Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: FDCuidado é que a vida não anda à nossa volta, nós é que andamos à volta dela. :)
    Se algum dia for necessário vender uma casa "custom made" com algumas particularidades, a tarefa pode ser complicada...

    Sei de alguém que se mudou para uma casa assim (remodelação feita à imagem dos anteriores inquilinos) e nada na casa parece fazer sentido.


    Mas somos nós que nos servimos da casa e não a casa que se serve de nós, ou que serve as nossas visitas.
    Também não vou pensar em construir de acordo com o que é "normal" , para mais tarde ter mais facilidades em vender a casa.
    Cada um sabe de si. E se um dia o Hugo não conseguir vender a casa, tem que lá continuar eheheh, afinal, se a casa é tal e qual a imagem dele, não haverá problemas, em princípio. Construir para a vida.
  2.  # 62

    Caramba,

    O que você tem de "inteligente" falta-lhe em humildade.
    Vá ser arrogante assim "lá fora".

    Nem sei como os foristas ainda perdem tempo a responder-lhe.

    Pimpolha
  3.  # 63

    Colocado por: pimpolhaCaramba,

    O que você tem de "inteligente" falta-lhe em humildade.
    Vá ser arrogante assim "lá fora".

    Nem sei como os foristas ainda perdem tempo a responder-lhe.

    Pimpolha


    E você perdeu tempo a escrever este post cheio de conteúdo e que acrescentou imenso à discussão, para quê?
    Ao menos "os outros", tentaram explanar as suas ideias... :)
    Fique bem!


    Colocado por: AugstHillEntão, vamos lá a ver. A casa está para ser construída, portanto vale tanto a pena falar na planta como nos stuardes (ou lá como se escreve) do túnel da luz. Como LSF é coisa que por aqui se vê pouco, penso que seria mais útil ir descrevendo o processo construtivo e colocar aqui questões sobre coisas que aindanãotenha decidido. O resto é como falar sobre o que teria sido se a bola não tivesse batido no poste.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:mafgod,pimpolha


    Precisamente! A única vantagem que pode ter discutir a planta nestea fase, é se alguém vier ler este tópico e possa retirar informação útil, de resto, e como referi, apenas coloquei a planta, para não estarem a comentar cofragens, paredes, e afins, sem saber minimamente a arquitectura...
  4.  # 64

    Colocado por: pimpolhaVá ser arrogante assim "lá fora".

    Nem sei como os foristas ainda perdem tempo a responder-lhe.

    pois
  5.  # 65

    Vamos lá tentar fazer um resumo da arquitectura, para ver se nos entendemos!

    Em primeiro lugar eu vejo a arquitectura como uma arte. É como pintar um quadro! É algo artístico e não cinetífico!
    Neste sentido, e como tinha terreno procurei um arquitecto, porque se fosse para fazer um cubo, então fazia eu a planta, dava a um engenheiro e poupava uns cobres!
    Eu entendo que o que se paga num projecto de arquitectura (ou o que se deveria pagar) é precisamente a criação! A inovação! A diferença! O Artista! ssim como num quadro ou numa peça de teatro! Pagar um proejcto de arquitectura, para me paresentarem "mais do mesmo", não obrigado!

    Agora como é evidente há pessoas que não gostam desta arquitectura, como há pessoas que não gostam de um quadro do Picasso ou no Monet. Como há pessoas que não gostam das casas do Taveira ou do Siza! Isso é perfeitamente legítimo isso e como já foi dito, depende do gosto de cada um. Porquê? Lá está, porque é artístico! E o artístico é pessoal!

    Agora uma coisa é não gostar da arquitectura, outra bem diferente é dizer que arquitectura está mal feita, mal concebida, um desastre, uma coisa do outro mundo!!! E sobretudo não apresentar argumentos válidos para suportar esses argumentos!

    Por exemplo falou-se dos WC's, do seu número e do tamanho e eu percebo e concordo, e já o disse, que se não tivesse orçamento a arquitectura não era esta com certeza e faria mais e maiores WC's. Agora nem o tamanho do WC, nem o nº são razão para se considerar que uma arquitectura está ultrjante e que é um atentado, como alguns tentaram fazer querer. Ter "apenas" 2 WC's, é como disse um membro, uma questão pessoal e tão ou mais importante como ter um chão em madeira ou em pedra. Não tem nada que ver com a arquitectura, tem a ver com gostos pessoais! E é tão arquitectónicamente válida uma casa com 2WC, como uma com 1 ou outra com 5! Não é isso que importa mais na criação da obra.
    Num quadro de Monet, não importa se a tinta que ele usou foi aguarela, guache ou acrílico, o que importa é... a obra! E depois há quem goste e quem não goste! Normalíssimo!

