Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Pretendo aproveitar a água de um poço para abastecimento da minha futura casa (sanitas, máquinas e jardim) usando um apoio de um reservatório com cerca de 1000L no sótão.
    Qual será o tipo (material de construção ou marcas) de reservatório com melhor relação preço/qualidade?
    • eu
    • 13 abril 2010

# 2

Eu sugiro-lhe que em vez de usar um único reservatório de 1000 L, use vários mais pequenos, que até podem ser de plástico.
  2.  # 3

http://www.tubofuro.pt/TABELA/RESERVATORIOS.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  3.  # 4

Colocado por: euEu sugiro-lhe que em vez de usar um único reservatório de 1000 L, use vários mais pequenos, que até podem ser de plástico.
    Mas para isso, por exemplo, com reservatórios de 200L, precisava de 5...
    Sendo que, 1000L equivalem a 1m^3, um reservatório de 1000L poderá provocar problemas no sótão?

@PauloCorreia,
    obrigado mas, esses não dão para se colocar no sótão... ;-(
  4.  # 5

Não se deixe enganar pelas fotografias, eles têm uns pequenos, mas se o sotão já existe, nunca conseguirá lá colocar nada
  5.  # 6

Colocado por: PauloCorreiaNão se deixe enganar pelas fotografias, eles têm uns pequenos, mas se o sótão já existe, nunca conseguirá lá colocar nada
    Vou ver melhor o pdf .... ;-)
    A ideia é colocar durante a construção do sótão...
    Pois, depois de construído o sotão é complicado ;-)
  6.  # 7

logo vi que se tinha assustado

O reservatório TV500 tem 81cm de diametro e 1.04m de altura com 490lt de capacidade e custa 227,78€

Não consegue meter isto lá?????
  7.  # 8

Já tive a ver melhor e.... parece que de facto se pode utilizar ... ;-)
    Colocado por: PauloCorreiaO reservatório TV500 tem 81cm de diametro e 1.04m de altura com 490lt de capacidade e custa 227,78€

Não consegue meter isto lá????
    Esse consigo na boa... tenho é de optar por 2 desses, lado a lado, por vasos comunicantes :-) ou então optar pelo TV-1700, que com 1,85m de altura e 1,06m de diâmetro, já consegue guardar 1650L pelo preço de dois TV-500.
    Não sei é se tenho altura suficiente no sótão e, mesmo que tenha, se a pressão de ~1650Kg numa área de ~3,52m^2 (~471g/cm^2, se não me enganei nos cálculos) é facilmente suportável.
  8.  # 9

Boas

se a pressão de ~1650Kg numa área de ~3,52m^2 (~471g/cm^2, se não me enganei nos cálculos) é facilmente suportável.

A pressão exercida não é essa uma vez que a área a considerar será apenas a da base do depósito. Acho que deve ser considerada como uma concentrada e ainda que deve tomar precauções fazendo descarregar esse peso em elementos estruturais que não a laje. Só para ter uma ideia no cálculo das lajes de sótão é normalmente prevista uma possível (sobre)carga de 100 Kg/m2. A carga que quer aplicar significa qualquer coisa como 1870 Kg/m2.

cumps
    José Cardoso
  9.  # 10

Colocado por: j cardosoA pressão exercida não é essa uma vez que a área a considerar será apenas a da base do depósito. Acho que deve ser considerada como uma concentrada e ainda que deve tomar precauções fazendo descarregar esse peso em elementos estruturais que não a laje. Só para ter uma ideia no cálculo das lajes de sótão é normalmente prevista uma possível (sobre)carga de 100 Kg/m2. A carga que quer aplicar significa qualquer coisa como 1870 Kg/m2.

Bom.... então estou com problemas :-)

O TV-500 têm um diâmetro de 0,81m, logo, têm uma área de 0,52m^2.
    Com cerca de 500L ~= 500Kg, tenho ~971Kg/m^2, bem longe dos 100Kg/m^2...

Mesmo colocando o depósito encima de um pilar poderei ter problemas?
  10.  # 11

Boas

O TV-500 têm um diâmetro de 0,81m, logo, têm uma área de 0,52m^2.
    Com cerca de 500L ~= 500Kg, tenho ~971Kg/m^2, bem longe dos 100Kg/m^2...

