Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Colocado por: LuBartolas
    O Arquitecto Fernando Gabriel escreveu algures:


    porque essa solução?
    sem mais informação de implantação, parece-me descabida, sem justificação de envolvencia.
    peça para rever o projecto.
    e essa ligação de corpo de morfologia mais orgânica não liga com esse corpo mais rectilíneo.
    na minha e única opinião está bastante deficiente o projecto.


    Amigo Hugo:
    Só esta opinião devia po-lo imediatamente de sobreaviso
    No seu lugar eu ficaria.

    E depoios não é nada difícil perceber porque é que aquele técnico emitiu a opinião acima transcrita.
    Dou-lhe razão não apenas porque é arquitecto ( e confesso que isso não é um pormenor indiferente) mas tb porque eu própria não gosto do projecto tal como está. É que não sendo especialista em arquitectura, nem sequer em decoração, ainda acredito que sou capaz de reconhecer uma coisa bonita quando a vejo...
    Aquilo parecem-me uns barracões, e desculpe-ma a franqueza, pois se falo assim é para seu bem.
    Para lhe ser sincera não compraria uma casa assim. E, se tivesse mandado fazer a alguem um projecto e na volta a encomenda me saísse assim, ficaria no mínimo perplexa... E, depois, nem que ele me tivesse custado ouro, mandava fazer outro a outro ;)))) A mim já me aconteceu fazer isso...
    É que um projecto de arquitectura, ainda não é a obra, está-se na fase de planeamento! E substituí-lo nem é assim tão caro. Por outro lado ele é, a meu ver, uma peça fundamental, quando se tomam decisões acerca da construção de uma casa.
    Há coisas das quais nos não poderemos arrepender mais tarde ;))))

    Cumprimentos
    L. Bartolomeu

    Nem O tal arquitecto, nem você NESTE post, disseram alguma coisa com fundamento técnico, apenas apreciações pessoais.
    É como olhar para um jardim do Takashi Amano e dizer: "hummm não gosto, parece uma gaiola com calhaus dispersos!"

    Isso são tudo apreciações pessoais e valem o que valem!

    Se houver questões legais, se houver questões gritantes de funcionalidade sem explicação, se houver conceitos básicos de paisagismo e arquitectura adulterados, aí é uma coisa e dificilmente haverá justificações para situações dessas, agora dizer que aquilo parecem uns barracões vale tanto como eu dizer que é a casa mais bonita que ja vi, ou seja: vale ZERO porque é uma opinião pessoal!!!
    • LuB
    • 15 abril 2010 editado

     # 102

    O Martins:
    Dou-lhe alguma razão, pois podia não ter sido tão rude... Isso é verdade.

    mas...
    Este país está cheio de "casas de sonho" que ao fim de algum tempo se tornam um pesadelo, sobretudo para quem as construiu. Mas são-no também para todos nós em geral...
    Eu não creio que ao ter sido rude, tenha prestado um mau serviço ao Hugo. Deixei-o talvez incomodado.
    Mas o incómodo pode ser pior, se se vier a arrepender, se vier a reconhecer tarde demais que mandou executar uma casa à revelia de quem lhe tentou dar bons conselhos.
    E esse parece-me ser o caso, a vários níveis.
    Aliás foram aqui dados pareceres variados, sobretudo de aspectos técnicos, mas tb estéticos, aos quais o Hugo me pareceu pouco sensível. E fiquei um tanto "preocupada" pelo que ele decidiria.
    Enfim, a casa é dele.
    Eu teria agradecido, os comentários e teria reformulado completamente o projecto
    Mas cada um sabe de si...
    Cumprimentos
    L Bartolomeu


    Ma
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernando Gabriel
  2.  # 103

    Deixei-o talvez incomodado

    Incomodado? Eu? Porquê? Por você dizer que a minha casa parecem uns barracões? Não se me ta nisso homem.

    Incomodado fiquei com a questão da garagem que foi recentemente levantada.
    Incomodado poderia ter ficado com a questão de não ter banheira, se não tivesse pensado nela! Ou de não ter bidé, se não tivesse pensado nela!
    Incomodado poderia ter ficado com a questão do corredor "tipo hotel", se não tivesse pensado nela!
    Etc...

