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  1.  # 21

    Mata juntas em maciço tambem,da mesma madeira..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Minimal
  2.  # 22

    Colocado por: joaosantosMata juntas em maciço tambem,da mesma madeira..


    Obrigada joaosantos, consegue explicar melhor?
  3.  # 23

    com a mesma madeira,faz tiras de 3 ou 4 mm e cola nas juntas
  4.  # 24

    Não existe uma massa plástica para colocar na transição entre o mosaico e o soalho maiço? Alguém sabe como se chama o material que foi aplicado na imagem anexada?
      folga.jpg
  5.  # 25

    Parece-me uma manta em espuma de polietileno... mas na transição não tem lá nada, ou tem!? a imagem nã0 é muito elucidativa.
    Concordam com este comentário: tiyxu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Minimal
  6.  # 26

    Obrigada Pedro Barradas. Na transição entre mosaico/soalho existe um material mas não sei o que é. Envio outra foto (ambas são más mas não consigo melhor). O que é que costuma colocar nas suas obras nestas transições com soalho maciço?
      folga2.jpg
  7.  # 27

    Se for soalho maciço, é meter um perfil em L metálico. Encostado ao revestimento de mosaico, que deve estar bem acabado e de modo a esconder a junta da madeira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Minimal
  8.  # 28

    Colocado por: MinimalNão existe uma massa plástica para colocar na transição entre o mosaico e o soalho maiço? Alguém sabe como se chama o material que foi aplicado na imagem anexada?

    Eu regra geral utilizo perfis de transição "custom made" por mim especificos para cada trabalho...
    Se quiser utilizar uma espécie de betumagem para evitar os perfis de transição então uma das melhores soluções que conheço é esta.
    Mas atenção que o que você quer fazer necessita de um cuidado exemplar na aplicação. Não dá para fazer ás três pancadas!!
    E o que precisa não é massa plástica mas sim selante elástico.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, joaosantos, Minimal
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Minimal
      Gap Master.jpg
  9.  # 29

    É mesmo isto João Dias, muito obrigada!! Não gosto dos perfis metálicos que por vezes colocam e a solução que indicou pareceu-me perfeita! E julgo que também se poderá aplicar isso no soalho maciço junto das janelas de sacada...

    E relativamente ao tabuado macoço, costumam deixar folgas entre as peças? Sempre vi e li que se deve deixar folgas entre as tábuas maciças e que se deve deixar 1cm na zona dos rodapés para o pavimento "mexer". Mas o meu carpinteiro disse que costuma colocar o tabuado sem folga entre tabuas e que só deixa 1 cm nas zonas dos rodapés. Nunca tinha ouvido isso e tenho receio de vir a ter problemas... Qual a vossa opinião?
  10.  # 30

    Alguém que perceba de soalhos maciços que me consiga elucidar?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  11.  # 31

    Colocado por: MinimalÉ mesmo isto João Dias, muito obrigada!! Não gosto dos perfis metálicos que por vezes colocam e a solução que indicou pareceu-me perfeita! E julgo que também se poderá aplicar isso no soalho maciço junto das janelas de sacada...

    E relativamente ao tabuado macoço, costumam deixar folgas entre as peças? Sempre vi e li que se deve deixar folgas entre as tábuas maciças e que se deve deixar 1cm na zona dos rodapés para o pavimento "mexer". Mas o meu carpinteiro disse que costuma colocar o tabuado sem folga entre tabuas e que só deixa 1 cm nas zonas dos rodapés. Nunca tinha ouvido isso e tenho receio de vir a ter problemas... Qual a vossa opinião?

