Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: hangas

Só os painéis já dão isso, ou mais, em muitos casos.
    Uma instalação FV bem dimensionada já se paga em menos de 5 anos.

Por vezes nem é só o pagar mas sim o conforto que trás
    Concordam com este comentário: hangas, ematos, fpacardoso
  2.  # 2

faltou a parte "até com baterias dá 20 ou %"

Como costumo dizer com 10600€ ficam no bolso +300€ por mês (sem contar com VE e companhia); o meu melhor imóvel arrendado custou 85mil e só rende 400€ mês (menos impostos). Já dizia o outro, é fazer as contas.

Continuo sem perceber como há tanta empresa com pavilhões sem FV's. Tenho pena do meu local de trabalho ter apenas terraço sombreado pelo prédio após as 4-5 da tarde e de só ter espaço para 6 painéis.
    • eu
    • 9 setembro 2025

# 3

Colocado por: ALCLCFontinuo sem perceber como há tanta empresa com pavilhões sem FV's

Falta de capital para investir.
  3.  # 4

Colocado por: eu
    Falta de capital para investir.

Ou desconhecimento, ou desinteresse, ou receio perante a tecnologia...
  4.  # 5

Colocado por: ricardoantunesEu gosto de ver reviews de carros, VE e ICE. Acho é engraçado quando dão uma enfase enorme a um ICE que faz dos zero aos 100 5 segundos, depois quando analisam um VE que faz 3.1 segundos, dizem que falta o barulho... Bahh!

Os supostos apaixonados por carros não gostam só de velocidade , mas também gostam de ouvir um bom V8 ou V10 a trabalhar.
    Eu por exemplo gosto de ouvir um motor destes trabalhar, mas se também não fizer barulho não morro por isso, mas que gosto gosto. E quando digo ouvir o motor não estou a falar do barulho dos tiros/pipocas que isso não me diz nada.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
    • LVM
    • 9 setembro 2025

# 6

Bom dia
    Alguém sabe como posso verificar o estado da bateria de um Volvo XC40 electrico?
  5.  # 7

Antigamente o que distinguia um carro bom de um mau era quanto fazia dos 0 aos 100, os cavalos ou o torque. Hoje é o barulho, ou o tempo que demora a abastecer ou o cheiro a gasolina.

Estranhos tempos estes :)

Colocado por: bluthunder82
    Os supostos apaixonados por carros não gostam só de velocidade , mas também gostam de ouvir um bom V8 ou V10 a trabalhar.
    Eu por exemplo gosto de ouvir um motor destes trabalhar, mas se também não fizer barulho não morro por isso, mas que gosto gosto. E quando digo ouvir o motor não estou a falar do barulho dos tiros/pipocas que isso não me diz nada.
  6.  # 8

Colocado por: bluthunder82

Na minha opinião, para quem gosta de sentir o carro e conduzir, nada bate um motor a combustão, sentimos o carro a desenvolver, ouvimos o barulho, a caixa manual, etc. Tanto que não me dá para acelerar muito no VE, é giro sentir o kick que dá mas é só isso.
    Depois começo a fazer contas e deixo a combustão de lado :)
    Concordam com este comentário: bluthunder82
  7.  # 9

Colocado por: ricardoantunesAntigamente o que distinguia um carro bom de um mau era quanto fazia dos 0 aos 100, os cavalos ou o torque.

Antigamente quando? Nos anos 70? ou 80?

Aos anos que ninguém liga a essa métrica (pelo menos os aficionados).
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  8.  # 10

Colocado por: NostradamusAos anos que ninguém liga a essa métrica (pelo menos os aficionados).

Concordo, quem gosta mesmo de carros, não liga nada a isso, é só um numero.
  9.  # 11

Deixaram de ligar a isso há cerca de 10 anos atrás....coincidências.

Depois andam com a história de feelings e o caneco e anda tudo em banheiras com mais de uma (2) tonelada, muitas automáticas. Coloca-se o sticker com o link para instagram e está apresentado o aficionado automóvel actual :p
  10.  # 12

Então ligam a quê? pergunta honesta.

Colocado por: Nostradamus

Antigamente quando? Nos anos 70? ou 80?

Aos anos que ninguém liga a essa métrica (pelo menos os aficionados).
    Concordam com este comentário:fpacardoso
  11.  # 13

Depende do segmento que procurem.

