Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 9 setembro 2025

# 1

Colocado por: ricardoantunesO que me diz então é que a maioria das pessoas que gostam de carros, não mudaram de métrica desde que apareceu um produto que simplemente é mais rapido/fiavel/seguro/economico?

Eu conheço uns quantos. Alias, quando catraios, uma das metricas era ver qual o maximo que marcava no velocimetro.

Escolha para si o que gosta e deixe de se preocupar com os outros...
    Concordam com este comentário: fpacardoso, mafgod
  1.  # 2

Colocado por: euEscolha para si o que gosta e deixe de se preocupar com os outros...

Isso por acaso seria um excelente mantra para estes tópicos. ✌️
    Uma boa parte destas discussões sempre andaram à volta de pessoas que não têm e não querem ter VEs, a tentar mostrar às pessoas que têm VEs e conhecem VEs (e não VEs, todos nós já tivemos carros a combustão), que sabem mais e melhor do que quem os tem. Extende-se esse mantra a cada um deixar de se preocupar com a carteira dos outros e o mundo era um lugar melhor 🕊️☮️

Apostava que ainda íamos na versão (5) deste tópico, em vez de estarmos quase a esgotar a (7) 😁
    Concordam com este comentário: fpacardoso, mafgod, eu, hangas, Participante
  2.  # 3

https://lisboaenova.org/enquadramento-regulamentar-da-mobilidade-eletrica-em-portugal/

O Novo Enquadramento Regulamentar da Mobilidade Elétrica em Portugal

Resumo da Sessão:
    O novo enquadramento regulamentar da mobilidade elétrica em Portugal, estabelecido pelo Decreto-Lei n.º 93/2025 (publicado a 14 de agosto de 2025), visa tornar a mobilidade elétrica mais acessível, competitiva e alinhada com as diretivas europeias, promovendo a concorrência e a confiança no sistema.
    Entre as principais alterações destacam-se o fim da gestão centralizada pela MobiE, a dispensa da obrigatoriedade de contratos com comercializadores e a introdução de um sistema de pagamento direto e simplificado nos postos de carregamento.
    Nesta sessão vamos explorar em detalhe estas mudanças, perceber o que significam para utilizadores, operadores e municípios, e debater os próximos passos para uma mobilidade elétrica mais transparente e inclusiva.
    Sessão gratuita, mas inscrição obrigatória, sujeita a validação: https://form.jotform.com/252504571548358
    Consulte a nossa politica de privacidade: https://lisboaenova.org/politica-de-privacidade/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
      Twitter_Post-2.png
  3.  # 4

Colocado por: Bruno.Alves
    Isso por acaso seria um excelente mantra para estes tópicos. ✌️
    Uma boa parte destas discussões sempre andaram à volta de pessoas que não têm e não querem ter VEs, a tentar mostrar às pessoas que têm VEs e conhecem VEs (e não VEs, todos nós já tivemos carros a combustão), que sabem mais e melhor do que quem os tem. Extende-se esse mantra a cada um deixar de se preocupar com a carteira dos outros e o mundo era um lugar melhor 🕊️☮️

...

Obviamente que cada um sabe de si e cada qual tem a sua ideia.
    O que muitas vezes a malta quer dizer não é aquilo que efetivamente diz.
    E também, ás vezes, o que alguém lê não é o que os outros escreveram.

No geral, seja qual for a nossa escolha, acreditamos que fizemos uma boa escolha e que é a mais acertada.

Só começa a ficar estranho é quando nos ofendemos por alguém pensar de maneira diferente ou ter opinião diferente.

No subconsciente, alguém que não alinha com a minha escolha, é alguém que me diz que estou errado, logo, alguém que eu devo "combater".
  4.  # 5

Colocado por: Bruno.Alves...A menos que o ruído selvagem do motor 1.0 do Clio dê aquele arrepio maroto 😅

...

Às vezes um 1.0 arranca uns sorrisos.

