Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 261

    Kanoysta

    mas chegou a construir ou apenas apurou esses custos?
  2.  # 262

    só orçamentos e reuniões
  3.  # 263

    Colocado por: kanoysta

    Não foi essa a minha experiência com este tipo de construção.
    Há determinadas opções que encarecem a construção. Mas isso é verdade em qualquer tipo de construção.
    Pelo menos com a mimahousing, o preço por m2 para um projecto base ou personalizado foi praticamente o mesmo.
    Se quisermos mais vidros encarece. Se quisermos outros acabamentos tb encarece como seria de esperar.
    As fundações em estacaria de madeira rondam os 9000eur+IVA para uma casa com 140m2. Se for em laje de betão, o preço final sai mais barato apesar da laje ser mais cara. Ou seja, estacaria+piso fica mais caro do que laje betão+ piso.
    Pelo menos foi esta a minha experiência recente.


    Não percebi isso da estacaria vs lage de betão. Se a lage é mais cara, porque é que depois fica mais barato no preço final? Por acaso sabe se no caso da opção pela lage de betão a Mima também se encarrega disso, ou terá que ser o DO a contratar outra empresa para a realizar?

    Ando a namorar a Mima Essential à já um ano e meio, e por muito que me digam que a alvenaria tradicional é que é acabo sempre por voltar ao site da Mima :P
  4.  # 264

    A laje em betão é mais caro que a estacaria. Mas o piso para estacaria é mais caro que o piso para o betão.
    Nos dois conjuntos, o preço final é menor na opção de betão + respectivo piso.
    Não lhe sei dar a outra informação específica. Mas eles são flexíveis. Aliás, os mais flexíveis e abertos dos vários contactos que tive.
  5.  # 265

    Colocado por: kanoystaA laje em betão é mais caro que a estacaria. Mas o piso para estacaria é mais caro que o piso para o betão.
    Nos dois conjuntos, o preço final é menor na opção de betão + respectivo piso.
    Não lhe sei dar a outra informação específica. Mas eles são flexíveis. Aliás, os mais flexíveis e abertos dos vários contactos que tive.


    E o que é que acabou por o fazer não optar pela Mima?

    Eu gosto bastante mas tenho alguns receios: o m2 é um bocado mais caro do que a construção tradicional (se bem que tendo em conta a quantidade de vidro, até nem acho assim tão caro), o pé direito não me parece muito alto, os custos de manutenção com a madeira exterior ao longo dos anos, e tenho também medo que se algum dia quiser mudar de casa não consiga recuperar o investimento (em Portugal infelizmente ainda há muito preconceito relativamente à construção em madeira).

    Por outro lado, o preço é um pouco mais alto mas é mais ou menos tabelado, não me parece que hajam grandes possibilidades de deslize de orçamento no decorrer da obra; o design contemporâneo/minimalista que gosto bastante e foge ao que se faz em Portugal (que é quase tudo paralelepípedos brancos); o tempo curto do decorrer da obra; a qualidade dos materiais/isolamento; o facto que se mais tarde quiser 'expandir' a casa o posso fazer facilmente comprando mais um módulo, epá e outras coisas.

    Dava jeito era terem um showroom perto de Lisboa :P
  6.  # 266

    Ainda não optei por nada. Preciso de mais uns meses. Mas a mima continua a ser uma opção na versão mima mass. Como é revestida a capoto, a manutenção com a madeira exterior é bem menor.

    Eles têm uma casa onde pode dormir. Para esses lados acho que é em Comporta (se não me falha a memória). Showroom só em Viana.
  7.  # 267

    E já agora. Tendo em conta que são eles que fazem o projecto e é tipo "chave na mão", o preço por m2 final nem sempre é mais caro que a alvenaria.
    Pelas minhas contas e orçamentos que tive, é semelhante. Algumas vezes acima... outras vezes abaixo.
  8.  # 268

