Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: pcspinheiroCerto, mas justificar 1700€ num gerador que provavelmente vai ter uso pontual ou nenhum é difícil... Daí que, no meu caso, fui para uma marca europeia com alguma reputação, mas paguei 1/4 do preço do Honda. O que comprei tem uma avaliação muito boa e, se alguém se der ao trabalho de ler as avaliações, vai ver que quem deu avaliação menos boa não foi pelo gerador em si, mas por detalhes como a falta de instruções na sua língua.

De qualquer modo, no geral, é recomendado colocar em funcionamento 1x/mês durante uns minutos, o que não é descabido. Em todas as máquinas é preciso manutenção para garantir que funcionam bem e por muito tempo. E usar estabilizador de combustível. Por acaso nunca me tinha lembrado disso para o meu velhinho Opel, que nesta altura está parado na garagem 1-2 meses a fio...

Aqui a cena é quando precisar dele ele funcionar, daqui a 5 anos ou o que seja. E provavelmente só comprará 1x um gerador na vida.
  2.  # 62

Pois, percebo o raciocínio. Mas por outro lado, já fui capaz de reconstruir um motor de carro na minha garagem sem experiência prévia, pelo que se der problemas que não sejam catastróficos, penso que conseguirei resolver...
  3.  # 63

Colocado por: carlosj39O bricodepot tem um gerador potente de 4 tempos de 3000w a gasolina, com inverter, por 279 eur. O preço parece bom embora pareça pesado ( 40 e tal kilos) e barulhento , 90 e tal decibeis..

segundo o ChatGPT, o ITC Power GG30Xi é superior e mais recomendado que o ITCPower GG3300F e o KS 1900i S para fornecer energia para uma moradia.

Isto baseado em perguntar de entre os modelos, qual é melhor para backup doméstico real, contanto com frigorífico, congelador, tv, iluminação e router.
  4.  # 64

Numa moradia tudo bem agora meter esse gerador barulhento na varanda dum apartamento a trabalhar muitas horas não creio que a vizinhança fique muito contente, mesmo descontando contextos de crise..

Colocado por: mafs4960
    segundo o ChatGPT, o ITC Power GG30Xi é superior e mais recomendado que o ITCPower GG3300F e o KS 1900i S para fornecer energia para uma moradia.

Isto baseado em perguntar de entre os modelos, qual é melhor para backup doméstico real, contanto com frigorífico, congelador, tv, iluminação e router.
  5.  # 65

Colocado por: carlosj39Numa moradia tudo bem agora meter esse gerador barulhento na varanda dum apartamento a trabalhar muitas horas não creio que a vizinhança fique muito contente, mesmo descontando contextos de crise..

Num contexto de crise, como agora, onde há pessoas (como eu) sem eletricidade há 14 dias, o pessoal não liga muito ao barulho, desde que se desliguem os geradores às 10 da noite...
    Concordam com este comentário: carlosj39
  6.  # 66

Colocado por: carlosj39Numa moradia tudo bem agora meter esse gerador barulhento na varanda dum apartamento a trabalhar muitas horas não creio que a vizinhança fique muito contente, mesmo descontando contextos de crise..

o vizinho mais próximo (e o único) está a 100metros...

atenção que não estou a fazer nenhuma crítica e cada um adequa ao seu contexto. simplesmente fui ver se o meu modelo estaria tão desaconselhado e comparei com os exemplos mais recentemente mencionados. obviamente que para apartamentos haverá que atender a mais variáveis.
  7.  # 67

Limitando tudo o resto, dificilmente 2 frigoríficos, TV, alguma iluminação e router passam de 800-900W. De qq modo, quando falha a eletricidade de modo mais geral, nem sinal há para o router e a TV torna-se algo inútil...

Eu, numa situação de emergência só quereria manter o mais essencial MESMO. Se for inverno, isso inclui também alguns W para a caldeira funcionar, mas pouco mais. Ou seja, um gerador de 1900W nominais funcionaria a 50-60% de carga. Claro que podem dizer que um de 3300W estaria a 30%...
    Concordam com este comentário: mafs4960
  8.  # 68

Sim ,num contexto de crise é o radio a pilhas ou a manivela que nos vale, a TV nem por TDT com grande probabilidade funciona. Para frigorífico e pouco mais um gerador de 1000 w ou menos deve chegar e sobrar. Convém é ter um tubo preparado para ir sacar gasolina ao carro para o gerador, se for preciso..eu tenho uma bomba de 12 v para mudar óleo que faz isso.
  9.  # 69

Há quantos anos que os carros não permitem que se "roube" combustível?

Colocado por: carlosj39Sim ,num contexto de crise é o radio a pilhas ou a manivela que nos vale, a TV nem por TDT com grande probabilidade funciona. Para frigorífico e pouco mais um gerador de 1000 w ou menos deve chegar e sobrar. Convém é ter um tubo preparado para ir sacar gasolina ao carro para o gerador, se for preciso..eu tenho uma bomba de 12 v para mudar óleo que faz isso.
  10.  # 70

Colocado por: DR1982E que tal uma fossibot 3600 pro por exemplo?

