Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: eu

As alterações na instalação elétrica são relativamente fáceis de fazer (do ponto de vista técnico) e a potência disponível também pode ser aumentada em muitos casos.

Obviamente que há um custo associado, mas que será amortizado ao longo do tempo, pois os carregamentos em casa são muito mais baratos.

É mais uma questão de custo (investimento inicial) do que um problema técnico.

Muitos postos de transformação, já não têm capacidade suficiente para aguentar as horas de maior pressão, com quedas de tensão abaixo do legal 207v, mesmo que os prédios queiram gastar um balúrdio a renovação colunas montantes e restante instalação, o mais certo em muitos casos a eredes não dar viabilidade para aumento de potência.

Muitos andam há anos com reclamações no fornecimento e a eredes não resolve, portanto isto de fácil não tem nada.
    Concordam com este comentário: Borgas
    • eu
    • 22 dezembro 2025 editado
    Não é uma questão difícil do ponto de vista técnico, é apenas uma questão de custos.

Claro que a eredes por vezes assobia para o lado, porque não querem investir no reforço da rede (custos).

O governo tem que atuar.
  2. Acabei de descobrir que instalaram um carregador rápido de 120kw aqui na terrinha onde vive a minha mãe. E já dá para pagar diretamente com cartão bancário. Os preços não parecem muito apelativos (39 cts/kWh, 19 cts/min), mas só estou a meter uns kWh para dar umas voltas extra. Estou a conseguir mais de 80kw e já acima dos 50% soc.
  3. Colocado por: pcspinheiroAcabei de descobrir que instalaram um carregador rápido de 120kw aqui na terrinha onde vive a minha mãe. E já dá para pagar diretamente com cartão bancário. Os preços não parecem muito apelativos (39 cts/kWh, 19 cts/min), mas só estou a meter uns kWh para dar umas voltas extra. Estou a conseguir mais de 80kw e já acima dos 50% soc.

Valor final ou + IVA?
    Se for com IVA não me parece caro (para carregador rápido). Seriam cerca de 16€ para 30kWh a uma potência média de 80kW (uns 22/23min, portanto ~0,53 €/kWh).
  4. Boa questão... Não sei se já inclui IVA. E no extrato de cartão de crédito aparecem muito mais transações do que gostaria de ver... Que me lembre, fiz 2 autorizações de 10€ cada (porque comecei a carregar sem pre-condicionar e era muito lento; parei, pre-condicinei e recomecei) e era suposto depois fazerem estorno da diferença não usada. Ora, aparecem-me 3 de 10€ + 11.4€ + 2.3€ Vou esperar uns dias a ver.
  5. Colocado por: Zé Meirinho
    Valor final ou + IVA?
    Se for com IVA não me parece caro (para carregador rápido). Seriam cerca de 16€ para 30kWh a uma potência média de 80kW (uns 22/23min, portanto ~0,53 €/kWh).

Maneiras de ver as coisas. Para mim é carissimo, mais caro que combústivel.
  6. Concordo que é caríssimo...
    Concordam com este comentário: fpacardoso
    • smart
    • 24 dezembro 2025 editado
    Hum
    Também acho bem caro, mesmo em modo ironia.
    Abasteço bem mais barato (tudo incluído):
      Screenshot_20251224-133156.png
  7. Mas não é. 0,39€/kWh num carregamento rápido não é caro (pode depender do nível de "rápido"). Até é barato.

Não se pode comparar o preço de carregar em casa (que deve andar nos 0,18-0,22€/kWh tudo incluído) com um carregamento rápido. O custo da infraestrutura, das obras que são necessárias antes de se debitar um único eletrão (um ramal de média pode custar muitas dezenas ou centenas de milhares de €), os postos que os operadores têm em locais onde se faz meio carregamento por mês (mas têm na mesma custos de operação fixos, como licenças ou tarifas do fornecimento elétrico), etc.
    Junta-se por exemplo manutenções (a quantidade de cabos roubados nos últimos meses é brutal), obrigação de ter um serviço de atendimento 24/7, e tudo dispara.

Aliás a própria interpretação da UE no âmbito do AFIR é essa: o serviço de carregamento vai muito além do mero fornecimento de eletricidade.

Sim, na combinação certa (carro certo no posto certo com o CEME certo à hora certa do dia certo) pode-se "espremer" um bom preço final. Mas não se pode comparar o CAPEX de um posto de 50kW num LIDL (que são normalmente os baratos) com um PCUR de 150kW no meio de sítio nenhum, ou com a instalação de um hub de meia duzia de postos de 350kW num acesso de auto-estrada qualquer.
    E muito menos se pode comparar isso com uma tomada em casa.

Carregamento rápido será tendencialmente caro, facilmente mais caro que o combustível. A média da utilização/carregamento do VE é que vai potenciar a sua utilização económica.
  8. Colocado por: smartHum
    Também acho bem caro, mesmo em modo ironia.
    Abasteço bem mais barato (tudo incluído):
      Screenshot_20251224-133156.png

Onde é que ficou por esse preço?
  9. Colocado por: pcspinheiroOnde é que ficou por esse preço?

Num LIDL ao domingo (ou horário de vazio) com o CEME Atlante, com um carro que esprema a capacidade do posto, permite preços até abaixo dos 0,3€/kWh.
    Concordam com este comentário: smart
    • smart
    • 25 dezembro 2025 editado
    Colocado por: pcspinheiro

Onde é que ficou por esse preço?

Hum
    Atlante
    Tem aqui um comparador em qualquer ponto do país
    https://comparaervilhas.pt/
    Carregar em casa, sai em vazio a 0.094 mais IVA, para contratos através do acp
  10. Tenho reparado que o comparaervilhas está um pouco desatualizado mas também existe o mobyfinder.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smart
  11. Sim, eu carrego maioritariamente em casa em vazio, também abaixo dos 10 cts/kWh. E confesso que as muito poucas vezes que carrego fora não costumo perder tempo a procurar os postos mais baratos... Se puder, vou a um supercharger.
  12. O problema não é o preço do kwh, é o preço da cafetaria nas áreas de serviço. Mais de 4€ por um café e um pastel de nata sem abastecer nada. Meia hora deve custar um almoço no Canal Caveira...
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  13. Colocado por: smart
    Hum
    Atlante
    Tem aqui um comparador em qualquer ponto do país
    https://comparaervilhas.pt/
    Carregar em casa, sai em vazio a 0.094 mais IVA, para contratos através do acp

A minha fatura da luz não tem apenas IVA + energia 😅
    Mas entendo a referência.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  14. Colocado por: Malaico_EV

Maneiras de ver as coisas. Para mim é carissimo, mais caro que combústivel.

Muito relativa essa afirmação de “mais caro que combustível”. Vamos voltar ao tema de médias de consumo, combustível em questão, localidade do PCUR e da bomba, etc etc.

Como já foi dito (e eu concordo), não se pode comparar o preço de carregamento num posto rápido vs. carregamento em casa.
  15. Colocado por: fpacardosoTenho reparado que o comparaervilhas está um pouco desatualizado mas também existe o mobyfinder.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:smart

Entre o Mobyfinder e o Plan2Charge, qual o melhor e mais atualizado?
  16. Quem tiver IOS, a APP Carregar é muito boa. Eu pelo menos é a que mais gosto.

1.3570 seg. NEW