Iniciar sessão ou registar-se
    • DAJP
    • 1 agosto 2016

     # 241

    Não sou médido, sou de Técnico de Radiologia, e doentes informados para mim são fantásticos e é um gosto recebê-los e ajudá-los...

    O objectivo não é dizer o que fazer mas sim tentar melhorar as coisas de forma a atingir um nível de construção ou de escolha de componentes superiores.

    Não consigo perceber como é que quem constrói neste momento não se preocupa em melhorar estes aspectos de forma a depois não ter "rendas" energéticas brutais quando o investimento no início acaba por ser residual.
  1.  # 242

    Colocado por: DAJPentendo que a sua caixa é um problema por causa da ponte térmica

    Já houve quem me dissesse que isso não é assim tão relevante quanto isso.
    Se quer mesmo estores exteriores, evitar essa ponte térmica e ter o máximo de escuridão pois então, do que eu já vi neste campo (que não terá sido tudo),apenas vejo a opção de meter estores com caixa no exterior. Com alguma arte da parte do projetista poderá garantir que as mesmas ficam visualmente integradas na estrutura, ainda que na prática fiquem fora das paredes.
  2.  # 243

    Colocado por: DAJPJá foi feito! Mas com base no REH que não é de todo tão exigente como a norma e qualidade segundo a qual quero construir.


    O REH, normalmente não tem grande rigor...porque na altura em que é feito provavelmente ainda não tinha o método construtivo definido, então é realizado simplesmente para cumprir regulamento com pré-certificado emitido. Agora se realmente quer cumprir as exigências da Passive houve, tem de falar com o seu técnico, e ELE é que tem de lhe apresentar as soluções.
    • DAJP
    • 1 agosto 2016

     # 244

    Pois, o problema é que ELE não percebe o suficiente sobre o método construtivo em causa.

    Tem destas coisas querer uma coisa que não é stadart! Daí ter pedido ajuda no fórum.
    • riscos
    • 1 agosto 2016 editado

     # 245

    Colocado por: DAJPPois, o problema é que ELE não percebe o suficiente sobre o método construtivo em causa


    Até compreendo que não perceba, ninguém sabe tudo, mas é da obrigação dele informar-se, ler, pesquisar para apresentar soluções ao cliente, não concorda?
  3.  # 246

    Ou já que pretende já um conceito especifico, contratar um tecnico passive house....


    PS: É claro que irá eventualmente poupar na conta energética, especialmente se nunca abrir as janelas ;).... no entanto o sobrecusto de projecto e construção poderá nunca ver o retorno do investimento..... As contas do software passive house, estão, tais como as do REH distorcidas face a nossa realidade.... é um abiuso as popupanças e o "conforto de referencias estão erradas.... Mas isso é tema para outra conversa.
    • DAJP
    • 1 agosto 2016

     # 247

    Mas isso não é do âmbito do técnico passive house, é do âmbito do método construtivo. E a informação é muito dificil de arranjar. Pelo menos gratúita. Existe regerência a documentos em Inglaterra sobre isso mas são pagos e British standard BRE Digest 465. Se alguem tiver acesso ao mesmo e me puder ceder eu agradeço.

    riscos, estou perfeitamente de acordo mas infelizmente essa não é a atitude típica dos nossos profissionais.

    Pedro Barradas, que sobrecusto de projecto e construção se refere? O investimento mais diferente da construção típica será apenas na VMC e numa caixilharia de gama superior, coisa que em Portugal já não é assim tão rara. E depois poupa-se em equipamentos de arrefecimento e aquecimento que não precisarão de ser tão potentes e caros... Certo?? Ou estou enganado?

    Essa conversa era excelente, gosto de conhecer as opiniões de todos!
  4.  # 248

    Uma casa passive house é um conjunto integrado de soluções, desde a arquitectura, engenharia, passando pelas técnicas construtivas e equipamentos adoptados.... não é indissociável.

    Existem técnicos certificados Passive House em Portugal. (Ja fui a uma acção de esclarecimentos... por curiosidade profissional, fui ver como "param as modas"), no fundo é um sistema de eficiencia energético paralelo ao nosso "oficial", com outras regras e outras restrições...
    Concordam com este comentário: riscos
  5.  # 249

    É um sistema que leva mais além o regulamento térmica.
    Por exemplo além de se isolar tudo, isolam'se também fundações
    Obrigatoriedade de ventilação mecânica controlada
    Níveis de isolamento superior
    Etc
    • DAJP
    • 1 agosto 2016

     # 250

    Colocado por: Pedro BarradasUma casa passive house é um conjunto integrado de soluções, desde a arquitectura, engenharia, passando pelas técnicas construtivas e equipamentos adoptados.... não é indissociável.

    Existem técnicos certificados Passive House em Portugal. (Ja fui a uma acção de esclarecimentos... por curiosidade profissional, fui ver como "param as modas"), no fundo é um sistema de eficiencia energético paralelo ao nosso "oficial", com outras regras e outras restrições...
    Concordam com este comentário:riscos


    Concordo com tudo o que disse sem dúvida! O facto de não dissociar o conjunto é que dá o resultado da norma. Daí o objectivo de tentar atingir todas as metas...

    Quanto ao paralelo ao nosso "oficial" também posso concordar com o paralelismo mas convenhamos que a distância das exigências dos mesmos só podem ser medida em anos luz! lol lol
  6.  # 251

    Boa tarde,

    Sou novo aqui pelo forum e espero não entrar a destoar, de alguma forma.

