Colocado por: cruzovEstou a fazer uma remodelação profunda de uma vivenda na qual irei colocar PRH (190 m2). Estão a propor-me uma bomba de calor monobloco Daikin (11 kW) exclusivamente para o PRH, e para as AQS um termoacumulador com bomba de calor incorporada com ligação a 2 colectores solares (Zantia/Regina).
A minha questão é se faz sentido ter 2 sistemas independentes, e se não seria melhor ter a Daikin a fazer tudo (PRH + AQS). Quando digo melhor, quero dizer mais eficiente e com menos custos (quer de aquisição quer, sobretudo, de operação).
Os argumentos do instalador é que, passado o tempo frio e desligado o PRH, usar a bomba de calor Daikin para aquecer só as AQS é como ligar um camião para transportar uma bicicleta. E que gastarei menos no resto do ano (excluindo o tempo frio em que o PRH está ligado), pelo facto de usar uma bomba de calor menos potente para as AQS.
Faz sentido?
Colocado por: pc ferreira
já tem um argumento para pensar em procurar outro instalador.
Colocado por: pc ferreira
já tem um argumento para pensar em procurar outro instalador.
Colocado por: jorgealvesEu sou apologista de uma boa máquina a fazer ambos os serviços, é mais barato, mais eficiente e com muito menos manutenção, mas claro se o instalador souber configurar devidamente a máquina.
Colocado por: cruzov
Quer apresentar dados concretos que contradigam aquilo que diz o instalador?
Colocado por: cruzova bomba Daikin a fazer ambas as coisas?
Colocado por: cruzovRelativamente à bomba de calor para o piso radiante, parece-vos bem dimensionada? Se dividir os 11 KW pela área dá uma potência ligeiramente abaixo de 60W, o que é inferior aos 75W que tenho lido por aí. Seria melhor colocar a Daikin de 14kW (aí já dava bem perto dos tais 75W)?
Colocado por: jorgealvesEu sou apologista de uma boa máquina a fazer ambos os serviços, é mais barato, mais eficiente e com muito menos manutenção, mas claro se o instalador souber configurar devidamente a máquina.
Colocado por: cruzovRelativamente à bomba de calor para o piso radiante, parece-vos bem dimensionada? Se dividir os 11 KW pela área dá uma potência ligeiramente abaixo de 60W, o que é inferior aos 75W que tenho lido por aí. Seria melhor colocar a Daikin de 14kW (aí já dava bem perto dos tais 75W)?esse cálculo só acontece uma única vez que é no arranque do sistema e com todas as saídas activadas, em utilização normal a máquina de 11kw chega e sobra.
Colocado por: Skinkxa. ECH2O é uma máquina especial com umaogica de controle muito própria e não comparável com as soluções equivalentes do mercado.
Pode ser pertinente: a bomba de calor ECH10 da Daikin (para AQS) custa mais 1000 € do que o depósito equivalente (versões de 300 ou 500 litros). Se com isto se conseguir passar para a bomba de calor de potência imediatamente abaixo para o PRH, pode ser uma situação pertinente... acho é que a ECH20 não tem um COP tão bom como as althermas, mas o Jorge sabe mais disto na ponta da unha que um gajo com os catálogos todos à frente, pode ser que ele aí passe...
Colocado por: jorgealvesa. ECH2O é uma máquina especial com umaogica de controle muito própria e não comparável com as soluções equivalentes do mercado.