Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: Andre309

Pelo que estive a pesquisar, deveria ser pelo menos de 4000 para uma só bomba por causa do pico de arranque. Não é necessário?

Pois, provavelmente tem razão.
    Estava apenas a pensar no consumo em trabalho contínuo.
  2.  # 42

Colocado por: carlosj39Pode partilhar a marca do gerador, e a forma como o ligou aos aparelhos eléctricos?

O gerador é este https://www.leroymerlin.pt/produtos/gerador-inverter-a-gasolina-arranque-manual-1000-1100-w-genergy-limited-1000i-85206028.html

a ligação foi com um chicote suicida macho- macho desliguei o disjuntor geral e injectei no quadro.não é de todo o correto mas foi o possivel, agora vamos instalar um um botão inversor no quadro com a ligação direta ao gerador.

para nunca haver misturas entre as duas alimentaçoes.
  3.  # 43

eu comprei este há uns meses por 300€.

https://generadoritcpower.com/pt/gerador-com-inversor/427-gg30xi-gerador-inversor-aberto-a-gasolina-itcpower-33kw-8435672786068.html?srsltid=AfmBOoqVMmyKpfO6U9asZ3Coul5kaiX1JEdklI2bBPP6Maz6NPQzMIPn

Ainda não foi testado, mas penso que será suficiente para manter o fornecimento de casa se for necessário.
    Penso que tem uma boa relação de preço/potência e como poderá ficar a trabalhar num anexo, o ruído não será problema.
  4.  # 44

Colocado por: mafs4960eu comprei este há uns meses por 300€.

https://generadoritcpower.com/pt/gerador-com-inversor/427-gg30xi-gerador-inversor-aberto-a-gasolina-itcpower-33kw-8435672786068.html?srsltid=AfmBOoqVMmyKpfO6U9asZ3Coul5kaiX1JEdklI2bBPP6Maz6NPQzMIPn

Ainda não foi testado, mas penso que será suficiente para manter o fornecimento de casa se for necessário.
    Penso que tem uma boa relação de preço/potência e como poderá ficar a trabalhar num anexo, o ruído não será problema.

Acho que esse não é recomendado para frigorificos por exemplo.

Lá diz: Não recomendado para máquinas indutivas.
  5.  # 45

Tenham também atenção ao tipo de óleo que metem na máquina. Eu até estava a considerar usar uns restos de 10w-40 do carro, achando que seria de maior qualidade que os vendidos para máquinas, mas decidi verificar se era compatível e a resposta foi nim... Os motores deste tipo de equipamento são arrefecidos a ar sem grande mecanismo de controlo da temperatura, de modo que é preciso um óleo mais resistente à degradação por alta temperatura. A minha pesquisa levou-me ao Motul Gen-P power, supostamente desenvolvido em
    conjunto com um fabricante de geradores. Está a menos de 10€/L no Leroy Merlin, o único local onde encontrei.
  6.  # 46

Colocado por: paulosAcho que esse não é recomendado para frigorificos por exemplo.

Lá diz: Não recomendado para máquinas indutivas.

por essa ordem de ideias, nenhum gerador doméstico é recomendável para máquinas indutivas. muito menos os de capacidade inferior.
    penso que o problema das máquinas indutivas é terem um pico de consumo no arranque, que pode exceder a capacidade do gerador. não será o compressor do frigorífico, do congelador ou mesmo da BC para AQS que vai engasgar um gerador de 3300W. estávamos tramados.
    do resto é inverter e produz uma energia mais estável para eletrodomésticos sensíveis.
    • HFSF
    • 9 fevereiro 2026

# 47

Colocado por: mafs4960penso que o problema das máquinas indutivas é terem um pico de consumo no arranque, que pode exceder a capacidade do gerador. não será o compressor do frigorífico, do congelador ou mesmo da BC para AQS que vai engasgar um gerador de 3300W.

Não é uma questão de engasgar o gerador, ele vai funcionar perfeitamente.

A onda AC é uma onda sinusoidal e cada tipo de carga faz essa onda deformar de diferentes formas. Há aparelhos com maiores ou menores tolerancias a estas deformações.

Colocado por: mafs4960por essa ordem de ideias, nenhum gerador doméstico é recomendável para máquinas indutivas

Não só indutivas. Normalmente o controlador não é capaz de garantir que a tensão e frequencia estão dentro das margens legais (e para as quais os eletrodomesticos são desenhados).

