Iniciar sessão ou registar-se
  1. Como o TM3 não trazia EVsE, comprei um no AliExpress que tinha muitas e muito boas reviews. Por menos de 70€, se não me engano, e carrega ambos os VEs até 16A. Dá para regular a potência de carga entre 8, 10, 13 e 16A. Ficou lá fixo na garagem, numa normal schuko de 16A ligada direta ao quadro. Normalmente limito a carga a 13-15A e nunca notei nada mais do que morno ao toque.
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, MLopes_, lmcaet
  2. Colocado por: mafgodOadaptador schuko, máximo 13A (3kW).
    Oadaptador 16A, máximo 16A (3,7kW) e ode 32A, máximo 32A (7,4kW).

Custo de 48€ cada um, mais portes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:lmcaet

O adaptador 32A é necessário em que situações? Nos carregadores públicos? Nos SuC da própria Tesla?
  3. Colocado por: pcspinheiroComo o TM3 não trazia EVsE, comprei um no AliExpress que tinha muitas e muito boas reviews. Por menos de 70€, se não me engano, e carrega ambos os VEs até 16A. Dá para regular a potência de carga entre 8, 10, 13 e 16A. Ficou lá fixo na garagem, numa normal schuko de 16A ligada direta ao quadro. Normalmente limito a carga a 13-15A e nunca notei nada mais do que morno ao toque.
    Concordam com este comentário:mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mafgod,lmcaet

Pode partilhar o link sff?
    Obrigado
  4. Colocado por: lmcaetO adaptador 32A é necessário em que situações? Nos carregadores públicos? Nos SuC da própria Tesla?
    Não, para carregar em casa até 32A monofásico!

Nos carregadores públicos rápidos (corrente contínua) o cabo está no posto.
    Nos carregadores lentos (corrente alterna), é necessário um outro cabo, esse normalmente vem com o carro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
  5. Colocado por: lmcaet
    Pode partilhar o link sff?
    Obrigado

Foi uma das versões deste item, comprei o de 3.5 kW com o cabo de 5m
  6. Colocado por: pcspinheiroComo o TM3 não trazia EVsE, comprei um no AliExpress que tinha muitas e muito boas reviews. Por menos de 70€, se não me engano, e carrega ambos os VEs até 16A. Dá para regular a potência de carga entre 8, 10, 13 e 16A. Ficou lá fixo na garagem, numa normal schuko de 16A ligada direta ao quadro. Normalmente limito a carga a 13-15A e nunca notei nada mais do que morno ao toque.
    Concordam com este comentário:mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mafgod,MLopes_,lmcaet

Aconteceu-me o mesmo com o Renault Zoe. Não tinha carregador doméstico, somente o cabo de carregamento.
    Em 2022, mandei vir um carregador do Ali Express, na altura por 130€, que me foi entregue na minha morada em 24 horas.
    Lá o instalei na garagem de casa, com ligação na tomada 16A.(nota: não está sempre ligado, porque essa tomada é aproveitada para outras ferramentas e carregadores).

Na altura, até comentei a aquisição deste carregador no grupo dos Zoes, e quase fui cilindrado, que só iria estragar o carro, material chinês de fraca qualidade, que precisava de uma instalação XPTO, wallboxes, e sei lá o que mais.

O que é certo é que por lá continua a funcionar, demora em média umas 8 horas a carregar a 16A, e nunca tive problemas até hoje.
    O meu vizinho que também tem um Zoe, já vai no segundo carregador original Renault, e segundo ele demora mais tempo a carregar (penso que só carrega a 10A).
    • lmcaet
    • 3 setembro 2025 editado
    Colocado por: mafgodNão, para carregar em casa até 32A monofásico!

Nos carregadores públicos rápidos (corrente contínua) o cabo está no posto.
    Nos carregadores lentos (corrente alterna), é necessário um outro cabo, esse normalmente vem com o carro.

