Iniciar sessão ou registar-se
  1. Isso não é verdade
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio, ALCLCF
  2. Colocado por: 4por1Em velocidades até 120 km/h a aerodinâmica vale quase zero na economia de combustível , seja de combustão ou elétrico

Segundo a AI essa afirmação está incorrecta.

A Aerodinâmica a 120 km/h
    A 120 km/h, a maior parte do consumo de combustível (ou energia, no caso dos elétricos) é gasta para vencer a resistência do ar.

Carros a Combustão: Em um carro de passeio a 120 km/h, o combustível gasto para vencer a resistência do ar pode chegar a aproximadamente 72% do consumo total.
    Estudos mostram que viajar a 120 km/h em vez de 90 km/h pode aumentar o consumo de energia em 20% a 30%.

Carros Elétricos: Para os veículos elétricos (VE), a aerodinâmica é ainda mais crucial. Como a energia total disponível na bateria é significativamente menor do que num tanque de combustível, otimizar a eficiência é fundamental para maximizar a autonomia.
    Uma boa aerodinâmica pode aumentar a autonomia em dezenas de quilómetros. Por exemplo, no Audi e-tron, uma melhoria de 0,07 no coeficiente de arrasto (Cx) resultou num aumento de cerca de 35 quilómetros de autonomia.

Fontes indicadas pela AI:
    Online - https://revistaoeste.com/oestegeral/2026/04/14/poucos-sabem-qual-e-a-velocidade-ideal-para-gastar-menos-combustivel-na-estrada
    Artigo académico - https://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2004/trabalhos/inic/pdf/IC1-20.pdf
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vmontalvao
    • paulos
    • 22 abril 2026 editado
    Colocado por: justmeSó essa frente horrível já indicia a fraca aerodinâmica do carro, que se traduz em consumos mais elevados e consequentemente em menos autonomia.

Se fizer uma pesquisa rapida, vai perceber que o 6e até é bem eficiente. Não é um model 3 claro, mas anda em linha com muitos dos outros.
    • eu
    • 22 abril 2026
    A aerodinâmica não se vê a olhómetro.

Também não percebo porque é que a aerodinâmica tem que ser um fator crucial nos elétricos. A maior parte dos utilizadores não precisa de autonomias de centenas de Kms no dia a dia.
  3. Colocado por: euA maior parte dos utilizadores não precisa de autonomias de centenas de Kms no dia a dia.
    É certo que não precisam, mas muitos querem autonomias de 1000km e carregamentos em 5 minutos :-)
    Concordam com este comentário: eu, fpacardoso
  4. Eu acho que a eficiência é importante, em tudo.
    Também posso ter luzes pouco eficientes em casa, mas se as ligar pouco, a diferença será residual.

Ainda para mais se o "mote" do mundo VE é a ecologia, ainda mais sentido faz.
    Concordam com este comentário: ematos, ALCLCF, mafgod
    • ematos
    • 22 abril 2026 editado
    Colocado por: euA maior parte dos utilizadores não precisa de autonomias de centenas de Kms no dia a dia.

Pois mas isso ainda é um bicho de 7 cabeças (erradamente) para muitos utilizadores.

"Ah e tal só faz 400 km???"
    "Mas quantos km fazes por dia?"
    "70"
    "então qual é o problema"
    "Para mim não dá. vou uma vez por ano ao Algarve" -_-
    Concordam com este comentário: eu
    • ematos
    • 22 abril 2026 editado
    Colocado por: Zé MeirinhoEu acho que a eficiência é importante, em tudo.

Eu também concordo. E nos carros, acho que faz muito mais sentido preocupar com a eficiência, em vez de preocupar em meter baterias maiores. Mas parece que a maior parte das marcas não vai por esse caminho...
    A mercedes no CLA parece que sim. finalmente
    Concordam com este comentário: Zé Meirinho, Dias12, mafgod
    • eu
    • 22 abril 2026
    Colocado por: Zé MeirinhoEu acho que a eficiência é importante, em tudo.
    Também posso ter luzes pouco eficientes em casa, mas se as ligar pouco, a diferença será residual.

