Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: mafgodOk, e o que essa falhas tem a haver com o carregamento de VEs :-)

Ninguém disse que tem haver com carregamentos de VE, mas ora se as linhas ficam sobrecarregadas pq está frio e as pessoas ligam os AC e ou os aquecedores, o que acha que vai acontecer, se puserem também os VE a carregar se nada melhorar não só a nível de abastecimento ibérico como europeu?
    Com a redução dos custos das baterias acredito que venha a ajudar.
    • eu
    • 4 setembro 2025

# 2

Colocado por: bluthunder82se nada melhorar

E porque é que nada vai melhorar?

Historicamente a rede elétrica foi sendo melhorada à medida que o consumo ia aumentando.

Porque é que agora não vai acontecer o mesmo?

Estamos a viver uma autêntica revolução energética: nunca foi tão barato produzir energia elétrica renovável, armazená-la, e usá-la em automóveis.

Porque é que há tantos velhos do restelo?
    Concordam com este comentário: mafgod
  2.  # 3

Colocado por: eu

E porque é que nada vai melhorar?

Historicamente a rede elétrica foi sendo melhorada à medida que o consumo ia aumentando.

Porque é que agora não vai acontecer o mesmo?

Estamos a viver uma autêntica revolução energética: nunca foi tão barato produzir energia elétrica renovável, armazená-la, e usá-la em automóveis.

Porque é que há tantos velhos do restelo?

E onde é que leu nas minhas palavras que as coisas não vão melhorar?

As coisas estão a melhorar desde que o mercado ibérico entrou , mas algumas coisas de forma muita lenta , umas por questões económicas e outras se calhar por questões políticas, sem falar de estarmos condicionados a nível de evolução tecnológica.
  3.  # 4

.
    • eu
    • 4 setembro 2025

# 5

Colocado por: bluthunder82E onde é que leu nas minhas palavras que as coisas não vão melhorar?

Foi o bluthunder82 que colocou essa hipótese
  4.  # 6

Colocado por: eu

Foi o bluthunder82 que colocou essa hipótese

O que eu quis dizer, é que se nada melhorar num futuro próximo que a probabilidade de acontecerem apagões pode ser mais frequente do que se quer acreditar. E essas palavras, não são minhas, deixei aí duas notícias, neste caso três pq uma remete para outra notícia, em que claramente mostra a preocupação de alguns países com a questão do aumento da frota de veículos eléctricos.

E atenção que eu não sou contra os VE, pois se pudesse e fizesse sentido para o meu dia adquiria um.
    • eu
    • 4 setembro 2025

# 7

Colocado por: bluthunder82O que eu quis dizer, é que se nada melhorar num futuro próximo que a probabilidade de acontecerem apagões pode ser mais frequente do que se quer acreditar

Sim, isso é óbvio.

Tal como, se nada melhorar num futuro próximo, as filas nos postos de carregamento vão aumentar à medida que mais pessoas aderem aos VE.

Mas como é evidente, a rede elétrica e os postos de carregamento vão ser ajustados à procura.
  5.  # 8

picardias á parte: sabe tão bem mas tão bem ter alguma autonomia a custo zero com meia duzia de paneis solares,

com um diesel ou gasolina é zero de aproveitamento solar.
    Concordam com este comentário: mafgod, fpacardoso, eu, Zé Meirinho
  6.  # 9

Sobre o que pode ou não acontecer com o aumento de VEs, é vermos o que se passa nos paises em que a percentagem de VEs é grande, tipo Noruega :-)
    Acompanho Bjorn e não me recordo de apagões por lá...
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    • ematos
    • 4 setembro 2025 editado

# 10

Colocado por: RcrdPrntPara mim o único problema deles é o custo deles(novos ou semi-novos).

Custo? Não sei que carros costuma comprar, mas um model 3 novo consegue se por 37k
    É bastante mas é difícil comprar um carro a combustão mínimamente em condições hoje em dia por menos de 30 e tal (novo)
  7.  # 11

Custo zero? Então e os painéis solares e material inerente custou quanto?