Também já andei a namorar coisas dessas. O problema é que para terem uma capacidade minimamente decente são muito grandes, pesadas e caras. E mesmo assim, sem forma de carregar, os 3,8kWh da Fossibot 3600 Pro acabam em "meia duzia" de horas. Um gerador, por muito barulhento e mal cheiroso que seja, mantém-se a trabalhar até que haja combustível.
    Há alguns modelos com pequenos painéis que podem dar uma ajuda, mas se calha a estar um dia feio como hoje, não serve de muito.

Acho que essas "estações de energia portáteis" são úteis para passar umas noites no campismo ou para quebras de energia "curtas", mas valem de pouco nestas situações graves de vários dias.
  11.  # 71

Boa pergunta.

No meu caso esta bomba que comprei no Lidl para mudar o óleo por sucção já me serviu para encher vários garrafões de gasolina, muito úteis para usar quando tinha a mota. O carro é antigo, um saxo de 2001, mas o tubo da bomba entra no depósito da gasolina dele sem problemas.

Colocado por: ricardoantunesHá quantos anos que os carros não permitem que se "roube" combustível?

12.  # 72

Pergunta de nabo, um gerador é só colocar a trabalhar, ligar a uma tomada de casa e já está? E o geral, desligar?
  13.  # 73

Em princípio é preciso:
    - desligar o geral de casa de modo a cortar o exterior. Atenção que já há cass (a minha) em que o controlo da potência contratada é feito no contador e removeram o disjuntor de corte geral... Counter que instalar um. Eu optaria por também desligar os disjuntores todos individuais.
    - ligar um cabo macho-macho entre uma tomada e o gerador a funcionar (primeiro tomada depois gerador).
    - ligar os disjuntores do que é essencial manter em funcionamento.

Este seria, em princípio, o meu plano se precisasse. Mas alguém que opine se encontrar falhas no plano.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
  14.  # 74

Não esquecer que convém ter um diferencial(300ma ?) ligado imediatamente após a tomada que injectar a energia. Senão pode ficar uma pessoa agarrada sem ter um diferencial a proteger.
  15.  # 75

Então e não se pode ligar uma extensão (das boas e reforçadas) com 5 ou 10 metros com 3 ou 5 saidas, e liga-lá directamente ao gerador a a partir das saidas da extensão ligar o frigorifico mais um ou dois candeeiros e o router?

Colocado por: ricardoantunesNão esquecer que convém ter um diferencial(300ma ?) ligado imediatamente após a tomada que injectar a energia. Senão pode ficar uma pessoa agarrada sem ter um diferencial a proteger.
    Concordam com este comentário: Dias12
  16.  # 76

Pode pois. Mas, para mim, a ideia é ter a casa funcional. Poder abrir o portão ou ligar as luzes do quarto ou o exaustor do WC.

Colocado por: carlosj39Então e não se pode ligar uma extensão (das boas e reforçadas) com 5 ou 10 metros com 3 ou 5 saidas, e liga-lá directamente ao gerador a a partir das saidas da extensão ligar o frigorifico mais um ou dois candeeiros e o router?

17.  # 77

Colocado por: carlosj39Então e não se pode ligar uma extensão (das boas e reforçadas) com 5 ou 10 metros com 3 ou 5 saidas, e liga-lá directamente ao gerador a a partir das saidas da extensão ligar o frigorifico mais um ou dois candeeiros e o router?

Na verdade, esta é a maneira mais correta de usar o gerador!

Nota: não usar as extensões enroladas, mesmo que só seja preciso parte do comprimento, ter a extensão desenrolada (caso contrário, o rolo pode aquecer em excesso e derreter).
    Concordam com este comentário: carlosj39, Dias12
  18.  # 78

Colocado por: pcspinheiro- ligar um cabo macho-macho entre uma tomada e o gerador a funcionar (primeiro tomada depois gerador).

Há um motivo para se chamar a estes cabos "cabo suicida" 😁 Idealmente existiria uma tomada dedicada mas, não havendo, é ter cuidado com a tensão disponível nos pinos e é necessário ter em atenção a secção do fio quer do "cabo suicida" quer da tomada. Também notar que numa tomada normal não se pode passar muita corrente durante muitas horas.

Colocado por: NTORIONE o geral, desligar?

É fundamental isto. Não se pode correr o risco de ter a energia da rede "em contacto" com a alimentação do gerador. Como não controlamos "quando é que vem a luz", é fundamental desligar o corte geral exterior.
  19.  # 79

Para bem, mesmo, é o gerador ir direto ao quadro. E no quadro ter um comutador de 2 vias, para não arriscar nunca por nunca ter o gerador e a rede ligados em simultâneo.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
    • hangas
    • 11 fevereiro 2026 editado

# 80

Colocado por: ClioIIPara bem, mesmo, é o gerador ir direto ao quadro. E no quadro ter um comutador de 2 vias, para não arriscar nunca por nunca ter o gerador e a rede ligados em simultâneo.

Independentemente de vir a comprar um gerador ou não, isto é algo que quero fazer em breve..

Prever uma entrada alternativa para a ligação de um gerador com uma ficha CE 32A num ponto exterior da casa onde tenha um cabo que seja só ligar a um eventual gerador, com o devido comutador à entrada da rede.

Depois o existente sistema solar faz o resto, até porque esse é o meu backup primario.
    Se tivermos comboios de tempestades todos os anos, com o risco de os painéis voarem, então poderá fazer sentindo considerar um sistema gerador mais permanente.

0.0305 seg. NEW