Colocado por: tozas1979Depois de se proceder à remoção dessa parede, verificou-se que uma das "colunas" não era coluna de suporte, mas sim uma "coluna" por onde passa o sistema de esgotos do prédio, como tal não é possível mexer nessa coluna.Portanto...
Colocado por: tozas1979Em todo o chão da cozinha há uma concentração muito elevada de humidade, provavelmente devido à proximidade do cano de esgoto com o chão da cozinha, e na parede que entretanto foi removida, toda a base dessa parede estava coberta de humidade (também provavelmente devido à proximidade do cano de esgoto com o chão da cozinha).SÓ se estiver roto!
Colocado por: tozas1979uma vez que aparentemente a causa da humidade na casa é por causa da tubagem dos esgotos do prédio,Duvido que seja essa a causa... Mas, mesmo que seja, eu alterava essa prumada conforme me desse mais jeito e substituia o que houvesse a substituir SEM DIZER NADA A NINGUÉM.
Colocado por: Luis K. W.
Portanto...
Se fosse coluna de suporte PODIA removê-la? Mas como é de esgotos, não é possível mexê-la?! ;-)
Claro que é ! (*)
(*) legal e formalmente só o pode fazer com projecto de alterações aprovado, e autorização do condomínio...
Colocado por: Luis K. W.
SÓ se estiver roto!
O mais provavel é não haver qualquer camada drenante entre o chão da casa e a terra!
Colocado por: Luis K. W.
Duvido que seja essa a causa... Mas, mesmo que seja, eu alterava essa prumada conforme me desse mais jeito e substituia o que houvesse a substituir SEM DIZER NADA A NINGUÉM.
(mas tirava umas fotografiazinhas, para memória futura...).
Colocado por: tozas1979felizmente não afeta em nada a disposição que tínhamos pensado fazer na sala+cozinha.Óptimo!
Colocado por: tozas1979Mas ao alterar a prumada, e enquanto era feita essa alteração, os vizinhos supostamente não podem utilizar tudo o que envolva esgotos, não é?Com jeitinho, só se desliga-o-antigo e liga-o-novo quando está tudo pronto, e é trabalho para pouquíssimos minutos (2 ou 3).
Colocado por: tozas1979Não sabemos ainda se está roto ou não, só depois de remover a parte do chão da onde passam os tubos de esgoto é que conseguimos aferir com certeza se os tubos estão bons. E colocando uma camada drenante, sabe indicar-me se é de fácil colocação?Lá "fácil", é.
Colocado por: Luis K. W.Sim, visto dessa forma parece simples...hoje já devemos saber se há algum problema com a prumada dos esgotos e havendo é tentar fazer isso
Com jeitinho, só se desliga-o-antigo e liga-o-novo quando está tudo pronto, e é trabalho para pouquíssimos minutos (2 ou 3).
Colocado por: Luis K. W.Assim quanto mais sustos apanhar no início mais fácil depois fica com o avançar do tempo... :) Tough Love! :) Pois o empreteiro falou por alto nessa hipótese. Fazer essa operação pela casa toda, a questão do exterior também vamos ter de verificar, porque há um terraço que pertence ao nosso imóvel e é bem provável que esteja a criar também acumulação de humidade nas paredes interiores.
Lá "fácil", é.
Mas não me devia ter perguntado isso, porque temo que o vá assustar (possivelmente, sem necessidade). :-)
No fundo, trata-se de remover uma camada de terra e substitui-la por enrocamento ... em toda a área da casa. Porém, a execução deste trabalho apenas pelo interior da casa pode não ser suficiente - pode ser necessário impermeabilizar+drenar pelo exterior.
Colocado por: Luis K. W.
De que ano e em que zona é esse prédio?
Colocado por: tozas1979Boa tarde a todos,
A minha questão, esperando que consegui explicar bem o sucedido, é uma vez que aparentemente a causa da humidade na casa é por causa da tubagem dos esgotos do prédio, será que é devo comunicar esta situação ao condomínio e em reunião com os restantes membros do condomínio solicitar a análise, orçamento e reparação dos tubos de esgoto?
