Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: mafgodÉ mais isto.

Basta querer e escolher o VE correto.
    Comprar um VE com autonomia de 200km para quem precisa diariamente de 300km não faz sentido.
    Com VEs com cada vez mais autonomia, a questão da autonomia é quase um não assunto, assim haja cabos de carregamentos nos PCRs.
    Concordam com este comentário:ematos

É tudo muito bonito...mas a carteira por vezes /se não a maior parte das vezes é que dita a eacolha.
    • ematos
    • 18 outubro 2025 editado
    Pagar a manutenção de um carro a combustão para fazer uma viagem longa ocasionalmente?
    Até um elétrico pode ser bom para viagens longas regularmente…

Um exemplo de “o bolso é que dita” nem sempre bate certo.
    Não tenho dinheiro para um Tesla (desconhecimento) e compra um KIA x Ceed gasolina plugin com bateria para 40 km. 33 mil euros.
    Por 36 conseguia o model 3
    Concordam com este comentário: mafgod
  2. Colocado por: ematosPagar a manutenção de um carro a combustão para fazer uma viagem longa ocasionalmente?
    Até um elétrico pode ser bom para viagens longas regularmente…

Um exemplo de “o bolso é que dita” nem sempre bate certo.
    Não tenho dinheiro para um Tesla (desconhecimento) e compra um KIA x Ceed gasolina plugin com bateria para 40 km. 33 mil euros.
    Por 36 conseguia o model 3
    Concordam com este comentário:mafgod

E pq motivo tem de ir a pessoa comprar um carro de 33k? Se calhar só tem dinheiro para comprar um de 20k?
    Eu também gostava de muita coisa, mas eu tenho de me limitar ao que a carteira me permite. Tal como a pessoa a,b,c.
    Mas concordo com o raciocínio, assumindo que tem onde carregar pela diferença 33k vs 36k é uma não questão.
    • ematos
    Não é ter que comprar 33k. É dizer que não pode comprar um Tesla e depois gastar 33k, ainda por cima no carro que é. (Nada contra tive um KIA antes do Tesla) mas gastei bem menos.
    Mas eu já muito tempo que não compro nenhum carro 100% novo. Não faz sentido dado os preços de carros de demonstração ou serviço muitas vezes com 1000 km . O meu KIA tinha 250 km. Ficou por menos 5k que o que seria. É preciso trabalho a procurar as oportunidades claro.
  3. Os golf eléctricos são bons, aqui alguém tem ou teve algum? A autonomia é pequena (cerca de 220kms num de 2019) mas para mim chega e os preços são bons, este de 2019 pedem 14 mil, negociáveis..

No mobile.de estive a ver e por 8 /10 mil já se arranjam parecidos..
  4. Colocado por: euOs hibridos plugin são excelentes para quem faz poucos kms no dia a dia, eocasionalmentefaz longas viagens.
    Concordam com este comentário:Jorge_Gonçalves

Na mouche!
    Apenas uma nota, o ocasionalmente não é só uma ou duas vezes por ano quando se vai de férias, para isso talvez não justifique. No meu caso, é uma ou duas vezes por mês de inverno e quase todos os fins de semana desde maio até setembro, viagens acima dos 500/600 kms em 48h e possibilidade de carregar no destino.
    Durante a semana, faço 50/70 kms diariamente em elétrico.
  5. Todos os fins de semana de maio a Setembro para mim não é ocasionalmente
    Concordam com este comentário: mafgod, Jorge_Gonçalves
    • ematos
    Colocado por: carlosj39Os golf eléctricos são bons, aqui alguém tem ou teve algum? A autonomia é pequena (cerca de 220kms num de 2019) mas para mim chega e os preços são bons, este de 2019 pedem 14 mil, negociáveis..

No mobile.de estive a ver e por 8 /10 mil já se arranjam parecidos..