    Agora você dizer que parece um barracão, é como diz o outro: "É para o lado que durmo melhor!" :-)
    Como você também dormirá tão bem quanto eu, se eu disser que a sua casa parece um cebola às camadas!

    Mas por acaso a analogia não deixa de ser interessante do ponto de vista social. A minha casa que tem uma forma diferente parece um barracão, um barracão é normalmente um cubo. Portanto eu faço ideia do que você pensará das vivendas cubos que é o que mais se vê por esse portugal a fora!

    Mas eu compreendo! O Cubo é que é bonito! É simples! Tem poucas arestas! É baratinho! E sobretudo: é muito funcional! Para além do tuga poder sempre fazer a planta no Paint, entregar a um engenheiro e tá feito o projecto de arquitectura. Sempre se poupam uns cobres é certo!

    Mais uma vez digo: Tudo o que são gostos pessoais, são isso mesmo: gostos! Não podemos gostar todos do mesmo senão o mundo caia! E é bom haver diversidade de opiniões.

    Da minha parte continuo a dizer que fico extremamente descansado por as questões que têm levantado terem sido todas previamente pensadas! É sinal que não me devo ter esquecido de muitos assuntos!
    Excepto a questão da garagem, que terei de resolver...
  3.  # 104

    Oh Hugo, não diga mal do desenho que fiz de uma moradia em forma de cubo, com jardim no meio :) Há cubos interessantes!
    Gosto muito de plantas em U, O e T
    Em L já não gosto, pois tenho um fascínio pela simetria.
  4.  # 105

    Colocado por: MartaDOh Hugo, não diga mal do desenho que fiz de uma moradia em forma de cubo, com jardim no meio :) Há cubos interessantes!
    Gosto muito de plantas em U, O e T
    Em L já não gosto, pois tenho um fascínio pela simetria.

    Claro que sim que há casas em cubo bem interessantes, eu estava-me a referir genericamente, até porque grande parte destes cubos, são cubos porque o terreno não permite outras "avarias". Você e quem quiz perceber, percebeu a ideia!

    Eu por mim gosto de qualquer forma, desde que seja justificada, faça sentido e tenha um propósito, agora fazer uma casa em "U" e depois perguntar-se ao responsável do projecto porque é que é em "U" e ele não ter resposta, isso é que já é mais complicado!

    Todas as formas são possíveis e fazem sentido, desde que sejam justificadas!

    Eu logo hei-de procurar a primeira planta que fiz, para ter uma ideia. E para mim aquilo era a melhor planta do mundo. lol
  5.  # 106

    dizer que não conheço a LuBartolas, e que me apraz me ver que alguém de fora da arquitectura, tem uma visão sem ideias pré-concebidas e uma visão concreta do que no fundo é importante.
    preocupa-me sempre a retumbância a dizer que tudo é gosto...
    arquitectura não é gosto,
    você pode ter a coisa mais estranha"" em gosto sobre o que é uma casa, desde que bem pensada e executada pelo arquitecto, tem a sua lógica, agora é preciso chegar lá e para isso é preciso pensar mesmo muito.
    o que tem ai é uma intenção, que não foi concretizada da melhor forma, longe mesmo.
    não sei porque ainda respondo, mas já que está escrito aqui fica mais a minha opinião.
  6.  # 107

    Colocado por: Fernando Gabriel Arqdizer que não conheço a LuBartolas, e que me apraz me ver que alguém de fora da arquitectura, tem uma visão sem ideias pré-concebidas e uma visão concreta do que no fundo é importante.
    preocupa-me sempre a retumbância a dizer que tudo é gosto...
    arquitectura não é gosto,
    você pode ter a coisa mais estranha"" em gosto sobre o que é uma casa, desde que bem pensada e executada pelo arquitecto, tem a sua lógica, agora é preciso chegar lá e para isso é preciso pensar mesmo muito.

    Precisamente! Estou totalmente de acordo!
    Aliás eu não esperava outra posição de um arquitecto e é precisamente isto que tento dizer, qual Dom Quixote, desde o início! O importante é o conceito e a execução desse mesmo conceito!

    o que tem ai é uma intenção, que não foi concretizada da melhor forma, longe mesmo.
    Aqui é que deixo de perceber. Apesar de não parecer esta afirmação, quanto a mim, pode ser mesmo antagónica da primeira, por uma simples razão: Você não sabe qual foi o conceito. Não sabe qual foi a intenção, como pode dizer que foi mal executada?!

