Colocado por: pauloagsantoslares para ricos já existem, o que faz falta é lares para os pobres, mas para cumprir os requisitos legais e mesmo pagando o ordenado mínimo aos funcionários, este tem que praticar preços muitas vezes proibitivos para as reformas de 200€ e 300€ de muito idosos.
Colocado por: pauloagsantoseste tem que praticar preços muitas vezes proibitivos para as reformas de 200€ e 300€ de muito idosos.
Colocado por: LuisPereiraHá um tópico com um titulo parecido mas o intuito deste tópico é completamente diferente.
mas não haverá lugar para empresas privadas efetuarem este serviço?
Colocado por: LuisPereiraSim mas tal como as IPSS têm comparticipação por idoso um lar privado também teria.
Colocado por: RCFQuando a reforma não chega, entram as poupanças ou a comparticipação dos filhos.
Colocado por: pauloagsantosagora as pessoas tem um ou dois filhos. vai haver uma parte deles que tem boas reformas, mas outros não, será que depois o filho tem 500€ ou 600€ de disponibilidade para suportar o custo do lar?
Colocado por: RCF
É um desafio para o futuro... se bem que, creio existirem cada vez menos pessoas com reformas tão baixas. As reformas de €300 ou €400 são cada vez menos, pois cada vez existem menos pessoas que nunca fizeram ou fizeram muito poucos descontos para a segurança social. Por outro lado, o futuro da segurança social é muito incerto, pois dificilmente conseguirão pagar, no futuro, as reformas de acordo com as regras atuais. Ainda assim, em termos gerais, creio que pior não ficará - quem, pelas regras de há 10 anos atrás receberia €1200, hoje recebe apenas €1000 e daqui por mais 10 anos apenas €900. Mas, para as reformas que há 10 anos seriam de €300, hoje será €310.
Temos, mais do que nunca, de tentar precaver o futuro.
Colocado por: emadÉ lamentavel no século XXI termos mais qualidade de vida, e no entanto a velhice ou a forma como nós vamos passar o nosso fim de vida ser uma coisa preocupante.
Contudo, a minha opinião em termos de investimento vai para a criação de uma linha ferrea com bitola europeia que ligasse Espanha e França para transporte de mercadorias essencialmente.
Essa linha tinha inicio no porto de sines para receber os contentores. Era um transporte mais económico, seguro e nos seriamos o canal de entrada de todas as mercadorias na Europa.
O porto de sines iria certamente crescer ainda mais e criar mais emprego e desenvolver a região.
Nao percebi porque temos juntamente com a Espanha uma bitola diferente do resto dos paises. E assim que querem fazer uma UE forte. Andamos estes anos a gastar dinheiro em estradas e esquecemos a linhas ferreas.
Colocado por: JoaoPinaVocê faz ideia da percentagem de população que ganha menos de 600 euros? acha que esses vão ter quanto de reforma?
Colocado por: emadporto de sines
Colocado por: Bricoleiro
Mas o PR prof.Marcelo não tinha já dinamizado o porto de Sines para receber uma rota chinesa?
Colocado por: RCF
Não tenho respostas concretas às questões colocadas. De qualquer forma, creio que as reformas mínimas ou de subsistência são cada vez menos, pelos motivos que já invoquei.
Colocado por: MJLPMas os chineses não vem de barco vem nos charters como disse o Futre!
Colocado por: Bricoleiro
Também podem vir de Porsche amarelo anfíbio!
Colocado por: emadÉ lamentavel no século XXI termos mais qualidade de vida, e no entanto a velhice ou a forma como nós vamos passar o nosso fim de vida ser uma coisa preocupante.
Contudo, a minha opinião em termos de investimento vai para a criação de uma linha ferrea com bitola europeia que ligasse Espanha e França para transporte de mercadorias essencialmente.
Essa linha tinha inicio no porto de sines para receber os contentores. Era um transporte mais económico, seguro e nos seriamos o canal de entrada de todas as mercadorias na Europa.
O porto de sines iria certamente crescer ainda mais e criar mais emprego e desenvolver a região.
Nao percebi porque temos juntamente com a Espanha uma bitola diferente do resto dos paises. E assim que querem fazer uma UE forte. Andamos estes anos a gastar dinheiro em estradas e esquecemos a linhas ferreas.
Colocado por: emad
RCF sabia que 90% das reformas em Portugal são abaixo dos 600€? E que apenas 10% são acima deste valor?
Colocado por: RCF
Sim, faz todo o sentido.
No entanto:
- esse será necessariamente um investimento público, ou privado mas promovido pelo Estado (em PPP);
- mesmo sendo investimento público, é indispensável o contributo da UE, através de fundos e os restantes Estados membros não terão interesse, porque os seus portos sairão prejudicados (especialmente os portos espanhóis e franceses podem perder muito com este projeto);
- este nunca será o canal de entrada de todas as mercadorias na Europa, se bem que será um canal privilegiado e com grande margem de crescimento;
- a bitola ibérica tem justificações histórico militares. Foi uma forma identificada por Portugal e Espanha para se precaverem das invasões napoleónicas, na época em que o caminho de ferro foi projetado e construido;
- o assunto não está esquecido nem afastado. Há projetos para o concretizar. Mas, apesar da mais valia reconhecida, por exemplo, a Câmara de Évora, não concorda, pois o projeto prevê o aproveitamento do canal que já existe e que atravessa Évora.
Colocado por: RCF
Não sabia e nem sei se será. Mas, se for, não invalida o que escrevi. Há uma tendência, desde há alguns anos, para que as reformas mais baixas cresçam, pois cada vez existem menos pessoas que nunca fizeram ou fizeram muito poucos descontos para a segurança social.