Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    realemente aqui para poder opinar gostava de ver + umas plantes e alçados!!

    Mas ao contrario dos muitos que opinao, e esta é tb SÓ a minha opinião, eu ate achei piada a planta! Exactametne por ser diferente!!! :D

    na sala consigo imaginar ao fundo um mega LDC com sofas e PUFS, já mais perto da cozinha o espaço de refeição!
    se o fishroom for o que eu estou apensar... http://www.greatinteriordesign.com/wp-content/uploads/2009/04/aquarium-art2.jpg ficará altamente!!!

    so acho q a IS que esta + perto da zona social, tivesse um aceso + directo!!
    Imaginando uma festa, com putos a dormir nos quartos,e ter q ir ao WC....

    HUgo nao consegue ter + plantas, alçados, fotos etc??
  2.  # 22

    Colocado por: FDSó por curiosidade, já tem mobiliário pensado para a casa?


    Sim já e com software adequado já o coloquei todo (medidas exactas) na planta!
  3.  # 23

    Colocado por: nomicrealemente aqui para poder opinar gostava de ver + umas plantes e alçados!!

    Mas ao contrario dos muitos que opinao, e esta é tb SÓ a minha opinião, eu ate achei piada a planta! Exactametne por ser diferente!!! :D

    na sala consigo imaginar ao fundo um mega LDC com sofas e PUFS, já mais perto da cozinha o espaço de refeição!
    se o fishroom for o que eu estou apensar... http://www.greatinteriordesign.com/wp-content/uploads/2009/04/aquarium-art2.jpg ficará altamente!!!

    so acho q a IS que esta + perto da zona social, tivesse um aceso + directo!!
    Imaginando uma festa, com putos a dormir nos quartos,e ter q ir ao WC....

    Hugo nao consegue ter + plantas, alçados, fotos etc??

    isso não é bem um fish room. isso é "apenas" (e já é muito que é bem bonito) um aquário. O fish room desse aquário está no andar de baixo!

    Como é evidente eu tenho os desenhos todos e mais alguns em 2d, em 3d, aprópria maqueta, mas não querem que eu coloque aqui o projecto de arquitectura todo pois não?!... Não saia daqui! :)

    Percebo que diz relativamente às I.S., mas vai haver uma porta grande que irá fechar o espaço da sala do resto!
    • nomic
    • 14 abril 2010 editado

     # 24

    nao tem q colocar todo o projecto!!
    mas certamente mais algumas fotos!!! julgo que ajudaria! e fotos da obra tem?? é em que zona esta sua casa?

    em relação ao fishroom http://www.greatinteriordesign.com/living-room-design/aquarium-art-in-your-living-room/#more-478 aqui tem umas ideias engraçadas...

    mas ok ja percebi, o fishroom é onde esta a maquinaria para o aquario será isso?

    mas d resto ate gosto da casa. So axo que perde entre o arrojado da sala e cozinha para a quadratura dos quartos como ja disseram anteriormente... a zona dos quartos parece um corredor de hotelm com os quartos de enfiada!!


    Mas como customo dizer, ainda bem q nem todos gostam do azul se não o que seria do amarelo!!

    mas vai separar a sala da cozinha?
    de qq das formas, para se ir ao WC social, tem q ir a zona intima certo?
  4.  # 25

    Colocado por: becas
    Defeitos mais evidentes (para mim, claro):
    - sala com uma configuração irregular, que vai prejudicar a disposição dos móveis e o espaço de circulação (o que é aquele rectângulo ao lado da cozinha - um balcão? onde ficaria a mesa de jantar? já experimentou dispor os sofás, tv, enfim, o comum numa sala de estar?);

    Já sim! eu já tenho os móveis que vou colocar e aravés de software tirei as medidas exactas de tudo (sofás, pufs, mesas, aparadores, TV, mesa de apoio, cristaleira, etc, etc, etc e "coloquei-os" no seu lugar!
    A mesa de jantar fica do lado esquerdo e a de estar do lado direito, se é que me fiz entender...
    À frente, e não ao lado, da cozinha é um balcao, sim!

    - corredor dos quartos muito comprido e sem luz natural - alguma razão para não ter aberturas naquele alçado?;

    Mas quem é que lhe disse que não terá luz natural. A luz natural não entra só dos lados, também pode entrar por cima. Pode ser aliás melhor aproveitada inclusivé, desta forma! O corredor tem cerca de 9 metros até à porta da suite, não me parece exagerado e como eu queria os quartos todos seguidos também não vejo muitas alternativas...

