Colocado por: LuB Mas parece que o tal crime de antanho, foi cometido apenas pelos maus dos professores. Repare que são eles que são, sempre os acusados.
Colocado por: lobitoEu nem li nada desta discussão, e neste chasso de computador não consigo sequer ver o que o FD aqui pôs. Só sei que gostava de saber o que é que os finlandeses fizeram, que estão no top do top em matéria de educação. Sei que os professores lá são super qualificados (penso que uma boa parte se não a maioria dos professores do liceu têm um doutoramento), penso que são bastante bem pagos e que é uma profissão de prestígio.
Agora, como é que se chega lá, não sei (quero eu dizer, se se paga em amendoins, o normal é só ter macacos a trabalhar, mas não tenho a certeza que começar pelos salários seja a solução). Também sei que o desinvestimento (não estou a falar em termos económicos porque não faço ideia) no ensino em Portugal é uma história antiga.
Porque os professores são 200 mil, e porque a restante Função Pública também teve direito a novo sistema de avaliação (o SIADAP), sem metade do barulho.
Colocado por: LuBE, os professores tb terão o seu sistema de avaliação, devidamente corrigido pela actual ministra (aliás já cá devia estar, essa nova forma de avaliar com alguma exequibilidade e justiça que só peca por ser tardia) (..) O problema é que as condições de progressão que eram demasiado más, numa fase inicial, ao que parece corrigiram "em alta" e agora estão boas demais---
Colocado por: luisvv(som de fundo, muito ao longe: 38 Special, "Teacher, teacher".)Colocado por: lobitoEu nem li nada desta discussão, e neste chasso de computador não consigo sequer ver o que o FD aqui pôs. Só sei que gostava de saber o que é que os finlandeses fizeram, que estão no top do top em matéria de educação. Sei que os professores lá são super qualificados (penso que uma boa parte se não a maioria dos professores do liceu têm um doutoramento), penso que são bastante bem pagos e que é uma profissão de prestígio.
Agora, como é que se chega lá, não sei (quero eu dizer, se se paga em amendoins, o normal é só ter macacos a trabalhar, mas não tenho a certeza que começar pelos salários seja a solução). Também sei que o desinvestimento (não estou a falar em termos económicos porque não faço ideia) no ensino em Portugal é uma história antiga.
"Se se olhar para o PIB, o investimento em educação equivale a 5,6 por cento; menos 0,1 que a média da OCDE. De 1995 para 2006, Portugal aumentou a sua despesa de 5 para 5,6 por cento do PIB. Há países como os EUA, a Dinamarca ou a Islândia que investem mais de sete por cento do PIB na educação.
A quase totalidade da despesa portuguesa (98,1 por cento) é para o pagamento de salários no ensino não superior.Só no ensino secundário, em Portugal, o custo de salário de um professor por estudante é 11 pontos percentuais mais alto do que a média da OCDE. Isto verifica-se porque Portugal tem dos salários mais altos, quando comparados com o PIB per capita, que a média dos países (sobretudo os dos docentes no topo da carreira que recebem cerca de 38 mil euros anuais contra os 33 mil da média da OCDE); está acima da média no que toca ao tempo que os professores passam em sala de aula, apesar de terem turmas mais pequenas."
Colocado por: LuBMas conte lá ao pessoal, qual foi a data da reforma da sua mãe?
Colocado por: lobitoo principal problema do país, as pessoas respondem a justiça, a corrupção, as desiguladades sociais, etc, etc e nunca (estou sem dúvida a exagerar), a educação.Pois...,
E eu mantenho o que digo há anos, a olhar Portugal de fora mas relativamente perto, é que esse é O problema do país. Todos os outros podem ser graves mas são relativamente transitórios (como eu considero que é o caso da Justiça), podem eventualmente ser resolvidos numa geração ou menos, a educação NÃO.Concordo em absoluto.
é que entretanto já todos nos fartámos de ouvir aquela lengalenga do "avaliação sim, mas não esta", e "professores a avaliar professores ? Que horror!!" e "quotas não" e coisas do género. E qualquer pessoa medianamente atenta percebe que o objectivo dos sindicatos não pode nunca ser a diferenciação por mérito (as tendências igualitárias estão no código genético deles), pelo que a avaliação a sériotambém não é desejável por aí além
"professores a avaliar professores"
"quotas não" e coisas do género
Viva o Papa,amanhe dia de descanso na função publica. E eu tenho que trabalhar,não me resta outro remédio,direi não tenho sorte nenhuma!
Colocado por: LuBAí está uma boa razão para fazermos como em Espanha:Viva o Papa,amanhe dia de descanso na função publica. E eu tenho que trabalhar,não me resta outro remédio,direi não tenho sorte nenhuma!Realmente há tipos muito azarados!!!
Colocado por: Anonimo16062021 ... muitos desses senhores nem sequer tem nada a ver com a igreja católica.
Colocado por: Luis K. W.Colocado por: Anonimo16062021... muitos desses senhores nem sequer tem nada a ver com a igreja católica.
A maioria dos "católicos" portugueses só dizem que o são por engano, e/ou porque foram baptizados. :-)
Dizem-se católicos-não-praticantes, ou dizem que são católicos porque foram educados como tal.
Na verdade, a maioria dos portugueses é agnóstico, e até anti-clerical.
Só porque seguem uma série de comportamentos tradicionais da nossa cultura judaico-cristã, e da vida na sociedade (não matarás, não cobiçarás a mulher...etc.), pensam que têm a obrigação de se designar como "católicos".
PS: pensem bem. O que será um "xpto-não-praticante"?
Ou se é praticante, ou não se é "xpto".
Exemplo: uma virgem-não-praticante; um assaltante-não-praticante; um engenheiro-não-pratic... calma! Este pode ser um PM.
Exemplo: uma virgem-não-praticante; um assaltante-não-praticante; um engenheiro-não-pratic...
Passa uma procissão de funcionarios publicos para ir ver o Papa e um americano diz "ainda um dia hei_de ter uma vida regalada como a daqueles" e o português diz "ainda um dia has-de trabalhar como eu"
Colocado por: Luis K. W.Colocado por: LuBAí está uma boa razão para fazermos como em Espanha:Viva o Papa,amanhe dia de descanso na função publica. E eu tenho que trabalhar,não me resta outro remédio,direi não tenho sorte nenhuma!Realmente há tipos muito azarados!!!
Corte de 5% nos vencimentos dos Funcionários Publicos!
Colocado por: Anonimo16062021Colocado por: kosttaacabe-se com os feriados da pascoa, corpo de deus, nossa senhora, 8 de dezembro e natal. todos feruados católicos q destroem a produção nacional. ´sejam coerentes
Mas todos esses feriados que vc mencionou são para todos em geral,não são só para a função publica, sejam coerentes.