Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia!

    Estou a negociar um lote de terreno juntamente com projecto. O lote tem 915 m2 e o construtor tanto me vende só o lote como o lote com a construção. Pela construção pede-me 215000€. A zona de construção é em Coimbra.

    Pedi-lhe o projecto para pedir segundas opiniões em relação ao orçamento de construção que me estava a dar. Como só tinha fotocopiadora A4 ficou com bocados a faltar no meio que pacientemente estive a compor para tentar dar uma melhor ideia. O projecto está neste LINK

    Apesar de ter falado com ele apenas 1 vez, pareceu-me pouco interessado em fazer a obra e ter um gosto um bocado para o antigo. E sendo que esta casa é de arquitectura moderna, não tem qualquer sentido.

    No sentido de diminuir o preço da construção abdicamos imediatamente do piso radiante e no local do terraço solicitámos um telhado e estamos à espera de nova proposta. Por outro lado conseguimos que fizesse o revestimento interno em pladur e que colocasse o gradeamento de fora em alumínio e não em ferro pintado

    Para além das vossas opiniões, gostava que me indicassem mais ou menos os preços de gama média para mosaico e azulejos. Ele disse que já se encontrava rectificado a 12€/m2??!! Eu acho muito esquisito. Com preços se pode ter um boa gama de escolha em relação ao mosaico, azuleijo, chão fluruante, torneiras e louças?

    Obrigado
    João Mendes
  2.  # 2

    Então ninguém dá uma opinião?
  3.  # 3

    Tenha calma...
    Sabe que isto é um fórum, participado por pessoas livres, que não cobram honorários e apenas respondem se quiserem, não têm obrigação de o fazer.

    Da minha experiência, apenas posso comentar o que domino :)
    Se for esquisito, sabe o que é que encontra a 12€/m2?!?!?!?
    NADA :)

    Quanto ao resto não tenho conhecimentos suficientes para opinar.
    Boa sorte na sua construção.
    Pimpolha
  4.  # 4

    Colocado por: pimpolhaTenha calma...
    Sabe que isto é um fórum, participado por pessoas livres, que não cobram honorários e apenas respondem se quiserem, não têm obrigação de o fazer.
    É verdade...

    Se foresquisito, sabe o que é que encontra a 12€/m2?!?!?!? NADA :)
    Nem é preciso ser-se esquisito :-)

    A casa pode ser de «estilo moderno», mas não aparenta ter qualquer dificuldade na execução.

    Mesmo assim, e por alto (supondo que os 215.000€ incluem o IVA), um orçamento de cerca de 590€/m2 (+IVA), parece-me um bocado curto.

    A não ser que seja com «materiais muito bem escolhidos pelo construtor», como essa dos mosaicos rectificados a um preço até 12€/m2. ;-)

    Depois, há aqueles pormenorzitos...
    Suponha um pavimento de casa de banho com 3,55m2 e que, com os cortes, você precisa de 4,05m2 (14% de desperdício).
    Mas como as caixas têm 1m2, você irá precisar de 5 caixas de 1m2 (40% de desperdício)!
    Os tais 12€/m2 passam para 16,90€/m2!
    Por isso é que TODOS os materiais deviam estar definidos na proposta de orçamento.

    Há ainda outros custos que convém não esquecer, que são da responsabilidade do Dono de Obra.
    Por exemplo:
    - Os projectos de especialidades, o projecto (pormenores) de execução, a memória descritiva, o mapa de medições estão incluídos?
    - Ao substituir o terraço por uma cobertura em telhado, há-que alterar o projecto (aprovado?) na Câmara. Os projectos não se fazem sozinhos e os arquitectos não trabalham de borla.
    - E o mesmo se passa com os outros projectos (p. ex. os projectos térmico, etc., se vai remover o aquecimento por piso radiante...), e respectivos projectistas.
    - O responsável pela fiscalização da obra.
    - As taxas e custos de ligações das redes.
  5.  # 5

    então e quanto é que lhe pede pelo terreno?
  6.  # 6

    Luis: digam-me onde estão, porque eu estou precisada! looolol

    ... a dos rectificados a 12€
  7.  # 7

    Colocado por: scazevedoLuis: digam-me onde estão, porque eu estou precisada! looolol

    ... a dos rectificados a 12€


    por acaso nunca vi a 12€, mas já tive uma oferta de uns da margres que custavam 30 euros à venda com desconto por 16€
  8.  # 8

    Pelo terreno com projecto aprovado pede-me 75.000.