Aqui em casa temos 1 foi o primeiro elétrico da de casa. Impecável. Sem problemas de maior. E um golf normalissimo mas elétrico!
    E do que andei a ler não há problemas críticos reportados ao nível de baterias e motor
    Condução muito boa e faz bons consumos o que num carro desses é importante pois tem batera pequena. Ideal para o dia a dia . Mas esse carro é para quem não precisa efetivamente de ir muito longe. Mas para um Aveiro Porto por ex é impecável. Devagar ainda volta. Mas facilmente se carrega lá um bocadinho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosj39
  6. Colocado por: bluthunder82E pq motivo tem de ir a pessoa comprar um carro de 33k? Se calhar só tem dinheiro para comprar um de 20k?

E porque tem de comprar novo? Pode comprar usado.
    Existem vários VE por 20k e até menos. Agora vem a conversa dos quilómetros que cada vez mais é um não assunto, tal como a autonomia.
    Por 20k já compra um TM3, um Kia entre outros VE usados.
    Se todos comprarem novos que é feito dos usados? Também queria comprar novo mas nunca comprei, existem tão bons negócios de usados por bem menos.
    • NGC
    • 18 outubro 2025
    pergunta para os foristas com TM3, qual a wallbox que aconselham comprar?
  7. Entre um golf usado de 2017 de 10 k e um zoe 50 do mesmo valor, estou indeciso.

É o meu 1o eléctrico, e vou manter os actuais ( megane2 CC diesel e saxo 1100 a gasolina)

Colocado por: ematos

Aqui em casa temos 1 foi o primeiro elétrico da de casa. Impecável. Sem problemas de maior. E um golf normalissimo mas elétrico!
    E do que andei a ler não há problemas críticos reportados ao nível de baterias e motor
    Condução muito boa e faz bons consumos o que num carro desses é importante pois tem batera pequena. Ideal para o dia a dia . Mas esse carro é para quem não precisa efetivamente de ir muito longe. Mas para um Aveiro Porto por ex é impecável. Devagar ainda volta. Mas facilmente se carrega lá um bocadinho
    Estas pessoas agradeceram este comentário:carlosj39
  8. Colocado por: NGCpergunta para os foristas com TM3, qual a wallbox que aconselham comprar?

Depende dos KMS que faz. Eu tenho o carregador móvel deles e safa bem.
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  9. Colocado por: NGCpergunta para os foristas com TM3, qual a wallbox que aconselham comprar?

Instalei hoje mesmo a Wall Connector da Tesla. Preferi ficar com tudo no mesmo sistema, mas ainda fiquei indeciso.
      IMG_20251018_14200758.jpeg
    • NGC
    • 18 outubro 2025
    Estou mais inclinada compra fora da Tesla, não carrega a mais de 16A e gostava de poder de carregar ate 32A mono, uma vez que vou por balanceador no quadro. Sendo que a diferenças de preço não são relevantes
  10. Mas o TM3 carrega a mais de 16A em monofásico? Pensei que só carregava a mais do que isso em trifásico...
    • NGC
    • 18 outubro 2025
    Só carrega a 16, eu é que gostava de poder ter a possibilidade de carregar a 32
  11. O Tesla Connector funciona até um limite de 32A em monofásico. Eu configurei o meu a 25A pois só tenho 6.9kVA em mono.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NGC
  12. Colocado por: pcspinheiroMas o TM3 carrega a mais de 16A em monofásico? Pensei que só carregava a mais do que isso em trifásico...
    O TM3 carrega até 32A em monofásico e até 3x16A em trifásico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NGC
    • NGC
    • 18 outubro 2025
    então informaram-me mal na Tesla, disseram que só carregava a 32 em trifasico 16 por fase
  13. Colocado por: jorgealvesdeixar 2 tubos: um dn32 para ligação eléctrica e outro 20 para comunicação
    Concordam com este comentário:Bruno.Alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982
    as caixas so permitem tubo de 25mm, será problematico?
      IMG_4693.jpeg

0.1801 seg. NEW