Iniciar sessão ou registar-se
  1. Nao recomendo Pirelli Pzero PZ4, têm desgaste muito prematuro. Tenho preferência pessoal por Eagle F1, mas na ultíma troca arrisquei experimentar os PZ4 e os de trás duraram 12.000kms (Mercedes E300de - 2200kg). Hoje em dia todos os pneus UHP são aptos a qualquer EV (i.e., SportContact, Potenza Sport, GW Eagle F1, Pilot Sport, etc).
    • hangas
    • 28 outubro 2025 editado
    Colocado por: tigoncalNao recomendo Pirelli Pzero PZ4, têm desgaste muito prematuro.

Eu pneu ou dura ou agarra :) O melhor pneu que usei uns 15 anos num E46 foi o Yokohama AdvanSport. É um pneu que não faz mais de 25K Km (o que é normal para um UHP) mas tem um comportamento em piso molhado extraordinário.
    E acima de tudo é um pneu muito previsível perto do limite... não é aquele pneu que tem aderencia (especialmente em curva) e depois deixa de ter de um momento para o outro.. é muito linear nesse limite.

Agora com um EV novo, são os pneus de fabrica.. os tais e-primacy.
  2. Colocado por: hangasEu pneu ou dura ou agarra
    Verdade, e nesta categoria de pneus em seco são todos bons ainda que tenham comportamentos diferentes (quase arrisco dizer que em seco, mais vale um pneu ranhoso novo do que um pneus "bom" careca). Mas em relação aos PZ4 nao achei que tivessem melhor desempenho que os Goodyear Eagle F1 AS3 (que equipavam de origem). Noutro carro (tracção à frente), já há alguns anos que uso Eagle F1 (primeiro os AS5 e agora os AS6), e têm comportamento melhor (na minha opinião) do que aqueles que substituiram (Potenza S005), não só em seco mas também à chuva (e aqui uma diferença brutal de comportamento). Na chuva, não é só o composto que interessa, o desenho dos sulcos influencia muito a capacidade de escoamento de água (até há uns anos, os PS eram indiscutivelmente os melhores pneus à chuva).

Colocado por: hangasnão é aquele pneu que tem aderencia (especialmente em curva) e depois deixa de ter de um momento para o outro.. é muito linear nesse limite.
    Tambem gosto disso, no outro carro onde agora monto Eagle F1, quando tinha os Potenza S005 (pneu homologado para o VW Golf GTI), notava que em seco o limite era mais tarde, mas era dificil perceber o limite, nos Goodyear dá para perceber melhor quando está a chegar o limite mas de forma controlada. Experimente que vai gostar (e ainda sao quase sempre mais baratos uns 20€ por pneus que a concorrência direta)
  3. Para andar a 120 na AE qualquer um serve.
    • hangas
    • 28 outubro 2025 editado
    Colocado por: rjmsilvaPara andar a 120 na AE qualquer um serve.

Citando um instrutor de um curso de condução avançada sobre a importância dos pneus, de ser a única coisa que prende o carro a estrada e sobre o argumento do para os dia a dia qq um serve disse

“Numa situação de emergência toda a condução é extrema, e nessa altura mesmo o melhor pneu pode ser pouco.”

Nestes anos todos apenas tive que fazer duas manobras evasivas; um tractor que sai de um terreno para dentro de uma nacional, e uma raposa na A22. E o limite da aderência geralmente não está na guinada para evitar o obstáculo, mas sim na contra guinada para deter o movimento da primeira com distribuição da peso toda irregular.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    • eu
    • 28 outubro 2025
    Colocado por: hangasE o limite da aderência geralmente não está na guinada para evitar o obstáculo, mas sim na contra guinada para deter o movimento da primeira com distribuição da peso toda irregular.

Hoje em dia o ESP ajuda imenso nessa manobra, mas antigamente era quase impossível não perder o controlo do carro.
    Concordam com este comentário: hangas
  4. O meu leaf já usou de tudo..Falken, Kormoran, Goodyear, Hankook e agora usa uma marca muito barata que no ínicio (antes da compra) me deixava muito desconfiado, mas que me surpreendeu muito pela positiva. No molhado é semelhante ao melhor de todos os outros (Hankook) e no desgaste é melhor do que o hankook.
    Apenas nos primeiros kms é que não me garantia confiança, mas deve ter sido devido aquela pequena pelicula de produção. Sente-se um pouco o ruído de rolamento, mas no kormoran era muito pior...penso que é semelhante aos Goodyear.
    Não volto a trocar de marca - Trazano da Norauto.

Quanto a custos com o Leaf...tem sido 0. Só o levei à revisão uma única vez e levaram-me 90€ por só me mudarem o filtor de habitáculo. Nunca mais lá fui. Há uns anos atrás mudei eu o filtro. É sempre a rolar... faço eu a verificação visual dos componentes e está tudo como novo (Até o pessoal das IPO dizem o mesmo...) e já lá vão 170.000kms
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: argo
  5. Bom dia

Vou começar a ver carros elétricos, mais do tipo SUV`s.
    Na proxima 2ªfeira devo conseguir ter o dia para ir visitar alguns stands e fazer alguns test-drives.