    - casa de banho da suite e roupeiro integrado, sem porta nem divisões para o WC - para além do problema da humidade, não lhe parece esquisito alguém estar sentado na sanita e ter o outro a escolher roupas nos roupeiros?
    porque não fecha, no mínimo, a zona íntima?;

    Vai ter de ter porta porque é obrigatório (mais uma lei excelente como a do bidé e da banheira) mas depois vou tirá-la. Quero que seja aberto de propósito e embora na planta parece "escancarado", na realidade só ficará "ligado". São opiniões eu sei!

    - casa de banho dos restantes quartos - muito pequena e sem banheira (não é obrigatório que haja pelo menos uma banheira?), longe do quarto ao lado da suite;

    É obrigatório sim, já expliquei esse ponto e admito que a IS comum poderia ser maior!

    - falta uma casa de banho social/de serviço - aqui é uma questão minha, acho sempre pouco um T4 só com 2 casas de banho;

    Compeendo que em teoria faça sentido dizer-se que 2 IS são poucas para um T4, mas julgo que neste caso são suficientes, embora admita que a IS comum pudesse ser maior.

    - aquele espaço ao lado da casa de banho vai servir para quê?se o quadrado com 2,9 corresponde a um armário, porque não prolongá-lo?
    Lavandaria e afins!

    - no espaço exterior, o que vai fazer com aquela reentrância em frente á cozinha?

    Ainda não tenho certeza. Tenho algumas ideias, mas ainda não me decidi. Hortinha com especiarias, jardim, nada, etc...

    Esta é minha opinião...mas se diz que tudo foi pensado ao pormenor e que a planta tem um ano de trabalho, será que está aberto a críticas (a avaliar pelo tom da última resposta, parece que não...). E se não está, porque é que pôs aqui a planta?

    Claro que estou aberto a críticas, a questão é serão inertes proque a planta já está fechada e já não há maneira de a alterar. Eu só coloquei a planta para ajudar no resto. Pelos vistos não devia ter colocado, se calhar preferiam que tivesse colocado imagens das cofragens e feito directamente as perguntas... Sou novo neste forum por isso não conheço muito a dinâmica, desculpem!
  5.  # 26

    mas vai separar a sala da cozinha?
    de qq das formas, para se ir ao WC social, tem q ir a zona intima certo?

    A sala da cozinha não. O que poderá ficar separado, embora duvide que alguma vez o vá fazer embora esteja previsto, é separar a sala+cozinha do resto, incluíndo hall, porta de entrada, etc!

    Quanto ao WC se considerar o módulo dos quartos como a zona íntima, sim, para lá ir é necessaário entrar na zona íntima.

    Mas como customo dizer, ainda bem q nem todos gostam do azul se não o que seria do amarelo!!

    A coisa mais acertada dista neste tópico!
    Eu costumo dizer que é por isso que o mundo não cái. :)
  6.  # 27

    Hugo

    concordo em grande parte com o que disse o J.Cardoso

    o espaço parece-me mal organizado sobretudo a parte dos quartos e garagem, e dizer que existe uma justificação estético-funcional para cada milimetro não significa que esteje bem feito, senão vejamos:
    - numa moradia a relação com o exterior é um elemento a previligiar e repare que se estiver na cozinha se quiser sair para fora não é uma coisa tão linear, assim como aquele espaço exterior que lhe é adjacente, não ter justificação util nenhuma e como que proporciona uma vista estrangulada para esse mesmo espaço.
    - o acesso á garagem com os carros parece uma coisa algo estrangulada
    - esse desligamento de volumes que fala pode muito bem ser feito sem recorrer a uma situação construtiva tão "labirintica" complicando a execução
    - esta casa parece ter nascido de um corpo existente ( zona dos quartos, o tal "cubo") em que, ao contrário da sala que acho interessante, parece-me até pela fenestração adoptada, uma "coisa" mal distribuida e muito vulgar.
    Mas tal como disse o Pedro Barradas, faltam elementos da envolvente para se dar uma opinião mais abalizada.