    Bom, vamos por partes.
    Em primeiro lugar se já está em fase de assentamento e as duvidas persistem a coisa já não está certa pois das duas uma, ou você não tem 100% de confiança no aplicador e logo não deveria ter avançado com o serviço ou então o profissional contratado não consegue explicar como acha que o trabalho deve ser feito.
    Independentemente, não percebo a questão do tabuado uma vez que em teoria as réguas de soalho deverão ser macheadas logo o soalho terá de encostar totalmente o mais uniformemente possível.
    Por curiosidade estive ontem a rever o tópico onde inicialmente falámos sobre o seu soalho e partindo do principio que avançou com a solução inicialmente preconizada invariavelmente o soalho irá futuramente abrir nas juntas. Nessa altura terá de recorrer a um profissional competente que possa restaurar o soalho de acordo com as vicissitudes que o mesmo apresentar na altura.
    Basicamente, deveria ter evitado a solução do soalho pregado tal como alertei na altura. Iria certamente gastar mais dinheiro mas pouparia dores de cabeça futuras.
    Para terminar, o assentamento do soalho em si seria a ultima coisa com que eu me preocuparia. Muito mais importante é a forma como foi feito o reforço da estrutura e o posicionamento dos sarrafos.
    Espero também, que caso tenha mantido a solução de sarrafar com pinho ao menos o mesmo tenha levado tratamento anti-xilofago até porque os edifícios com a tipologia construtiva que o seu apresenta na grande maioria das vezes apresentam estruturas já atacadas pelo bicho logo se o mesmo subsistir, ao ter pinho fresquinho é uma festa.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, larkhe
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues, Minimal
  12.  # 32

    Obrigada João Dias, tem sido uma grande ajuda.


    Bom, vamos por partes.
    Em primeiro lugar se já está em fase de assentamento e as duvidas persistem a coisa já não está certa pois das duas uma, ou você não tem 100% de confiança no aplicador e logo não deveria ter avançado com o serviço ou então o profissional contratado não consegue explicar como acha que o trabalho deve ser feito.

    Eu contratei uma empresa de construção, que sub-contratou um carpinteiro mas só estive uma vez com ele e ele falou muito pouco e não conheço o trabalho dele, daí a minha insegurança. Eu podia ter contratado um carpinteiro à parte da empreitada geral mas não me pareceu o ideal, porque depois implicava com outras áreas e se houvesse algum problema, seria o jogo do empurra empurra...


    Independentemente, não percebo a questão do tabuado uma vez que em teoria as réguas de soalho deverão ser macheadas logo o soalho terá de encostar totalmente o mais uniformemente possível.

    A questão de haver folga entre tábuas foi porque já vi obras onde fizeram isso, e também já li isso no fórum. Mas quanto a isso entretanto já dei indicações para o carpinteiro fazer como costuma fazer.


    Para terminar, o assentamento do soalho em si seria a ultima coisa com que eu me preocuparia. Muito mais importante é a forma como foi feito o reforço da estrutura e o posicionamento dos sarrafos.
    Espero também, que caso tenha mantido a solução de sarrafar com pinho ao menos o mesmo tenha levado tratamento anti-xilófago até porque os edifícios com a tipologia construtiva que o seu apresenta na grande maioria das vezes apresentam estruturas já atacadas pelo bicho logo se o mesmo subsistir, ao ter pinho fresquinho é uma festa.

    Os sarrafos são em pinho e pertencem à estrutura do prédio, e como tal não alterei.
    Estivemos a ver os barrotes e a estudar os problemáticos. Vamos pôr xilofene naqueles que acusam bicho e vamos acrescentar uns barrotes para reforçar a estrutura porque existem uns estão em muito mau estado. Todo o pavimento também vai levar tratamento anti-xilófago na face inferior do mesmo, para evitar ataques ao pavimento.
  13.  # 33

    Colocado por: MinimalObrigada João Dias, tem sido uma grande ajuda.


    Eu contratei uma empresa de construção, que sub-contratou um carpinteiro mas só estive uma vez com ele e ele falou muito pouco e não conheço o trabalho dele, daí a minha insegurança. Eu podia ter contratado um carpinteiro à parte da empreitada geral mas não me pareceu o ideal, porque depois implicava com outras áreas e se houvesse algum problema, seria o jogo do empurra empurra...