Pedia a vossa ajuda.
Obrigado.
Colocado por: happy hippyapenas de parte daquele, ou seja, será dos condóminos que efectivamente se sirvam dessa parte do colector do ramal predial (cfr. nº 3 artº 1424º do CC).Ó happy hippy!!
Colocado por: tozas1979É na zona das Olaias, o prédio tenho ideia que é de finais de 70, inícios de 80Ups!
Colocado por: JOCORTozas, se pedir com jeitinho, o seu vizinho Luís K. W. ainda lá vai ver o que se passa no seu imóvel ...Pois... É que eu vejo as Olaias de cima, de onde moro.
Colocado por: Luis K. W.Ó happy hippy!!
Mau, mau...! :-)
A lei pode dizer o que quiser, mas as colunas de esgoto são "comuns" pelo que, tal como... (1)
- se houver um terraço de cobertura (de apartamentos) a necessitar de reparação, pagam todos, e não apenas os que vivem por baixo desse terraço, (2)
- se houver que reparar parte da fachada, pagam todos e não apenas os condóminos dos apartamentos que confinam com a zona afectada, (3)
- Etc.
Da mesma forma, se houver um defeito na prumada de esgoto entre o penúltimo e o último piso, não é apenas o proprietário deste que tem de pagar a reparação.(4)
Neste caso, como o apartamento do "Tozas" é no r/chão, pelas suas contas só o "Tozas" é que não pagaria a reparação.(5)
Ok.... Hmmm...! Pensando melhor, está contratado! (LOL!).
Colocado por: happy hippyPerante uma ruptura na prumada de esgoto entre o penúltimo e o último piso, a responsabilidade pelas inerentes despesas ficariam a cargo do condómino que daquela parte do colector se servisse
Perante uma ruptura na prumada de esgoto entre o penúltimo e o último piso, a responsabilidade pelas inerentes despesas ficariam a cargo do condómino que daquela parte do colector se servisse
Colocado por: happy hippyDe uma forma mais vernácula, não misture alhos com bugalhosESTA PARTE percebi perfeitamente.
Colocado por: happy hippy“a presunção de comunhão vale só para a parte da instalação que se pode chamar central, não para as condutas derivadas que, destacando-se da conduta central, entram nas fracções autónomas e são propriedade exclusiva dos condóminos”.Ora!!
Colocado por: happy hippyegra geral, numa situação de entupimento, cuja causa terá origem na característica dos detritos de despejo, muito possivelmente por sólidos de grandes dimensões, a responsabilidade será de todos quantos usam de facto o colector até ao local da obstrução, situação esta que poderá ter sido provocada por qualquer um dos condóminos servidos pela prumada em questão, e só por esses. Coisa diversa, como oportunamente ressalvei, se o problema se deve a anomalia no colector.Desculpe antecipadamente o meu comentário: Já não sabe o que inventar para ter sempre razão? :-)
Colocado por: Luis K. W.Zona das Olaias? Finais de 70, inícios de 80?!
Espero que não seja nenhum dos 8 prédios que as empresas de que sou sócio construíram nessa zona nessa época (entre 74 e 85). :-)
(UFF! Não é... porque não me lembro de nenhum com r/ch ao nível térreo).
Colocado por: JOCORTozas, se pedir com jeitinho, o seu vizinho Luís K. W. ainda lá vai ver o que se passa no seu imóvel ...:)
Pois... É que eu vejo as Olaias de cima, de onde moro.Se calhar ainda vou chateá-lo...6 olhos sempre são melhor que 4!
Se quiser, tozas, envie-me Mensagem Privada. Não lhe custa nada.
Colocado por: j cardosoNão duvido dos conhecimentos jurídicos do happy hippy mas é notória a sua ignorância acerca de redes de saneamento nomeadamente a distinção entre ramais de descarga, colectores e tubos de queda (também designados por prumadas). Não fora isso e certamente seria capaz de entender o porquê de um tubo de queda estar SEMPRE e SIMULTÂNEAMENTE a servir TODAS as fracções que a ele se ligam.