Sou da zona Oeste, e estava a pensar em ir para a zona de Lisboa/Cascais pois é nessa zona onde se consegue ter acesso a concessionários das marcas mais recentes: BYD, Tesla... deixando as mais antigas e com mais concessionários para outros dias.

Da vossa experiência, basta dirigir-me ao concessionário, ver as viatuas e será possivel efetuar o test-drive? ou convem agendar alguma coisa?

Ao longo da ninha vida só comprei um carro e já foi à mais de 10 anos: que cuidados devo ter? que perguntas devo efetuar para ficar o mais esclarecido possivel para a vida útil do veículo?

Disseram-me já para perguntar os custos de manunteção de cada marca durante as garantia, isto para conseguir no final fazer comparativos não só da compra mas tb da manutenção.

Obrigado desde já!
  6. Em muitos casos convém marcar o teste drive... Em termos de cuidados, se for para comprar novo, não há muito a considerar, digo eu. Veja é se compra o que lhe faz falta e não o que o tentarem convencer que precisa 🤣.
    Decidir por Tesla, muito agradeço que refira/use o meu referral code que lhe dá 500€ de desconto. https://ts.la/liliana959090
  7. Vou avaliarn ovo ou os de serviço.

Marcar pelos sites?
  8. Colocado por: nhenriquesSou da zona Oeste, e estava a pensar em ir para a zona de Lisboa/Cascais
    Passa pela Malveira (de Mafra), tens uns stands com vários modelos elétricos e um ou outro especializado em VEs. Junto à E.N.8 desde a subida (para quem vem do norte) para o acesso à A21/A8, dentro da Malveira e Venda do Pinheiro.

Colocado por: nhenriquesAo longo da ninha vida só comprei um carro e já foi à mais de 10 anos: que cuidados devo ter? que perguntas devo efetuar para ficar o mais esclarecido possivel para a vida útil do veículo?
    Vê videos e videos sobre os vários modelos, começa por aqui www.youtube.com/@bjornnyland

Sobre manutenções, todas "obrigam" menos a Tesla :-)
  9. Colocado por: nhenriquesBom dia

Vou começar a ver carros elétricos, mais do tipo SUV`s.
    Na proxima 2ªfeira devo conseguir ter o dia para ir visitar alguns stands e fazer alguns test-drives.

Sou da zona Oeste, e estava a pensar em ir para a zona de Lisboa/Cascais pois é nessa zona onde se consegue ter acesso a concessionários das marcas mais recentes: BYD, Tesla... deixando as mais antigas e com mais concessionários para outros dias.

Da vossa experiência, basta dirigir-me ao concessionário, ver as viatuas e será possivel efetuar o test-drive? ou convem agendar alguma coisa?

Ao longo da ninha vida só comprei um carro e já foi à mais de 10 anos: que cuidados devo ter? que perguntas devo efetuar para ficar o mais esclarecido possivel para a vida útil do veículo?

Disseram-me já para perguntar os custos de manunteção de cada marca durante as garantia, isto para conseguir no final fazer comparativos não só da compra mas tb da manutenção.

Obrigado desde já!

A BYRD na Terrugem deve ser das que mais stock terá. Mas até o podes consultar no Standvirtual. Recentemente tive 2 amigos que lá compraram viaturas.
  10. Test-drive convém sempre marcar, podem não ter disponível o carro que quer experimentar naquela altura e tem de esperar ou ir outro dia.
    Na Tesla pode marcar pelo site, na BYD julgo que também.
    Se equacionar usado, tem muitos sites e empresas que já foram referidas neste tópico, onde comprei o meu é só escolher o carro que quer e apresenta-lhe várias opções e preços, por norma abaixo do preço.
  11. Colocado por: fpacardosoTest-drive convém sempre marcar, podem não ter disponível o carro que quer experimentar naquela altura e tem de esperar ou ir outro dia.
    Na Tesla pode marcar pelo site, na BYD julgo que também.
    Se equacionar usado, tem muitos sites e empresas que já foram referidas neste tópico, onde comprei o meu é só escolher o carro que quer e apresenta-lhe várias opções e preços, por norma abaixo do preço.

Pode relembrar onde comprou o seu carro sff?
  12. Colocado por: pcspinheiroDecidir por Tesla, muito agradeço que refira/use o meu referral code que lhe dá 500€ de desconto.https://ts.la/liliana959090

3 ou Y dá 1000 km em supercharger
  13. Desde quando? Há umas semanas enviei o link a uma amiga dizendo que lhe dava 500€ de desconto... Ups...
  14. Colocado por: nhenriquesVou começar a ver carros elétricos, mais do tipo SUV`s.
    Skoda Enyaq. Esqueça o lixo chinês.
  15. Colocado por: lmcaet
    Pode relembrar onde comprou o seu carro sff?

Expertunity
    Também pode consultar aqui
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
  16. Veja a eficiência/consumo/autonomia para a bateria que oferece.
    Nem sempre maior bateria implica maior autonomia.
    Concordam com este comentário: fpacardoso, ematos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nhenriques

0.7945 seg. NEW