Esses 32A são considerados igualmente carregamentos lentos?
    Tendo uma potência contratada de 6,9kVA, devo aproveitar para carregar com os 32A, ou 16A é mais que suficiente para o efeito? A instalação será efetuada com cabo de 4mm diretamente ligado ao quadro principal da casa, e com disjuntor próprio para o efeito.
    • mafgod
    Colocado por: lmcaetEsses 32A são considerados igualmente carregamentos lentos?
    Sim, lento (7,4kW)

Colocado por: lmcaetTendo uma potência contratada de 6,9kVA, devo aproveitar para carregar com os 32A, ou 16A é mais que suficiente para o efeito? A instalação será efetuada com cabo de 4mm diretamente ligado ao quadro principal da casa, e com disjuntor próprio para o efeito.
    Depende das tuas necessidades.
    A 16A, carregas em 4h o equivalente para 100km... em 8h 200km...
    Acima de 16A, e se a ideia é carregar até aos 32A, minimo 6mm^2 ou mesmo 10mm^2, dependendo da distância entre a tomada e o quadro elétrico (4mm^2 se estiver próximo).
    Se tens 6,9kVA, são 30A, logo, provavelmente o que irás carregar será uns 20/25A (ou menos) para teres alguma coisa para o resto da casa.
    Concordam com este comentário: Belhinho
  7. Colocado por: ematosÉ isso mesmo
    Foram recolhidos vários milhares de carros por problemas frequentes e risco de incendio das baterias. Após tentativas de solucionar os problemas sem sucesso, decidiram recolher e desmantelar.
    Mas não sei qual a real percentagem de carros afetados

Se a Waymo os utiliza como taxis autonomos não podem ser assim tão maus quanto isso. Esse tipo de empresas não utiliza carros que não sejam fiáveis.
  8. Colocado por: AJS1974

Se a Waymo os utiliza como taxis autonomos não podem ser assim tão maus quanto isso. Esse tipo de empresas não utiliza carros que não sejam fiáveis.

Deixo aqui a noticia que li...
    https://observador.pt/2025/02/07/milhares-de-jaguar-i-pace-directamente-para-abate/
  9. O que li foi que os I pace têm uma autonomia muito fraca devido ao elevado consumo que têm.
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  10. Verdade, faz sentido optar por um carro de 3 anos, a perda de valor compensa e ainda pega um modelo mais completo por menos dinheiro.
  11. Algum entendido que não se importe de comentar este artigo e de explicar o que este "jornalista" fez de errado? Não tenho nem nunca tive carro elétrico, mas eu teria feito algumas coisas diferentes.
    Obrigado.

"Fui de carro elétrico de férias para o Algarve: conduzi-lo foi confortável, carregá-lo foi um suplício":
    https://cnnportugal.iol.pt/veiculos-eletricos/carro-electrico/bernardo-mota-veiga-fui-de-carro-eletrico-de-ferias-para-o-algarve-conduzi-lo-foi-confortavel-carrega-lo-foi-um-suplicio/20250901/68b58e3ed34ef72ee44a0578
  12. Isso é um artigo de opinião dum comentador
    que normalmente escreve sobre cripto moedas e temas afins.

Não é jornalista, é comentador. O carregar um eléctrico ser um suplício e por vezes a electricidade ser mais cara que a gasolina são queixas partilhadas por inúmeros cidadãos, além deste.
    • ematos
    De qualquer forma, quando se vai de má vontade não vai dar certo....

E o senhor em causa não estava minimanente por dentro do assunto.
    COmeça logo bem " Embora a autonomia prometida fosse de 600 quilómetros, o mostrador indicava 430" "Em autoestrada o carro consome bastante mais"
    Como se já não se soubesse. Também dirá o mesmo na combustão? "Embora o consumo prometido fosse de 4,5l/100, o mostrador indicava 7".
    Depois a não preparação do senhor para ter várias opções/apps de carregamento, como é obvio ia correr mal. "Ninguem me obriga a instalar apps". Enfim... (Com a nova lei tudo isso será evitado com a obrigatoriedade de ser possivel pagar com cartão.)