    Mas alguns membros que postaram neste tópico, "pintaram" esta arquitectura como se fosse uma aberração da natureza!
    Como se estivesse mal comcebida!
    Como se estivesse fora da lei, até!

    E pior ou tão mau como dizer isto, é não apresentar argumentos que suportem essas opiniões!
    Porque é de opiniões que estamos a falar!

    Se me dissessem que eu tinha os quartos orientados a sul ou a sala a noroeste! Se me dissessem que eu não tinha WC! Se me dissessem que a casa não tinha janelas, isso sim era aberrante! isso sim estava fora da lei! isso sim era ultrajante!

    Agora uma parede não ter uma janela, haver poucas IS ou serem pequenas, isso já são opiniões e vai do gosto e possibildiades de cada um!

    Ninguém considera um quadro do Picasso uma aberração! Ou se gosta, ou se não gosta! Ponto final!
    Numa arquitectura é o mesmo! Ou se gosta ou se não gosta!

    Há quem não goste de casas em "L"!
    Há quem não goste de "cubos"!
    Ha quem não goste de casas só com um piso!
    E há quem não goste desta arquitectura!

    Isso é normal, agora para me dizerem que esta arquitectura é um aberração ou está fora da lei, ou é uma coisa feita por amadores, terão de convir que têm de apresentar argumentos válidos. Argumentos mais válidos, como alguns já fizeram! E não só mandar "postas de pescada" para o ar e dizer que não gostam porque sim!
  6.  # 66

    Este último post é a "cereja em cima do bolo"! Então eu (e todos os outros) não apresentámos argumentos? Não referimos questões de funcionalidade, de adaptação às vivências de uma família (supondo que se destina a ser habitada por uma), de conforto térmico, etc, etc? Aliás, este tópico até teve excelentes contribuições- ponderadas e justificadas, como devem ser. Os seus argumentos é que têm sido bem menos apoiados: uma clarabóia aquece imenso o espaço, muito mais que uma janela com sistema de sombreamento; uma casa de banho extra seria um custo insignificante comparado com o elevado curso daquele telhado na zona social, etc.
    Mas realmente o Hugo não quer ouvir opiniões discordantes...
    • becas
    • 14 abril 2010 editado

     # 67

    Colocado por: MartaDMas "não podemos" fazer as casas de acordo com as visitas que futuramente podemos receber. Eu pelo menos, não penso em visitas nenhumas.

    BINGO!!!
    Concordo a 200%! É como ter um quarto de visitas porque a mãe ou um amigo podem lá dormir uma vez! UMA VEZ!!! ou que sejam 3 ou 4 ou 10... a casa é para quem a faz, e quem lá mora diariamente e os outros se quiserem têm de se adaptar! Penso igual Marta!


    Aposto que o Hugo e a Marta são almas gémeas... adoram os pronomes pessoais e possessivos na 1ª pessoa de singular!
    Isto se calhar é uma questão geracional...tenho um quarto de visitas porque recebo visitas com frequência e quero que se sintam confortáveis. A mesa da sala é grande não por nós os 4 que lá vivemos, claro...mas para receber amigos e família com facilidade. Tenho um deck muito agradável para jantares e fins de tarde no Verão...UPS...mas a casa não é para mim???? Ora bolas, nem me tinha apercebido que se a casa fosse para mim, não tinha uma vivenda que me leva metade do ordenado, tinha um T1! A idade leva-nos o discernimento!
  7.  # 68

    Hugo

    compreendo que estando já na fase a iniciar a construção seja "complicado" ouvir comentários a criticar determinadas opções a nivel da organização da casa.
    repare que a maioria das pessoas que comentaram até acharam interessante a sua grande premissa de a casa não ser um cubo e eu proprio até disse que o volume da sala estava muito interessante. Portanto não se trata da sua solução arquitectónica ser aberrante, aqui trata-se e desculpe-me dizer assim, de uma má concepção da organização funcional da casa.
    Por aqui me fico
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 69

    Colocado por: becas
    Colocado por: MartaDMas "não podemos" fazer as casas de acordo com as visitas que futuramente podemos receber. Eu pelo menos, não penso em visitas nenhumas.