    A questão de haver folga entre tábuas foi porque já vi obras onde fizeram isso, e também já li isso no fórum. Mas quanto a isso entretanto já dei indicações para o carpinteiro fazer como costuma fazer.


    Os sarrafos são em pinho e pertencem à estrutura do prédio, e como tal não alterei.
    Estivemos a ver os barrotes e a estudar os problemáticos. Vamos pôr xilofene naqueles que acusam bicho e vamos acrescentar uns barrotes para reforçar a estrutura porque existem uns estão em muito mau estado. Todo o pavimento também vai levar tratamento anti-xilófago na face inferior do mesmo, para evitar ataques ao pavimento.

    Vou comentar somente linhas gerais pois citar passo a passo no TM é uma seca.
    Vou aproveitar também esta oportunidade para frisar veementemente algo que é um erro da nossa parte, e digo nossa porque como sabem também sou DO, e que no que á minha arte diz respeito é um erro que tal como tenho presenciado ao vivo e a cores DIARIAMENTE, tem originado um sem numero de patologias negativas absolutamente desnecessárias, muitas delas facilmente evitáveis. Esse erro é o que o|a Minimal chamou, como muitos DO por aqui chamam de "jogo do empurra".
    Em soalhos isso não existe, é algo que por e simplesmente não pode existir se o trabalho for efetuado por um profissional sério e competente. Falando somente na minha pessoa, não dou um único orçamento sem ver as condições de obra inloco e realizar no minimo uma reunião de apresentação (algo exaustiva confesso) onde abordarei todos os assuntos que eventualmente possam sair fora dos contextos normais de uma vulgar aplicação até á escolha dos materiais de acabamento e de execução. Posto isto, a partir do momento que eu entro em obra a responsabilidade da execução do soalho é única e exclusivamente minha. Se existir alguma ressalva incontornável a mesma fica sempre por escrito no contrato de adjudicação e aceite obviamente por ambas as partes. Ou seja, em linhas gerais, tudo o que tiver de ser feito por terceiros sob minha instrução terá obrigatoriamente de ser " fiscalizado" por mim e só após reunidas as condições ideais é que início os trabalhos. Isto para garantir obviamente a máxima eficácia de execução que me permita atingir os parâmetros de qualidade que eu próprio idealizo os quais regra geral pecam por excesso e nunca por defeito. A partir daqui TODO e QUALQUER problema que ocorra derivado da execução será sempre da minha inteira responsabilidade e jamais tentaria "empurrar" para quem quer que fosse.
    Isto não existem "zonas cinzentas" ou se faz bem ou não se faz!!
    Para terminar, gostaria só de alertar (uma vez mais) que as melhores garantias de trabalho que existem é utilizar um profissional com provas dadas ao Invés de um profissional que não se conhece de lado nenhum e que só lá está porque foi um dos sub-empreiteiros escolhidos pelo empreiteiro geral. Embora perceba a ideia de "se der asneira chateio sempre o mesmo", na maioria das vezes as asneiras seriam evitáveis e as dores de cabeça causadas por uma má aplicação ou um mau acabamento de um soalho, logisticamente falando, são um pesadelo pois soalho com problemas, sai moveis, sai familia, etc, etc.

    Sei que me alonguei um pouco nas palavras mas fica aqui o alerta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues, Minimal
  14.  # 34

    Já agora, gostaria só de dizer ao Minimal que o facto de se ter avaliado o estado dos barrotes e demais sarrafos bem como o tratamento que aparentemente está acertado para prevenção xilófoga denota cuidado na execução o que é sempre de elogiar. Espero que esse cuidado se mantenha até ao fim e que tudo lhe corra bem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Minimal
  15.  # 35

    Entretanto já aplicaram o meu soalho, já afagaram e estão na fase do envernizamento. Tenho lido que os vernizes de 2 componentes são mais resistentes que os vernizes de 1 componente, e que os vernizes brilhantes são mais resistentes que os vernizes mate.
    Eu prefiro um acabamento mate. Será que colocando um verniz de 2 componentes com acabamento mate no soalho em carvalho fico bem servida? Ou envernizar as primeiras 2 camadas com verniz brilhante e a última camada mate dará bom resultado?
  16.  # 36