Quem vai procurar um BMW M5, certamente não se importa com os 2500Kg que ele tem. Vão mais olhar ao conforto e ao volume de carga para passear a familiar num familiar quasi-desportivo. (para mim é inaceitável andar a transportar 2.5T de peso morto num carro)

Já quem procura um Porsche vai preferir as versões de 6 cilindros e não o novo motor 4 cilindros turbo que parece um Subaru. A tal questão do som típico do 6c Porsche.

Em nenhum dos casos, os Cv interessam. Nos anos 90 os Porsche tinham pouquíssimos Cv em comparação aos italianos e outros carros de performance da altura. No entanto as pessoas compravam-nos na mesma pelo equilíbrio e dinâmica de condução.

Nos carros do segmento B e C era mais o consumo e fiabilidade. O cidadão lambda quer la saber se o Golf demora 13s ou 10s. Queriam era carro à gasol porque gastava pouco. O resto é a historia que sabemos, de termos o parque automovel cheio de veículos a diesel, incluindo quem usa carro para ir buscar o pão a 300m da casa.
  12.  # 14

Resumidamente, caso eu tenha percebido, o que agora se liga é: Conforto e Barulho? Equilibrio (?) e Dinamica?
  13.  # 15

Colocado por: ricardoantunesResumidamente

Resumidamente, depende do segmento e do tipo de pessoa. Não há nenhuma generalização possivel.

Em Portugal há ainda outro factor, que são aqueles que só olham à marca, independentemente de ser boa compra ou não.

A Tesla é a nova BMW por exemplo. Quase que se tornou o carro de eleição do estatuto social.
  14.  # 16

Não consegui perceber então que metrica nova é que é usada agora para distinguir os carros bons dos maus.
    É por feeling?

E sim, neste momento não há NENHUM carro a rivalizar com o model 3 (tecnologia, consumos, rede de carregamento, torque, etc.) por 36500€. E falo de numeros, dados concretos.

Colocado por: Nostradamus

Resumidamente, depende do segmento e do tipo de pessoa. Não há nenhuma generalização possivel.

Em Portugal há ainda outro factor, que são aqueles que só olham à marca, independentemente de ser boa compra ou não.

A Tesla é a nova BMW por exemplo. Quase que se tornou o carro de eleição do estatuto social.
  15.  # 17

O que eu noto é que desde que apareceram VEs, o número de "apreciadores da condução", de "quem sabe e gosta de conduzir", entre outras características, explodiu.

Segundo o Grok, o top 10 de veículos vendidos em 2024 é encabeçado pelo Dacia Sandero e nesse Top10 apenas o Tesla Model 3 se assemelha a qualquer coisa que possa dar "pica". A menos que o ruído selvagem do motor 1.0 do Clio dê aquele arrepio maroto 😅

Fora de brincadeiras, a média do condutor europeu é inferior a 40km diários e como dizia o Nostradamus muita gente comprou carros diesel para estar abaixo dessa média.

E para estar abaixo dessa média, há uns VE mesmo porreiros e até em conta. E para estar acima dessa média também :-)
    Concordam com este comentário: mafgod
    • eu
    • 9 setembro 2025 editado

# 18

Colocado por: ricardoantunesNão consegui perceber então que metrica nova é que é usada agora para distinguir os carros bons dos maus.

Não há uma métrica universal, cada pessoa tem a sua própria métrica.

Para uns os VE são os melhores, para outros os ICE a gasolina de 6 cilindros são os melhores e para outros os utilitários com pequenos motores diesel são os melhores.

Há que respeitar os gostos e preferências de cada um. Se fossemos todos iguais, andávamos todos com carros iguais; que monotonia seria.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  16.  # 19

Colocado por: ricardoantunesAntigamente o que distinguia um carro bom de um mau era quanto fazia dos 0 aos 100, os cavalos ou o torque.

Antigamente o que distinguia uma carro bom de um mau era se dava muitas avarias ou não.

Para mim, ainda é a métrica mais válida. Infelizmente não há bola de cristal.
  17.  # 20

O que me diz então é que a maioria das pessoas que gostam de carros, não mudaram de métrica desde que apareceu um produto que simplemente é mais rapido/fiavel/seguro/economico?

Eu conheço uns quantos. Alias, quando catraios, uma das metricas era ver qual o maximo que marcava no velocimetro.

Colocado por: eu

Não há uma métrica universal, cada pessoa tem a sua própria métrica.

Para uns os VE são os melhores, para outros os ICE a gasolina de 6 cilindros são os melhores e para outros os utilitários com pequenos motores diesel são os melhores.

Há que respeitar os gostos e preferências de cada um. Se fossemos todos iguais, andávamos todos com carros iguais; que monotonia seria.

0.0336 seg. NEW