Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: eu

Então, em teoria, as leis da Venezuela também se podem aplicar nos EUA?

Em teoria talvez sim.
    Aliás, as leis e direitos internacionais assim como humanos são todos teorias para os mais poderosos.
    Na prática um chiuaua pode sempre tentar morter um pitbull
    Concordam com este comentário: eu
  2.  # 2

Mas não é só agora que andamos com contabilidades criativas para a % na defesa.
    O orçamento da GNR sempre contou como despesa na defesa para a NATO.
    Agora é pôr linhas de comboio e pontes nas despesas.
    Parecem os empresários a comprar móveis para a casa dos filhos do patrão com o NIF
  3.  # 3

Colocado por: Dias12Mas não é só agora que andamos com contabilidades criativas para a % na defesa.
    O orçamento da GNR sempre contou como despesa na defesa para a NATO.

Claro que nao.
    A grande preocupacao dos europeus sempre foi utilizar contabilidade criativa para tudo o que era investimento militar.
    Depois nao e de espantar que com uma guerra as portas, o melhor que conseguimos fazer e alocar umas codeas para comprar material militar americano como forma de ajuda aos ucranianos. E o pouco material que mandamos para la ate dar vergonha, porque esta no mesmo estado que muito do material russo
    • eu
    • 8 janeiro 2026

# 4

Colocado por: Malaico_EV

Em teoria talvez sim.
    Aliás, as leis e direitos internacionais assim como humanos são todos teorias para os mais poderosos.
    Na prática um chiuaua pode sempre tentar morter um pitbull
    Concordam com este comentário:eu

Portanto, mais vale assumir que os mais fortes fazem o que lhes apetece aos mais fracos.

E ainda pensamos que a humanidade evoluiu muito...
    Concordam com este comentário: Jorge_Gonçalves
  4.  # 5

Portanto, mais vale assumir que os mais fortes fazem o que lhes apetece aos mais fracos.

É da natureza humana
    • SrR
    • 8 janeiro 2026

# 6

5.  # 7

Colocado por: euPortanto, mais vale assumir que os mais fortes fazem o que lhes apetece aos mais fracos.

Como é que pensa que países ricos conseguem ser líderes na miséria do povo

Colocado por: taunus

É da natureza humana

Não, é a natureza da natureza. O humano tem o previlégio sobre os restantes animais de conseguir ser hipócrita.
    • eu
    • 8 janeiro 2026

# 8

Colocado por: Malaico_EVComo é que pensa que países ricos conseguem ser líderes na miséria do povo

Mas é bom que se assuma isto, que muitos seres humanos defendem e praticam a "lei da selva".

Eu tinha a esperança que a humanidade pudesse ser um pouco mais... iluminada.
  6.  # 9

Colocado por: euEu tinha a esperança que a humanidade pudesse ser um pouco mais... iluminada.

É desligar tvs e internet. Resolve logo a maior parte dos problemas.
    Concordam com este comentário: fadadolar
  7.  # 10

Colocado por: euPortanto, mais vale assumir que os mais fortes fazem o que lhes apetece aos mais fracos.

Sempre assim foi e vai continuar a ser. Os europeus é que andaram a sonhar com um mundo diferente durante os últimos 80 anos. Enganaram-se.
    • eu
    • 8 janeiro 2026 editado

# 11

Colocado por: PickaxeSempre assim foi e vai continuar a ser. Os europeus é que andaram a sonhar com um mundo diferente durante os últimos 80 anos. Enganaram-se.

Sim, a realidade atual demonstra-o.

É pena, sempre acreditei que o ser humano podia libertar-se dos seus instintos animais mais bárbaros e evoluir para algo mais sensato. Estava enganado.
    Concordam com este comentário: Jorge_Gonçalves, desofiapedro, ClioII
    • eu
    • 8 janeiro 2026

# 12

Colocado por: SrRhttps://expresso.pt/internacional/america-latina/venezuela/2026-01-08-estados-unidos-preparam-exercito-dos-sonhos-com-orcamento-de-defesa-recorde-de-15-bilioes-b1713d4a

É melhor usar o dinheiro no poderio militar do que em cuidados de saúde.

