Iniciar sessão ou registar-se
  1. Também tinha até há dias um Jaguar e sempre que andava com ele era com MUITO cuidadinho. Mas não me impedia de lhe calcar a fundo de vez em quando :-))
  2. Para os Teslas, recomendam/usam alguma APP em smartwatch?
  3. Colocado por: ParticipantePara os Teslas, recomendam/usam alguma APP em smartwatch?

Depende do smartwatch, Apple watch acho que já tem app oficial
  4. Colocado por: fpacardoso
    Depende do smartwatch, Apple watch acho que já tem app oficial

No meu caso seria para android. Um OPPO X2 mais concretamente
  5. Colocado por: NTORIONSim, já li sobre esses elementos todos, no caso o chat GPT fez um bom resumo, tal como descreve. A questão não é se é LR ou não, a oportunidade é esta, ou se compra este ou nenhum. A vantagem, é que por norma temos os carros bastantes anos, portanto se daqui a 10 anos a bateria funcionar e tiver só 200km de autonomia (ou 50%), tb n há problema pq dá para o dia a dia.

A Tesla vai expandir a rede de super carregadores, a autonomia deixa de ser um problema na maioria do território. Escolhi a LFP pela segurança, duração e custo do carro. Quanto à potência,o melhor é andar no modo relaxado, mesmo assim deixa 90% dos carros para trás no arranque, em estrada molha é até perigoso fazer acelerações fortes. Este ano gastei menos de 200€ em carregamento fora de casa, em casa gastei menos de 500€, com o carro a gasóleo gastava cerca de 200€/ mês, a economia e o conforto foram uma surpresa agradável.
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  6. Eu confesso que não notei diferença nos consumos entre o modo normal e o relaxado, pelo que deixo sempre em normal. Acho que a maior diferença estará sempre no pé de quem conduz. E dá sempre gozo (sendo preciso "apertar" com ele, claro) ver a cara de quem vai no carro quando ficam colados ao banco :-))
  7. Colocado por: pcspinheiroEu confesso que não notei diferença nos consumos entre o modo normal e o relaxado, pelo que deixo sempre em normal. Acho que a maior diferença estará sempre no pé de quem conduz. E dá sempre gozo (sendo preciso "apertar" com ele, claro) ver a cara de quem vai no carro quando ficam colados ao banco :-))

Com o piso molhado, o modo relaxado é mais controlado, não entrega a potencia toda e poupa os pneus :)
  8. Colocado por: pcspinheiroEu confesso que não notei diferença nos consumos entre o modo normal e o relaxado, pelo que deixo sempre em normal. Acho que a maior diferença estará sempre no pé de quem conduz. E dá sempre gozo (sendo preciso "apertar" com ele, claro) ver a cara de quem vai no carro quando ficam colados ao banco :-))

Nem eu. O único carro em que andei cuja diferença entre modos era notável foi o megane etech Aquilo no modo eco deve cortar a potência para metade, o pedal do acelerador fica muito mais duro e creio que nem faz o curso todo. Já no modo sport foi uma agradável surpresa, super responsivo e parece ter mais que os 220cv anunciados.
  9. Mais alguém com este problema? Desde o último update que tem sido um abuso de notificações. Parece estar relacionado com as cadeiras das crianças.
      IMG_3327.jpeg
  10. Colocado por: Zé MeirinhoMais alguém com este problema? Desde o último update que tem sido um abuso de notificações. Parece estar relacionado com as cadeiras das crianças.
      IMG_3327.jpeg

O meu não tem isso, mas reporta na app para analisarem, até pode ser o radar avariado.
  11. Alguma coisa no banco de tras em cima das cadeiras?
  12. Obrigado a todos, acabei de reportar. Encontrei pela net outros casos, em vários países, mas não relacionados com o último update.

Tenho 2 cadeiras nos bancos traseiros. Ambas por isofix e o cinto de segurança fica sempre desimpedido quando fecho o carro.
    Não há objectos em cima das cadeiras. Uma das cadeiras é sempre deixada virada para a porta quando não está em uso (roda).

Na semana passada houve uma intervenção da Tesla a propósito das luzes interiores que ligavam aleatoriamente em modo "auto". Supostamente foi atualizado o software que gere estes luzes (não tive oportunidade de perguntar o que isto quer dizer). Não sei se há relação entre acontecimentos.
    •  
      NTORION
    • 27 novembro 2025 editado
    Sempre fui acompanhado esta discussão por curiosidade e para quando chegasse o dia... Mas parece que não aprendi nada.
    Tenho potencia contratada de 5,75, e posso colocar 6,90.