Se é o unico gerador que consegue agarrar neste momento isto é o menor dos seus problemas.
    Caso esteja a pensar em montar uma solução futura de backup tinha isto em consideração.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafs4960
  7.  # 48

O bricodepot tem um gerador potente de 4 tempos de 3000w a gasolina, com inverter, por 279 eur. O preço parece bom embora pareça pesado ( 40 e tal kilos) e barulhento , 90 e tal decibeis..
    • ALCLCF
    • 10 fevereiro 2026 editado

# 49

estive a dar uma vista de olhos nos geradores da Honda com ATS e inverter...aquilo vem revestido a ouro!?
  8.  # 50

Os Honda são os Ferrari dos geradores, mas cobram um premium por isso. Bem, "os Ferrari" não é bem o termo, porque supostamente são silenciosos e fiáveis 😁
  9.  # 51

Honda é Honda ...

e sim tb os vi e são muito caros , mas ainda a dias necessitei de tirar agua duns depósitos e tinha la uma motobomba Honda com 30 anos motor Gx160 e que seguramente já não trabalha ha uns 15anos já nem gasolina tinha estava completamente seco o deposit, eu a pensar que ia perder ali umas horas e foi colocar gasolina e puxar o cordel ficou logo a trabalhar... antigamente usavam este motor nos geradores...

Tenho a certeza que este chines que comprei por 210 euros senão o colocar a trabalhar de vez em quando quando precisar não funciona....
  10.  # 52

Certo, mas justificar 1700€ num gerador que provavelmente vai ter uso pontual ou nenhum é difícil... Daí que, no meu caso, fui para uma marca europeia com alguma reputação, mas paguei 1/4 do preço do Honda. O que comprei tem uma avaliação muito boa e, se alguém se der ao trabalho de ler as avaliações, vai ver que quem deu avaliação menos boa não foi pelo gerador em si, mas por detalhes como a falta de instruções na sua língua.

De qualquer modo, no geral, é recomendado colocar em funcionamento 1x/mês durante uns minutos, o que não é descabido. Em todas as máquinas é preciso manutenção para garantir que funcionam bem e por muito tempo. E usar estabilizador de combustível. Por acaso nunca me tinha lembrado disso para o meu velhinho Opel, que nesta altura está parado na garagem 1-2 meses a fio...
  11.  # 53

E que tal uma fossibot 3600 pro por exemplo?
  12.  # 54

Colocado por: pcspinheiroCerto, mas justificar 1700€ num gerador que provavelmente vai ter uso pontual ou nenhum é difícil... Daí que, no meu caso, fui para uma marca europeia com alguma reputação, mas paguei 1/4 do preço do Honda. O que comprei tem uma avaliação muito boa e, se alguém se der ao trabalho de ler as avaliações, vai ver que quem deu avaliação menos boa não foi pelo gerador em si, mas por detalhes como a falta de instruções na sua língua.

De qualquer modo, no geral, é recomendado colocar em funcionamento 1x/mês durante uns minutos, o que não é descabido. Em todas as máquinas é preciso manutenção para garantir que funcionam bem e por muito tempo. E usar estabilizador de combustível. Por acaso nunca me tinha lembrado disso para o meu velhinho Opel, que nesta altura está parado na garagem 1-2 meses a fio...

Qual é que comprou mesmo?
  13.  # 55

https://konner-sohnen.pt/products/inverter-generator-ks-1900i-s 364€ na Amazon.es Entretanto esgotou.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tyrande
  14.  # 56

Eu queria aproveitar uma tomada de 32A (das azuis) que tinha para carregar o VE para poder injectar o energia de um gerador lá. Como tem um cabo de 6mm e está protegido por um diferencial de 300ma parece-me o melhor sitio (fechado claro o disjuntor geral antes).

Conhecem algum gerador com saida de uma ficha de 32A das azuis?
  15.  # 57

Provavelmente só geradores de muito maior potência, nestes até ~2-3000W não creio...
  16.  # 58

Qual a diferença este o do primeiro link e o do segundo link, para além do tamanho de depósito de combustível?
    Não percebo o porque do 1º ser tão mais caro...

https://konner-sohnen.pt/products/inverter-generator-ks-3000i-s ----> 649€

https://konner-sohnen.pt/products/inverter-generators-ks-3300i ----> 469€
  17.  # 59

Colocado por: Tyrandea este o do primeiro link e o do segundo link, para além do tamanho de depósito de combustível?
    Não percebo o porque do 1º ser tão mais caro...

Parece-me o mais caro ser apenas a conveniência: mais pequeno, mais leve, mais prático, sem motor à vista ou superfícies quentes onde se possa queimar.

Já o outro parece melhor em tudo: maior depósito, motor com mais cilindrada, etc... e preço!
    Concordam com este comentário: Caravelle
  18.  # 60

Honestamente, não percebo... O primeiro vem talvez num formato mais compacto e com a caixa que o torna mais silencioso. Mas o segundo até tem um motor um pouco mais potente... Se a única diferença for a caixa e o ruído não for problema onde mora, o mais barato parece ser a melhor escolha.

Entretanto, o modelo que comprei parece estar de volta em stock na amazon e até mais barato 5 :-(

Depois de comparar especificações, o modelo que comprei, com motor de apenas 80 cc vs o de 200 cc desse 3300i e sendo modelo S (de silencioso), tem um nível de ruído de 72 dB vs 71 para esse! Grande treta ser modelo silencioso... Mas pronto, o preço também contou e realisticamente não preciso de mais potente sendo só para manter a casa minimamente funcional em caso de emergência.

0.0258 seg. NEW