Colocado por: 4por1Em velocidades até 120 km/h a aerodinâmica vale quase zero na economia de combustível , seja de combustão ou elétrico
A Aerodinâmica a 120 km/h
A 120 km/h, a maior parte do consumo de combustível (ou energia, no caso dos elétricos) é gasta para vencer a resistência do ar.
Carros a Combustão: Em um carro de passeio a 120 km/h, o combustível gasto para vencer a resistência do ar pode chegar a aproximadamente 72% do consumo total.
Estudos mostram que viajar a 120 km/h em vez de 90 km/h pode aumentar o consumo de energia em 20% a 30%.
Carros Elétricos: Para os veículos elétricos (VE), a aerodinâmica é ainda mais crucial. Como a energia total disponível na bateria é significativamente menor do que num tanque de combustível, otimizar a eficiência é fundamental para maximizar a autonomia.
Uma boa aerodinâmica pode aumentar a autonomia em dezenas de quilómetros. Por exemplo, no Audi e-tron, uma melhoria de 0,07 no coeficiente de arrasto (Cx) resultou num aumento de cerca de 35 quilómetros de autonomia.
Colocado por: justmeSó essa frente horrível já indicia a fraca aerodinâmica do carro, que se traduz em consumos mais elevados e consequentemente em menos autonomia.
Colocado por: euA maior parte dos utilizadores não precisa de autonomias de centenas de Kms no dia a dia.É certo que não precisam, mas muitos querem autonomias de 1000km e carregamentos em 5 minutos :-)
Colocado por: euA maior parte dos utilizadores não precisa de autonomias de centenas de Kms no dia a dia.
Colocado por: Zé MeirinhoEu acho que a eficiência é importante, em tudo.
Colocado por: Zé MeirinhoEu acho que a eficiência é importante, em tudo.
Também posso ter luzes pouco eficientes em casa, mas se as ligar pouco, a diferença será residual.
Colocado por: Zé MeirinhoAinda para mais se o "mote" do mundo VE é a ecologia, ainda mais sentido faz.
Colocado por: ematosPara mim não dá. vou uma vez por ano ao Algarve"
Colocado por: ALCLCFMas entendo que tenha um paralelo com a importância, que a maioria não dava/dá, ao peso de um veículo.
Colocado por: SACS
Tive uma história parecida de um familiar em que dizia que os eléctricos têm pouca autonomia e tal... Diz ele:
"Eu pego no meu carro e vou até ao Algarve sem abastecer"
Ao que eu respondi:
"Quantas vezes vais ou foste ao Algarve?
A resposta que fez cair o argumento:
"NENHUMA!!"
Então porque que te estás a preocupar com uma coisa que não fazes?? E se tiveres de fazer também não é nenhum bicho de 7 cabeças!!!
Eu costumo fazer outra comparação, quando saíram os tlm sem teclado era um problema e ninguém queria, hoje ninguém vive sem eles.
Para mim é uma questão d evolução que temos q aceitar.
Colocado por: Dias12
O peso, numa condução defensiva nos elétricos é um não assunto.
Mum EV utilizado numa rotina diária o factor peso tem muito pouco peso no consumo. Isto se o condutor não acelerar e travar à bruta. Porque o que gasta a mais a subir, vai regenerar a descer.
Notei isto quando passei do Spring para o Kauai em que notei que para a mesma velocidade no mesmo local estou a regenerar muito mais.
Colocado por: euClaro que sim, mas a partir de um certo valor de eficiência, será que vale a pena procurar ainda mais eficiência ?
As lâmpadas LED são um bom exemplo. Para uma determinada intensidade de luz, será que vale a pena comprar lâmpadas LED de 7 W em vez de 8 W ? A eficiência já é tão boa em ambas as opções (relativamente às lâmpadas tradicionais), que se calhar há outros fatores mais importantes que a eficiência, como a capacidade de restituição de cor.
Colocado por: Dias12O peso, numa condução defensiva nos elétricos é um não assunto.
Mum EV utilizado numa rotina diária o factor peso tem muito pouco peso no consumo. Isto se o condutor não acelerar e travar à bruta. Porque o que gasta a mais a subir, vai regenerar a descer.
Notei isto quando passei do Spring para o Kauai em que notei que para a mesma velocidade no mesmo local estou a regenerar muito mais.
Colocado por: mafgodImaginem o mundo ao contrário, onde a maioria tinha VEs e agora surgiam os motores de combustão.
Que argumentos seriam dados para se mudar? :-)