Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Atenção ao IMI!
    Concordam com este comentário: mhpinto
  2.  # 22

    Colocado por: rikjardAtenção ao IMI!
    Concordam com este comentário:mhpinto

    O que faria para "ter atenção ao imi"?
  3.  # 23

    A piscina vai aumentar o imi, mas ai nao tem volta.
    Concordam com este comentário: tozepalma
  4.  # 24

    Isso e o quarto extra. Tirando isso não ha muita volta a dar
  5.  # 25

    Colocado por: tozepalma
    O que faria para "ter atenção ao imi"?


    Retirar um quarto. Assim será IMI sobre um T3 ao invés de ser sobre um t4! Pelo que me dizem faz alguma diferença.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  6.  # 26

    E já agora... penso avançar para a construção de uma moradia 2 pisos.
    Em cima a casa, em baixo cave, garagem, lavandaria , um wc etc.

    Nesse caso em cima é classificado como habitação e em baixo? Conta de forma igual para o IRS?
    Tipo 300m2 de casa, ou 150m2 de casa e 150m2 de zonas "não habitáveis"?

    Anda por aqui algum funcionário das finanças que possa explicar isto ao pessoal?
  7.  # 27

    O IMI nada tem que ver com a Tipologia da habitação! Apenas tem em conta a área e alguns factores majorativos (p.e. se tem elevador, piscina, etc) ou minorativos (p.e. se não tem instalação sanitária).
    Concordam com este comentário: becas, enf.magalhaes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tozepalma, mhpinto
  8.  # 28

    Se em vez de IRS quis dizer IMI, a cave não conta de forma igual. Em termos de áreas é feita a distinção através da área bruta privativa (área bruta "habitável") e área bruta dependente (onde se incluem as garagens, varandas, alpendres, etc).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  9.  # 29

    Colocado por: MargsApenas tem em conta a área

    Só isto já justifica ficar-se pelos 3 quartos e poupar a área de mais um.
  10.  # 30

    Colocado por: tozepalmaE já agora... penso avançar para a construção de uma moradia 2 pisos.
    Em cima a casa, em baixo cave, garagem, lavandaria , um wc etc.

    Nesse caso em cima é classificado como habitação e em baixo? Conta de forma igual para o IRS?
    Tipo 300m2 de casa, ou 150m2 de casa e 150m2 de zonas "não habitáveis"?

    Anda por aqui algum funcionário das finanças que possa explicar isto ao pessoal?


    penso que a cave tem um peso diferente no calculo do IMI face à area habitável.

    no entanto existem pequenos truques que alguns chicos-expertos fazem para fugirem aos impostos, na cave existe um muito conhecido que é deixar uma parede a esconder parte da cave, no fim da casa ter a licença de habitação, mandam essa parede abaixo, ou abrem uma porta. sempre são menos uns m2 a contar como area para o calculo do IMI.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tozepalma
  11.  # 31

    Colocado por: tiagot
    Em termos de programa, dado que só parece precisar de dois quartos eliminaria decididamente o 4º quarto. colocando a 2ª suite em frente às escadas e deixando o canto entre ela e o 3º quarto como varanda, que um dia possa ser ocupada por um 4º quarto.
    Dificilmente haverá uma tendência para crescer a procura de moradias com 4 quartos. e a curto prazo fica com mais orçamento para investir em materiais de qualidade. E é menos uma divisão vazia.


    Não estou a entender/visualizar a sugestão... mas tenho interesse em compreender ;)

    Colocado por: tiagot
    A organização da suite é péssima, está deitado e a olhar de frente para a porta da casa de banho e uma parede descentrada do closet.
    Suite 2 parece um pouco melhor em termos de ambiente.


    E se fechar o closet com portas de correr? que lhe parece?

    Colocado por: tiagot
    No piso térreo se tiver um jantar com convidados e alguém for à casa de banho, tem como inspiradora visão a sanita assim que se abre a porta...
    A entrada principal fica um bocado descaracterizada sendo dentro de um alpendre enorme cheio de carros....

    meter a sanita do lado direito mal se entra?
    Em relação à entrada o Arquitecto tinha uma que dava diretamente para a sala na zona frontal da casa, mas pareceu-me que seria sempre aquela entrada que as casas têm que ninguém usa...

    Muito obrigado pelas sugestões!
  12.  # 32

    Colocado por: enf.magalhaesOlho para o piso 1 e acho que nao tem um desenho fluido.... acho que precisa um lay out diferente. Voce quando olhou para o piso 1 o que achou? Qual foi a sua primeira impressao?