Colocado por: jorgealvespicardias á parte: sabe tão bem mas tão bem ter alguma autonomia a custo zero com meia duzia de paneis solares,

com um diesel ou gasolina é zero de aproveitamento solar.
    Concordam com este comentário:mafgod
  8.  # 12

Colocado por: carlosj39Custo zero? Então e os painéis solares e material inerente custou quanto?
    com carro a combustão interna nem com milhões de euros de custo teria alguma rentabilidade directa.

no meu caso os paineis não são exclusivos para o carregamento das viaturas (aliás já existiam os paineis antes das viaturas electricas), portanto posso afirmar que o custo sim é praticamente zero
  9.  # 13

Os meus painéis já se autopagaram e também existiam antes do elétrico. Portanto custo zero.
    • paulos
    • 4 setembro 2025 editado

# 14

Colocado por: bluthunder82

Infelizmente está enganado, no inverno ainda há sítios que ficam sem luz, pois não é só as placas e formos que as pessoas têm ligadas , então e os aquecedores e ou os Acs.
    Que é menos frequente acontecer, é, mas ainda ocorre.
    Por isso, ou muito me engano, ou ainda vão haver uns quantos apagões nos primeiros tempos em parte por a população também colocar os carros a carregar de noite (Assumindo que a maioria o faz assim que chega a casa).
    Julgo que em alguns paises da Europa está é já uma preocupação.
    Aliás o carregamento do veículo para a rede/casa acho que foi criado com o intuito de de ajudar a rede ainda que de uma forma indirecta

Então têm aquecedores etc e ainda cozinham por isso se o carro estiver a carregar de noite não estão a cozinhar e de certeza que no geral os consumos de AC e afins são muito mais reduzidos de noite. Não vejo problema por aí. Até PQ muita gente de prédios que não têm luz direta deo apartamento não vão conseguir carregar, carregar com luz do condomínio 6/7/8/20 carros é impensável.
  10.  # 15

Colocado por: argoO mais simples será uma tomada reforçada tipo greenup mas mais normal no preço. O carro traz carregador portátil até 16A?

O que aparece é isto:
    Cabo de carregamento (mode 3) de rua
  11.  # 16

Colocado por: bluthunder82

Uma subestação de Cascais ou dos arredores de Cascais, ainda há poucos anos era das que dava ou ainda dá, problemas por sobrecarrega de determinada linha.

E porquê? PQ fizeram mais 500 casas nos últimos anos e a sub estação que eram para 1500 casas agora tem 2000 ou mais! A infraestrutura não acompanhou, por isso acontece isso. Mas devem ser casos raríssimos hoje em dia.
  12.  # 17

Colocado por: ematosCusto? Não sei que carros costuma comprar, mas um model 3 novo consegue se por 37k

Isso está ao alcance de quantos Portugueses?(Pagar a pronto ), muitos só se for a 120 prestações.
    Concordam com este comentário: lmcaet
  13.  # 18

E quantos andam em Mercedes e bombas afins, e depois jantam sandes e enlatados..as aparências no fundo escondem indigências. Eu podia comprar esse de 37 mil a pronto sem me fazer mossa, mas jamais daria mais de 10 mil por 4 rodas com motor.

Colocado por: pedrovil

Isso está ao alcance de quantos Portugueses?(Pagar a pronto ), muitos só se for a 120 prestações.
    Concordam com este comentário: mafgod
  14.  # 19

Colocado por: pedrovilIsso está ao alcance de quantos Portugueses?(Pagar a pronto ), muitos só se for a 120 prestações.

Tanto como a maior parte dos carros que se compram a combustão são desses preços para cima.
    Conheço muitos que dizem carros elétricos são caros e depois compram Bmw ou Mercedes.. hmm
  15.  # 20

É engraçado os portugueses nivelarem os factos pelas excepcoes.
    Devem achar que o grosso dos portugueses tem 10.000€ no banco.
    Concordam com este comentário: Nostradamus

0.6845 seg. NEW