Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: paulosE nas férias, braga-madrid-braga, não tenho saudades nenhumas do elétrico. Saímos do aeroporto atesto o carro em 5min, e faço Madrid Braga com uma paragem para almoçar num fastfood qualquer e não paro mais nenhuma vez.
    Sempre a 125/130km com AC ligado (agosto com temperaturas em Espanha de 41 no ano passado)

Para viagens dispenso completamente os EV porque ainda por cima não se poupa nada.

Isso a mim nao me faz diferença. Ja a combustão parava de 3 em 3 horas mais ou menos. Ou ate menos.
    Agora a unica diferença e que vejo as melhores paragens também com base em onde quero carregar
    Concordam com este comentário: mafgod
  2. Colocado por: ematos

Como é que gastou tanto? Eu fiz a coisa por metade do valor sensivelmente

Ida: 12€ SP Guarda + 13€ SP Salamanca + 22€ com myAtlante (os valores mais baixos nos superchargers são devido aos 11,99€ de subscrição mensal)
    Volta: 9€ SP Madrid + 12€ Electroverse + 19€ SP Salamanca + 12€ SP Guarda
  3. Colocado por: eu

Carrega quase sempre em casa, não é?

Casa essencialmente (tenho mais fotovoltaicos), mas também tenho ponto dedicado no trabalho, mas já não preciso de usar há mais de 1 ano. Média de 3 carregamentos públicos ao ano (sem contar com os familiares)
  4. Colocado por: Bonesxpto

Por acaso acabei de chegar de Madrid. Ida/volta gastei 110€ (sai com 80% de casa, cheguei com 20%) - preço semelhante a combustão
    Este valor conta com os 11,99€ da subscrição mensal Tesla - talvez não tenha sido a melhor opção mas foi uma questão de comodismo/simplicidade.
    Viagens programadas no ABRP - 3 paragens para lá, 4 para cá

Com 110 euros devo fazer uns 1100-1200 km no meu charuto a gasoil e a velociades que não gosto dearriscar em viagens mais longas com o meu tesla.

A malta fala sempre em autonomias e carregamentos. Eu sinceramente, após tanto tempo com EVs, o que ainda hoje mais me "aborrece" é o impacto brutal a velociades mais elevadas e com o frio. Se de inverno fizer viagens ás velociades que costumava ( e ainda costumo fazer de vez em quando) com o carro a combústivel, nossa senhora, era um ataque de ansiedade na primeira vez que olha-se para a autonomia.
    De Évora á Guarda são pouco menos de 300km em AE. Como eu costumava fazer esse percurso não deve haver EV nenhum que o faça de seguida! No bolas ia e voltava sem stress.

De resto, é adaptação e planeamento. É como tudo.
    Concordam com este comentário: ematos
  5. Colocado por: BonesxptoIda: 12€ SP Guarda + 13€ SP Salamanca + 22€ com myAtlante (os valores mais baixos nos superchargers são devido aos 11,99€ de subscrição mensal)
    Volta: 9€ SP Madrid + 12€ Electroverse + 19€ SP Salamanca + 12€ SP Guarda

Pombal-Madrid
    Ida: Guarda Continente: entre 5 a 10 euros não tenho aqui o valor certo , Salamanca 15,55, Madrid no Hotel 12 euros fixos (carreguei 70kwh aqui).
    Volta: Salamanca: 16,41; Guarda 13,04
    Velocidades 135 km/h sempre que possível.
  6. Colocado por: BonesxptoPor acaso acabei de chegar de Madrid. Ida/volta gastei 110€ (sai com 80% de casa, cheguei com 20%) - preço semelhante a combustão
    Este valor conta com os 11,99€ da subscrição mensal Tesla - talvez não tenha sido a melhor opção mas foi uma questão de comodismo/simplicidade.
    Viagens programadas no ABRP - 3 paragens para lá, 4 para cá

Lembrei-me agora que o carro a gasolina tem app e regista isso tudo e então tenho de Braga - Aeroporto Madrid - Braga (mais umas voltitas)

Total - 1266km
    Velocidade em AE 125/130kmh (no regresso devido ao cansaço cheguei a andar algumas vezes a 150kmh confiando no wazze que não havia radares nem policia...
    Velocidade média (calculada pelo chatgpt) 89kmh
    Consumo médio 5.6L/100km
    71 Litros de combustível

Custo: 111€

Na app quando atesto pergunta sempre o valor a que ficou o litro para fazer os cálculos corretos.

EV para viagens assim grandes, dispenso mesmo...
    Concordam com este comentário: IronManSousa
  7. Colocado por: ematos

Pombal-Madrid
    Ida: Guarda Continente: entre 5 a 10 euros não tenho aqui o valor certo , Salamanca 15,55, Madrid no Hotel 12 euros fixos (carreguei 70kwh aqui).
    Volta: Salamanca: 16,41; Guarda 13,04
    Velocidades 135 km/h sempre que possível.