É que a saúde dos americanos não serve para roubar petróleo aos outros.
  8.  # 13

Sim, a realidade atual demonstra-o.

É pena, sempre acreditei que o ser humano podia libertar-se dos seus instintos animais mais bárbaros e evoluir para algo mais sensato. Estava enganado.
    Concordam com este comentário:Jorge_Gonçalves

O pior é que quem vive em ilusões vai sempre acabar por ter uma desilusão.
    A UE achava que nem era necessário pagar á NATO os valores acordados...
    • eu
    • 8 janeiro 2026 editado

# 14

Presidente Alemão a dizer a verdade:

BERLIN, Jan 8 (Reuters) - German President Frank-Walter Steinmeier has strongly criticised the U.S. foreign policy under President Donald Trump and urged the world not to let the world order disintegrate into a "den of robbers" where the unscrupulous take what they want.

Describing Russia's annexation of Crimea and the full-scale invasion of Ukraine as a watershed, Steinmeier said the U.S. behaviour represented a second historic rupture.

"Then there is the breakdown of values by our most important partner, the USA, which helped build this world order," Steinmeier said in remarks at a symposium late on Wednesday.

"It is about preventing the world from turning into a den of robbers, where the most unscrupulous take whatever they want, where regions or entire countries are treated as the property of a few great powers," he said.
    • eu
    • 8 janeiro 2026

# 15

Colocado por: Malaico_EVA UE achava que nem era necessário pagar á NATO os valores acordados...

Não "é pagar à NATO", é gastar uma percentagem do PIB em defesa.

As palavras usadas têm importância.
  9.  # 16

Colocado por: euNão "é pagar à NATO", é gastar uma percentagem do PIB em defesa.

As palavras usadas têm importância.

É igual, é gastar dinheiro.
    • eu
    • 8 janeiro 2026

# 17

Colocado por: Malaico_EVÉ igual, é gastar dinheiro.

Não, não é, a forma como se dizem as coisas tem importância.
    Concordam com este comentário: SrR, desofiapedro, OliveiroS/N
  10.  # 18

Colocado por: euÉ que a saúde dos americanos não serve para roubar petróleo aos outros.

Exato, e o petróleo dos outros tem servido para "tratar da saúde" a muita gente. Venezuela, Rússia, Nigéria, Irão Líbia, Angola, etc todos com excelente saúde e refugio dos americanos.
    • SrR
    • 8 janeiro 2026

# 19

Colocado por: Pickaxe
    Sempre assim foi e vai continuar a ser. Os europeus é que andaram a sonhar com um mundo diferente durante os últimos 80 anos. Enganaram-se.
    não se enganaram , durante 80 anos esse "sonho" garantiu o maior período de estabilidade, desenvolvimento e crescimento entre os paises que o continente viu, isto tudo depois da lei do mais forte ter nos arrastado para os tempos mais negros que vimos, entretanto á luz dos novos tempos com o aparecimento dos iluminados das respostas fáceis para problemas complexos a Europa está obrigada a se armar infelizmente não há outra opção, esperando o melhor e preparados para o pior, dito isto não é culpa dos "sonhos" europeus que estamos neste ponto.
  11.  # 20

Colocado por: euPresidente Alemão a dizer a verdade:

A verdade dele. A Alemanha foi a principal financiadora da revolta dos motoqueiros que levou á ocupação da Crimeia e do Donbass pela Rússia, praticamente sem disparar um tiro. Depois abandonaram a Ucrânia porque o gás russo era mais importante. Só depois do criminoso Putin ter tentado ocupar o restante é que acordaram para uma situação descontrolada, a fornecer equipamento militar obsoleto e a impor umas sanções ás mijinhas. A antecessora já reconheceu que fez asneira mas paciência.

0.0203 seg. NEW