  9.  # 269

    Boas a todos! Depois de ter iniciado outro topico do genero e do use mhpinto me chamar a atenção para este tópico (com as mesmas duvidas do meu) e depois de o ler todo ja posso falar.
    Iniciei o projecto para uma moradia no passado mês de Setembro tendo o projecto de arquitectura terminado em Janeiro depois de algumas alterações (como o normal, a vantagem de construir uma casa é construir como pretendemos). O projecto entrou na câmara entretanto e so depois de aprovado avançamos com as engenharias pois a camara pode pedir ou nao autorizar certos aspectos da construção. So ai vou saber o orçamento ao certo em alvenaria.
    Tenho um amigo engenheiro numa empresa de construções em madeira (fiquei agora a saber que o termo correcto é woodframing) que ja me tinha enviado um catalogo com exemplos de casas que constroem mas por achar os preços pouco convidativos o interesse desapareceu. Aqui a umas semanas falei do projecto que estavamos a fazer (pois optamos por so falar com amigos um tempo depois) e la veio ele mostrar-me as vantagens do woodframing e eu acedi a ouvir e até a ir a empresa dele.
    Bem tenho a dizer que fiquei impressionado, primeiro com a qualidade da construção e com o tempo de construção. Eu nao gosto que se veja a madeira (como o mhpinto) e entao é revestido a capoto e fica com a aparência de uma casa em alvenaria. Depois mostrei lhe o projecto e ele disse me que estão a ultimar uma casa mesmo parecida com a que projectei e fomos ver a construção da mesma. Bem... por fora ninguém diz que é em madeira e por dentro é como uma casa em alvenaria (mas ainda falta muitos pormenores como o flutuante). Dei o meu projecto ao meu amigo para ele fazer o orçamento da casa se fosse aprovado como estava no projecto e tenho a dizer que penso conseguir bem mais baratocem alvenaria, mas esse meu amigo disse que nao fica mais barato que alvenaria, ja me tinha avisado mas que tinha vantagens em comparação com alvenaria.
    O orçamento é para uma casa de 135m2, com laje de betão, revestimento exterior em capoto de 5cms, pinho nórdico com 7cms de estrutura (fui ver o "esqueleto" de uma que estao a fazer na empresa), uma camada de 6cms de espuma ou lá de qualquer coosa que ja nao me lembro e pladur por dentro, chave na mão excepto mobiliário e electrodomésticos na cozinha.
    Agora apesar de ja ter o projecto na camara para construir em alvenaria agora fiquei na duvida e ja comuniquei isso mesmo ao arquitecto que me desenhou a casa, pois apesar de ficar um pc mais caro em woodframing a casa parece me melhor em certificação energética e em 3 meses tenho a casa pronta. O meu medo relativamente a alvenaria é que tenho nuito medo que o empreiteiro nao seja honesto (como ja tive conhecimento de casos parecidos) e na empresa do tal meu amigo eu confio mas em contrapartida nao sei a durabilidade da construção em woodframing apesar do meu amigo dizer que nao fica atras a uma em alvenaria pois a manutenção é exactamente a mesma.
    A minha duvida é sobre que tipo de construção optar.

    Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana Portugal
  10.  # 270

    Amigos amigos, negócios à parte. Vá a outras empresas (tanto de alvenaria como de casas de madeira) para ver o que há no mercado. O que tem a perder?
  11.  # 271

    Colocado por: branco.valterAmigos amigos, negócios à parte. Vá a outras empresas (tanto de alvenaria como de casas de madeira) para ver o que há no mercado. O que tem a perder?


    Em alvenaria ainda nao consultei pois faltam me as engenharias e papel de encargos. Quanto a outras empresas em woodframing nao consultei ate porque a escolher escolho quem confio. Como na construção em alvenaria vou ter o valor em conta como tb a confiança mostrada
  12.  # 272

    O woodframing é usado em vários países como sendo a construção tradicional. Alguns desses países superam Portugal em todos os rabkings e mais alguns. Lol
    Por isso acho que é mais estigma do que outra coisa.
    Do que vi até agora, achei interessante a mima, a modular system e rusticasa.
    Quanto à durabilidade e qualidade, acho que há de tudo quer em madeira quer em alvenaria.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcscarpediem
  13.  # 273

    Colocado por: Ruipsm
    (...)
    A minha duvida é sobre que tipo de construção optar.

    Obrigado


    No norte da Europa (Finlândia, Suécia, etc), Estados Unidos, Nova Zelândia e em vários outros países o wood framing é a norma, e a alvenaria a excepção, e não estamos claramente a falar de países de 3º mundo.

    A meu ver as únicas desvantagens que o wood framing oferece em Portugal são o preço (por não ser tão comum e não haverem muitas empresas, os preços acabam por não ser muito competitivos relativamente à alvenaria tradicional) e o risco de não recuperar o investimento se um dia quiser vender a casa (em Portugal ainda existe muito preconceito e desconhecimento por parte de quem compra casas sobre tudo o que não seja a alvenaria tradicional).

