Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Estou a começar a pensar como vou fazer os arranjos exteriores da minha moradia e gostava de colocar arbustos semelhantes aos da imagem à volta do terreno. Embora tenha muros de 2m (lado exterior), os vizinhos conseguem ver quase tudo cá para dentro.

O meu único problema com estes arbustos é como não os deixar crescer para o lado dos vizinhos e conseguir podar desse mesmo lado.
    Alguma sugestão?
      jivaya-izgorod-foto-1280x720.jpg
  2.  # 2

Tem de os podar de cima do muro.
  3.  # 3

Colocado por: Andre309O meu único problema com estes arbustos é como não os deixar crescer para o lado dos vizinhos e conseguir podar desse mesmo lado.

Plante a 1.5metros do limite do terreno e não em cima da estrema como muitos fazem. Assim tem sempre espaço para passar e trabalhar entre o limite do terreno e a sebe
  4.  # 4

Qual o problema de irem para o outro lado? Fale com o vizinho diga que os pode cortar quando ele pretender ou então ele o pode fazer, qual o drama?
  5.  # 5

Colocado por: bmccruzQual o problema de irem para o outro lado?
    O problema depende de como a situação é gerida pelos dois lados...
    O meu exemplo (de entre muitos outros que conheço mas que nem vale a pena comentar), o meu vizinho tem esse tipo de cipreste para bardo, colado ao muro dele. Quando vêm as equipas de manutenção dos jardins, fazem a poda como seria de esperar, sem se importar com o lixo que cai para os lotes vizinhos, mas pior que isso é nem falarem com os proprietários. Julgo que era o correto a fazer, informar que iam fazer aquilo e perguntarem se não havia problema em ir o lixo para a propriedade dos outros, e o normal seria irem fazer a limpeza desse lixo.
    Eu ainda estou a construir, portanto é um estaleiro de obras, e como tal por enquanto não me faz qualquer diferença. Depois das obras concluídas e de junto a essa parede eu ter o meu jardim, com plantas aromáticas que servem para consumo, uma piscina ou seja o que for, não vou admitir o mesmo comportamento. Estou pronto a colaborar como bom vizinho, mas se for assim como tem sido, de forma ignorante, comigo não vai lá.

Colocado por: bmccruzqual o drama?
    Quando todos se respeitam, não há drama nenhum. Lamentavelmente, nem sempre é assim.
  6.  # 6

Meta muro e chapa do seu lado...
  7.  # 7

Metrocideros
  8.  # 8

Alguns truques para fazer a sebe fechar mais depressa?

Li algures (mas já não encontro), que se podia “atar” as folhas das plantas.. funciona?
  9.  # 9

Quero colocar uns arbustos junto à minha casa, num canteiro. Com cerca de 1,60m de altura. Em forma espiral.
    É verdade que se não deixar crescer o arbusto em altura, a raíz também não cresce?
    No viveiro disseram-me que não teria problema com as raízes junto a casa.
  10.  # 10

Antes de plantarem, uma vez que nos últimos dias se tem visto cercas/vedações dessas a arder ao pé das casas, pensem bem se é isso que querem nos vossos jardins.

Arbustos desse tipo, principalmente depois de algumas podas, ficam muito compactos, com muita matéria combustível dentro e produzem temperaturas elevadíssimas.
    Depois de começarem a arder, não pensem que apagam facilmente arbustos de 1,50m de altura com uma mangueira de jardim.
  11.  # 11

Eu queria algo assim.
      Screenshot_2025-08-17-23-41-50-564_com.android.chrome-edit.jpg
  12.  # 12

Colocado por: LMigAlvesAntes de plantarem, uma vez que nos últimos dias se tem visto cercas/vedações dessas a arder ao pé das casas, pensem bem se é isso que querem nos vossos jardins.

Desculpa.. Mas pela tuas palavras, a solução é ter descampados áridos!?
    Não faz sentido nenhum.
    Concordam com este comentário: tgferreira, Nortenho, desofiapedro
  13.  # 13

Colocado por: Rita88Eu queria algo assim.

Do ponto de vista estético poderá fazer sentido. Agora pense que essa forma em espiral , não é natural, terá de podar frequentemente para manter o arbusto/ arvore com esse formato.
    Não deverá haver questões com o enraizamento.