Ora bem, no local onde deixei a pré instalação, fio de 6mm direto ao quadro com disjuntor próprio de 32A. Basta aquelas tomadas CEE 16 ou de 32? Ou convém investir nisto? E se convém, este basta?
    E já agora este tem a opção de 6 a 25m, um cabo não trará problemas ou perdas de energia?
    Entretanto fiz um alpendre completamente coberto que seria o local ideal para o carregamento, mas instalação lá não existe e ia precisar de uns 20m, ou fazer nova instalação a partir do quadro da garagem...
      Screenshot_2025-11-27-18-37-58-969_com.amazon.mShop.android.shopping.jpg
    • Leao91
    • 27 novembro 2025 editado
    Colocado por: NTORIONSempre fui acompanhado esta discussão por curiosidade e para quando chegasse o dia... Mas parece que não aprendi nada.

Ora bem, no local onde deixei a pré instalação, fio de 6mm direto ao quadro com disjuntor próprio de 32A. Basta aquelas tomadas CEE 16 ou de 32? Ou convém investir nisto? E se convém, este basta?
    E já agora este tem a opção de 6 a 25m, um cabo não trará problemas ou perdas de energia?
    Entretanto fiz um alpendre completamente coberto que seria o local ideal para o carregamento, mas instalação lá não existe e ia precisar de uns 20m, ou fazer nova instalação a partir do quadro da garagem...

Colocado por: NTORIONSempre fui acompanhado esta discussão por curiosidade e para quando chegasse o dia... Mas parece que não aprendi nada.

Tenho andado a estudar a situação pois estou a ponderar trocar os meus carros de combustão para eléctricos...

Ora do que vi e acho a melhor opção e mais segura, é ter um shelly a medir o consumo da casa e dar indicação a um shelly relé se pode activar um contactor NA, se a potência que está a ser consumida é inferior a X. Esse contactor activa a tomada de 32A tipo industrial. Usar cabo de 6mm parece me indicado. A meter um sistema deve ser por aí, ficamos com a instalação salvaguadada.

Pode se usar talvez um diferencial e um disjuntor à saída do Relé ou contactor (talvez mais correto), aí já não sei se será mesmo útil. Malta mais batida na electricidade que diga de sua justiça...
  13. Relativamente a carros, estou a ver os Kia Niro e parece o mais ajustado às minhas necessidades. Como segundo carro pequeno, baratl, económico e fiável o que eventualmente escolheriam?

Isto ainda está tudo numa fase precose de estudo. A minha mulher está muito reticente. Mas mais cedo ou mais tarde quero comprar um carro mais familiar. Contudo fazemos tão poucos quilómetros que não sei se esta troca toda vai valer a pena...
  14. Colocado por: RUIOLINTIRION, tenho esta tomada, para essa potencia chega bem:https://mauser.pt/302-3330/efapel-81751-tomada-saliente-16a-230v-ac-modo-1-e-2-ip65-ik08-c-suporte-de-cabo

Boa! Passo ali no armazém deles em Lousa e trago uma.

Mas é relevante comprar aquele aparelho ou liga-se direto? Nem sei se o carro não trás já QQ coisa.
  15. Colocado por: Leao91Ora do que vi e acho a melhor opção e mais segura, é ter um shelly a medir o consumo da casa e dar indicação a um shelly relé se pode activar um contactor NA, se a potência que está a ser consumida é inferior a X. Esse contactor activa a tomada de 32A tipo industrial. Usar cabo de 6mm parece me indicado. A meter um sistema deve ser por aí, ficamos com a instalação salvaguadada.

Não sou nada jeitoso com essas coisas eletrónicas, até tenho ali shelly para montar há 2 anos.
  16. Precisa sempre de um carregador, não consegues simplesmente ligar o carro a tomada. Salvo erro os Tesla até 2022 traziam de origem.
  17. Quanto maior o comprimento maior as perdas claro, mas não será nos comprimentos "normais" que irá ser problema.

A ficha depende do carregador e das suas necessidades.
    Eu por exemplo tenho um carregador móvel Tesla com ficha CEE 16A. Se tivesse a necessidade para carregar mais rápido era só trocar a ficha e disjuntor por um de 32A, que já tem fio de 6mm.

Mas como tenho vários carregadores rápidos a menos de 2kms, inclusive um continente, nem me chateio.

1.3471 seg. NEW