    A meu ver e fora estes dois inconvenientes, são só vantagens relativamente à construção tradicional: melhor isolamento, construção mais rápida, pegada ecológica menor, melhor desempenho sísmico, etc. Mas isto é a minha opinião claro e aqui no fórum vai encontrar pessoal que trabalha em construção tradicional que vai ter uma opinião diferente. No final resume-se tudo à sua preferência pessoal porque uma obra bem feita em alvenaria não é melhor que uma obra bem feita em wood framing e vice versa.
    Concordam com este comentário: kanoysta, mhpinto
  14.  # 274

    Colocado por: pedrosslpuma obra bem feita em alvenaria não é melhor que uma obra bem feita em wood framing e vice versa

    Ora nem mais.
    Uma as vantagens do wood framing em relação á alvenaria é talvez a qualidade construtiva e/ou o aspeto final.
    Se em alvenaria qualquer chico esperto é empreiteiro, em wood framing já não é bem assim. Por norma são empresas já com algum Know-how que tem uma imagem a defender e onde o chico espertismo é muito mais encapotado.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  15.  # 275

    Colocado por: kanoystaO woodframing é usado em vários países como sendo a construção tradicional. Alguns desses países superam Portugal em todos os rabkings e mais alguns. Lol


    Posso ser crucificado pelo que vou dizer mas a minha opinião é que não se deve aplicar em Portugal os critérios construtivos de países que têm outras realidades climáticas, como os países nórdicos, que têm climas secos e frios , menos bicharada miuda etc.

    São realidades diferentes.

    A construção em madeira prevalente nos Estados Unidos advém das preferências (e manipulações) de um sector da construção muito activo em que a manutenção é uma fatia importante dos lucros, e estas casas requerem um nível de manutenção que não tem nada a ver com a alvenaria. Se for preciso num par de semanas eles deitam uma casa abaixo e constroem outra, obviamente de madeira.

    No Japão as casas são feitas para durar 20 anos, e é normal serem reconstruidas do zero. Assim como se muda de carro, lá assim se muda de casa, fazendo uma nova onde estava a velha.

    Não entendo muito bem o conceito de se fazer uma casa de madeira (será mesmo madeira maciça?) que depois é envolvida , pintada de modo a ficar indistinguivel de uma casa de alverania. Acho que é uma maneira de aldrabar o sistem construtivo da madeira. Isolamento? com alvenaria tb se conseguem isolamentos bons (capoto etc) por dentro e por fora.

    Já passei temporadas em casas de madeira e acho que a vantagem do isolamento não foi suficiente para me convencer.
  16.  # 276

    Eu também já passei férias em casas de madeira. E... nada a apontar! Não se sente diferença nenhuma. Por isso é mesmo por opção pessoal.
    No nosso país, neste momento já se constroem hotéis e complexos turísticos em woodframing.
    Certamente não será para dar prejuízo em manutenção ou para deitar abaixo daqui a 20 anos.
  17.  # 277

    Colocado por: kanoystaNo nosso país, neste momento já se constroem hotéis e complexos turísticos em woodframing.


    São conceitos diferentes.
    Chamativo de uma clientela que gosta.

    Mas essas companhias têm dinheiro para a manutenção, que um particular não tem
  18.  # 278

    Colocado por: Paramonte

    São conceitos diferentes.
    Chamativo de uma clientela que gosta.

    Mas essas companhias têm dinheiro para a manutenção, que um particular não tem


    Uma das soluções da Mima por exemplo, a Mima Mass, é basicamente estrutura em madeira com capoto à volta, e nesse caso a manutenção é a mesma de qualquer outra casa com capoto.

    A ausência de manutenção nas casas de alvenaria pressupõe que as mesmas são construídas como deve ser, com qualidade, por quem realmente sabe. Infelizmente em Portugal o que não faltam são exemplos do oposto disso.

    Mas respeito a sua opinião, para mim acima de tudo é uma questão de gosto pessoal. Por cada argumento a favor ou contra um tipo de construção facilmente se arranjam exemplos em como isto ou aquilo também é possível no outro tipo.
    Concordam com este comentário: kanoysta
  19.  # 279

    Colocado por: Paramonte

    São conceitos diferentes.
    Chamativo de uma clientela que gosta.

    Mas essas companhias têm dinheiro para a manutenção, que um particular não tem

    Tb concordo.
    Mas se fosse pouco duradouro e de fraca qualidade seriam mais Hostels ou pousadas da juventude. Mas não. São hóteis e complexos de qualidade e preço alto. Por isso deduzo que têm conforto e qualidade. Tudo se resumirá a gosto pessoal
    Presumo também que se a manutenção fosse assim tão cara, lhes tirava muito lucro. Por isso, sem conhecimento de causa, presumo que não seja assim tão cara.

    Com conhecimento de causa e já que falamos de madeira: conheço decks que em 9 anos não levaram qq manutenção e estão bons. Mas tb conheço decks que levam manutenção e têm pranchas que saltam fora todos os anos.
    Como tudo... é difícil generalizar.
  20.  # 280

    Eu quando vejo defenderem que lá fora ah e tal...lembro-me sempre dos programas australianos de restauro de casas... Umas com 20 e outras com 100 anos, todas com problemas estruturais escondidos atrás de pladur e lã de rocha...

    Ainda assim, quanto às fotos da página 15 (salvo erro) o que enche o olho é a quantidade de vidro e caixilharia...madeira parece 10%
 
0.0461 seg. NEW