Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Bragas VMesmo que o comunicassem, e uma vez que não há capacidade de uma das partes assumir o financiamento sozinha (pelo que entendi), ia tudo ficar igual..

Não fica igual!
    Já apareceu aqui um caso em que perderam a casa.
    O banco não concedeu o crédito a apenas um elemento do ex-casal.
  2.  # 2

Perderam a casa porque não pagaram..

Se após a recusa do banco de exonerar um dos mutuários continuassem a pagar a meias e fizessem algum tipo de acordo entre eles, não perdiam..

Agora, eu tenho noção que não é a bem que terminam grande parte dos divórcios e é difícil chegar a um entendimento, e as vezes preferem prejudicar-se a ambos do que ceder..

Quem nunca…
  3.  # 3

Colocado por: Bragas V
    Não complique..

Não é preciso ser casado para ter um crédito em conjunto..

O banco é o principal interessado em que os mutuários não comuniquem a alteração do estado civil..

Fica tudo como está..

Mesmo que o comunicassem, e uma vez que não há capacidade de uma das partes assumir o financiamento sozinha (pelo que entendi), ia tudo ficar igual..

O banco não aceitaria a exoneração..

Provavelmente não me expliquei bem. Quis dizer que o primeiro passo seria comunicar ao banco.
    É claro que não é preciso ser-se casado. Até pode haver um crédito com um cento de devedores.

O banco é o principal interessado em que os mutuários não comuniquem a alteração do estado civil..

O interesse do banco é que paguem e não haja incumprimento.
  4.  # 4

Colocado por: PalhavaJá apareceu aqui um caso em que perderam a casa.
    O banco não concedeu o crédito a apenas um elemento do ex-casal.

Provavelmente algum caso anterior ao da lei actual? https://diariodarepublica.pt/dr/legislacao-consolidada/decreto-lei/2017-107572846
  5.  # 5

Foi depois de 2017 certamente.
  6.  # 6

Colocado por: Zé MeirinhoO interesse do banco é que paguem e não haja incumprimento

Desde que os bancos passaram a adquirir imóveis em leilões...
    Já não me admira que prefiram é incumprimentos como oportunidade de negócio.

Se antes era uma coisa (e queriam ver-te livre de imóveis), agora é outra (querem comprar).
  7.  # 7

Colocado por: Zé Meirinho
    Até pode haver um crédito com um cento de devedores.

.

Não pode não
  8.  # 8

Colocado por: Palhava

É como seELEestivesse a pagar uma "renda" à ex-. Uma compensação porELAestar a segurar a situação.
    E uma compensação porELAestar a pagar uma renda quando podia estar ela na casa.

Eu não tenho nenhum problema do género, masELAé que está prejudicada.
    Nisto tudo está a pagar renda e não consegue comprar casa própria.

Essa é boa... Podia estar em casa? Pode estar em casa que é diferente! Ninguém é obrigado a sair da própria casa, que é tanto dele como dela até se fazer a separação dos bens. Dê as voltas que der, isto é um facto. Os meus pais não sairam da mesma casa enquanto o divórcio não saiu, e olhe que não eram amigos como a autora diz ser do ex.

Não misture as coisas. O que eles tem é um crédito em conjunto. Está a pagar renda fora, porque quer(assumindo que não é nenhuma situação de violência doméstica ou algo do género, uma vez que ela diz que são amigos). Não quer viver na mesma casa enquanto não afina as coisas com o ex, está no direito dela, mas não é nenhuma obrigação para estar a ser "compensada". Aliás ela própria diz que não tem interesse na venda.

Se ela não quer pagar, e ele não consegue, é simples. Venda. Só que ela também não quer isso. O nome dela está no crédito porque o banco não autoriza que saia, só isso... Neste momento ela está exposta ao risco do incumprimento dele, e ele está a pagar a casa que é propriedade dos dois. Se só um usufrui dela, não é pela lei que está a acontecer. É porque quer.

Uma coisa que ninguém deve estar a dizer ao marido, é que quando acabar de pagar o crédito, ainda tem metade da casa para pagar à ex. Ou seja quando acabar de pagar tudo, ainda só pagou metade... Com juros em cima certamente para fazer outro crédito. A escolha inteligente para os dois, já que nenhum tem dinheiro, é venderem.
  9.  # 9

"Só quem está no convento, sabe o que lá vai dentro."
    E entre marido e mulher ninguém mete a colher.
    Eles que são brancos que se entendam.
  10.  # 10

Colocado por: angelicousA escolha inteligente para os dois, já que nenhum tem dinheiro, é venderem.

