Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 221

Consegui agora submeter; após algumas tentativas frustradas no google chrome, acabei por conseguir no microsoft edge. Agora vou ali à farmácia comprar uma embalagem de nervocalm...
    Concordam com este comentário: bricana
  2.  # 222

Por aqui também acho que consegui submeter para os meus pais. Mas isto é completamente ridiculo. Portugal que, de acordo com o Gonçalo Matias, “tem todas as condições para se tornar líder mundial na IA”, não consegue lançar a porcaria de um formulário online que funcione decentemente.
    Concordam com este comentário: Susi, bricana
  3.  # 223

O termo de aceitação quando é? Somos notificados por email para o fazer?
  4.  # 224

Quando me logo no portal apenas vejo no lado esquerdo o menu "documentação". Já não me consigo candidatar? Alguém sabe se já fecharam as candidaturas?
  5.  # 225

Boas, hoje recebi um email a dizer:

"Caro Beneficiário,

Vimos, por este meio, informar que a sua candidatura a Beneficiário no âmbito do Programa E-LAR, foi aceite com sucesso, (..).

Para concluir o processo de Beneficiário E-LAR, deverá aceder à sua candidatura, seguidamente ao separador “Candidatura Submetida”, selecionar o registo com duplo clique, clicar no botão “Editar” e proceder à aceitação do respetivo Termo de Aceitação, selecionando a checkbox "Li e aceito o Termo de Aceitação", presente no separador "Dados do Voucher", e posteriormente clicar no botão "Gravar" .

Caso não aceite o Termo de Aceitação, nos próximos 5 dias úteis, a candidatura irá transitar novamente para "Em Preenchimento".

Com os melhores cumprimentos,

Serviços de Gestão do Fundo Ambiental"

Depois de receber esse email devemos entrar no portal e onde dizia candidatura submetida irá aparecer "Termo de aceitação", depois há que entrar, "editar", ler e selecionar a caixa no final onde diz "Li e aceito o Termo de Aceitação" e selecionar "gravar".
    Deu erro várias vezes, até que consegui. Agora onde diz "Elegível" e quando se entra está lá o voucher.

Boa sorte a todos, espero sinceramente que consigam equipar as vossas casas com melhores equipamentos como é o meu caso.
  6.  # 226

Boa tarde,

Recebi o meu voucher ontem, fui à rádio popular e qual não é o meu espanto quando me dizem que a opção que escolhi, «1.3 Conjunto elétrico (placa e forno)» só dá para comprar um "monobloco" e não o forno e a placa separados. Que já lá tinham ido duas outras pessoas, uma na mesma situação que eu, e outra queria comprar um monobloco mas tinha seleccionado as opções em separado. Isto é bocado surreal...

Edit só para acrescentar: depois fui à worten para confirmar mas não consegui que ninguém me atendesse, e hoje fui a outra loja (mais pequena) que estava na lista mas disseram-me que não chegaram a aderir ao programa, embora estejam na lista. Ou seja, não consegui confirmar o que me disseram na rádio popular, que, confesso, ainda tenho um bocado de esperança que seja treta...
  7.  # 227

Colocado por: telhaduasaguasBoa tarde,

Recebi o meu voucher ontem, fui à rádio popular e qual não é o meu espanto quando me dizem que a opção que escolhi, «1.3 Conjunto elétrico (placa e forno)» só dá para comprar um "monobloco" e não o forno e a placa separados. Que já lá tinham ido duas outras pessoas, uma na mesma situação que eu, e outra queria comprar um monobloco mas tinha seleccionado as opções em separado. Isto é bocado surreal...

Edit só para acrescentar: depois fui à worten para confirmar mas não consegui que ninguém me atendesse, e hoje fui a outra loja (mais pequena) que estava na lista mas disseram-me que não chegaram a aderir ao programa, embora estejam na lista. Ou seja, não consegui confirmar o que me disseram na rádio popular, que, confesso, ainda tenho um bocado de esperança que seja treta...

Eu quando fiz a candidatura tb seleccionei a placa e o forno separados, mas como a foto era de um monobloco, eles atribuíram o voucher como monobloco. Quando foi para usar, questionei em 2 lugares diferentes e ambos me deram a mesma resposta: "só podia trocar por monobloco".
  8.  # 228

Colocado por: Pereira_89Eu quando fiz a candidatura tb seleccionei a placa e o forno separados, mas como a foto era de um monobloco, eles atribuíram o voucher como monobloco. Quando foi para usar, questionei em 2 lugares diferentes e ambos me deram a mesma resposta: "só podia trocar por monobloco".