Tem a certeza que pretende meter isso?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rita88
  14.  # 14

Colocado por: Pedro Barradas

Desculpa.. Mas pela tuas palavras, a solução é ter descampados áridos!?
    Não faz sentido nenhum.
    Concordam com este comentário:tgferreira,Nortenho,desofiapedro

Não.
    Simplesmente alguns arbustos ardem mais facilmente do que outros, de forma mais rápida e com maior temperatura.
    Dependendo da distância ás paredes da casa, pode ser a diferença entre arder os arbustos ou arder os arbustos e a casa.
    O inicio do tópico é sobre muros de 2 metros e plantar arbustos ainda mais altos.
    Arbustos de 3m de altura, das espécies resinosas, a arder a 4 ou 5 metros da casa, até vidros e caixilhos mais fracos dão de si.

A imagem que está no primeiro "post", num incêndio, duvido que aquela casa que está atrás dos arbustos não sofra grandes danos.

Para cortar a vista acima de um muro de 2m eu preferia por exemplo oliveiras, loureiro, sobreiro, azinheira, medronheiro.
    Depois de formada a parte superior, acima do muro, fica a parte debaixo onde já tem muro só com o tronco, sem matéria combustível e a parte de cima é só podar conforme qualquer outra espécie.
    • hangas
    • 18 agosto 2025 editado

# 15

Colocado por: LMigAlvesDepois de formada a parte superior, acima do muro, fica a parte debaixo onde já tem muro só com o tronco, sem matéria combustível

A não ser que a copa da arvore fique acima da casa, não estou a ver que diferença faz. O problema que indica não é pelo fogo andar a rastejar pelo chão.

Diria que mais relevante que o tipo de sebe viva, é a envolvente da casa. E a julgar pela imagem de uma casa num destes incêndios recentes na zona centro, que tinha justamente umas sebes chamuscadas do lado de fora, não sei se não terão mesmo protegido a casa do calor irradiado pelo incêndio "principal".

Se tiver labaredas a 20m que seja, se não tiver nenhum escudo de calor, duvido que portadas de PVC resistam ao calor irradiado, mesmo que não chegue lá a chama.

Claro que uma chapa de metal garante o mesmo escudo termico, sem risco de arder..
  15.  # 16

Colocado por: Pedro Barradas
    Do ponto de vista estético poderá fazer sentido. Agora pense que essa forma em espiral , não é natural, terá de podar frequentemente para manter o arbusto/ arvore com esse formato.
    Não deverá haver questões com o enraizamento.

Tem a certeza que pretende meter isso?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rita88

Sim, pretendo mesmo isto :)
    Desde que as raízes não cresçam muito e prejudiquem a casa.
    No viveiro disseram que se o arbusto não crescer em altura, as raízes também não crescem. Custa-me acreditar. Será mesmo assim?
  16.  # 17

Colocado por: Rita88

Sim, pretendo mesmo isto :)
    Desde que as raízes não cresçam muito e prejudiquem a casa.
    No viveiro disseram que se o arbusto não crescer em altura, as raízes também não crescem. Custa-me acreditar. Será mesmo assim?

Se no viveiro trabalham com plantas e disseram isso...

Sei lá...

Nem todas as plantas têm raízes iguais.

Será possível que num viveiro de plantas exista alguém que perceba de... plantas?
  17.  # 18

Colocado por: Rita88No viveiro disseram que se o arbusto não crescer em altura, as raízes também não crescem. Custa-me acreditar. Será mesmo assim?

Qual é o nome do arbusto?

EDIT: já procurei...
    Buxus sempervirens "Espiral"
  18.  # 19

Sendo um Buxo, não antevejo qq tipo de problemas no enraizamento e sua proximidade com a edificação.
    Este tipo de planta, as raizes apresentam uma envergadura de 1/3 face o desenvolvimento em altura da planta.
  19.  # 20

Colocado por: LMigAlves
    Se no viveiro trabalham com plantas e disseram isso...

Sei lá...

Nem todas as plantas têm raízes iguais.

Será possível que num viveiro de plantas exista alguém que perceba de... plantas?

Há quem diga coisas só para vender.

Quando a informação vem de uma parte interessada, é natural que as pessoas não confiem muito.
    Concordam com este comentário: matavelhos

0.0183 seg. NEW