    Dos vários temas que li, vim "cair" neste, pois a minha pesquisa (desta vez) era pela empresa Criatus.

    Daí que dirigindo-me ao caro forista DAJP, perguntava se foi esta a empresa escolhida para a execução da obra ou qual foi? Perdoem-me se foi informação já transmitida e me escapou.

    Estou numa fase muito embrionária mas há dois pontos que procuro numa casa - baixo custo (sem grandes luxos e equipamentos) e bom isolamento.

    Ainda tenho o estigma de outros materiais que não o tijolo e cimento, mas a realidade é que tenho na familia um bom exemplo de uma construção muito sólida em cimento e tijolo e desilude-me completamente do ponto de vista térmico.

    De qualquer forma, arriscando novos métodos de construção, gostava de ver o "medo inicial" compensado por um menor custo.... E convenhamos, a não ser que o aço esteja extraordinariamente caro, é incompreensivel que o custo final seja idêntico ou superior, tendo em conta o tempo dispendido na construção, a virtual ausência de desperdicio de material, a quase inexistente necessidade de consumo de água para assemblagem de cimento/tijolo...

    Peço desculpa se dispersei, mas estou de facto a querer convencer-me pelo LSF e este parece ser o tópico mais avançado para poder avaliar minimamente.

    Cumprimentos
    Concordam com este comentário: M.Dias
    • DAJP
    • 3 agosto 2016

     # 252

    Boa noite,

    falei com a Criatus numa fase inicial e cheguei a pedir orçamentos mas depois acabei por desenvolver o projeto com a BlinkHouse pois foram mais fléxiveis na busca do que eu desejava.
  7.  # 253

    Colocado por: JotaPDe qualquer forma, arriscando novos métodos de construção,

    Veja aqui:
    https://forumdacasa.com/discussion/42643/1/wood-framing-portugal/
    • DAJP
    • 4 agosto 2016

     # 254

    Venho lançar novo repto aos engenheiros, arquitectos ou técnicos do fórum, solicitar-lhe de novo informação sobre o valor de condutibilidade térmica das paredes em LSF.

    Pelo que li o facto de existir um perfis de aço de 60 em 60cm faz com que este valor aumente mesmo com o ECTICS de 100mm. Qual será o valor médio de U de uma parede com o sistema de LSF perfil de 150mm preenchido com lã de rocha + ECTICS de 100mm.

    Tudo me leva a este documento:
    "U-values for light steel-frame construction. BRE Digest 465"

    https://mailtrack.io/trace/link/d6020aba5ec28f89cc12cc9828daea8f7050cde9?url=http%3A%2F%2Fwww.brebookshop.com%2Fdetails.jsp%3Fid%3D140115&signature=8499edf1881a5621


    Mas o mesmo é pago! Por acaso não faz parte da sua biblioteca de alguém, ou não têm acesso ao mesmo através de algum proxy da área ou assim?

    O outro documento que achei interessante foi "U-value calculator da spreadsheet" que permite introduzir directamente a espessura de uma layer com "steel studs with insulation between", mas também é apenas a versão demo.

    Alguém tem um software parecido que permita fazer a mesma coisa.
  8.  # 255

    Colocado por: DAJPPelo que li o facto de existir um perfis de aço de 60 em 60cm faz com que este valor aumente mesmo com o ECTICS de 100mm.

    Mas se é construido com ETICS... o isolamento é continuo, pelo que essa afirmação não é verdadeira. tanto faz ter o perfil a 30cm como a 60 ou não ter.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  9.  # 256

    Colocado por: mhpinto
    Veja aqui:
    https://forumdacasa.com/discussion/42643/1/wood-framing-portugal/


    Muito dificilmente avançarei para uma solução em madeira. Não me sinto com coragem para arriscar.
    A única casa de madeira onde entrei, na zona de Almeirim, ia cozendo lá dentro. Provavelmente era uma construção pré fabricada, básica, sem qualquer isolamento...mas se já na construção tradicional posso ser bem enganado, num mercado em que poucos poderão opinar e ajudar-me...

    Claro que com LSF corro o mesmo risco.
  10.  # 257

    Colocado por: JotaPMuito dificilmente avançarei para uma solução em madeira

    Respondo-lhe no outro tópico, já que esta conversa cabe mais lá que aqui: https://forumdacasa.com/discussion/42643/14/wood-framing-portugal/#Comment_956282
    • DAJP
    • 4 agosto 2016

     # 258

    Colocado por: Pedro Barradas
    Mas se é construido com ETICS... o isolamento é continuo, pelo que essa afirmação não é verdadeira. tanto faz ter o perfil a 30cm como a 60 ou não ter.
    Concordam com este comentário:Anonimo16062021


    A questão é apenas que valor de R ou U considerar para a layer da parede constituída pelos montantes de 600 em 600mm preenchidos pela lã de rocha de 120mm e qual a contribuição deste valor para o total da parede completa.
    • DAJP
    • 29 agosto 2016

     # 259

    E janelas? PVC de qualidade ou aluminio de qualidade? Que marcas aconselham a sondar?
      Mapa de Vãos frontal (1_50)-page-001.jpg
    • DAJP
    • 29 agosto 2016 editado

     # 260

    Alçado Posterior
      Mapa de Vão Posterior (1_50)-page-001.jpg
 
0.0337 seg. NEW