Iniciar sessão ou registar-se
    • RSP
    • 10 janeiro 2026

# 101

Uma pergunta a propósito das coberturas: as piscinas devem ficar abertas e com máquinas a funcionar no outono / inverno (ainda que com menos horas de funcionamento) ou cobertas e com máquinas desligadas?

Fiz piscina no ano passado, com tratamento a sal, e este outono / inverno tem estado aberta e com máquinas a funcionar...

Mas já me disseram que as máquinas de sal têm tempo útil de vida.

Ou seja: não gasto dinheiro na cobertura agora, mas vou ter de substituir a máquina de sal mais cedo...

Qual é a v/ opinião?
  1.  # 102

A minha é de sal e no inverno desligo todas as máquinas exceto o filtro, que deixo a trabalhar mas menos horas do que no Verão. Em paralelo, coloco uma pastilha de cloro por mês e desde que passei a fazer desta forma tenho sempre a água cristalina.
    Concordam com este comentário: rjmpires, RUIOLI
    • ALCLCF
    • 10 janeiro 2026 editado

# 103

a minha opinião foi a simplicidade e o que funciona há décadas sem problemas....pastilha de cloro (que a malta com piscina a sal tb pode fazer). No Inverno com temperaturas abaixo dos 10ºC é 1 pastilha a cada mês, mês e meio e 2 a 3h de funcionamento diário da bomba.

cobertura não tenho, ando a "estudar" o assunto e a arranjar feedback de quem fez e tenho dúvidas quando ao enquadramento da/para a CM. Principal motivo é o lixo de outono/inverno (estou rodeado de árvores de folha caduca) e a bicharada (rãs, toupeiras, ratinhos do campo...e os insectos), porque apesar de ter robot que dá conta do recado ainda não se limpa (filtros), lava e recolhe sozinho.
    Deduzo que reduza também tanto a perda de água no Verão, como a energia gasta a esvaziar no Inverno (tubo ladrão só funciona já os skimmers estão submersos, o que derrota o objectivo da filtração).
  2.  # 104

Colocado por: RSPUma pergunta a propósito das coberturas: as piscinas devem ficar abertas e com máquinas a funcionar no outono / inverno (ainda que com menos horas de funcionamento) ou cobertas e com máquinas desligadas?

Fiz piscina no ano passado, com tratamento a sal, e este outono / inverno tem estado aberta e com máquinas a funcionar...

Mas já me disseram que as máquinas de sal têm tempo útil de vida.

Ou seja: não gasto dinheiro na cobertura agora, mas vou ter de substituir a máquina de sal mais cedo...

Qual é a v/ opinião?

Colocado por: Jorge_GonçalvesA minha é de sal e no inverno desligo todas as máquinas exceto o filtro, que deixo a trabalhar mas menos horas do que no Verão. Em paralelo, coloco uma pastilha de cloro por mês e desde que passei a fazer desta forma tenho sempre a água cristalina.
    Concordam com este comentário:rjmpires

Já experimentei várias alternativas, e a mais simples, barata e que dá menos trabalho é esta.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  3.  # 105

Colocado por: marco1humm, qualquer guardazita singela resolve isso.
    sendo de borda infinita ficava estranho nao acha?
  4.  # 106

na zona do terraço que não tem piscina já vai ter ali um murete ( do lado sul) com cerca de 50 cm correto?
    mas efetivamente se vai ter o lado nascente e norte da piscina com borda infinita, não se justifica os degraus corridos, faça então uns degraus com 90 cm de largura e pronto.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  5.  # 107

Colocado por: marco1na zona do terraço que não tem piscina já vai ter ali um murete ( do lado sul) com cerca de 50 cm correto?
    mas efetivamente se vai ter o lado nascente e norte da piscina com borda infinita, não se justifica os degraus corridos, faça então uns degraus com 90 cm de largura e pronto.
    Concordam com este comentário:RUIOLI
    na zona do terraço em princípio serao floreiras a servir de proteção, como na imagem.
    Alias esta zona será mais ou menos como na imagem, mas com piscina a transbordar para o tanque em baixo.
    Os degraus corridos e a respetiva proteção ficaria estranho.
      IMG_5038.jpeg
  6.  # 108