    Se você fizer um projecto para um cliente que este não goste, não lhe vai tentar fazer ver qual era o seu conceito? Não vai tentar explicar-lhe qual é a ideia por detrás de uma simples planta que está a ver à frente?

    Como é que pode dizer que a execução da ideia foi má, se você não sabe qual foi a idea?
    O conceito tem, no projecto de arquitectura, cerca de 5 páginas!!! O conceito, não me refiro a plantas, alçados e essas "coisas", refiro-me a explicação do conceito da arquitectura!

    Eu acho sinceramente que você com 10 minutos de conversa com os meus arquitectos ficava a perceber tudo e ia compreender muito melhor o projecto. Vocês falam "a mesma língua"! Não tenho dúvidas disso! Porque como você muito bem disse, o importante não é o resultado final (planta) é se o resultado final foi bem executado, com base no conceito inicial!
    • xana
    • 16 abril 2010

     # 108

    Olá Hugo RSF,

    a arquitectura da sua casa não é nada ao meu gosto. Acho que o telhado "estraga" bastante a arquitectura da casa. Mas como disse, e muito bem, isso são gostos. E gostos não se discutem.

    No entanto, há algo que não concordo, quartos a Norte. Na casa dos meus pais, o quarto do meu irmão era virado a norte. O meu era virado a Sudoeste. As diferenças eram enormes, em relação a humidades, temperaturas, etc. O meu quarto era bem mais alegre e com uma temperatura mais agradável. No verão não ficava assim tão quente. Enquanto que o quarto do meu irmão era escuro, frio e no Inverno tinha humidade.

    Compreendo que para o quarto do casal é um pouco indiferente a orientação solar, uma vez que muitas vezes nos levantamos antes de haver sol lá fora e só vamos para a cama à noite. Mas o quarto dos miúdos já é diferente. Eles passam imenso tempo nos quartos, a estudar a jogar computador, etc. Parece-me que ter sol nestes quartos é mais importante que o factor climático. Existem muitas soluções para minimizar o efeito da elevada incidência solar nas janelas viradas a sul.

    Boa sorte na construção da sua casa,
    Xana
  7.  # 109

    Colocado por: xanaOlá Hugo RSF,

    a arquitectura da sua casa não é nada ao meu gosto. Acho que o telhado "estraga" bastante a arquitectura da casa. Mas como disse, e muito bem, isso são gostos. E gostos não se discutem.

    No entanto, há algo que não concordo, quartos a Norte. Na casa dos meus pais, o quarto do meu irmão era virado a norte. O meu era virado a Sudoeste. As diferenças eram enormes, em relação a humidades, temperaturas, etc. O meu quarto era bem mais alegre e com uma temperatura mais agradável. No verão não ficava assim tão quente. Enquanto que o quarto do meu irmão eraescuro, frio e no Inverno tinha humidade.

    Compreendo que para o quarto do casal é um pouco indiferente a orientação solar, uma vez que muitas vezes nos levantamos antes de haver sol lá fora e só vamos para a cama à noite. Mas o quarto dos miúdos já é diferente. Eles passam imenso tempo nos quartos, a estudar a jogar computador, etc. Parece-me que ter sol nestes quartos é mais importante que o factor climático. Existem muitas soluções para minimizar o efeito da elevada incidência solar nas janelas viradas a sul.

    Boa sorte na construção da sua casa,
    Xana

    Concordo com o que diz relativamente aos quartos "dos miudos". Eu acho que para os quartos de crianças, muitas vezes e em muitas ocasiões, deviam ser mais tratados como salas, do que como quartos. Eles passam lá imenso tempo (se os pais permitirem).

    No meu caso, mesmo que assim quisesse, e devido à implantação do terreno, seria complicado ter outra orientação. Com esta arquitectura, não dava mesmo, teria de ser um conceito totalmente diferente, o que não seria nem melhor nem pior, sería apenas... totalmente diferente o conceito, a arquitectra e a planta.

    Mas repito que essa análise do quartos "dos miúdos" é muito válida!
    • LuB
    • 19 abril 2010 editado

     # 110

    Agora você dizer que parece um barracão, é como diz o outro: "É para o lado que durmo melhor!" :-)
    Como você também dormirá tão bem quanto eu, se eu disser que a sua casa parece um cebola às camadas!

