Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: jnascimentoPorque é que não põe um balão?
    Ocupa pouco espaço, dá-lhe a pressão que quiser, um dia se precisar de regar tem pressão para os aspersores, é barato, e por m^3 continua a ser muito mais barato que o m^3 de água de abastecimento público.
    Essa é outra opção...
    A ideia do reservatório é para não ter a bomba a trabalhar sempre que se queira água, po-la a funcionar nas horas de vazio, prever faltas de água da rede....

    Colocado por: jnascimentoA utilização de depósitos têm mais justificação se a captação de água tiver muito pouca água (máx 1000l/h), para ir armazenando pouco a pouco.
    Mais esta razão.... não sei qual é o caudal da captação.

    Colocado por: jnascimentoCuidado a escolher a bomba que vai colocar no poço, veja o consumo eléctrico/caudal/altura manométrica (altura que necessita elevar a água). Com uma bomba sobredimensionada vai gastar electricidade sem necessidade.
    Já tinha em mente alguns desses cuidados, obrigado.
  2.  # 22

    Caro "mafgod"
    Vou tentar dar mais um contributo.

    Não sei se a preocupação de extrair água nas horas de vazio valerá a pena. Uma bomba razoável para extrair os tais 1000L de água de um furo (o que requer alturas manométricas maiores), não necessita de mais de 0,15Kw (assumindo uma bomba que tire 8000L/h e que gaste 1.2Kw/h). Fazendo as contas verá que o ganho é mínimo.

    Seja para o reservatório ou para um balão, antes de colocar uma bomba no poço, tem de saber o caudal que o poço permite tirar... Faça um teste antes com bomba emprestada ou fale com a pessoa que vai instalar o sistema.

    Não referi no outro post, mas vou referir agora. Penso que está a falar de um furo e não de um poço.
    Isto prende-se com questões de qualidade. A água extraída de um poço tem sedimentos em suspensão, que agrava em altura de chuvas. Se for para utilizar a água para máquinas convém ter esta questão em mente.
    Outra questão prende-se com o calcário e/ou o ferro, mas isso depende mais da geologia onde está o poço do que do tipo de captação. Nem que seja apenas para usar em máquinas ou autoclismos a presença abundante de um destes dois elementos pode inviabilizar a utilização da água. Pode mandar analisar ou tentar perceber se existem resíduos brancos ou amarelos/vermelhados.

    Agora sinceramente, entre colocar um depósito num sótão ou um balão, opte pelo segundo.
    Cumprimentos
  3.  # 23

    Penso que está a falar de um furo e não de um poço.
    Queria dizer "Penso que está a falar de um poço e não de um furo."
  4.  # 24

    Mais uma achega
    Uma vez que é para aproveitar as horas de vazio, apenas não utilizaria a bomba nesse período para o enchimento dos autoclismos, uma vez que as máquinas iriam lavar dentro deste período. Aí a diferença será ainda mais residual.
  5.  # 25

    Penso que o jnascimento já disse quase tudo, mas acrescento atenção à pressão..
    Para que quer utilizar a água, em específico?
    Sanitas Ok
    Torneira de serviço na garagem ou jardim, para lavar o carro ou o chão? OK
    Maq lavar roupa? Ok (em principio)

    Maq lavar loiça? NÃO
    Aspersores? NÃO

    Antes de escolher seja o que fôr verifique o caudal do poço.
    Em que zona do país está? Isto é muito importante.
    Se escolher um depósito certifique-se que os mesmos são totalmente opacos... Se deixarem passar luminosidade, certifique-se que ficam num sítio escuro.
  6.  # 26

    A ideia é o reservatório ficar no sótão, logo protegido do sol e chuva.
    O poço irá ficar na cave, logo a questão dos sedimentos em suspensão será eliminada, certo?
    Terei de, forçosamente, analisar a qualidade da água.... mas, segundo dizem, e vale o que vale, há uns largos anos atrás, este poço/mina foi usada para abastecimento dos habitantes próximos (não havia água canalizada na altura).

    Colocado por: PBarataPara que quer utilizar a água, em específico?
    Sanitas Ok
    Torneira de serviço na garagem ou jardim, para lavar o carro ou o chão? OK
    Maq lavar roupa? Ok (em principio)

    Maq lavar loiça? NÃO
    Aspersores? NÃO
    A ideia é de facto usar a água para isso tudo e, quiçá, até para banhos (utilizando o painel solar).
    Porque diz que maq. lavar loiça não?
    A ideia é usar filtros á entrada do reservatório, painel solar e na bomba de água logo à entrada...
  7.  # 27

    Boas,
    Só venho alertar para o cuidado que é necessário ter para com águas não tratadas estagnadas em depósitos. Esta água apenas deve ser usada em banhos, ou na lavagem de louça,se em algum ponto do seu percurso ultrapassar os 64º C ou ser alvo de desinfecção.
  8.  # 28

    O problema no post imediatamente anterior a este, é a pressão para a rega e para a máquina de lavar louça. Enquanto a maq de lavar roup, leva o tempo necessário para encher, na maq de lavar louça é necessária pressão. Para rega com aspersores então, nem vale a pena pensar nisso.