    Peço desculpa pela impaciência mas hoje tinha uma reunião com o construtor e queria saber mais ou menos com estava ele de acabamentos e se orçamento estava dentro dos parâmetros ou não...

    De qualquer forma, os 290000 são demasiado para as minha possibilidades pelo que me resta continuar a procurar.
    Ainda assim, deixo a minha experiência; desde há tempos que ando à procura de casa e nunca nenhum empreiteiro me deu um orçamento como vocês descrevem aqui no fórum. Sempre me deram os acabamentos por alto... o que me faz pensar que ou tenho falado com os vendedores errados ou ainda existe um longo caminho para percorrer na venda de imóveis/terreno em Coimbra (pelo menos)

    Ainda lhe fiz uma proposta só para o terreno de 50000 só para o terreno mas ele não foi na conversa.

    Mais uma vez peço desculpa pela impaciência, não foi minha intenção ofender ninguém. Frequento vários fóruns e sei como é inconveniente aquilo que fiz.


    Obrigado
    João Mendes

    P.S. - Só para completar que a exclusão do piso radiante de toda a casa tem apenas uma poupança de 2800 o que me parece manifestamente pouco. Mas enfim ele tinha um orçamento de uma casa qualquer. Enquanto que o AC tinha uma proposta da Haier por 7800 para toda a casa. Por acaso não conheço a marca
  9.  # 9

    2800 piso radiante??? isso não é nada!!!
  10.  # 10

    Também me pareceu muito pouco. É o que dá não perceber nada e não poder contrapor na altura.
    Tendo em atenção que a casa tem cerca de 260m2 r/chão e 1ºandar, isso deveria dar ou menos quanto?

    Em relação aos acabamentos, o que ele me disse é que tem muito desconto nas casas e que o meu preço não é o preço dele. Sinceramente não sei, isto é meio-mundo a quer enganar outro meio.

    Já li aqui num outro tópico que se a lista de acabamento for entregue numa folha A4 é muito caro, mas foi exactamente isso que ele me apresentou!!

    João Mendes
  11.  # 11

    há primeira vista vejo um projecto não ajustado ao terreno, e a complicar soluções, eu revia projecto.
    a minha opinião.
  12.  # 12

    Ainda assim, deixo a minha experiência; desde há tempos que ando à procura de casa e nunca nenhum empreiteiro me deu um orçamento como vocês descrevem aqui no fórum. Sempre me deram os acabamentos por alto...


    Isto é verdade, muita verdade!!! :)

    Coisas da Casa
  13.  # 13

    Colocado por: Fernando Gabrielhá primeira vista vejo um projecto não ajustado ao terreno, e a complicar soluções,eu revia projecto.
    a minha opinião.


    Porque é que diz isso?
  14.  # 14

    Colocado por: paionense
    Colocado por: Fernando Gabrielhá primeira vista vejo um projecto não ajustado ao terreno, e a complicar soluções,eu revia projecto.
    a minha opinião.


    Porque é que diz isso?

    está a fazer aterros, estranha forma e recortes em alçado e planta.
  15.  # 15

    Alguem que coloque isso sem ser em PPT...?! em pdf era melhor.
    •  
      FD
    • 30 março 2010

     # 16

    Colocado por: sergyio2800 piso radiante?

    Não esquecer que há piso radiante: eléctrico e hidráulico. Os preços de ambas as soluções são completamente díspares.
  16.  # 17

    Colocado por: paionensePelo terreno com projecto aprovado pede-me 75.000.

    Peço desculpa pela impaciência mas hoje tinha uma reunião com o construtor e queria saber mais ou menos com estava ele de acabamentos e se orçamento estava dentro dos parâmetros ou não...

    De qualquer forma, os 290000 são demasiado para as minha possibilidades pelo que me resta continuar a procurar.
    Ainda assim, deixo a minha experiência; desde há tempos que ando à procura de casa e nunca nenhum empreiteiro me deu um orçamento como vocês descrevem aqui no fórum. Sempre me deram os acabamentos por alto... o que me faz pensar que ou tenho falado com os vendedores errados ou ainda existe um longo caminho para percorrer na venda de imóveis/terreno em Coimbra (pelo menos)

    Ainda lhe fiz uma proposta só para o terreno de 50000 só para o terreno mas ele não foi na conversa.