    Colocado por: MinimalEntretanto já aplicaram o meu soalho, já afagaram e estão na fase do envernizamento. Tenho lido que os vernizes de 2 componentes são mais resistentes que os vernizes de 1 componente, e que os vernizes brilhantes são mais resistentes que os vernizes mate.
    Eu prefiro um acabamento mate. Será que colocando um verniz de 2 componentes com acabamento mate no soalho em carvalho fico bem servida? Ou envernizar as primeiras 2 camadas com verniz brilhante e a última camada mate dará bom resultado?

    Tudo certo até á parte da resistência do verniz variar entre brilhante e mate. É igual.
    Acrescentaria que os acabamentos acetinados ou brilhantes ajudam bastante a que apareçam imperfeiçoes e disfarçam muito menos qualquer risco que possa aparecer. Ou seja, foi mal informada.
    Se gosta do acabamento sem brilho eu pessoalmente até sugeriria a utilização de verniz extra mate. Agora nem todas as marcas têm esta opção disponível e eu não sei que verniz está preconizado para a sua obra.
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  17.  # 37

    Já agora, o que influencia brutalmente a resistência de um verniz é a utilização ou não de primário. Uma solução completa de acabamento profissional preconiza SEMPRE uma selagem conveniente dos poros da madeira por forma a permitir que as demãos de verniz cumpram a sua função na integra. Repito, TODAS as marcas efetivamente 100% profissionais e com provas dadas preconizam primário antes de verniz. Aliás, em todas essas marcas é com o primário que "controlamos" a tonalidade da madeira que pode variar mais ou menos intensamente conforme o desejo do cliente ou aplicador.
    Mas isto por cá é um bocadinho irrelevante pois é raríssimo eu ver um soalho acabado com um sistema completo!!
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  18.  # 38

    Colocado por: MinimalEntretanto já aplicaram o meu soalho, já afagaram e estão na fase do envernizamento. Tenho lido que os vernizes de 2 componentes são mais resistentes que os vernizes de 1 componente, e que os vernizes brilhantes são mais resistentes que os vernizes mate.
    Eu prefiro um acabamento mate. Será que colocando um verniz de 2 componentes com acabamento mate no soalho em carvalho fico bem servida? Ou envernizar as primeiras 2 camadas com verniz brilhante e a última camada mate dará bom resultado?
    voas rezistencia ao uzo e +-egual. ..o difere e muito é rezistencia ao solventes...imagina invernizar com monocomponente e num dia verter aceitona ou sei.la que chimicos foca logo manchado. ..mas c bicomponente isto nunca aconteca e se for colado com cola também bicomponente a madeira fica mais estavel ao umidade. ..prefira aplicar 3 camadas de verniz em ves de duas.sempre com.lixagem entre camadas. ..eu não aplicava verniz briliante e ultima camada mate ou meiobrilho...e depois o do brilho nem todas marcas tem e que fica memo brilhante ...
    Mate e mais facil de fazer. ..não e assim tao dificil.de fazer...e depois com tempo nao se vê os defeitos em troco no brilhante vese todo...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Minimal
  19.  # 39

    Muito obrigada pelas informações, são muito úteis. O construtor decidiu colocar uma camada de verniz meio-brilho na casa (quando tinhamos combinado ver amostras e depois decidir) mas disse que as próximas camadas vão ser com o acabamento que escolher (pedi amostra de mate e extra-mate). Gosto do acabamento o mais natural possível e apesar do verniz que ele pôs ser incolor, o carvalho americano ficou com um tom amarelado. Fiquei desiludida e espero que com o verniz mate ou extra-mate fique com uma cor e um acabamento mais natural.
  20.  # 40

    A cor que está fica igual. O que pode mudar é o brilho. Ser mate ou acetinado ou brilhante
    Concordam com este comentário: barreira, Joao Dias
 
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