Assim passam os dois a pagar renda e não criam património.

Se o crédito é por exemplo 500€. Uma renda está a 1000€.

A user está a viver um dilema.

-----
    Podem colocar a casa em arrendamento a outra pessoa a ver se é viável pagar-se a casa a si própria e ainda sobrar algum para ajudar no pagamento das rendas de cada um em separado.

-----

O meu intuito é abrir perspectivas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joanita33
  11.  # 11

Neste caso a senhora vendeu a casa porque o ex-marido saíu do crédito e o banco alterou as condições tornando o pagamento mensal inviável.

https://forumdacasa.com/discussion/55633/2/divisao-de-bem-comum/
  12.  # 12

Colocado por: Palhava
    Assim passam os dois a pagar renda e não criam património.

Se o crédito é por exemplo 500€. Uma renda está a 1000€.

A user está a viver um dilema.

-----
    Podem colocar a casa em arrendamento a outra pessoa a ver se é viável pagar-se a casa a si própria e ainda sobrar algum para ajudar no pagamento das rendas de cada um em separado.

-----

O meu intuito é abrir perspectivas.

Se pretendem fazer isso, podem-no fazer como é óbvio. Mas o que está em causa aqui não me parece isso, uma vez que um deles quer ficar com a casa. Se ele não consegue, e ela não quer vender, porque é que não compra a parte do ex, suporta o resto do crédito e protege ela o patrimonio que quer dar ao filho?

É que não existe mais vida a dois para "criarem património" conjunto. O dinheiro da venda continua a ser património que pode ser re-alocado em outro investimento. Tem é que ter condições, agora sozinhos como é óbvio que é a escolha deles.

Mas podem alugar, claro. Não se esqueçam é que quando seguirem com as suas vidas, e quiserem comprar outra casa sozinhos ou com outra pessoa, dificilmente tem créditos aprovados porque tem outro para pagar ainda do casamento anterior. Aliás partilhar um investimento com o ex é maravilha para assunto numa nova relação, sem dúvida.

Ninguém está contra abrir perspetivas. Mas a lei é a lei, e é bom que se consciencializem as pessoas o que acontece caso o outro lado mude de ideias ou tenha um imprevisto. E como alguém que esteve no papel de filho que é quem ela está a tentar dar algumas garantias de futuro, também me cabe dar-lhe um abre olhos do que pode vir a ser a prespectiva dele. Primeiro todos temos as nossas vidas, e o filho dela terá a dele. Estando nas ilhas, até existe uma elevada probabilidade que a seguir os estudos, venha para o continente. A mãe tem que resolver a vida dela. Ao suportar esta situação, esqueça créditos, porque vai vir tudo rejeitado. E os homens nos divórcios somos o que somos. Uns cães que é mesmo assim. Passamos a estar solteirões, assumimos responsabilidades com os filhos, mas achamos que somos reis do palácio uma vez que elas saem pela porta fora.

Ela que abra os olhos para o bem dela e do filho também.
  13.  # 13

Infelizmente a subida exponencial do preço das casas não acompanha o rendimento das famílias portuguesas.

Vender.

E depois?

Não há casas com preços possíveis ou passíveis de os portugueses pagarem enquanto casal, quanto mais como solteiros.

-----
    Tenho uma prima solteira que ganha muito bem, o banco empresta 500 mil euros, mas ela tem que arranjar 75 mil para a entrada.
    Não consegue um apartamento jeitoso em Carcavelos/Parede.

E a Quinta das Marianas que de bairro de lata passou a fino é caríssimo.
    T2 a 650mil!
    Está lá um restaurante que está sempre cheio e é uma m💩💥 o "Nosso 🥩🔨"... péssimo.

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Quinta_das_Marianas

-----

Também tive uma diarreia quando fui ao Madeirense comer uma espetada.
    E eu pensar que era de confiança...
  14.  # 14

Pois mas está a separar-se do marido e a perder poder de compra, não vai estar a manter o mesmo estilo de vida. Está a desfazer-se de uma moradia para uma casa secalhar mais pequena também. E está a vender no mercado em alta, ou só se aplica a compras?