    BINGO!!!
    Concordo a 200%! É como ter um quarto de visitas porque a mãe ou um amigo podem lá dormir uma vez! UMA VEZ!!! ou que sejam 3 ou 4 ou 10... a casa é para quem a faz, e quem lá mora diariamente e os outros se quiserem têm de se adaptar! Penso igual Marta!


    Aposto que o Hugo e a Marta são almas gémeas... adoram os pronomes pessoais e possessivos na 1ª pessoa de singular!
    Isto se calhar é uma questão geracional...tenho um quarto de visitas porque recebo visitas com frequência e quero que se sintam confortáveis. A mesa da sala é grande não por nós os 4 que lá vivemos, claro...mas para receber amigos e família com facilidade. Tenho um deck muito agradável para jantares e fins de tarde no Verão...UPS...mas a casa não é para mim???? Ora bolas, nem me tinha apercebido que se a casa fosse para mim, não tinha uma vivenda que me leva metade do ordenado, tinha um T1! A idade leva-nos o discernimento!


    Eh lahhh isto agora começa a entrar por outros caminhos!!!
    Não é questão de eu ser alma gémea ou ser mais nova. A questão é que cada um vive a casa à sua maneira. Se você recebe muitas visitas, há quem não as receba, como eu. Somos todos diferentes!
    Já eu, tenho uma mesa só para 4, porque nunca ninguém vem cá comer a casa. Eu não tenho uma casa para os outros, tenho uma casa para mim e para a minha família.
    E não tem nada a ver com questões de gerações. Tem a ver com maneiras de viver.
    A casa do Hugo, para mim não servia, mas se a becas diz que somos almas gémeas, talvez me deva mudar para a casa do Hugo quando estiver pronta.
  9.  # 70

    Colocado por: MartaD
    Colocado por: becas
    Colocado por: MartaDMas "não podemos" fazer as casas de acordo com as visitas que futuramente podemos receber. Eu pelo menos, não penso em visitas nenhumas.

    BINGO!!!
    Concordo a 200%! É como ter um quarto de visitas porque a mãe ou um amigo podem lá dormir uma vez! UMA VEZ!!! ou que sejam 3 ou 4 ou 10... a casa é para quem a faz, e quem lá mora diariamente e os outros se quiserem têm de se adaptar! Penso igual Marta!


    Aposto que o Hugo e a Marta são almas gémeas... adoram os pronomes pessoais e possessivos na 1ª pessoa de singular!
    Isto se calhar é uma questão geracional...tenho um quarto de visitas porque recebo visitas com frequência e quero que se sintam confortáveis. A mesa da sala é grande não por nós os 4 que lá vivemos, claro...mas para receber amigos e família com facilidade. Tenho um deck muito agradável para jantares e fins de tarde no Verão...UPS...mas a casa não é para mim???? Ora bolas, nem me tinha apercebido que se a casa fosse para mim, não tinha uma vivenda que me leva metade do ordenado, tinha um T1! A idade leva-nos o discernimento!


    Eh lahhh isto agora começa a entrar por outros caminhos!!!
    Não é questão de eu ser alma gémea ou ser mais nova. A questão é que cada um vive a casa à sua maneira. Se você recebe muitas visitas, há quem não as receba, como eu. Somos todos diferentes!
    Já eu, tenho uma mesa só para 4, porque nunca ninguém vem cá comer a casa. Eu não tenho uma casa para os outros, tenho uma casa para mim e para a minha família.
    E não tem nada a ver com questões de gerações. Tem a ver com maneiras de viver.
    A casa do Hugo, para mim não servia, mas se a becas diz que somos almas gémeas, talvez me deva mudar para a casa do Hugo quando estiver pronta.


    Tem razão, peço-lhe desculpa. Não será uma questão geracional mas de personalidade. Que pode mudar com a idade ou não. Se não lhe fazem falta amigos agora, provavelmente nunca farão. Se a sua casa é para usufruir apenas a três, tem toda a lógica que um dia, quando construir, a planta se afaste do que habitualmente nós, as famílias comuns, procuramos. Parece-me uma forma triste de viver, só isso. E desculpe mais uma vez, nem a conheço nem tenho nada a ver com a forma como vive.
    •  
      MartaD
    • 14 abril 2010 editado