    Quer dizer, quase todos dizem que faltam elementos para dar uma opinião mais realista, mas o que é certo é que já quase todos emitiram opiniões, e opiniões muito específicas! :)

    A maioria das opiniões não se irão alterar qualquer seja os elementos que eu junte ou qualquer que seja a envolvente, a vista ou por aí fora! A opinião está formada e não a vão alterar!

    Mas não quero com isto dizer para pareram de criticar, antes pelo contrário. Não era o meu objectivo "discutir" a planta a este nível, até porque como já referi está fechada e todos os problemas que tem, já não poderão ser alterados, mas estou a gostar dos inputs, porque faz-me lembrar o que passei durante o tempo do projecto. Questionei +/- todos os pontos que têm apontado e isso é bom sinal! É sinal que também tive essas preocupações e que arranjei forma, muitas vezes não ideial mas possível, de resolver todas essas situações. Agora se essa forma é a melhor ou não, isso já depende da opinião de cada um. Agora agrada-me percebe que pensei em todas essas situações e não vou ser apanhado "com as calças na mão" dpeois da casa feita!

    Por isso, continuem com críticas à planta, por favor que eu vou tentando responder à medida das possibildiades!
  7.  # 28

    Só o faz se quiser, claro, mas tenho mesmo muita curiosidade em ver os móveis dispostos na sala...
    E como já disse o FD, partimos do princípio que quem põe a planta quer ouvir opiniões, realmente não tem quer ser assim...é o hábito...
  8.  # 29

    Deixe-me procurar se tenho aqui imagens dos móveis dispostos, que já coloco aqui...
  9.  # 30

    Gostaria imenso de ver outras imagens. Não poderá mostrar alçados? 3d?
  10.  # 31

    Àparte de todas as criticas e considerações que se podem colocar ao projecto.

    Devo salutar a atitude irreverente do cliente!

    Neste país de carros cinzentos e casas quadradas é inspirador ver que há pessoas que querem a SUA solução para um projecto.

    Como arquitecto acho que a sua atitude é de louvar.

    Cumprimentos e boa sorte!
  11.  # 32

    Colocado por: pmortalÀparte de todas as criticas e considerações que se podem colocar ao projecto.

    Devo salutar a atitude irreverente do cliente!

    Neste país de carros cinzentos e casas quadradas é inspirador ver que há pessoas que querem a SUA solução para um projecto.

    Como arquitecto acho que a sua atitude é de louvar.

    Cumprimentos e boa sorte!


    Uma vez que é arquitecto, deve ter a noção que as casas quadradas não são todas iguais...Fala a dona de uma casa quadrada que foi a MINHA solução para o projecto!
    Já agora, diferente não é necessariamente melhor, certo? às vezes, parece que se faz "esquisito" só para parecer "original" e consequentemente bom...
  12.  # 33

    Levou o meu comentário demasiado a peito becas :)

    As minhas desculpas se sentiu que desvalorizei as casas "quadradas", elas existem, têm qualidade, têm interesse, em termos pessoais há soluções das quais gosto bastante.

    Mas o que estava e está aqui em causa é louvar alguém que quer algo diferente.

    Não quero que me leve a mal mas inverto o que diz de; "Já agora, diferente não é necessariamente melhor, certo?" para dizer; e igual? é necessariamente melhor!?
    • becas
    • 14 abril 2010 editado

     # 34

    Eu não levo nada destas coisas a mal (muito menos a peito LOL)!
    Não, realmente a questão não é ser igual ou ser diferente, mas sim corresponder às necessidades de quem habita a casa, por um lado, e ser esteticamente atraente, por outro (com toda a subjectividade que o conceito de bonito encerra).
    Eu adoro casa térreas (não pude construir uma), mas adoro acima de tudo linhas direitas, plantas "limpas", sem cantos e cantinhos. Questão de gosto e personalidade. Por isso detesto aquela sala (mas NÃO sou eu que tenho de gostar!). Outra coisa são questões funcionais...ter uma sanita sem qq resguardo visual, por ex...ou não pensar nas necessidade de toda a família...por ex, Hugo, não sei se tem ou pensa vir a ter filhos (ou netos) pequenos, mas certamente sabe que uma banheira é utilíssima para dar banho a um bebé...coisas assim...penso muito no lado prático da vida!
  13.  # 35

    Já agora, diferente não é necessariamente melhor, certo? às vezes, parece que se faz "esquisito" só para parecer "original" e consequentemente bom...