Em tempos o (meu) sonho era ter um Saxo cup, um 106 GTi, ou algo parecido, com motor 1.6 e 90 cv.
    Atualmente um 1.0 tem 120 ou mais cavalos.
    Na altura um saxo cup era um "desportivo", mas tinha 3/4 da potência que tem um 1.0 hoje, que é apenas um carro de uso diário.

O "ruído selvagem do motor 1.0 do Clio" ás 5000 rpm é igual ao "ruído selvagem do motor 6 cilindros" ás 2.500 rpm.

Têm um som engraçado para quem gosta de ouvir um motor a combustão.
    Como grande parte tem turbo, a subida de rpm até é engraçada e arranca uns sorrisos.

Não vou comparar com um elétrico, porque nem é esse o objetivo.
    Gosto do som do meu 3 mil... 3 cilindros, mil de cilindrada.

(E ainda prefiro F1 a Formula E)
  5.  # 6

Colocado por: pcspinheiroSei que são "mariquices" mas adicionei este outro acessório ao TM3. Vai ficar 0.00001% mais aerodinâmico e em menos de 1.000.000 km recupero o investimento 🤣🤣🤣

Publicidade à parte, na maxton design até tem umas coisa engraçadas para Tesla.

https://www.youtube.com/watch?v=7FAFoe6Fj2c

https://www.youtube.com/watch?v=O-J8GjuyC7w

https://www.youtube.com/watch?v=P_lqNGKFhWY

https://maxtondesign.com/product-eng-21816-Spoiler-Cap-3D-Tesla-Model-3-Performance-Mk1-Facelift.html
  6.  # 7

O TM3 já é tão baixinho que qualquer desses acessórios são dinheiro para deixar perdido num passeio... Mas ficam bem no tipo de carro que é.
    PS: ADORO o novo TM3 naquele vermelho! Um vizinho do prédio ao lado tem um que deixou aqui em frente ontem à noite e a cor fica-lhe a matar. Mas novo, só com o extra da cor, vai para 42.000€, o meu branco novo ficou em 9000€ menos... Não pode ser tudo.
  7.  # 8

Colocado por: pcspinheiroO TM3 já é tão baixinho que qualquer desses acessórios são dinheiro para deixar perdido num passeio...

O "spoiler cap" não bate no chão... :)
    • LVM
    • 11 setembro 2025

# 9

Colocado por: LVMBom dia
    Alguém sabe como posso verificar o estado da bateria de um Volvo XC40 electrico?

Ninguém pode ajudar?
  8.  # 10

Colocado por: LVM
    Ninguém pode ajudar?

"Vista geral de IA
    Para verificar o estado da bateria de um carro elétrico, pode usar o indicador de estado de saúde (SOH) no painel do carro, que mostra a capacidade restante em relação à original, ou consultar relatórios detalhados em oficinas autorizadas. Também pode usar aplicações específicas compatíveis com o sistema do veículo para obter informações sobre o desempenho e possíveis falhas, ou fazer um teste especializado numa empresa como a DEKRA para uma avaliação precisa e independente do SOH.
    Métodos para verificar o estado da bateria:
    1. Indicador no Painel do Veículo:
    A maioria dos carros elétricos modernos mostra o estado da bateria no painel de instrumentos.
    Procure um indicador que mostre o SOH (State of Health), que indica a percentagem da capacidade original da bateria que ainda está disponível.
    2. Aplicações e Ferramentas de Diagnóstico:
    Utilize aplicações compatíveis com o sistema do seu veículo para aceder a dados mais precisos sobre a bateria.
    Existem ferramentas de diagnóstico de marca, como LeafSpy ou OBDeleven, que permitem ler o SOH da bateria.
    Estes sistemas fornecem dados sobre o número de ciclos de carga e a saúde individual das células da bateria.
    3. Relatórios em Oficinas Autorizadas:
    Agende uma visita a uma oficina autorizada para aceder a relatórios de diagnóstico detalhados.
    Os profissionais podem analisar o desempenho da bateria e detetar anomalias antes que causem problemas de autonomia.
    4. Testes Especializados:
    Empresas como a DEKRA Portugal oferecem um teste de bateria especializado que avalia o estado de saúde (SOH) em cerca de 15 minutos.
    Este teste, validado por universidades e fabricantes, é rápido, preciso e fornece uma avaliação independente e objetiva da capacidade da bateria.
    Pontos Importantes a Considerar:
    O SOH é um indicador crucial que afeta diretamente a autonomia do carro elétrico, uma vez que uma bateria com 90% de SOH tem 90% da sua capacidade original.
    Verificar o SOH é especialmente importante ao comprar um carro elétrico usado, para ajudar a avaliar o preço e garantir um bom negócio.
    Fique atento a luzes de advertência no painel, como "Verificar Bateria", que podem indicar um problema com o sistema da bateria. "
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LVM
  9.  # 11