Por aí não vai lá. 100 Kg/m2 equivale a 100 l/m2, ou seja, 10 cm de altura de água. Mesmo prescindindo das margens de segurança e arriscando muito, se usar 300 Kg/m2 são apenas 30 cm de altura de água/m2. A solução é criar um apoio para o depósito. Já tem a estrutura pronta? Se ainda estiver em fase de construção não deverá ser difícil resolver a questão.

cumps
    José Cardoso
  11.  # 12

Boas

consigo uma solução rectangular com base de 1,35X0,85m com altura de 0,580m para 500L
    solução quadrada com base de 1,085m com altura de 1,13m para 1000L
    Cumprimentos
    Sezinando
  12.  # 13

Colocado por: j cardosoA solução é criar um apoio para o depósito. Já tem a estrutura pronta? Se ainda estiver em fase de construção não deverá ser difícil resolver a questão.
    Ainda estou em fase de projecto.
    Até que ponto é fácil (e barato) reforçar a laje para suporta este peso extra?
  13.  # 14

Boas

Em geral não é difícil, mas é impossível avaliar a sua questão em concreto sem conhecer o projecto. Normalmente passará por escolher o local mais adequado "estruturalmente" e reforçar o pavimento ou instalar uma viga que receba essa carga e a transmita aos pilares. O autor do projecto de estabilidade é a pessoa indicada para apontar a solução. É normalmente fácil e o custo desprezível, se for planeado de antemão.

cumps
    José Cardoso
    • eu
    • 13 abril 2010 editado

# 15

Colocado por: j cardosoSó para ter uma ideia no cálculo das lajes de sótão é normalmente prevista uma possível (sobre)carga de 100 Kg/m2

Este número (100 Kg/m2) estará correcto? Penso que as lajes são dimensionadas para cargas bem mais elevadas.
  14.  # 16

Boas

Na realidade não há sequer uma sobrecarga de utilização prevista para as lajes de tecto (que não sejam a cobertura). Assim a sobrecarga a utilizar depende do uso que vai ter. Pessoalmente, e no caso em que não está prevista a utilização do sótão, considero sempre 1 Kn/m2 (= 101,972 Kg/m2) já que muitas das vezes servem para empilhar velharias. As sobrecargas em pavimentos residenciais pode ser de 1,5 ou 2,0 KN/m2. Dormitórios ou salas de aula (entre outros) 3,0 KN/m2. Restaurantes e cafés 4 KN/m2. E por aí adiante.

PS: nestes valores não se incluem pesos de revestimentos ou paredes

cumps
    José Cardoso
  15.  # 17

Bem.... como pretendo algo como 1000Kg/m2 (algo próximo de 10KN/m2), tenho de reforçar bastante essa zona do tecto...
    Se num restaurante prevê-se sobrecargas de 4KN/m2.... no meu caso, tenho de prever o equivalente a ter 2,5 restaurantes no sótão...

Penso que não é muito viável.... certo?
    Será mesmo:
    Colocado por: j cardosoÉ normalmente fácil e o custo desprezível, se for planeado de antemão.
  16.  # 18

Boas

Será mesmo:

Colocado por: j cardoso
    É normalmente fácil e o custo desprezível, se for planeado de antemão.

É, pode acreditar.

Se num restaurante prevê-se sobrecargas de 4KN/m2.... no meu caso, tenho de prever o equivalente a ter 2,5 restaurantes no sótão...

Não é bem assim. Como disse atrás essa carga deve ser considerada como uma carga concentrada (não é necessário prever em todo o sótão a sobrecarga que fala). A solução não é complicada (já fiz projectei várias instalações do género).

cumps
    José Cardoso
  17.  # 19

Estive na feira de Março (Aveiro) no ano passado e estava lá uma empresa de seu nome Idiaurbe com uns sistemas modulares em metal revestidos a lâmina de PVC que permitem acondicionar desde líquidos como água potável, até sólidos a granel. Se quiser procuro o contacto.

tem aqui o folheto
    https://forumdacasa.com/discussions/?PostBackAction=Download&AttachmentID=750
  18.  # 20

Porque é que não põe um balão?
    Ocupa pouco espaço, dá-lhe a pressão que quiser, um dia se precisar de regar tem pressão para os aspersores, é barato, e por m^3 continua a ser muito mais barato que o m^3 de água de abastecimento público.
    A utilização de depósitos têm mais justificação se a captação de água tiver muito pouca água (máx 1000l/h), para ir armazenando pouco a pouco.
    Cuidado a escolher a bomba que vai colocar no poço, veja o consumo eléctrico/caudal/altura manométrica (altura que necessita elevar a água). Com uma bomba sobredimensionada vai gastar electricidade sem necessidade.

0.0160 seg. NEW