Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Tenho atualmente num apartamento 1 esquentador a gás para aguas quentes.

Banhos para 4 pessoas.

Valerá a pena substituir por termoaculumador? Que modelos cabem no espaço de um esquentador?
  2.  # 22

se tem gas natural deixe-se estar.
    Concordam com este comentário: AlexRibeiro, Caldas, eu, pkasa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rpmmsantos
  3.  # 23

Colocado por: rpmmsantosTenho atualmente num apartamento 1 esquentador a gás para aguas quentes.

Banhos para 4 pessoas.

Valerá a pena substituir por termoaculumador? Que modelos cabem no espaço de um esquentador?

Como já o disseram no seu caso com gás natural não troque.

No meu caso que tenho gás propano canalizado ao preço do ouro já compensa, no entanto ainda estou para ver como é que vou arranjar um de classe A, quem pôs o requisito de classe A nos Termoacumuladores não deve estar bem a ver o mercado, ainda por cima Slim para o local do esquentador...
    Concordam com este comentário: AlbertinoV
  4.  # 24

Eu não conheço nenhum aparelho termoacumulador ou outro aparelho eficaz classe A que caiba no sítio de um esquentador.
    Um familiar meu queria aproveitar para trocar o esquentador que por acaso até está avariado por algo eléctrico uma vez que vai ter de gastar dinheiro e vai, assim retirava o gás de casa. Mas não estou a ver nenhum aparelho mais indicado para substituir o esquentador
  5.  # 25

Colocado por: bluthunder82Eu não conheço nenhum aparelho termoacumulador ou outro aparelho eficaz classe A que caiba no sítio de um esquentador.
    Um familiar meu queria aproveitar para trocar o esquentador que por acaso até está avariado por algo eléctrico uma vez que vai ter de gastar dinheiro e vai, assim retirava o gás de casa. Mas não estou a ver nenhum aparelho mais indicado para substituir o esquentador

Exatamente o que eu pretendo também tirar o gás por completo, só falta o esquentador.
    Não existe é termoacumulador classe A (a mais que seja bomba de calor), o que vou fazer é colocar um classe B e abdicar do E-LAR.
    Ou então pode ser que entretanto mudem o requisito nestes aparelhos.
  6.  # 26

Colocado por: Caldas

Exatamente o que eu pretendo também tirar o gás por completo, só falta o esquentador.
    Não existe é termoacumulador classe A (a mais que seja bomba de calor), o que vou fazer é colocar um classe B e abdicar do E-LAR.

Pode partilhar qual é o modelo que está a pensar em comprar?
    • spoliv
    • 4 setembro 2025 editado

# 27

Termoacumulador com classe A só conheço o Termoacumulador híbrido Ariston Lydos Hybrid:
    https://www.aristonshop.pt/producto/termoacumulador-lydos-hybrid-wifi-deposito-de-condensado/?srsltid=AfmBOopMxqOIarYS_H2E8BJfwo9NqoZDuUA_yQzbkWcTTjjAujLOVubI
  7.  # 28

Colocado por: spoliv
    Termoacumulador com classe A só conheço o Termoacumulador híbrido Ariston Lydos Hybrid:
    https://www.aristonshop.pt/producto/termoacumulador-lydos-hybrid-wifi-deposito-de-condensado/?srsltid=AfmBOopMxqOIarYS_H2E8BJfwo9NqoZDuUA_yQzbkWcTTjjAujLOVubI

Sim, já tinha visto este, o problema é que não cabe no sitio do esquentador, para quem tem espaço pode ser uma não questão, agora para quem está limitado ao espaço do esquentador não dá
  8.  # 29

Uma dúvida se souberem responde.

Para ter direito ao vale é preciso de preencher um questionário a partir de 30 de Setembro, ontem pede alguns dados do cliente e uma fotografia do aparelho a substituir(no meu caso o esquentador a propano a bilha, única coisa a gás que tenho).
    Tudo certo recebo o vale... só do Grupo III...
    Será necessário vir um técnico instalar o termoacumulador elétrico?(visto que é quase plug and play)
    Ao levantar o aparelho(novo) na loja é necessário levar o esquentador?
    Apesar do meu esquentador trabalhar com termossifão(tem 8 anos)...sendo eficaz...mas acho que irá precisar de um arranjo...já não está a detetar a agua a passar e não liga.....
  9.  # 30

Colocado por: RcrdPrntSerá necessário vir um técnico instalar

Também tenho essa dúvida, mas acho que sim, que a instalação terá de ser feita por um técnico indicado pela loja. Até para ser da responsabilidade dele a devolução do aparelho a gás.

O que me leva a questionar se a poupança valerá o esforço para quem é do grupo 3.
    Vejamos: recebo 300 eur para comprar a placa de indução, tudo bem.
    Contras:
    - o iva não está incluído nos 300 euros;
    - tenho de pagar entrega (uns 50 eur que podia poupar se for eu à loja)
    - tenho de pagar a instalação (não será menos de 100 euros e também consigo instalar sem dificuldade)
    - entrego a minha placa (caso contrário, como está quase nova, podia vender no olx)

E outro pormenor importante: um técnico credenciado pode instalar uma placa de indução ligada a uma vulgar tomada? Ou será que não chegam lá e obrigam a chamar um eletricista (mais uma despesa) para prover a instalação da devida proteção no quadro?