Claro que sim, mas a partir de um certo valor de eficiência, será que vale a pena procurar ainda mais eficiência ?

As lâmpadas LED são um bom exemplo. Para uma determinada intensidade de luz, será que vale a pena comprar lâmpadas LED de 7 W em vez de 8 W ? A eficiência já é tão boa em ambas as opções (relativamente às lâmpadas tradicionais), que se calhar há outros fatores mais importantes que a eficiência, como a capacidade de restituição de cor.
    • eu
    • 22 abril 2026 editado
    Colocado por: Zé MeirinhoAinda para mais se o "mote" do mundo VE é a ecologia, ainda mais sentido faz.

Acima de tudo, o mote será mais o custo de utilização.

E nesse aspeto, até os VE menos eficientes são bem mais eficientes que os ICE, em termos de custos de utilização.
  5. A eficiência não é só autonomia....é menos potência contratada em casa/trabalho, mais km por kWh carregado, menos tempo a carregar, necessidade de menos carregamentos "ultra rápidos", menos ciclos de uma bateria, menos perdas/aquecimento. Mas entendo que tenha um paralelo com a importância, que a maioria não dava/dá, ao peso de um veículo.
    Concordam com este comentário: justme
    • SACS
    • 22 abril 2026
    Colocado por: ematosPara mim não dá. vou uma vez por ano ao Algarve"

Tive uma história parecida de um familiar em que dizia que os eléctricos têm pouca autonomia e tal... Diz ele:
    "Eu pego no meu carro e vou até ao Algarve sem abastecer"
    Ao que eu respondi:
    "Quantas vezes vais ou foste ao Algarve?
    A resposta que fez cair o argumento:
    "NENHUMA!!"
    Então porque que te estás a preocupar com uma coisa que não fazes?? E se tiveres de fazer também não é nenhum bicho de 7 cabeças!!!

Eu costumo fazer outra comparação, quando saíram os tlm sem teclado era um problema e ninguém queria, hoje ninguém vive sem eles.
    Para mim é uma questão d evolução que temos q aceitar.
  6. A tal mudança de chip :-)

Imaginem o mundo ao contrário, onde a maioria tinha VEs e agora surgiam os motores de combustão.
    Que argumentos seriam dados para se mudar? :-)
  7. Colocado por: ALCLCFMas entendo que tenha um paralelo com a importância, que a maioria não dava/dá, ao peso de um veículo.

O peso, numa condução defensiva nos elétricos é um não assunto.
    Mum EV utilizado numa rotina diária o factor peso tem muito pouco peso no consumo. Isto se o condutor não acelerar e travar à bruta. Porque o que gasta a mais a subir, vai regenerar a descer.

Notei isto quando passei do Spring para o Kauai em que notei que para a mesma velocidade no mesmo local estou a regenerar muito mais.
    • Dias12
    • 22 abril 2026 editado
    Colocado por: SACS

Tive uma história parecida de um familiar em que dizia que os eléctricos têm pouca autonomia e tal... Diz ele:
    "Eu pego no meu carro e vou até ao Algarve sem abastecer"
    Ao que eu respondi:
    "Quantas vezes vais ou foste ao Algarve?
    A resposta que fez cair o argumento:
    "NENHUMA!!"
    Então porque que te estás a preocupar com uma coisa que não fazes?? E se tiveres de fazer também não é nenhum bicho de 7 cabeças!!!

Eu costumo fazer outra comparação, quando saíram os tlm sem teclado era um problema e ninguém queria, hoje ninguém vive sem eles.
    Para mim é uma questão d evolução que temos q aceitar.