Bons valores.. veiculo? Média? E qual o CEME usado em Espanha? Se calhar as variações de preço podem estar relacionadas com uma utilização mais adequada dos cartões.
    • ematos
    • 18 fevereiro 2026 editado
    Colocado por: BonesxptoBons valores.. veiculo? Média? E qual o CEME usado em Espanha? Se calhar as variações de preço podem estar relacionadas com uma utilização mais adequada dos cartões.

Model S 100D 2018. A media andou pelos 18
    Salamanca sempre no Supercharger. O carregamento em Madrid no Hotel também ajudou.
    O hotel foi um pouco mais caro que outros, nada de especial. Mas com muito melhores condições e o carregamento a 12 euros a carga compensou.
  8. Colocado por: BonesxptoBons valores.. veiculo? Média?

Colocado por: ematosModel S 100D 2018. A media andou pelos 18

Se fosse num Model 3/Y ou um Kauai/Hyundai os valores ainda seriam menores :-)
    Mas lá tá, tudo depende do nosso carro/pé :-)
    Concordam com este comentário: ematos
  9. Nos tesla o model 3 sem dúvida. O Y tenho mais duvidas que consiga fazer muito mais baixo a velocidades em que sempre que possível andaram nos 135km/h.
    Ainda assim o meu bolinhas sendo de 2018 e com tanto cavalo para alimentar porta.se muitíssimo bem !!
  10. Autoestrada A1 Porto-Lisboa: os carregadores já se podem usar apenas com cartão débito/crédito ou ainda tem que ser com cartões/apps dos provedores?
  11. Colocado por: ematosNos tesla o model 3 sem dúvida. O Y tenho mais duvidas que consiga fazer muito mais baixo a velocidades em que sempre que possível andaram nos 135km/h.

Com uma média de 18 andou muito pouco tempo a 135km/h.
    No meu model 3 sem ar ligado faço Lisboa-Algarve velocidades de 125-140 e nunca baixa dos 22kwh
    • ematos
    • 18 fevereiro 2026 editado
    Sempre que a estrada o permitiu andei..houve troços que tive de ir a 90 também a caminho da Guarda penso eu.

Colocado por: BelhinhoNo meu model 3 sem ar ligado faço Lisboa-Algarve velocidades de 125-140 e nunca baixa dos 22kwh

Model 3 de quando? Isso parece-me excessivamente alto. Eu ando sempre de AC ligado nestas viagens.

(condução soft sem acelerações/travagens desnecessárias... as vezes aqui faz uma grande diferença)
    Concordam com este comentário: mafgod, fpacardoso
  12. Colocado por: ematosNos tesla o model 3 sem dúvida. O Y tenho mais duvidas que consiga fazer muito mais baixo a velocidades em que sempre que possível andaram nos 135km/h.
    Tenho a certeza que o Y, à mesma velocidade e tipo de condução consome mais que o 3.
    Contudo, tenho um Y de 11/2023 e a média nos ~42.000km é de 12,46kWh/100km ;-) conheço poucos 3 com uma média dessas lol

Mas ok,
    Colocado por: ematos(condução soft sem acelerações/travagens desnecessárias... as vezes aqui faz uma grande diferença)
  13. Colocado por: ematosModel 3 de quando? Isso parece-me excessivamente alto. Eu ando sempre de AC ligado nestas viagens.

Model 3 2021
    É excessivo? Para que velociades é excessivo? Quando digo que vou a velocidades 125-140kmh é quase 100% do tempo a entre essas velocidades. Só assimse sabe a média de consumo real a dada velocidade.

Nas mesmas condições trajecto faço á volta de 7,5 litros aos 100 de gasoil.
  14. Colocado por: Malaico_EVÉ excessivo? Para que velociades é excessivo?

Messmo a essa velocidade nos atuais seria excessivo.
    De 2021 ok faz sentido !

Ok certo. Está a falar ir sempre nessa velocidade o tempo todo. No meu caso era a média mista da viagem claro
  15. Colocado por: mafgodTenho a certeza que o Y, à mesma velocidade e tipo de condução consome mais que o 3.

Sim sem sombra de dúvidas!
    O que estava a dizer era precisamente isso.
  16. Eu estou a adorar fazer viagens maiores com o TM3. Rio de Onor - Braga. Repuz em casa os 33kw gastos. Com o preço do indexado em bi-horario devo ter gasto 2.8 euros. Que se lixem as velocidades. Com estes valores dispenso passar dos 120 km/h
    Concordam com este comentário: mafgod, eu, fpacardoso
  17. Colocado por: mafgod

Se fosse num Model 3/Y ou um Kauai/Hyundai os valores ainda seriam menores :-)
    Mas lá tá, tudo depende do nosso carro/pé :-)
    Concordam com este comentário:ematos

O Kauai tem piores consumos que o tesla 3. Cerca de 15/20 % a mais
  18. Colocado por: brunoaCom estes valores dispenso passar dos 120 km/h

Exato. são opções/mentalidades/Querer mudar

Viagens longas eu já antes parava no máximo de 3 em 3 horas. Não mudou nada nesse aspeto.
    Tenho é muitas vezes de me despachar que o carro fica pronto antes de acabar o lanche :)
    Concordam com este comentário: fpacardoso, mafgod

1.6885 seg. NEW