Tenho esta questão e estou para ver como vão fazer nas casas mais antigas...
    Concordam com este comentário: RcrdPrnt, argo, Pedro Barradas, AlexRibeiro, Caldas
  10.  # 31

Quem fez o programa, não tem noção dos custos e transformação de gas para eletricidade. Com esta história ainda estaremos a aumentar o risco de segurança das instalações electricas, que manifestamente não estão preparadas. Verdade que o técnico vendo o circuito a 2,.5mm2, pode e deve simplesmente programar a Placa para não consumir mais do que 3500W.
    Os TE, não dá para chegar e simplesmente substituiro no espaço do esquentador, é mesmo muito complicado...
    As placas a gas... que estejam encastradas em bancada, também não tem normalmente exatamente a mesma medida das placas a gás... mais um custo/ problema, o corte das bancadas, o enchimento, e/ou substituição de bancada.
    Mais...
    Meter um placa de indução... e as panelas, tachos e frigideiras são compatíveis com a tecnologia? tem fundos magnéticos?
    etc...

Mais uma brilhante ideia!
    • Caldas
    • 5 setembro 2025 editado

# 32

Colocado por: bluthunder82

Pode partilhar qual é o modelo que está a pensar em comprar?

Ariston Velis PRO WIFI 80 litros G+ ou HAIER ES80TF7W ambos tenho espaço para eles no local do esquentador. Como somos 2 80L é suficiente.

E o Ariston acima referido penso já ser considerado termo/bomba de calor não sei se é aceite no E-LAR.
  11.  # 33

Colocado por: Pedro BarradasAs placas a gas... que estejam encastradas em bancada, também não tem normalmente exatamente a mesma medida das placas a gás... mais um custo/ problema, o corte das bancadas, o enchimento, e/ou substituição de bancada.

Aí já dependerá de cada um fazer a devida verificação. Não sei se fará sentido concorrer ao programa caso não se encontre nenhuma placa de indução com medidas de encastre compatíveis com o nicho existente. Passei por esse processo em 2012 quando mudei para um apartamento que tinha placa de gás e fiz questão de trocar para indução. Foi preciso cortar de um lado e colar no outro, bancada em mármore, e a poeira e lixo resultante foi um absurdo. Acho que esta parte foi pior que o custo.

Colocado por: Pedro BarradasMeter um placa de indução... e as panelas, tachos e frigideiras são compatíveis com a tecnologia? tem fundos magnéticos?

Concordo, é preciso estar consciente desse custo adicional. Mas há conjuntos bastante em conta e que funcionam. Talvez esse não seja grande impedimento.
  12.  # 34

Colocado por: Casa da HortaFoi preciso cortar de um lado e colar no outro, bancada em mármore, e a poeira e lixo resultante foi um absurdo. Acho que esta parte foi pior que o custo.

Normalmente, passado um ano, ainda se encontra pó desse corte nalguns recantos da casa... Até hoje nunca vi um caso em que a placa de indução encaixasse no lugar da placa a gás sem serem necessários cortes.
  13.  # 35

Que tipo de termoacumuladores são?

Sempre vi o termoacumulador como um aparelho nada eficiente.
  14.  # 36

Colocado por: paulosQue tipo de termoacumuladores são?

Por exemplo:
    https://www.aristonshop.pt/producto/termoacumulador-lydos-hybrid-wifi-deposito-de-condensado/

Tem uma pequena BC...
  15.  # 37

Colocado por: RcrdPrntSerá necessário vir um técnico instalar o termoacumulador elétrico?
    segundo a legislação em vigor (datada de 1993), termoacumuladores electricos só podem ser instalados por empresas habilitadas.
  16.  # 38

Depois de horas a ver bolinhas vermelhas, consegui submeter a candidatura para trocar a placa de gás. O processo é extremamente simples quando a plataforma funcionar bem. Não há perguntas nem exigências complicadas, apenas o básico e uma foto da placa antiga.

Avancei com a candidatura porque a minha terra tem um fornecedor oficial, que me garantiu não cobrar nada pela instalação. E tive ainda outro orçamento de 70 € pela deslocação (100 km) e instalação. Não achei caro. Se a candidatura for aceite, vale muito a pena percorrer o processo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães, sn2122232
      Sem Título4.png
  17.  # 39

Boa Noite "Casa da Horta" preciso da sua ajuda. Tenho a minha candidatura pendurada, ando às voltas, a mesma está gravada. Digame se foi isto que fez, no ultimo passo colocar o visto no submeter e depois ir ao cimo da pagina e clicar em gravar , é isso? eu faço isso como em anteriores fundos e a candidatura na passa de estagio fica só gravada nas candidaturas em preenchimento, depois edito volto a clicar em submeter e a gravar e ando neste circulo. Consegue-me dizer em relação ao que fez e ao que estou a fazer onde está o erro
  18.  # 40

Também me deu erro duas ou 3 vezes, depois passou. Fiz exatamente isso que diz. A única coisa que mudei, após o primeiro erro, foi reduzir o tamanho da foto para menos de 1 mb.

0.0242 seg. NEW