     # 71

    Colocado por: becas

    Tem razão, peço-lhe desculpa. Não será uma questão geracional mas de personalidade. Que pode mudar com a idade ou não. Se não lhe fazem falta amigos agora, provavelmente nunca farão. Se a sua casa é para usufruir apenas a três, tem toda a lógica que um dia, quando construir, a planta se afaste do que habitualmente nós, as famílias comuns, procuramos. Parece-me uma forma triste de viver, só isso. E desculpe mais uma vez, nem a conheço nem tenho nada a ver com a forma como vive.


    becas, eu não disse que EU era capaz de viver na casa do Hugo. Mas entendo perfeitamente que há maneiras de viver diferentes da minha ou da sua. Se para o Hugo, a casa está funcional, quem somos nós para dizermos o contrário? Só porque vivemos a nossa casa de outra maneira?
    Mas num ponto estou de acordo com o Hugo. Não quero uma casa para visitas, mas sim, para a minha família. Eu não tenho I.S. social porque a minha casa não é um bar (exagerando). Se por acaso os meus pais vierem cá a casa (1 vez por ano) e quiserem usar a I.S. , não tenho (nem eles têm) problemas nenhuns em levá-los à que eu uso e terem que atravessar a zona dos quartos. Quem vier cá a casa será da minha extrema confiança e não tenho problemas que vejam as zonas íntimas. Não tenho nada a esconder.
    Mas como disse, não vêm visitas cá a casa, a não ser casos pontuais dos meus pais, ou sogros (ou homens das obras eheheh). Mas isso sou eu.
    Temos que compreender que há vários estilos de vida.
  10.  # 72

    Colocado por: becasEste último post é a "cereja em cima do bolo"! Então eu (e todos os outros) não apresentámos argumentos? Não referimos questões de funcionalidade, de adaptação às vivências de uma família (supondo que se destina a ser habitada por uma), de conforto térmico, etc, etc? Aliás, este tópico até teve excelentes contribuições- ponderadas e justificadas, como devem ser. Os seus argumentos é que têm sido bem menos apoiados: uma clarabóia aquece imenso o espaço, muito mais que uma janela com sistema de sombreamento; uma casa de banho extra seria um custo insignificante comparado com o elevado curso daquele telhado na zona social, etc.
    Mas realmente o Hugo não quer ouvir opiniões discordantes...


    Para já é curioso que tenha "enfiado a carapuça" quando eu não me referi a si directamente!
    Isso tudo que diz é verdade, mas questões de funcionalidade não tornam a arquitectura uma aberração! essa é a minha questão! A forma como alguns de vós dizem as coisas! Questões de funcionalidade são pessoais e de opinião! Até porque a sua funcionalidade pode não ser a minha ou de outra pessoa! Entenda que nem todos têm de viver como você!

    Quanto à casa de banho extra você continua a "bater no ceguinho" com a casa de banho. Portanto se esta planta tivesse mais um WC e uma janela numa parede, passava de horrível a extraordinária, é isso?
    Não compeendo realmente...
  11.  # 73

    Bem, tenho sido um leitor regular do forum e das suas...discussões! Lendo este tópico parece-me que há muita falta de bom senso a escrever...julgo que não ficaria mal se houvesse um bocadinho de cuidado com as palavras para as pessoas não se sentirem ameaçadas, irritadas... É importante que quem coloque posts tenha capacidade de ouvir criticas, mas tambem é importante que quem escreve opiniões não use palavras ou expressões agressivas...ninguem gosta de ouvir que a casa dos seus sonhos é uma aberração, por exemplo... mas ainda bem que há opiniões dispares, pois só assim faz sentido existirem foruns.

    Convençam-se que não sabem tudo, que pessoas diferentes têm maneiras de pensar, sentir e viver diferentes...isto é válido para as soluções...não há soluções más nem soluções optimas..

    Um Abraço a todos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dot
  12.  # 74

    Aqui está a sala de estar com todos os meus móveis e mobília. A "foto" não é a melhor, mas...
    (Deu uma trabalheira andar a medir móveis, mesas, sofás, etc... lol)



    P.S.:Antes que comecem já a dizer que os moveis não condizem com o chão ou que a parede é feia, ou ainda que os sofás destoam, lembrem-se que isto é um desenho (sketch) e que há muita coisa nesta imagem, que, como é evidente, não será assim!
  13.  # 75

    Hugo,

    Gosto do desenho da sua casa, embora ache que a zona que referiu como, julgo "tratamento de roupas" deveria estar fora da zona privada. Quanto ao aspecto exterior, parece-me agradável e com bom gosto!