    O problema dos sedimentos não é a deposição atmosférica, mas sim o arrastamento pela água subsuperficial, no entanto, não quer dizer que vá ter este problema.

    O facto de ter servido para abastecer a população poderá ser um bom indicador (no que concerne a sedimentos, calcário e ferro, porque são elementos visíveis). Mas quanto a banhos já está a arriscar um bocado, não tanto como se fosse para beber, mas... Relativamente aos banhos o problema prende-se com contaminação bacteriana. Um animal enterrado nas imediações... espalhamento de estrume nas imediações, fugas de esgotos... e tudo o que se lembre. O dito popular antigo que o solo limpa tudo já foi... Se tem hipóteses de usar água de abastecimento público é preferível.

    Os filtros têm custos de aquisição, manutenção e é necessária mais pressão. Como é que estava a pensar levar a água do reservatório para o painel solar? eu disse estava porque não acredito que ainda esteja a pensar nisso. ;-) porque senão tem mais esta: se for para tomar banho, de vez em em quando tem de mandar desinfectá-lo.

    Não o quero baralhar, mas sim a dar o meu contributo para que decida pelo melhor. Portanto vou fazer aqui um ponto de ordem:
    Se fosse eu fazia assim:
    Uma vez que é um poço, usaria uma bomba externa com chupador. Este chupador deveria estar o máximo possível no centro do poço e, dependendo da profundidade deste, no máximo a 2m do fundo (sedimentos). Deixe mais tubo que o suficiente, para em anos de seca poder baixá-lo.
    Até podia pôr uma bomba com pressostato (não sei se é assim que se escreve, em inglês é pressure switch) e assim esquecer o reservatório e o balão. Mas esta questão (não a do reservatório, que essa é para esquecer!) veja com uma loja de bombas que eles sabem qual a mais indicada para si.

    Usaria essa água para (por prioridade):
    Rega - faz todo o sentido
    Autoclismos - todo o sentido faz
    Máquinas de lavar - depende da dureza total e ferro
    Lavagens
    Outros fins menos nobres que não me esteja a lembrar.

    Não arriscava mais que isto, se não tivesse outra fonte de água... mas assim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  9.  # 29

    Colocado por: Ema22Só venho alertar para o cuidado que é necessário ter para com águas não tratadas estagnadas em depósitos.
    Como vai ser usada para sanitas e máq. lavar roupa/loiça, dificilmente a água vai ficar parada no reservatório :-)
    Exceptuando os dias em que estarei de férias obviamente :-)
    A ideia é não usar esta água para consumo humano, para isso terei um circuito paralelo vindo da rede de abastecimento público.
  10.  # 30

    Colocado por: jnascimentoRelativamente aos banhos o problema prende-se com contaminação bacteriana. Um animal enterrado nas imediações... espalhamento de estrume nas imediações, fugas de esgotos... e tudo o que se lembre. O dito popular antigo que o solo limpa tudo já foi... Se tem hipóteses de usar água de abastecimento público é preferível.

    Colocado por: jnascimentoComo é que estava a pensar levar a água do reservatório para o painel solar? eu disse estava porque não acredito que ainda esteja a pensar nisso. ;-) porque senão tem mais esta: se for para tomar banho, de vez em em quando tem de mandar desinfectá-lo.
    Bem... se for mesmo assim, penso que usar nos paineis estará fora de questão :-)
    Aqui usaria uma bomba do reservatório para o painel...
  11.  # 31

    Colocado por: jnascimentoO problema no post imediatamente anterior a este, é a pressão para a rega e para a máquina de lavar louça. Enquanto a maq de lavar roup, leva o tempo necessário para encher, na maq de lavar louça é necessária pressão. Para rega com aspersores então, nem vale a pena pensar nisso.

    O problema dos sedimentos não é a deposição atmosférica, mas sim o arrastamento pela água subsuperficial, no entanto, não quer dizer que vá ter este problema.

    O facto de ter servido para abastecer a população poderá ser um bom indicador (no que concerne a sedimentos, calcário e ferro, porque são elementos visíveis). Mas quanto a banhos já está a arriscar um bocado, não tanto como se fosse para beber, mas... Relativamente aos banhos o problema prende-se com contaminação bacteriana. Um animal enterrado nas imediações... espalhamento de estrume nas imediações, fugas de esgotos... e tudo o que se lembre. O dito popular antigo que o solo limpa tudo já foi... Se tem hipóteses de usar água de abastecimento público é preferível.

