Iniciar sessão ou registar-se
    • NAV
    • 15 outubro 2025

# 141

Colocado por: carlosj39Essa questão de abrir empresa para gerir os imóveis e os arrendamentos também me interessa

É melhor procurarem saber sobre a lei de transparência fiscal.... empresas que tenham unicamente rendimentos de rendas, entram no regime de transparência fiscal... e depois os lucros são taxados em sede de IRS, não IRC.
    Para se livrarem da "transparencia fiscal" a empresa tem que facturar mais de 50% em outros rendimentos, por ano.
  1.  # 142

Colocado por: Cláudia11

Isto também me interessa.
    Tem acesso "livre" às rendas?
    É que se for a nível particular a renda entra-me diretamente na conta e eu faço o que bem entender.

Apartir de empresa como funciona?
    Que despesas consegue deduzir?
    E se quiser pedir financiamento para comprar outro imóvel, pede em nome da empresa?

Ando a pensar ultimamente em abrir empresa porque vou começar a ter mais de 40k anuais em rendas.
    Mas se o imposto dos 10% sobre rendas for para a frente acho que não compensará.
    • FFAD
    • 15 outubro 2025

# 143

Isto também me interessa.
    Tem acesso "livre" às rendas?
    É que se for a nível particular a renda entra-me diretamente na conta e eu faço o que bem entender.

Apartir de empresa como funciona?
    Que despesas consegue deduzir?
    E se quiser pedir financiamento para comprar outro imóvel, pede em nome da empresa?

acesso directo não, a empresa vai-me pagar um salário (em principio o minimo) com alguns cheques creche.

sei que pode receber uma percentagem da renda directamente, de forma a optimizar em IRS com os custos de condominio e impostos tipo IMI.

pode colocar despesas de obras, gasolina e/ou receber em kms, carro, produtos de escritório como telemoveis, computadores, algumas viagens. se tiver empregada doméstica, ela pode passar recibo verde ou ser funcionária da empresa.

não sou nenhum expert, estou neste momento a aprender,
    Concordam com este comentário: NLuz
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cláudia11
    • FFAD
    • 15 outubro 2025

# 144

Ando a pensar ultimamente em abrir empresa porque vou começar a ter mais de 40k anuais em rendas.
    Mas se o imposto dos 10% sobre rendas for para a frente acho que não compensará.

isso seguramente que não, 10% pago com gosto. mas a maioria dos meus são comerciais, e nesses não tem redução.
    • NLuz
    • 15 outubro 2025

# 145

Colocado por: NAV

É melhor procurarem saber sobre a lei de transparência fiscal.... empresas que tenham unicamente rendimentos de rendas, entram no regime de transparência fiscal... e depois os lucros são taxados em sede de IRS, não IRC.
    Para se livrarem da "transparencia fiscal" a empresa tem que facturar mais de 50% em outros rendimentos, por ano.

Mas pode comprar um ou dois imóveis por ano e revender...já e outro tipo de rendimento na empresa 😉
    Concordam com este comentário: FFAD
    • FFAD
    • 15 outubro 2025

# 146

verdade.

acho que um dos temas, é que não deve ser unipessoal.
  2.  # 147

E se num dos imóveis fizer alojamento local através da empresa, já não se aplica essa questão da transparência fiscal certo?

Concordam com este comentário: NLuz
  3.  # 148

Mas para isentar do regime de t. Fiscal o lucro dessas vendas tem de superar os 50 por cento da facturação anual certo?

Colocado por: NLuz

Mas pode comprar um ou dois imóveis por ano e revender...já e outro tipo de rendimento na empresa 😉
    Concordam com este comentário:FFAD
  4.  # 149

Quanto à legislação sobre compra para revenda, através de empresa criada para o efeito .
    Houve mudanças na lei?
    Qual é o CAE para a actividade?

Há algum CAE que dê para tudo neste sector?

Uma empresa pode ter vários CAEs?

Comprar como particular é pior em termos fiscais para o cálculo das mais valias?

Em ARU ainda há algum benefício no IVA e no IMT?