Pereira_89 tente de novo, pois ontem fui à worten e disseram que posso comprar o que me apetecer, e depois fui à rádio popular de novo (à mesma loja), mas não estava lá o funcionário que me tinha calhado no dia anterior, e disseram-me também que posso escolher o que me apetecer, monobloco ou separado.
  9.  # 229

Colocado por: telhaduasaguas

Pereira_89 tente de novo, pois ontem fui à worten e disseram que posso comprar o que me apetecer, e depois fui à rádio popular de novo (à mesma loja), mas não estava lá o funcionário que me tinha calhado no dia anterior, e disseram-me também que posso escolher o que me apetecer, monobloco ou separado.

O meu já está resolvido, troquei por um monobloco e acabou.

Se fosse indiferente não tem lógica haver essa opção, a meu ver algo não bate certo.
    Mas exprimente e depois dê o feedback.
  10.  # 230

Boa tarde. Já recebi também o meu voucher dos 1100€ por estar na 3 categoria! Tenho várias questões que vou passar a expor:

A minha ideia inicial era trocar apenas o fogão a gaz e forno que tenho em conjunto por placa de indução e forno eléctrico, acontece que também submeti para o termoaculador em substituição do esquentador a gaz que possuo!

Como tenho tudo a gaz de botija e somos 2 adultos e um jovem de 11anos em casa acho que será uma boa aquisição para todos lá por casa, apesar de os banhos e tudo o resto ser controlado e 1 botija de 13kg dar sempre para o mês!
    Valerá a pena esta troca toda pelos equipamentos!?

Outra questão prende se com a parte eléctrica da casa que é moradia com mais de 35anos em que a parte eléctrica é de fio 2,5mm, terei de alterar a mesma na cozinha até ao quadro principal, ou basta ter regras nos equipamentos todos ligados em casa e ou terei de efectuar um contador de apoio na cozinha com 4mm de espessura de fio!?

O termoaculador se o adquirir, pode ficar fora de casa, só daqueles redondos ou aqueles novos mais rectangulares também aguentam na rua!? É que derivado á fisionomia da minha cozinha não estou a ver o local mais seguro para o alocar!

Desde que tenha bancada e espaço correcto não poderei ser eu a montar a placa e o forno!! É assim tão difícil, percebo algo de bricolage ou quando contactado um forn cedor é sempre obrigatório serem eles a montar o equipamento?! Pediram me numa loja local de montagem por cada equipamento 80€ e levantamento do antigo de 30€, claro que o termoaculador não vou discutir os 120€ de instalação porque isso será sempre com eles!

Outra situação:
    EXEMPLO:
    Placa custa 300€
    Voucher 300€
    Vou ter de pagar IVA sobre esse 300€ correcto, ou seja 69€, mas se a placa for 250€ pago IVA sobre os 250€ ou sobre os 50€ que faltam para o valor final do voucher?

Serve para exemplo deste e doutros valores de voucher que ainda não percebi!

Tenho sorte que até 5klms de deslocação não cobram nada, montagem 80€ recolha do antigo 30€, quase que estou a pagar outro equipamento novo, mas fica sempre mais em conta com a ajuda do voucher!

Obrigado e alguém que ajude aí nas dúvidas se possível.
  11.  # 231

a minha ajuda é que peguei no voucher e deitei-o ao lixo
    Concordam com este comentário: rpmmsantos, Pedro Barradas
  12.  # 232

eu em Setembro passado escrevi isto:

Colocado por: Pedro BarradasQuem fez o programa, não tem noção dos custos e transformação de gas para eletricidade. Com esta história ainda estaremos a aumentar o risco de segurança das instalações electricas, que manifestamente não estão preparadas. Verdade que o técnico vendo o circuito a 2,5mm2, pode e deve simplesmente programar a Placa para não consumir mais do que 3500W.
    Os TE, não dá para chegar e simplesmente substituiro no espaço do esquentador, é mesmo muito complicado...
    As placas a gas... que estejam encastradas em bancada, também não tem normalmente exatamente a mesma medida das placas a gás... mais um custo/ problema, o corte das bancadas, o enchimento, e/ou substituição de bancada.
    Mais...
    Meter um placa de indução... e as panelas, tachos e frigideiras são compatíveis com a tecnologia? tem fundos magnéticos?
    etc...

Mais uma brilhante ideia!

e ainda a somar a esta história, o valor inflaccionados dos equipamentso vendidos pelas empresas inscritas no programa...
    Concordam com este comentário: WAraujo
  13.  # 233

Preocupante, deveras!