    Mais um reparo, julgo que deveria repensar o WC privado, sobretudo a sua separação fisica do closet (por exemplo com uma divisória toda em vidro...).

    Força na construção, espero ver as fotos com a evolução
  14.  # 76

    Obrigado!
    Eu percebo essa questão da chamada "zona Privada"! Contudo eu só considero zona privada a partir dos quartos e como tal não me choca que esteja ali a lavandaria.

    Uma coisa que eu acho que poderia ter sido feita de outra forma, e isso sim é funcionalidade, é que a lavandaria deveria estar mais próxima da cozinha, até porque possivelmente terá uma arca frigorífica. Teria sempre de ter saída para aquele lado proque é aí que será o estendal e portanto também não haveria muito mais hipóteses, mantendo a filosofia do resto da arquitectura. Foi a solução possível, e vivo perfeitamente com ela!

    A casa de banho está projetada com divisória e vai ter divisória de correr (até porque é obrigatório por lei), o que eu acho é que vou ter sempre a divisória recolhida, mas ela vai lá estar. Se achar que fica melhor com divisória, abro, se achar que fica pior, recolho. Mas ela está projectada, mais que não seja porque é obrigatório!
  15.  # 77

    Éh Éh! que "artista" disfuncional :)
  16.  # 78

    Um reef aí de canto é que vai ficar 5 estrelas.
    • cc121
    • 15 abril 2010 editado

     # 79

    Caro Hugo, eu tb partilho dessa sua ideia de que a "arquitectura é uma arte". Mas como há-de convir projectar um museu e projectar uma casa para uma família lá viver são coisas diferentes. É só um exemplo. Não estou a estabelecer nenhuma comparação com a sua casa, estou apenas a responder a alguns dos seus comentários. Parece-me com todo o respeito que está a olhar para a sua casa de um ponto de vista tão pessoal, fechado e castrador que ainda não se conseguiu pôr do lado de fora e ver se eventualmente terá lá questões menos bem resolvidas. Nesse sentido as opiniões exteriores de pessoas que não têm um vínculo afectivo com a casa que está a receber são fundamentais. Eu sei que custa um bocado a gente mostrar um projecto que pensamos estar perfeito e depois parece que "ninguém nos compreende" e toda a gente vê coisas que a gente não vê. Tb não me parece que o Hugo vá mudar de ideias agora, mas creio que mais tarde depois da casa construída e de a viver todos os dias e depois de ter filhos, etc se calhar vai ter outro posicionamento. Fazer uma moradia é um compromisso a longo prazo e eu acho que há pessoas que o assumem demasiado cedo. Não sei se é casado ou solteiro, mas não me parece que seja, pois eu aposto que a casa seria bem diferente com a interferência do outro elemento do casal. No caso de ser e de ambos gostarem e acharem que funciona, continuo a achar que há coisas em que mais tarde vão mudar de ideia e achar que está pouco funcional. Se a planta pode agora ser mudada ou não... pois, se calhar devia ter cá vindo há mais tempo e quem sabe nessa altura estaria mais receptivo a receber críticas. Eu tb vou começar a construir casa e pelo que li aqui o Hugo devia estar contente pois tem aqui arquitectos a pensar na parte funcional de uma casa, que fazem casas para as pessoas LÁ VIVEREM e deixam o "artístico" para segundo plano. isto é de louvar. Há muitos arquitectos que querem é dar largas à imaginação, apresentar coisas diferentes e arrojadas para enriquecer o portfolio e depois querem lá saber se você vai gastar muito ou pouco dinheiro a construir, se você se vai sentir lá bem ou não.
  17.  # 80

    Bem pelo menos a casa já passou de uma aberração, fora da lei e complectamente sem sentido, para "apenas" infuncional!
    Já é um passo! Valha-nos isso!

    Mas continuo sem perceber porque é que a casa não é funcional...
    Porque não tem uma banheira?
    Porque lhe falta uma janela?
    Porque "só" tem 2 IS?
    Porque as IS são pequenas?

    Porquê?
    Porque é que a casa não é funcional?

    P.S.:Sendo que mais uma vez a funcionalidade é pessoal, logo relativa. Eu posso achar funcional uma cozinha "aberta" e outra pessoa não achar e não vem mal nenhum ao mundo por isso. Estamos os 2 contentes!
 
0.0328 seg. NEW