    Ehhh
    Não sei se dormirei assim tão bem, no assunto que me refere.
    Se quer saber cometi erros, sim senhor, e hoje não me orgulho nada deles, até porque a correcção das asneiras, se um dia as vier a fazer, vai-me custar uma nota preta!
    E embora a sua casa não me tenha agradado, (e concordo: os gostos variam muito) não me pareceu mal do ponto de vista funcional. "Dois barracões" foi uma expressão que me saiu assim de repente, e acredite que não pretendia ser pejorativa. Podia ter dito que a achava a sua casa "simples demais" ou "dois blocos simplesmente justapostos" ou qualquer coisa deste género. Teria sido muito mais sensato da minha parte, e ajustado ao seu caso.
    Mas olhe que por este país há casas "muito menos a meu gosto" do que a sua.
    Veja as casas modelo "Sócrates"! Essas, sim, é que são verdadeiros sustos!
    E...
    Espero que tenha mil felicidades na sua casa nova.
    Cumprimentos
    L. Bartolomeu
  8.  # 111

    Se quer saber cometi erros, sim senhor, e hoje não me orgulho nada deles, até porque a correcção das asneiras, se um dia as vier a fazer, vão-me custar uma nota preta!

    cometeu você, vou cometer eu, e cometem todas as pessoas que constroem casas. É normal! Eu acho! Uma coisa é projectar e pensar tudo no papel, outra é depois a execução disso tudo. Há aliás aí um tópico muito interessante sobre o que as pessoas mudariam hoje, depois de terem construído (que confesso, analogamente a este tópico, me deixou algo descansado por perceber que anda tudo à volta de situações que eu pensei). A questão é tentar diminuir ao mínimo as coisas que mudaríamos. Repare: eu tenho aquários há mais de 15 anos e já montei mais de 10, e cada vez que termino a montagem , alterava mais qualquer coisinha. É mesmo assim! O ser humano nunca está satisfeito e vai melhorando com a experiência.

    O problema nas casas é que não podemos montar primeiro 10 para depois termos REALMENTE a que queremos, mas haver coisas que faríamos diferente, acho que não há ninguém que não faria...

    E embora a sua casa não me tenha agradado, (e concordo: os gostos variam muito) não me pareceu mal do ponto de vista funcional.

    Pois, a mim também não me parece mal de todo do ponto de vista funcional, que é precisamente onde têm "pegado" mais (e ainda não percebi porquê)! Tem os quartos todos juntos; separados o suficiente da sala;Tem a cozinha semi-aberta para a sala o que torna a relação cozinha-sala muito prática/funcional; tem a sala de estar e de jantar no mesmo espaço, ainda assim com uma separação clara de ambientes, etc... Mas lá está, gostos não se discutem e o que é funcional para mim e para si, pelos vistos não é para outros!
  9.  # 112

    Hugo, parabéns pelo seu projecto.

    Não estou em total acordo com o mesmo, mas não adianta levantar estas questões porque o projecto é seu e não meu, e se está consciente de todos os aspectos dos projecto, parabéns pelo mesmo.

    Relativamente à construção, como está a correr? Em que fase se encontra? Eu próprio penso construir em LSF..... aqui fica o link https://forumdacasa.com/discussion/9537/5/mais-um-projecto-para-apreciacao/#Item_9
  10.  # 113

    Boas!

    depois de ler na diagonal os muitos posts que já aqui se escreveram, penso que não vale a pena levantar questões como: "acho descabido" ou "não gosto" porque o Sr. Hugo está convencidíssimo do projecto que tem e da casa que quer ter...
    se funciona ou não, depois de feita ele vai ter muito tempo para se arrepender ou para se congratular do resultado final...
    Limitemo-nos a a tentar ajudar quanto às questões levantadas pelo Sr. Hugo porque para tudo o resto ele não está minimanente disponível.
    parabéns e espero que resulte como imagina.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Hugo RSF
  11.  # 114

    Colocado por: António CorreiaBoa tarde!

    Relativamente a carpintaria, um familiar meu recorreu a uma empresa do norte e ficou bastante satisfeito.
    Ficou muito admirado com a diferença de preços praticados.
    http://www.montakit.pt/pt/home.php

    Boa sorte

    A empresa deve ser sua ,não?....
  12.  # 115

 
0.0286 seg. NEW