Preenchi o formulário online na Worten, após ter ido à loja física para o fazer e me dizerem que se fazia online (basicamente despacharam-me). Fiz ainda algumas questões ao colaborador, mas percebendo que estava a nadar na maionese, aceitei a sugestão e ao chegar a casa preenchi o formulário online. Passou já 1 semana e ainda ninguém entrou em contacto comigo. Entrei eu em contacto com a linha de apoio a cliente, várias vezes, várias vezes fazendo o esforço de entender o português que acham que falam, apenas para passar 40 minutos em linha de cada vez, sem nenhuma resposta ao final a não ser "deve aguardar o contacto da Worten", que ainda por cima parece que contactarão via telefone!

Ontem fui à loja, fui falar com uma pessoa que eu visse com os meus olhos e me esclarecesse, ou tentasse, algumas dúvidas.
    Ei-las e suas respostas:

1. A mesma situação que o colega Telhasduasaguas refere. Mostro o meu voucher e
    Colaborador Worten diz: "ah, mas isso é um conjunto de placa e forno, devia ter seleccionado separadamente"
    Após ficar em choque, a minha mente analítica lê conjunto e sabe que conjunto é mais que um produto, daí ser um conjunto. Um fogão é um fogão e um conjunto de coisas é um conjunto de coisas, portanto um conjunto de placa de indução e forno é uma placa e um forno, dois produtos comprados na mesma compra, ao mesmo fornecedor. Como até tinha o regulamento e-Lar comigo, mostrei-lhe a primeira questão e resposta, que poderão todos ler aqui: https://www.fundoambiental.pt/e-lar/documentacao/perguntas-e-respostas-16102025-pdf.aspx
    Conjunto de placa e forno, quer dizer um conjunto de 1 placa e 1 forno e não um fogão.
    Até porque não era possível seleccionar placa e forno, individualmente, no mesmo formulário de candidatura.

2. Dúvida esclarecida para todos, passamos à frente. Quero saber se podem encontrar o meu formulário e aceder ao processo. Não podem porque não fiz em loja, mas podem voltar a fazer e informam-me que em loja os pedidos obtêm uma resposta até 72h.
    Ok, vamos a isso.
    De seguida, perguntam-me se já seleccionei os equipamentos nesse formulário online, o que dá logo a entender que estou a falar com alguém que também não sabe muito bem o que está a dizer, pois o formulário online só tem campos para nome, morada, contacto e número de voucher. Digo-lhe que sei quais são os equipamentos que quero comprar. Levei comigo as referências e percebemos que o forno já não tem stock.

De seguida, dão-me um conjunto de informações muito interessantes:
    * Informam-me que a Worten é apenas mediadora
    * Tudo o que tiver de pagar a mais, não pagarei à Worten, mas sim ao e-LAR (:O)
    * A Worten vai contactar-me para saber quais são os produtos que escolhi, vai registar o meu pedido e daqui a X tempo o E-Lar entra em contacto comigo para efetuar a compra.
    * Não são os fornecedores que escolhem quais os produtos aderentes ao E-LAR, mas sim o E-LAR é que obriga cada fornecedor a apresentar determinado produto como passível de aquisição com o programa.

Ora bem, meus amigos, ninguém percebe patavina do que está a dizer.

Quero saber quando fica inutilizado o voucher, se eu quiser ir a outro fornecedor, mesmo depois de já ter dado os dados do meu voucher à Worten, posso? Quando fica inutilizado o meu voucher, é aquando a aquisição ou desde o momento em que forneço os dados do voucher a determinado fornecedor?

Pensava eu, na minha inocência, que podia sondar o mercado justamente antes de ser empurrada a determinado serviço e ainda mais inocentemente pensei eu que as pessoas que designam como "gestor E-LAR" na Worten, sabem do que estão a falar, leram o regulamento e estão a par da burocracia.

Alguém mais atónito que eu com esta história toda?
      Screenshot 2026-01-07 183818.png
  14.  # 234

15.  # 235

Boas, fui á Worten, escolhi a placa de indução que queria (e que por acaso faz parte das placas disponíveis para o e-lar), preencheram um formulário com os meus dados no computador (isto num sábado). Ligaram-me no dia a seguir (domingo), às 13h a confirmar tudo e ainda me deram um voucher de 35€. Num espaço de 72h vão ligar comigo para agendar a instalação. Para já tudo perfeito...
  16.  # 236

Eu ainda há coisas que não percebi. Então tenho um forno e fogão e vou ao e-lar. Tenho de arranjar um armário para poderem vir cá instalar a placa e forno certo? Senão tiver o armário não instalam?
  17.  # 237

Pois claro... fora outras coisas... Como instalação eléctrica...
  18.  # 238

19.  # 239

Lolol
    • JPJDLV
    • 24 janeiro 2026 editado

# 240

É só mais um exemplo da falta de rigor no planeamento dos projetos por parte do governo.

Não espanta portanto, olhando para o histórico.

0.0421 seg. NEW