    Obrigado
    João Mendes


    Caro João Mendes

    Visto que para esta casa certamente já andou a fazer prospecção de materiais (tipo azulejo, sanitários, pavimento...etc), porque não fazer ao contrário?

    O João tenta encontrar um terreno em que o proprietário seja um empreiteiro (tipo lote) com projecto aprovado ou se não tiver, propõe ao empreiteiro comprar-lho depois do projecto estar aprovado (mediante a assinatura de contrato de promessa de compra/venda, pois seria chato para o empreiteiro levar projecto à Câmara e depois o João desistir) .

    Antes de assinar o contrato, o João elabora uma descrição detalhada do material que quer na casa, incluindo tipo, marca modelo..etc
    Mesmo que depois mude de ideias em relação a algum material tem uma referência em termos do preço do material que escolheu.

    (Caso o terreno não tenha projecto aprovado) elabora com o arquitecto e o construtor um esboço da moradia que pretende, para que o construtor tenha noção dos m2.

    E pede orçamento ao construtor do terreno com projecto aprovado + construção tendo em conta os materiais que descriminou e que serão contemplados no contrato.
  17.  # 18

    Colocado por: Pedro BarradasAlguem que coloque isso sem ser em PPT...?! em pdf era melhor.


    Aqui está o projecto em pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  18.  # 19

    Colocado por: paionense
    Colocado por: Pedro BarradasAlguem que coloque isso sem ser em PPT...?! em pdf era melhor.


    Aqui está o projecto em pdf



    Colocado por: FD
    Colocado por: sergyio2800 piso radiante?

    Não esquecer que há piso radiante: eléctrico e hidráulico. Os preços de ambas as soluções são completamente díspares.


    Sim, mas o eléctrico (pelo que li no fórum) é totalmente desadequado às minhas necessidades pois o consumo energético vai para os píncaros!!

    Colocado por: mtiago
    Visto que para esta casa certamente já andou a fazer prospecção de materiais (tipo azulejo, sanitários, pavimento...etc), porque não fazer ao contrário?

    O João tenta encontrar um terreno em que o proprietário seja um empreiteiro (tipo lote) com projecto aprovado ou se não tiver, propõe ao empreiteiro comprar-lho depois do projecto estar aprovado (mediante a assinatura de contrato de promessa de compra/venda, pois seria chato para o empreiteiro levar projecto à Câmara e depois o João desistir) .

    Antes de assinar o contrato, o João elabora uma descrição detalhada do material que quer na casa, incluindo tipo, marca modelo..etc
    Mesmo que depois mude de ideias em relação a algum material tem uma referência em termos do preço do material que escolheu.

    (Caso o terreno não tenha projecto aprovado) elabora com o arquitecto e o construtor um esboço da moradia que pretende, para que o construtor tenha noção dos m2.

    E pede orçamento ao construtor do terreno com projecto aprovado + construção tendo em conta os materiais que descriminou e que serão contemplados no contrato.


    Por acaso ainda não vi nada em termos de acabamentos, mas sabemos o queremos, com excepção das casas de banho. Quem me está a vender o terreno é um construtor que quer pela casa pronta 290000 - preço chave na mão. Só que para mim é demasiado caro. Além do mais ainda nem falei com o arquitecto do projecto nem nada... nem me entregou caderno de encargos ou a memoria descritiva do projecto o que me impede que pedir orçamentos comparáveis e me são imediatamente pedidos pelos empreiteiros a quem solicito orçamento. Aliás eles chegam a pedir-me o ficheiro em Autocad...
  19.  # 20

    paionense

    ainda sem entrar em considerações sobre o projecto em si, acho que a não ser que essa zona seja espectacular, construção mais terreno, um pouco caro, e tendo em conta que me parece uma casa aparentemente sem nada de complicado a nivel de soluções espaciais, diria mesmo que um pouco funcional demais (não queria dizer banal) e tambem acho que tem muita área dai talvez o preço.
    Eu talvez faria a cozinha onde está o quarto e este passaria para a frente, tipo quarto de hospedes ou mesmo escritório. Isto podia permitir ter a cozinha e comer numa melhor exposição solar e até mesmo arranjar forma de "descer" exteriormente para o terreno, pois essa casa estando no r/c não se tira partido do mesmo de uma forma mais directa, ou seja terá que ir pelo interior ou pela rampa dos automoveis necessitando para isso que dar a volta á casa, isto apartir da cozinha. No fundo está um pouco apartamento tendo em conta a dimensão do investimento.
 
0.0228 seg. NEW