Colocado por: LVM
    Ninguém pode ajudar?

"Vista geral de IA
    Para verificar o estado da bateria do seu Volvo XC40, use a aplicação Volvo Cars para ver o nível da bateria, a autonomia restante e controlar o carregamento remotamente. No mostrador do condutor, você verá o estado de carga com um indicador gráfico e o tempo estimado para carregar. Para modelos elétricos e híbridos, verifique o mostrador do condutor e a aplicação para informações sobre a bateria de alta tensão.
    Usando a aplicação Volvo Cars
    Abra a aplicação Volvo Cars no seu telemóvel.
    Consulte a secção da bateria para ver o nível de carga (em percentagem) e a autonomia restante.
    Pode também monitorizar o estado do carregamento (em curso, concluído ou falhado) e agendar horários de carregamento.
    No mostrador do condutor
    Indicador de carga:
    O mostrador do condutor exibe um indicador com a percentagem de bateria e a autonomia aproximada.
    Carregamento:
    A moldura do mostrador do condutor tem luzes que indicam o estado do carregamento:
    Luz verde a piscar: Carregamento em curso.
    Luz verde fixa: Carregamento concluído.
    Luz vermelha fixa: Surgiu uma avaria no carregamento; verifique o cabo e a fonte de corrente, e tente reiniciar o carregamento.
    Para modelos Volvo XC40 (elétricos ou híbridos)
    Bateria de alta tensão:
    O mostrador do condutor e a aplicação Volvo Cars fornecem informações sobre o nível da bateria de alta tensão, que é usada pelo motor elétrico.
    Certificado de estado da bateria:
    Para um estado mais detalhado, como para venda de um usado, pode solicitar um certificado de estado da bateria num concessionário Volvo, através do programa Volvo Selekt. "
    • eu
    • 11 setembro 2025

# 12

Colocado por: LMigAlvespode usar o indicador de estado de saúde (SOH) no painel do carro

E podemos confiar nisso?
  10.  # 13

Colocado por: eu

E podemos confiar nisso?

No do carro? Provavelmente não.
  11.  # 14

Colocado por: eu
    E podemos confiar nisso?

Colocado por: Malaico_EV
    No do carro? Provavelmente não.

Será diferente do que é comunicado por OBD?
  12.  # 15

Havia uma empresa "verificar" (da Controlauto)que tinha um espaço no parqueamento do C.Colombo onde viam o estado dos carros, eléctricos ou não, antes de se comprar ou vender. Tb. Dispunham de carrinhas todas equipadas que iam ao local fazer essa verificação. Entretanto saiu de lá, e não sei se é a mesma que tem agora parceria com o Standvirtual.

Eu tbm.tinha interesse em saber uma boa que fizesse um bom check up num futuro eléctrico q comprasse..