"Passaram-se cerca de duas horas desde que saímos da rota para carregar até que o carro ficou outra vez com a bateria cheia de kW até ao topo"

Mais um erro. Carregar até ao topo!! dos 80 aos 100% vai demorar imensamente mais em qualquer carro.
    Chegado ao destino. " A primeira coisa que quis fazer foi carregar o carro a 100% para aliviar o stress." Sem comentarios.
    Depois ficou caro, pois ficou. Obvio. Se dos 80 aos 100 demora imenso vai pagar mais como as cargas ainda estão a ser cobradas tambem pelo tempo nesses postos...
    Se isto é recente já poderia ter olhado para os postos da Tesla....

Não tive paciencia para ler tudo. Parece-me que consegue crucificar o Continente que apostou numa forma de compensar os clientes e é dos mais baratos desde ha muito tempo!!

Ainda diz:
    "Os postos devem apresentar o total pago de imediato e em total transparência e talvez deva haver limites para preços. Ninguém quer saber o preço do kW ou da taxa; as pessoas querem saber quanto pagaram para andar X quilómetros. Uma norma que exija a exibição do custo final, como nas bombas de gasolina, traria mais confiança aos consumidores."

Mas não está a par da nova lei?
  13. Eu comentei no insta da CNN, ele que venda o elétrico e deixe os carregadores para quem sabe usar elétricos.
    Quem compra elétricos por moda ou porque os outros têm e não se informam como devem fazer, dá nisto.
    Eu fui de férias para o Algarve e não tive problemas em carregar, zero filas e não fui de madrugada nem a noite, fui quando precisava, durante o dia. Primeiro ia ver os carregadores na zona livres e escolhia um dos mais baratos que estivesse livre ou quando ia as compras ao Lidl deixava lá a carregar.
    Concordam com este comentário: ematos
  14. Vamos lá ver uma coisa.
    Ninguém nasce ensinado. É um facto, que nos cabe fazer o trabalho de casa antes ainda assim, para quem experimenta pela primeira vez ,é natural que não tenha conhecimento/saiba as manhas de muita coisa.
    Não quero, com isto dizer que estou a "defender" quem fez o artigo,
  15. Colocado por: fpacardosoPrimeiro ia ver os carregadores na zona livres e escolhia um dos mais baratos
    Concordam com este comentário:ematos

Como?
  16. Colocado por: bluthunder82Vamos lá ver uma coisa.
    Ninguém nasce ensinado. É um facto, que nos cabe fazer o trabalho de casa antes ainda assim, para quem experimenta pela primeira vez ,é natural que não tenha conhecimento/saiba as manhas de muita coisa.
    Não quero, com isto dizer que estou a "defender" quem fez o artigo,

Verdade, eu fui a primeira vez de férias num elétrico, fiz alguns erros nos primeiros carregamentos, fui para alguns mais caros por estar com medo de ficar apeado, mas antes fiz muita pesquisa para tentar ao máximo não ficar com a calças na mão. Mesmo mais caro nunca ficou mais caro que a gasolina ou gasóleo.
    Só tinha uma coisa certa, não me meter em filas para carregar, podia sair mais caro mas não ia ficar a assar a espera com duas crianças no carro.

Colocado por: lmcaet
    Como?

Com a APP de qualquer comercializador ou no comparaervilhas e agora recentemente utilizo o mobyfinder que junta a disponibilidade dos postos com a previsão para ficarem livres e o CEME mais barato.
  17. Ah… essas férias idílicas: abrir apps atrás de apps, converter kWh em amperes-volt, ligar e desligar cabos como quem monta uma árvore de Natal, passear nos parques de estacionamento de supermercados e restaurantes de fast food…

Férias electrizantes, no fundo.

0.0350 seg. NEW