Há impostos iguais para todas as autarquicas nesta actividade? Ou depende?
    • FFAD
    • 15 outubro 2025

# 150

Colocado por: PalhavaQuanto à legislação sobrecompra para revenda, através de empresa criada para o efeito.
    Houve mudanças na lei?
    Qual é o CAE para a actividade?

Há algum CAE que dê para tudo neste sector?

Uma empresa pode ter vários CAEs?

Comprar como particular é pior em termos fiscais para o cálculo das mais valias?

Em ARU ainda há algum benefício no IVA e no IMT?

Há impostos iguais para todas as autarquicas nesta actividade? Ou depende?

pode por vários CAE.

compra e venda a empresa pode ter isenção de IMT. já ajuda.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  5.  # 151

Colocado por: FFADpode ter isenção de IMT.

Mas mesmo para particulares em compra de 2a habitação também pode haver isenção(?).
  6.  # 152

Colocado por: PalhavaEm ARU ainda há algum benefício no IVA e no IMT?

Comprar
    Fazer obras
    E
    Revender
    • NLuz
    • 15 outubro 2025

# 153

Se tiver AL , a empresa pode ter regime misto de IVA...
    O que dá para muita coisa.

Mas paguem 100€ e vão ter uma consulta com um contabilista.
    E dinheiro bem empregues para conseguirem estruturar os vossos investimentos
    Concordam com este comentário: Palhava, carlosj39
  7.  # 154

Há software informático que ajude a organizar os investimentos?
    • NLuz
    • 15 outubro 2025

# 155

Colocado por: PalhavaHá software informático que ajude a organizar os investimentos?

Papel e lápis 😁

O que não falta por aí é software para isso.
    Mas o bom e velho Excel feito a medida para o que ser e ótimo.
    Concordam com este comentário: JPJDLV
  8.  # 156

não trabalhem não..., esperem por saber onde está o pote de ouro que ficar sem para comer
  9.  # 157

Colegas do fórum...

Que livro 📕, personalidade do mundo dos negócios
    ou familiar/amigo...whatever...foi uma fonte de inspiração para ter surgido a vontade de arriscar investindo em imobiliário?

Colocado por: bettencourtnão trabalhem não..., esperem por saber onde está o pote de ouro que ficar sem para comer

Trabalhar tanto faz ser trabalho braçal como no computador 🖥️ em Crypto ou outra actividade.
    O que é certo é que trabalhar por trabalhar é mais vantajoso fazê-lo por gosto e já quando se tem uma almofada que garanta a sobrevivência.
    Em última análise assim se constrói uma existência com sentido de realização.

Chapa ganha chapa gasta sem ter controlo algum sobre o amanhã, é preciso NÃO ter coragem!
    Mas muita malta não tem a noção!

Coragem é ter a ousadia de se lançar!

Construir do zero é obra. Por isso há histórias que causam admiração.
  10.  # 158

https://www.idealista.pt/maps/

Esta função do idealista permite obter algumas informações, como o historial de preços de imoveis numdeterminado edificio ao ongo dos anos, caso tenha sido por eles listado.
    Alguém sabe se há agências imobiliárias por detrás desta plataforma?
    É que têm um simulador de preços e esse é um estratagema que várias agências usam para obter os contactos de potenciais vendedores.
  11.  # 159

Colocado por: PalhavaQue livro 📕, personalidade do mundo dos negócios
    ou familiar/amigo...whatever...foi uma fonte de inspiração para ter surgido a vontade de arriscar investindo em imobiliário?

Citando os clássicos...

Brueggeman & Fisher – Real Estate Finance and Investments.

🤷‍♂️
  12.  # 160

Colocado por: PalhavaEsta função do idealista permite obter algumas informações, como o historial de preços de imoveis numdeterminado edificio ao ongo dos anos, caso tenha sido por eles listado.
    Alguém sabe se há agências imobiliárias por detrás desta plataforma?

A base são asking prices de anúncios, calibrados "de quando em vez" por transações de que têm conhecimento (calculo que uma num milhão 😁).
    Concordam com este comentário: Palhava

0.0431 seg. NEW