, pouco trânsito: 120 Km
Colocado por: pedromdfNunca entendi esta argumentação. Então este BM se embater no tal Clio do exemplo que deu, não o estraçalha todo?
Colocado por: AXN
Nunca serão os passageiros a pagar uma eventual multa.Concordam com este comentário:Bricoleiro
Colocado por: AXNE porque não em função da idade? Os reflexos diminuem a partir dos 50
Colocado por: pedromdfEntão se é essa a sua convicção porquê a preocupação em saber onde estão os radares?
Colocado por: RCFPor isso, legalmente, não faz sentido argumentar que a 130Km/H ou a 150Km/H não vai em velocidade excessiva.
Colocado por: LuisPereirapois acho que velocidade permitida pela sinalização é excessiva
Colocado por: pedromdf
Nunca entendi esta argumentação. Então este BM se embater no tal Clio do exemplo que deu, não o estraçalha todo?
Colocado por: LuisPereira
Já apanhei chuva na autoestrada que nem com o limpa-vidros no máximo se conseguia ver o carro da frente! 120km/h só se fosse suicida!
Colocado por: Bricoleiro
Eu também, para quem conduz mata-velhos.
Colocado por: RCFo condutor que circule acima da velocidade adequada para as condições climatéricas, condições da estrada, condições da viatura ou outras especiais circunstâncias que façam perigar a condução, está em velocidade excessiva;
Colocado por: LuisPereiraJá apanhei muitas vezes nevoeiro na A8/A17 e nem as linhas da berma via... 70km/h só se fosse suicida!
Colocado por: LuisPereiraJá apanhei chuva na autoestrada que nem com o limpa-vidros no máximo se conseguia ver o carro da frente! 120km/h só se fosse suicida!
Colocado por: RCFse bem que, legalmente, não estará excluída a possibilidade de se lhe aplicar a contraordenação por velocidade excessiva