Já vais na piscina e não partilhas nada malandro! :p
  7.  # 109

Colocado por: gil.alvesJá vais na piscina e não partilhas nada malandro! :p
    Antes fosse, isto é só no papel para me entreter :)
    A piscina será das primeiras coisas a fazer, tem de ser feita antes da primeira laje, já que a mesma apoia no muro da piscina.
  8.  # 110

Colocado por: DR1982Antes fosse, isto é só no papel para me entreter :)

Vou fazer uma vaquinha para te mandar uns cogumelos… :p
  9.  # 111

vejo evoluções positivas no terraço no topo norte da piscina :) , algo que já tinha aflorado
  10.  # 112

Colocado por: marco1vejo evoluções positivas no terraço no topo norte da piscina :) , algo que já tinha aflorado

Nao, não :)
    Esta imagem 3D é uma imagem que roubei para explicar melhor como conto fazer, nao é um 3D do meu projeto.
    O 3D mais atual do meu projeto continua este, se bem que depois com o tanque de compensação a nascente e a norte a coisa tera de ser ajustada, neste caso as escadas que se ve na imagem.
    De resto mantem se a intenção de fazer assim.
      IMG_5045.jpeg
  11.  # 113

bolas estamos a ver a coisa ás miginhas, onde está o portão ? para onde escorre a água nesta imagem é por cima da pedra? ou faz uma caleira e a pedra estará sempre seca?
  12.  # 114

Colocado por: marco1bolas estamos a ver a coisa ás miginhas, onde está o portão ? para onde escorre a água nesta imagem é por cima da pedra? ou faz uma caleira e a pedra estará sempre seca?
    Nao ha 3D com o portao, sera algures onde esta o arbustro. Sim escorre por cima da pedra para o tanque de compensação que tera uns 80cms de altura
  13.  # 115

DR

perdi uma imagem que já por aqui tinhamos exposto, é de uma piscina eom pedra por fora que se elevava no terreno assim como a sua penso que tambem de borda infinita será que consegue localiza-la? obrigado
    Concordam com este comentário: tiagodiaf
    •  
      marco1
    • 12 janeiro 2026 editado

# 116

ops
    esqueça era esta
    tem a particularidade de ser um tipo de borda infinita mas tem ali uma caleira quase no topo e a água não escorre pelo muro abaixo
      2AEDF3C2-2357-4BB8-B0BB-52002C819D7F.jpeg
  14.  # 117

Entao acha que a agua a escorrer na parede até ao tanque fica mal é isso?
    É que acaba por ser mais simples de fazer do que com caleira como nessa imagem.
  15.  # 118

sinceramente acho, ao longo do tempo a pedra vai acabar por ganhar verdete e isso é água que vai voltar á piscina e esteticamente não sei se essa "patine" com o verdete se adequa ao estilo da casa.
    Concordam com este comentário: Jorge_Gonçalves
  16.  # 119

Colocado por: marco1sinceramente acho, ao longo do tempo a pedra vai acabar por ganhar verdete e isso é água que vai voltar á piscina e esteticamente não sei se essa "patine" com o verdete se adequa ao estilo da casa.
    Pois, provavelmente ate tem razao.
    Em termos de construção é mais facil porque basta colocar uma pedra de “coroamento” com a inclinação pra dentro e pronto, sinceramente nao estava muito com vontade de complicar a coisa…
  17.  # 120

Para os mais entendidos, esta diferença entre a linha de agua e a esplanada de apenas 5cms na prática funciona? Ou é preciso mais?
      IMG_5523.jpeg

0.0332 seg. NEW