Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: Malaico_EVAE a velocidades de AE.
    120km/h ? :-)

Colocado por: Malaico_EVrondou os 16,5-17.
    A média foi a do percurso nos dois sentidos? :-)
  2. Colocado por: mafgod120km/h ? :-)

A média foi a do percurso nos dois sentidos? :-)

Média da viagem.

Foi como costumava conduzir o meu 1.6 TDI para ver como se comportava. Velociades a rondar os 110 - 130 sem cruize control.
    No mesmo percurso fazia uma média de 6,7 l/100
  3. A 120/130 km/h num TM3 faço media de 13 ir e vir Braga - Porto.
  4. Colocado por: Malaico_EVÉ fáciL? O mais baixo que consegui em AE foi num model 3 highland (conehcido pela sua grande eficiência) e rondou os 16,5-17.

Eu disse "sem auto-estrada" 😁
    Isto porque o colega falou em percurso misto maioritariamente nacional.
  5. Nos 6K km que já fiz no TM3 de 2019 tenho média de 13,8kWh, faz mais cidade que AE.
    • paulos
    • 7 novembro 2025 editado
    As médias de cada um dependem de muita coisa.

Eu por exemplo tenho média dos ultimos 20.000km de 11.8kw (leaf40kw 2019)

80% em estrada nacional com algum transito, 19% cidade e talvez 1% AE.

Conheço gente que não baixa os 15kw
    Concordam com este comentário: mafgod, jfsmoreira
  6. Colocado por: brunoaA 120/130 km/h num TM3 faço media de 13 ir e vir Braga - Porto.

Cada um é livre de acreditar no que quer, mas eu não acredito nisso.

Colocado por: fpacardosoNos 6K km que já fiz no TM3 de 2019 tenho média de 13,8kWh, faz mais cidade que AE.

Cidade e alguma nacional sem muitas retas de bom piso é possível sim, talvez até um pouco menos.
  7. Colocado por: Malaico_EVCada um é livre de acreditar no que quer, mas eu não acredito nisso.

Segundo o ABRP ao simular dá média de 14.4kw, não vejo que seja impossível.
  8. Vejo Leaf 1 ("sapo") muito desvalorizados porque já têm alguns anos (mais recentes de 2018 se naõ estou em erro) e principalmente porque a bateria vicia muito.

E no caso dos Leaf 2? Continuo a vê-los muito desvalorizados, mais do que outras propostas. Continuam com chatices de vício na bateria?
  9. Colocado por: ClioIIVejo Leaf 1 ("sapo") muito desvalorizados porque já têm alguns anos (mais recentes de 2018 se naõ estou em erro) e principalmente porque a bateria vicia muito.

E no caso dos Leaf 2? Continuo a vê-los muito desvalorizados, mais do que outras propostas. Continuam com chatices de vício na bateria?

"Problema" dos Leaf é que não tem refrigeração das baterias, não se pode apertar muito com eles.
    Mas gostando do carro, para cidade é uma boa opção.
  10. Colocado por: paulos

Segundo o ABRP ao simular dá média de 14.4kw, não vejo que seja impossível.

Com declive pode ser possivel sim.
  11. No meu Model Y SR de 11/2023 e com quase 38.000km, a média desde sempre é de 12,39kWh/100km e com tendência a baixar.
    Por norma não ando a pastelar e tento cumprir a velocidade máxima com mais 10km/h.
    O segredo é como já disse várias vezes por aqui:
    - aproveitar a inércia do carro para manter a velocidade
    - aproveitar a inércia nas descidas para ganhar velocidade para que na subida seguinte não ter de acelerar muito
    - fazer uma condução defensiva
    - evitar acelerações e travagens bruscas, ou seja, ir acelerando
    - se vejo que vou ter de parar, vou desacelerando até parar em vez de travar
    - no caso do model Y, usar o aquecimento do banco/volante em vez do AC (se bem que tem bomba de calor e reaproveita o calor da bateria/inversor/motor)

A média do Leaf40 com mais de 110.000km está nos 12,5kWh/100km e conduzido maioritariamente pela minha esposa, com pé bem mais pesado que eu e usa o AC (Leaf40 também tem bomba de calor).

Resumindo, tudo depende do pé :-)
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    • paulos
    • 7 novembro 2025 editado
    Colocado por: ClioIIE no caso dos Leaf 2? Continuo a vê-los muito desvalorizados, mais do que outras propostas. Continuam com chatices de vício na bateria?

Tem se fizer carregamentos rápidos. Para andar nas voltas do dia a dia serve perfeitamente e até é um carro bastante fiável e barato de manter.
    Ainda assim, há malta que nunca fez carregamentos e a bateria vai à vida só pq sim, mas isso são máquinas é uma questão de sorte.
  12. Colocado por: brunoaA 120/130 km/h num TM3 faço media de 13 ir e vir Braga - Porto.
    E qual a média de velocidade? 60km/h?
  13. Colocado por: Malaico_EV

Com declive pode ser possivel sim.

Braga-Porto-Braga sim tem declive acentuado.
      bragaporto.JPG
  14. O que sobe também desce. E vice-versa.
  15. Um tesla quantos km faz? o modelo simples.
  16. Eu no meu model Y SR, consigo fazer 420km e ainda sobrou uns 20 e poucos kms de autonomia :-)

Se tivesse um model 3 SR faria mais uns kms de certeza :-)
  17. Como já referi várias vezes, o meu TM3 em quase 20.000km tem média de inferior a 12kWh/100km, com alguma tendência de subida. Até porque não dispenso o aquecimento e também troquei os tampões aerodinâmicos por uns mais bonitos mas menos aerodinâmicos. Só se o carro mente! Tenho alguma cidade/nacional, vias rápidas e autoestradas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
      Compress_20251107_173234_4869.jpg
  18. Se eu no meu Model S “velhinho” (2018) consigo fazer as médias que faço num carro tão pesado e sem a eficiência dos modelos atuais d Tesla, acredito perfeitamente nos valores que dizem por aqui.
    Aliás faço médias muito parecidas a Seal’s que já vi…
    Não é preciso pastelar, é preciso é adaptar a condução como já disseram atrás. E a Tesla trabalha a eficiência como ninguém..
    Concordam com este comentário: mafgod, brunoa

2.1265 seg. NEW