Pegue nos imovirtuais da vida e vamos fazer o exercicio. Não precisa de 650 mil de carcavelos.

Eu parto logo para o Funchal. T2 que foi o que ela pediu. Começam a ver-se nos 170-200 mil. Se quiser aventurar-se em renovações, 130 mil arranja até moradias T2. Não conheço as zonas, mas vi casas abaixo de 100 até com projectos aprovados para renovações.

Se tem uma moradia assumo que não vai vender abaixo de 200 que é mais ou menos onde elas começam. Rapidamente saltam para os 500. Vai-me dizer que sendo 200 mil, dos 100 mil euros que lhe tocam, não paga os encargos dela do crédito, e não lhe sobram nem 30 mil para iniciar outro processo de compra para entrada de uma destas casas? Só se a casa foi adquidida muito recentemente, e eles não liquidaram quase nada do crédito e ela pouco valorizou... A minha comprada em 2020, quase valorizou pro dobro...
  15.  # 15

Podem arrendar a casa, que parece uma boa saída para a situação actual. Com a renda que recebem, devem conseguir pagar a prestação e ainda sobra para ajudar a pagar os vossos próprios arrendamentos.
    Ficam com património para vender mais à frente quando o contexto mudar ou para o filho quando crescer.
  16.  # 16

Colocado por: Bragas VNão pode não

Pode elaborar?
    Aqui sustenta-se que parece estar errado.

Há limite de titulares num crédito habitação?

A nível legal, não há qualquer limite de titulares para um contrato de crédito habitação. Todas as pessoas, singulares ou coletivas, que façam parte do mesmo agregado familiar ou não, podem ser titulares num crédito habitação em conjunto. Isto desde que todas cumpram os requisitos necessários para o efeito.

Fonte: https://www.doutorfinancas.pt/creditos/credito-habitacao/quantas-pessoas-podem-ser-titulares-de-um-credito-habitacao/
  17.  # 17

Bom dia a todos e obrigada pelos vossos comentários...tudo para me fazer pensar e era para isso o intuito deste post.
    Ele quer muito ficar com a casa, a casa pode custar uns 315000 atualmente e cada um ficar com 80000 apos a entrega do restante ao banco.
    o Banco dava permissão para pedir credito para mais 100 mil, mas preciso ver que tenho filho com 12 anos que precisa de um futuro com estudos, eu preciso de viajar pela minha sanidade mental para sair desta ilha e as viagens são sempre caras, além de outros gastos e viver e não sobreviver... é a vida não é??
    Aqui na Madeira, qualquer lado tá caro e o que aparece barato é sem condições a precisar de obras(o q tb fica caro dps das obras) e para isso prefiro por enqt estar no apartamento onde estou com aluguer.

qd falam eu pagar o resto da casa... seria pagar 80000 ao ex e ficar com divida de 154000 = 234000 pela casa... mas tb o banco nao iria deixar eu pagar o credito sozinha..passaria a ser igual ao caso do Ex. E tb pela casa ser grande demais para mim e meu filho não pretendo a casa...tudo bem..é 234000 e nao encontro talvez nada por este preço e qualidade da casa que "tenho"...mas não é onde vejo a viver até morrer... tem mt escadaria e claro que se aos 25anos era casa dos nossos sonhos...hj com 40anos a pensar que nao vou para nova, sei que dps era para andar a vende-la... mas nem vale a pena pensar nisso...banco nao iria autorizar ficar com ela!!

Casa foi comprada em 2010 com mt bom spread.

Mas pronto..ja percebi q pelo q dizem melhor casa ser vendida...encarar que uma parte do valor que receber vai daqui 3 anos para as finanças de Mais valias...e seguir vida no apartamento que tou alugando e quiça colocar uns 60000 no banco a render quase nada e um dia quem sabe... usar para algo..ou uso para viver e viajar!!