No ano passado saí de Mafra num ICE prontinho para ir de férias (2 semanas no Algarve). Empanou em Alcácer do Sal.
    Voltamos de taxi para casa e ainda tinha outro ICE para arrancar para baixo. Optei por arriscar com o EV que estava a 80 % e correu tudo bem.
    Viagem toda pela nacional (à exceção da ponte Vasco da Gama).
    Como já saí tarde pelas 17h planeei jantar em Grândola enquanto carregava no Lidl e assim foi. 1 hora a jantar uma piza e o carro uns eletrões 😅
    Deu para chegar ao destino (Tavira) com 10 %.
    No dia seguinte foi "atestar" quando fomos ao supermercado e fazer as ferias exatamente igual a ter um ICE.

Ou seja.
    Não é mesmo um bicho de 7 cabeças (por enquanto).
    Tenho receio que com a massificação dos EVs se torne mais difícil carregar no meio do Alentejo principalmente em fins de semana do verão, mas é planear que tudo corre bem.
    Concordam com este comentário: SACS
  8. Colocado por: Dias12

O peso, numa condução defensiva nos elétricos é um não assunto.
    Mum EV utilizado numa rotina diária o factor peso tem muito pouco peso no consumo. Isto se o condutor não acelerar e travar à bruta. Porque o que gasta a mais a subir, vai regenerar a descer.

Notei isto quando passei do Spring para o Kauai em que notei que para a mesma velocidade no mesmo local estou a regenerar muito mais.

Lá está, quando o peso nunca entrou/entra na equação..vou adivinhar com 100% de certeza, nunca andaste numa elétrica com +280kg. Tive a par, uma com 89kg para comparar.
  9. Colocado por: euClaro que sim, mas a partir de um certo valor de eficiência, será que vale a pena procurar ainda mais eficiência ?

As lâmpadas LED são um bom exemplo. Para uma determinada intensidade de luz, será que vale a pena comprar lâmpadas LED de 7 W em vez de 8 W ? A eficiência já é tão boa em ambas as opções (relativamente às lâmpadas tradicionais), que se calhar há outros fatores mais importantes que a eficiência, como a capacidade de restituição de cor.

Eu faço 100km com 10/11kW, no entanto há carros que fazem os mesmos 100km com o mesmo tipo de condução a consumir 15/16kW, ou mais.
    Estamos a falar de uma diferença de 5kW, e 5kW não é o mesmo que 50W.
    Se multiplicarmos isto por 5000km são mais 250kW, fora as perdas e por aí vai... se multiplicarmos isto por milhares ou milhões de carros que quantidades de energia estamos a falar? A energia tem de ser produzida, não nasce nas árvores.

Eficiência representa mais economia, menos produção de energia, carro mais barato (menos bateria), menos tempo de carregamento (que implica também menos potência para carregamento), menos peso (em bateria), ir mais longe com menos €€€, etc, etc...

Para além de que os VE são constantemente associados a ecologia e mobilidade sustentável, então faz mais sentido ainda a eficiência nos VE.
    Que sentido faz dizer que os VE são ecológicos e mais sustentáveis, se for necessário uma brutal produção de energia para os sustentar?!
    Concordam com este comentário: ematos
  10. E digo mais, futuros impostos sobre VE, devem ser por peso e consumo
    • justme
    • 22 abril 2026 editado
    Colocado por: Dias12O peso, numa condução defensiva nos elétricos é um não assunto.

Nunca consegue regenerar a mesma energia que gastou em subida, até porque quanto mais peso mais gasta a subir.
    Basta olhar para a % da bateria, chega no topo da subida com 50% (gastou 5% a subir) e ao descer chega com 52% (recupera apenas 2%), é apenas um exemplo.
    Para além do maior desgaste em pneus devido ao peso.

Carro mais leve tem muito mais vantagens, já era assim nos ICE e continua a ser nos VE.
    • ematos
    • 22 abril 2026 editado
    Colocado por: mafgodImaginem o mundo ao contrário, onde a maioria tinha VEs e agora surgiam os motores de combustão.
    Que argumentos seriam dados para se mudar? :-)

vi em tempos um video muito giro sobre isto, a simular essa questão.

Fui procurar aqui está:
    https://www.facebook.com/watch/?v=735788379241274

Está muito engraçado
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod

2.5103 seg. NEW