    O que não me agradou além das áreas dos dois quartos, foi imaginar que ao subir as escadas não existe uma separação entre a sala do piso 1 (que será mais escritório)
    e a zona dos quartos. Uma das ideias que tenho caso decida eliminar um quarto é avançar o bloco da suite 1 para dentro de forma a que a parede da suite acompanhe as escadas delimitando assim mais a zona dos quartos do escritório.
  13.  # 33

    Colocado por: mhpintoCoisas que eu não gosto (opinião de mero curioso):
    PISO 0
    - Existência de uma sala de jantar. A menos que me diga que vai receber gente em casa todas as semanas, não consigo perceber porque raio ainda tanta gente insiste em pagar m2 e mobília para usar uma vez por festa e porque é que os donos da casa têm nos outros dias de comer na cozinha, como se não fossem dignos de comer no espaço de refeições "nobre". Mas isto sou eu.
    - Distância da cozinha à (arghh) sala de jantar. Se vão mesmo receber muita gente em casa, vão-se fartar de fazer kms. E o desgraçado/a que estiver de serviço vai-se sentir muito isolado/a ou então vão obrigar os convidados a dividirem-se entre sala e cozinha por solidariedade :\
    - Escadas de acesso no meio da casa, alargando a distância entre os diferentes espaços da zona social. Encaixem isso onde está o WC de serviço, por exemplo, e também por exemplo, metam o WC por baixo das escadas.
    Sugestão: no espaço da sala de jantar e escadas, façam zona de refeições e cozinha. Metam as escadas na parte "de baixo" da atual cozinha e na restante área da cozinha façam então um quarto para o "just in case", que enquanto o "just in case" não se verifica, pode servir de escritório.

    PISO 1:
    - Existência da sala. Das duas uma, ou nunca vai ser usada ou estão a pedir que a vossa filha se isole nesse piso mal tenha uns 10 anitos e pouco mais lhe põem a vista em cima. Se é esse o vosso objetivo, então força ;)
    - 4 quartos para um casal e uma filha? Para mim é o mesmo que comprar um Ferrari para andar sempre na cidade, puro desperdício. Já viu que vai pagar (uma bela maquia se somar o preço de construção e das mobílias) por algo que nunca (ou quase nunca) vai usar? Compraria umas calças para as meter no guarda-fatos e nunca lhes tocar?
    Fazendo um quarto no piso 0 em rigor até lhe bastavam 2 quartos, mas se está assim tão preocupado com uma eventual futura venda, fique-se pelos 3 quartos que ou muito me engano ou é o que mais se procura.
    - Existência de varanda. Se há coisa consensual entre todos os donos de moradias que conheço com um espaço exterior decente é que as varandas não fazem sentido. Se não o afirmam, certo é que raramente lá põem os pés. E depois é coisa que tem a mania de aumentar a probabilidade de infiltrações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SemFiguras


    mhpinto,

    Um dos maiores prazeres da minha vida é conviver com a malta e fazer umas belas churrascadas. Percebo o que diz mas no nosso caso faz sentido, a única coisa que não me agrada é a área para a cozinha que acho demasiado, mas a maria diz que me retira o outro prazer da vida se assim não fôr.

    Em relação às escadas, sempre foi algo que gostei, entrar numa casa e ter umas escadas bem trabalhadas associadas com a amplitude que o pé direito aberto dá. No entanto lembrou-me de algo que realmente pode ser aproveitado, que é a área por debaixo das escadas.

    A sala no piso de cima vai ser escritório. A minha mulher trabalha muito em casa.

    Estou cada vez mais inclinado para os 3 quartos, até pelas belas sugestões que tenho recebido.

    Concordo com a varanda, principalmente a dos quartos voltados para a frente. provavelmente nunca será usada, mas é um elemento que dá um design à casa que gosto. quando tiver os 3d prontos mostro.

    Obrigado!
  14.  # 34

    Colocado por: SemFigurasmhpinto,

    Um dos maiores prazeres da minha vida é conviver com a malta e fazer umas belas churrascadas.

    Já somos dois. Temos de combinar uma ;)
    Mas isso só valoriza o que eu disse em relação à sala de jantar, pois tá-se mesmo a ver que onde vai passar mais tempo com os amigos vai ser no alpendre (presumo que a churrasqueira vá aí parar) e cozinha a fazer as patuscadas enquanto a mesa da sala de jantar fica a apanhar pó. Um open space cozinha/sala de refeições, esta com abertura direta para o alpendre, permitir-lhe-ia tirar o máximo de proveito da casa e manter toda a gente junta enquanto faz essas patuscadas. E assim ficava com a cozinha ainda maior, a bem da maria. (já agora, desculpem o aparte mas acho que tenho de começar a mimar mais a minha maria, pois do que leio por aqui estou a ver que foi um verdadeiro achado)

    Colocado por: SemFigurasA sala no piso de cima vai ser escritório. A minha mulher trabalha muito em casa.

    Ok, nada a dizer quanto a isso então.

    Colocado por: SemFigurasObrigado!

    Obrigado eu por valorizar a minha opinião.
 
0.0156 seg. NEW