    Os filtros têm custos de aquisição, manutenção e é necessária mais pressão. Como é que estava a pensar levar a água do reservatório para o painel solar? eu disse estava porque não acredito que ainda esteja a pensar nisso. ;-) porque senão tem mais esta: se for para tomar banho, de vez em em quando tem de mandar desinfectá-lo.

    Não o quero baralhar, mas sim a dar o meu contributo para que decida pelo melhor. Portanto vou fazer aqui um ponto de ordem:
    Se fosse eu fazia assim:
    Uma vez que é um poço, usaria uma bomba externa com chupador. Este chupador deveria estar o máximo possível no centro do poço e, dependendo da profundidade deste, no máximo a 2m do fundo (sedimentos). Deixe mais tubo que o suficiente, para em anos de seca poder baixá-lo.
    Até podia pôr uma bomba com pressostato (não sei se é assim que se escreve, em inglês é pressure switch) e assim esquecer o reservatório e o balão. Mas esta questão (não a do reservatório, que essa é para esquecer!) veja com uma loja de bombas que eles sabem qual a mais indicada para si.

    Usaria essa água para (por prioridade):
    Rega - faz todo o sentido
    Autoclismos - todo o sentido faz
    Máquinas de lavar - depende da dureza total e ferro
    Lavagens
    Outros fins menos nobres que não me esteja a lembrar.

    Não arriscava mais que isto, se não tivesse outra fonte de água... mas assim.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:mafgod



    Concordo a 100%. Para mim as aplicações são mesmo essas...
    A questão da localizaçao é importante, tudo a sul de leiria, ou mesmo de coimbra, costuma ter problemas de calcário.
    Se for no norte normalmente não tem calcário, mas pode ter ferro (ou manganês).
    Estes parâmetros não têm influência na saúde (salvo em valores brutais), mas obrigam a manutenção de bombas e depósitos e tudo e mais alguma coisa... Faça uma análise à água, é muito barato e evita problemas.

    Já agora a máquina da loiça para além da questão da pressão tem também a questão bacteriana. Se a água tiver alguma contaminação, não vai querer lavar os pratos onde come com ela.
    Os 64º que foram referidos ajudam, mas não garantem nada.
    Repito, na máq roupa sim, na da loiça não.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  12.  # 32

    O que me dizem deste reservatório?
    Penso que o preço não chega aos 200€.
      cirera-silva-lda-deposito-1000-litros-285133.gif
    • Ema22
    • 30 abril 2010 editado

     # 33

    Boas,
    Por favor, não me ponham água (ou alimentos) em qualquer vasilhame sem saber se o material de que é feito é "seguro" quimicamente para o efeito. Estes contentores são usados para químicos. Verifique, para bem da sua saúde e dos seus, se o material é apto para alimentos. No mínimo tem de apresentar o símbolo "alimentar" (garfo e copo)

    http://www.gppaa.min-agricultura.pt/RegAlimentar/Materiais_contacto.html
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  13.  # 34

    Mesmo sendo apenas para sanitas/máq. lavar roupa e loiça/jardim e ficando no sotão (protegido do sol)?
  14.  # 35

    Boas,
    Para a maq. da louça: Não serve. A louça não deve ser higienizada com água não potável. Para a máquina da roupa: depende - até pode mas caso vá ter em casa alguém de risco, por exemplo um recém nascido, não deve. Para a horta e descargas sanita até pode, embora com uns pequenos "senão" desvalorizáveis no caminho.
    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  15.  # 36

    Colocado por: Ema22Para a horta e descargas sanita até pode, embora com uns pequenos "senão" desvalorizáveis no caminho.
    Que senãos são esses?
    Tou a ver que tenho de inv€stir num reservatório de melhor qualidade (ou então optar simplemente por não ter um).
  16.  # 37

    eu já lhe falei nuns balões? :-)
  17.  # 38

    Colocado por: jnascimentoeu já lhe falei nuns balões? :-)
    Pois, parece que terá de ser :-)
  18.  # 39

    Boa noite, vou explicar a situação utilizada pelo meu pai numa zona perto de Lisboa mas ainda não urbanizada, logo sem água canalizada. Temos um furo (mas já tivemos um poço, que esgotava rapidamente sobretudo no verão, mas não é importante) com 50 metros de profundidade onde está colocada um bomba imersa que retira a água e a coloca num balão. No balão encontra-se ligado os sistemas de rega (são dois) e um depósito de 1000 L. No depósito é efectuado uma primeira limpeza através de decantação (é por isso que o depósito existe) que se encontra ligado outro balão. Na saída deste balão existe um sistema de filtração por copos com filtro de carvão activo, corda de nylon, e outro que não me lembro do nome. A partir daqui alimenta a instalação de água de toda a casa. Qualquer info adicional.

    O meu site aqui
  19.  # 40

    Falta acrescentar que esta água não é utilizada para beber.
 
0.0238 seg. NEW