Obrigada pelo vosso tempo!!
    Queria ajuda-lo a ficar com a casa...queria ajudar-me a nao ter q dar dinheiro às finanças daqui a 3 anos...queria tanta coisa...e principalmente sair deste dilema!!
  18.  # 18

Qual o valor do imóvel em dívida ao banco? Uma casa que hoje "vale" 315K certamente não valeria esse valor à 15 anos atrás.
    Se o seu EX pretende ficar com a casa, de uma forma simples só tem de lhe comprar a sua metade por um valor acordado entre ambos, na teoria seria metade do valor já pago ao banco.
    O que aconselho a fazerem é a tratarem do divorcio por mutuo acordo o quanto antes. Definem um valor de pensão de alimentos que o seu EX lhe deve pagar, o destino da casa (para o EX) e depois fazem a venda da sua parte (nova escritura) num notário. Por ultimo ele tem que pedir ao banco a sua exoneração do CH. O banco então analisa a taxa de esforço do seu EX e se realmente ele pode ou não ficar sozinho no CH, no limite poderá ter que apresentar mais garantias ao banco, por exemplo uma hipoteca sobre outro património imóvel um fiador ou uma outra pessoa que assuma o seu lugar no CH, isto depois é uma questão de "negociação" com o banco e a pessoa que fica com a casa.

Como referi lá atrás, não se prenda ao imediato em que está tudo bem, mas sim acautele o seu futuro.
  19.  # 19

Se a casa valer 500 mil no mercado mas a parte reminiscente que toca à Joana for de 50 mil, duvido que a Joana aceite "ceder" a casa apenas pelos 50 mil correspondentes à sua parte do crédito, independentemente do ex-companheiro ter ou não capacidade monetária para sustentar a casa.

E é aqui que as excelentes relações que tinha com o ex, acabam por ir pelo cano.

Isto nunca vai acabar bem.
  20.  # 20

Colocado por: joanita33Bom dia a todos e obrigada pelos vossos comentários...tudo para me fazer pensar e era para isso o intuito deste post.
    Ele quer muito ficar com a casa, a casa pode custar uns 315000 atualmente e cada um ficar com 80000 apos a entrega do restante ao banco.
    o Banco dava permissão para pedir credito para mais 100 mil, mas preciso ver que tenho filho com 12 anos que precisa de um futuro com estudos, eu preciso de viajar pela minha sanidade mental para sair desta ilha e as viagens são sempre caras, além de outros gastos e viver e não sobreviver... é a vida não é??
    Aqui na Madeira, qualquer lado tá caro e o que aparece barato é sem condições a precisar de obras(o q tb fica caro dps das obras) e para isso prefiro por enqt estar no apartamento onde estou com aluguer.

qd falam eu pagar o resto da casa... seria pagar 80000 ao ex e ficar com divida de 154000 = 234000 pela casa... mas tb o banco nao iria deixar eu pagar o credito sozinha..passaria a ser igual ao caso do Ex. E tb pela casa ser grande demais para mim e meu filho não pretendo a casa...tudo bem..é 234000 e nao encontro talvez nada por este preço e qualidade da casa que "tenho"...mas não é onde vejo a viver até morrer... tem mt escadaria e claro que se aos 25anos era casa dos nossos sonhos...hj com 40anos a pensar que nao vou para nova, sei que dps era para andar a vende-la... mas nem vale a pena pensar nisso...banco nao iria autorizar ficar com ela!!

Casa foi comprada em 2010 com mt bom spread.

Mas pronto..ja percebi q pelo q dizem melhor casa ser vendida...encarar que uma parte do valor que receber vai daqui 3 anos para as finanças de Mais valias...e seguir vida no apartamento que tou alugando e quiça colocar uns 60000 no banco a render quase nada e um dia quem sabe... usar para algo..ou uso para viver e viajar!!

Obrigada pelo vosso tempo!!
    Queria ajuda-lo a ficar com a casa...queria ajudar-me a nao ter q dar dinheiro às finanças daqui a 3 anos...queria tanta coisa...e principalmente sair deste dilema!!

A joanita é que vai tomar a sua decisão. Vi aqui muitos bons conselhos. Por norma quem está com este tipo de problema vai tentar relativizar todos os seus meandros o que é um erro. Por muito frio que possa parecer, por norma a solução mais obejctiva é a mlehor em termos de futuro. Neste caso se está separada, separe tudo a 100%. Custa no início mais vai-se tornando melhor consoante o tempo passa. A sua inacção pode trazer-lhe maiores dissabores. O tempo o dirá.

0.0245 seg. NEW