    Nada mais acertado!
    Muitas vezes vemos coisas diferentes (não lhe quero chamar esquisitas) e perguntamos porque foi feito assim e as pessoas não têm resposta! Assim como muitas vezes vemos "mais do mesmo" e perguntamos porque foi feito assim e também não há resposta. "Está assim porque sim!!! Porque sempre foi assim!"

    Não vos passa pela ideia o que eu levei na cabeça de amigos e familiares, por a casa não ter 2 pisos! Só para dar um exemplo!
    E que é mais fria, e que é melhor seprar os quartos da sala por pisos, eu sei lá!
    Outra é o método construitivo! Eu por acaso vou construir em LGSF, mas não tenho nada contra este sistema ou qualquer dos outros, mas procurei primeiro informar-me de todas as possibilidades que havia. Muita gente a quem pergunto como vai construir fica feito parvo a olhar para mim como se fosse a pergunta mais parva do mundo... Há que olhar fora da caixa!

    Mas o que me deixa mais tranquilo é que todas estas questões que vocês têm levantado (e outra que nem sei como ainda ninguém frizou) eu pensei nelas. Eu debati-as com o arquitecto! E em conjunto chegámos a uma solução para o problema. Depois se a solução foi a melhor ou não isso é outra questão e depende muitas vezes gostos pessoais, mas o que me deixa tranquilo é saver que pensei nesses problemas todos, e ter encontrado solução (muitas vezes a possível) para eles.



    Quanto a desenhos, tenho aqui uns que sairam numa revista (é da maqueta). Não acredito que vá mudar opiniões, mas aqui ficam:
  14.  # 36

    Isto do fazer projectos é realmente complicado, costumo dizer que para um projecto têmos uma manta pequenina, que tem de esticar para tapar os pés a todos!

    Mais uma vez parabéns Hugo!
  15.  # 37

    porque essa solução?
    sem mais informação de implantação, parece-me descabida, sem justificação de envolvencia.
    peça para rever o projecto.
    e essa ligação de corpo de morfologia mais orgânica não liga com esse corpo mais rectilíneo.
    na minha e única opinião está bastante deficiente o projecto.
    cumprimentos
    • nomic
    • 14 abril 2010 editado

     # 38

    eu Gosto muito!

    vai haqver piscina?
    giro seria criar a ilusão de ligação entre um mega aquariu e a piscina ;) e depois usar tubos trasnparentes cheios de agua e ligados ao aquario e que serviriam para os peixinhos passear q com ligação ao exterior iria transportar luz para o interior!

    http://novo-mundo.org/log/geral/divirta-seus-peixes-com-uma-ponte-entre-aquarios.html
    • becas
    • 14 abril 2010 editado

     # 39

    Ai, ai...ainda gosto menos...
    Os dois módulos não encaixam...têm lógicas totalmente distintas! Então aqueles telhados todos (não sei o nome técnico) na zona da sala e cozinha...a (não ligar) com a cobertura plana da restante casa...
    Pronto, são gostos, mas nas maquetas as casas até costumam parecer mais bonitas do que ficarão na realidade, aqui pode ser que seja o contrário...
    Com a maqueta, há soluções que ainda parecem mais incompreensíveis...na zona da casa que vai ficar virada "para dentro", sem problemas de privavidade (no corredor dos quartos, na sala) os vãos não têm janelas; na parte virada para a rua já têm...Vai ter um jardim emoldurado por paredes sem janelas, quando podia aproveitar magnificamente esse espaço exterior!
  16.  # 40

    Colocado por: becasAi, ai...ainda gosto menos...
    Os dois módulos não encaixam...têm lógicas totalmente distintas! Então aqueles telhados todos (não sei o nome técnico) na zona da sala e cozinha...a (não ligar) com a cobertura plana da restante casa...
    Pronto, são gostos, mas nas maquetas as casas até costumam parecer mais bonitas do que ficarão na realidade, aqui pode ser que seja o contrário...
    Com a maqueta, há soluções que ainda parecem mais incompreensíveis...na zona da casa que vai ficar virada "para dentro", sem problemas de privavidade (no corredor dos quartos, na sala) os vãos não têm janelas; na parte virada para a rua já têm...Vai ter um jardim emoldurado por paredes sem janelas, quando podia aproveitar magnificamente esse espaço exterior!

    Nem eu esperava outra coisa! :)
 
0.0237 seg. NEW