Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: VarejoteEu nunca coloco diferenciais em cascata.

Pois eu também não estou a ver vantagens, só há um caso que eu não sei se não poderá ser vantajoso:
    Vamos supor uma situação em que há um quadro geral e um parcial. Se no quadro parcial até há um disjuntor à cabeça mas o cabo que veio do geral só está protegido por disjuntor, se houver uma fuga nesse cabo, o diferencial do parcial vai disparar (fuga a montante) ou está desprotegido contra fugas?
  2.  # 42

Colocado por: elfo106

Pois eu também não estou a ver vantagens, só há um caso que eu não sei se não poderá ser vantajoso:
    Vamos supor uma situação em que há um quadro geral e um parcial. Se no quadro parcial até há um disjuntor à cabeça mas o cabo que veio do geral só está protegido por disjuntor, se houver uma fuga nesse cabo, o diferencial do parcial vai disparar (fuga a montante) ou está desprotegido contra fugas?

Na minha casa tenho 5 quadros elétricos, 1 principal, 4 parciais, as alimentações aos parciais são protegidos por disjuntor bipolar, todos os diferenciais independentes, se tiver uma fuga, só dispara o diferencial dessa zona, não há cascata para ninguém.

Mesmo se disparar por exemplo, umas das zonas do exterior no quadro principal, nada mais vai abaixo.
  3.  # 43

falando sobre o 1º post sim o chatgpt tem razão, nos outros países já obrigam a meter do tipo A em tudo o que seja circuitos para eletrodomésticos porque o tipo AC não tem componente contínua. Na nossa legislação só é obrigado a ter que meter diferente de AC nos carregadores de veículos elétricos. Mas como temos uma legislação de 2006 e os outros países vão atualizando mais frequentemente a legislação deles na parte elétrica cá nos andamos na idade da pedra onde meter só um diferencial à cabeça numa instalação residencial é permitido...
  4.  # 44

Colocado por: Varejote

Na minha casa tenho 5 quadros elétricos, 1 principal, 4 parciais, as alimentações aos parciais são protegidos por disjuntor bipolar, todos os diferenciais independentes, se tiver uma fuga, só dispara o diferencial dessa zona, não há cascata para ninguém.

Mesmo se disparar por exemplo, umas das zonas do exterior no quadro principal, nada mais vai abaixo.

Tem os diferenciais no QG e nos parciais não tem?
  5.  # 45

Tem os diferenciais no QG e nos parciais não tem?

Claro que tem, os diferenciais do quadro principal, só protegem a zona desse quadro, basicamente cada quadro tem 2 diferenciais, todos independentes.
  6.  # 46

Então desculpe Varejote mas não percebi.

Colocado por: Varejoteas alimentações aos parciais são protegidos por disjuntor bipolar, todos os diferenciais independentes,

o cabo que alimenta o quadro parcial, está ou não protegido por diferencial? Se está, onde está instalado esse diferencial?
  7.  # 47

Colocado por: elfo106Então desculpe Varejote mas não percebi.

o cabo que alimenta o quadro parcial, está ou não protegido por diferencial? Se está, onde está instalado esse diferencial?

se o quadro for de classe II de proteção (já obrigatório desde 2006) não necessita de interruptor diferencial para esse circuito.
  8.  # 48

Colocado por: EspalhaBrasas

se o quadro for de classe II de proteção (já obrigatório desde 2006) não necessita de interruptor diferencial para esse circuito.

A sério? Não estou a ver qual é a relação entre uma coisa e outra...
    Está um cabo a atravessar a casa por dentro da parede, um dia alguém se lembrar de fazer um furo na parede e apanha o dito cabo. De que forma a classe do quadro o protege? Não acham que este cabo devia ter proteção diferencial ou estou a complicar?
  9.  # 49

A sério? Não estou a ver qual é a relação entre uma coisa e outra...
    Está um cabo a atravessar a casa por dentro da parede, um dia alguém se lembrar de fazer um furo na parede e apanha o dito cabo. De que forma a classe do quadro o protege? Não acham que este cabo devia ter proteção diferencial ou estou a complicar?

Se fizer curto entre fase e neutro/terra, vai disparar o disjuntor, entre neutro e terra não dispara, mas também não apanha choque.
  10.  # 50

Colocado por: nielskySe quer seguir as boas práticas dos outros países, sugiro que siga a norma do Reino Unido.
    Lá é simples, se não estiver habilitado não mexe. E quem mexe, nesse nível, tem obrigações inclusive de registar junto às entidades todas as alterações efetuadas.

Porquê do Reino Unido?
    Em Portugal os eletricistas têm que estar habilitados e encartados tal como na Europa toda. Portugal não é terceiro mundo.

Já agora no Reino Unido usa-se o sistema Ring e em Portugal (e outros 11 países da Europa) usa-se o sistema Radial. Muito diferentes. Por isso electricistas encartados no Reino Unido não podem trabalhar em Portugal se não obtiverem equivalência.
  11.  # 51

Claro que tem, os diferenciais do quadro principal, só protegem a zona desse quadro, basicamente cada quadro tem 2 diferenciais, todos independentes.

Salvaguarda o funcionamento, negligencia a segurança
  12.  # 52

Se fizer curto entre fase e neutro/terra, vai disparar o disjuntor, entre neutro e terra não dispara, mas também não apanha choque.

Entre fase e terra não existe curto circuito, por isso é que é obrigatória a instalação de dispositivos de proteção diferencial em sistemas TT
  13.  # 53

Colocado por: celiosimoes
    Entre fase e terra não existe curto circuito, por isso é que é obrigatória a instalação de dispositivos de proteção diferencial em sistemas TT

Meu caro, alimentação aos parciais, se não existir diferenciais em cascata, não há proteção diferencial, se houver um contato direto entre fase e terra devido a um furo com torna/berbequim, o que acha que vai acontecer.

Foi sobre isso que falei na anterior resposta.

0.0193 seg. NEW