Colocado por: LMigAlves

"Vista geral de IA
    Para verificar o estado da bateria do seu Volvo XC40, use a aplicação Volvo Cars para ver o nível da bateria, a autonomia restante e controlar o carregamento remotamente. No mostrador do condutor, você verá o estado de carga com um indicador gráfico e o tempo estimado para carregar. Para modelos elétricos e híbridos, verifique o mostrador do condutor e a aplicação para informações sobre a bateria de alta tensão.
    Usando a aplicação Volvo Cars
    Abra a aplicação Volvo Cars no seu telemóvel.
    Consulte a secção da bateria para ver o nível de carga (em percentagem) e a autonomia restante.
    Pode também monitorizar o estado do carregamento (em curso, concluído ou falhado) e agendar horários de carregamento.
    No mostrador do condutor
    Indicador de carga:
    O mostrador do condutor exibe um indicador com a percentagem de bateria e a autonomia aproximada.
    Carregamento:
    A moldura do mostrador do condutor tem luzes que indicam o estado do carregamento:
    Luz verde a piscar: Carregamento em curso.
    Luz verde fixa: Carregamento concluído.
    Luz vermelha fixa: Surgiu uma avaria no carregamento; verifique o cabo e a fonte de corrente, e tente reiniciar o carregamento.
    Para modelos Volvo XC40 (elétricos ou híbridos)
    Bateria de alta tensão:
    O mostrador do condutor e a aplicação Volvo Cars fornecem informações sobre o nível da bateria de alta tensão, que é usada pelo motor elétrico.
    Certificado de estado da bateria:
    Para um estado mais detalhado, como para venda de um usado, pode solicitar um certificado de estado da bateria num concessionário Volvo, através do programa Volvo Selekt. "
  13.  # 16

Colocado por: ClioII

Será diferente do que é comunicado por OBD?

Provavelmente, até porque as marcas só acionam a garantia da bateria de o SOH baixar de uma certa percentagem.
    Existem aparelhos que permitem verificar o estado, mas o melhor é de forma manual.
  14.  # 17

Colocado por: ClioIISerá diferente do que é comunicado por OBD?

Pode ser. O que é comunicado pelo OBD é o que o BMS vê, isso não há dúvida. Mas pode acontecer que o que se vê no display não seja exatamente coincidente. O que também é verdade é que a maioria dos carros não mostra o SOH, por isso o OBD é a única forma de ver.

Colocado por: euE podemos confiar nisso?

Eu atualmente arriscava a dizer que se mostrar sim, pode-se confiar. Já o disse algumas vezes, felizmente que a bateria dos Leaf já lá vai (o mau nome que deram aos VE no geral, esse vai demorar a apagar-se) e atualmente as baterias provam ser muito resistentes e com degradações muito reduzidas.
    Mas mesmo no caso dos Leaf, à parte do facto de a primeira barra valer 15% e as outras 7,7%, o que o carro mostra é o mesmo que o reportado pelo OBD.

Não será o caso para esse Volvo (até porque é bastante recente), mas existiam casos (mais uma vez sobretudo nos Leaf) em que era possível "dar uma martelada" no BMS e o carro reportar novamente SOH 100%. E aí era no painel e no OBD. Claro que a capacidade não está lá e ao fim de uns ciclos o BMS já reaprendeu a capacidade e o SOH "voou" para o valor real.
  15.  # 18

Colocado por: Bruno.AlvesE aí era no painel e no OBD. Claro que a capacidade não está lá e ao fim de uns ciclos o BMS já reaprendeu a capacidade e o SOH "voou" para o valor real.

Só precisava de durar até o carro ser vendido...
    • eu
    • 12 setembro 2025

# 19

Não há melhor indicador que verificar a autonomia real. Mas os stands não devem permitir fazer um test drive de horas...
  16.  # 20

Colocado por: euNão há melhor indicador que verificar a autonomia real. Mas os stands não devem permitir fazer um test drive de horas...

Pois...
    Mas comprar um usado seria melhor ele vir com um SOH de 70% do que de 85% :)

0.0321 seg. NEW