Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Pois é Neon e Beccas pelos vistos estamos em minoria,o que é quanto a mim um dos motivos da M**** de País que temos, não são os governantes são mesmo as pessoas.

Enfim é tudo meia bola em força

Cumprimentos

P.S - Ainda bem que ainda não roubaram às pessoas todos os direitos de Abril , senão aí é que estavamos no buraco
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aquapego
  2.  # 82

Caro DIas Borge, é "entendi" e "há" muito tempo.
    Tem um corrector ortográfico ao seu díspor...
  3.  # 83

Colocado por: becasSinceramente...o que para aqui vai de falta de respeito de milhares de pessoas (eu incluída), a maioria (sim, a maioria) pessoas que honram a sua profissão e trabalham com honestidade.
    Sr. Anonimo16062021, estranho que não saiba que há funcionários públicos que são operários, jardineiros, cantoneiros, empregadas de limpeza...esses já apanham com o sol, a chuva, o frio para ganhar ordenados de miséria...não precisam de ir para o privado para "saber como elas mordem"!
    Sr. Luisvv- desde quando os aumentos na função pública são iguais para todos? É que eu já não subo de escalão há uns dez anos e não fui aumentada vários anos, nem vou ser este ano (e nos que se seguem, pelo que tudo indica).
    Quanto ao ser maltratado pelos funcionários públicos, tê-lo-á sido por alguns, como eu já fui por empregados de restaurantes, donos de lojas, médicos (nos consultórios privados) e etc etc. Reclame se foi mal atendido. E já agora, às criancinhas ensina-se o respeito por toda a gente, pelo menos é o que ensino às minhas.

Já que estamos no FÓRUM DA CASA..., será que os pedreiros, carpinteiros, etc etc, também sobem de escalão automáticamente? O mecânico também sobe de escalão atè à reforma? E dizem que não há diferenças...!!! O que eu acho é que há muita falta de informção...! Vejam só os professores, principalmente os que integram os quadros, acham que estão mal? Porque farão greves? Quantos meses de férias têm por ano? Qual o valor das suas futuras reformas? SIM... comparem-nas com as dos operários fabris. E não me venham dizer que não sei do que falo, pois eu estou no meio e conheço a razão.
  4.  # 84

Colocado por: aquapego
    Colocado por: becasSinceramente...o que para aqui vai de falta de respeito de milhares de pessoas (eu incluída), a maioria (sim, a maioria) pessoas que honram a sua profissão e trabalham com honestidade.
    Sr. Anonimo16062021, estranho que não saiba que há funcionários públicos que são operários, jardineiros, cantoneiros, empregadas de limpeza...esses já apanham com o sol, a chuva, o frio para ganhar ordenados de miséria...não precisam de ir para o privado para "saber como elas mordem"!
    Sr. Luisvv- desde quando os aumentos na função pública são iguais para todos? É que eu já não subo de escalão há uns dez anos e não fui aumentada vários anos, nem vou ser este ano (e nos que se seguem, pelo que tudo indica).
    Quanto ao ser maltratado pelos funcionários públicos, tê-lo-á sido por alguns, como eu já fui por empregados de restaurantes, donos de lojas, médicos (nos consultórios privados) e etc etc. Reclame se foi mal atendido. E já agora, às criancinhas ensina-se o respeito por toda a gente, pelo menos é o que ensino às minhas.

Já que estamos no FÓRUM DA CASA..., será que os pedreiros, carpinteiros, etc etc, também sobem de escalão automáticamente? O mecânico também sobe de escalão atè à reforma? E dizem que não há diferenças...!!! O que eu acho é que há muita falta de informção...! Vejam só os professores, principalmente os que integram os quadros, acham que estão mal? Porque farão greves? Quantos meses de férias têm por ano? Qual o valor das suas futuras reformas? SIM... comparem-nas com as dos operários fabris. E não me venham dizer que não sei do que falo, pois eu estou no meio e conheço a razão.

Eu não me queria meter na conversa, pois este tipo de conversa nunca leva a lado nenhum.
    Diga-me lá onde estão esssas subidas de escalão automáticas? Isso não existe e pelo menos desde que trabalho (1997) isso nunca existiu.
    Férias? são 25 dias úteis caso não tenha metido nenhum dia de férias ao longo do ano lectivo.
    Reformas altas? são de acordo com os descontos efectuados. Não ganho nada por fora, tudo que ganho declaro. se recebo mil, declaro mil, não é receber mil e declarar 600
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aspirante
  5.  # 85

Os desempregados que paguem a crise!
  6.  # 86

Aumentos iguais para categorias iguais, sim. E essa foi aliás a causa do congelamento dos salários acima de determinado valor - o facto de o simples passar do tempo implicar aumentos da despesa com salários.

Felizmente, não trato com todos. Mas também não digo que todos são assim.
    Bla bla bla. Quando sou mal atendido num restaurante, deixo de lá gastar o meu dinheiro. E um restaurante ou qualquer outro estabelecimento privado não sobrevive se a regra for o mau atendimento, a não ser que venda um produto tão extraordinário que compense. Numa repartição pública, continuo a ter que lá ir. E se não for, azar... o meu.

P.S. - Tenho funcionários públicos na família próxima.
  7.  # 87

Não é uma Greve, mas certamente, um meio de TODOS podermos demonstrar a nossa insatisfação com os nossos governantes.

22 e 23 Maio - Dias de Luto Nacional contra a Vergonha de Políticos que temos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuisFigueiredo
  8.  # 88

Vejam só os professores, principalmente os que integram os quadros, acham que estão mal? Porque farão greves? Quantos meses de férias têm por ano? Qual o valor das suas futuras reformas? SIM...

Caro aquapego, olhe tenho uma professora em casa, com 30 anos de serviço e pela imensa admiração,apreço e eterna gratidão pessoal que tenho por essa pessoa e sabendo como Professora o que se passa todo o dia na sua rotina profissional e pessoal, não vou proferir as palavras que me apetecia dizer-lhe, porque sinceramente apetece-me vomitar com o que escreveu, tenha muito cuidado quando fala dos professores, Vê-se nitidamente que não faz a PONTA DE UM CORNO do que está a falar.Tenha nível e abstenha-se de criticar os professores, sem conhecimento de causa.
    Vá ver a taxa de professores em Psiquiatras, a taxa de divórcios nesses profissionais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuB
  9.  # 89

off topic:
    Eu digo muitas vezes que é a profissão que mais admiro, a de professor.
    Eu não conseguiria! por nenhum dinheiro do mundo, nem por regalias nenhumas.
    o meu + 2 sobrinhos em casa, uma vez por mês já me põe doida!
  10.  # 90

Boas

Eu digo muitas vezes que é a profissão que mais admiro, a de professor.
    Eu não conseguiria! por nenhum dinheiro do mundo, nem por regalias nenhumas.

Eu também não gostaria de ser professor. Nem pescador, nem mineiro, nem pedreiro, nem caixa de hipermercado, nem carteiro, nem empregado de mesa,nem ... enfim, várias profissões. Na dúvida, preferia ser professor a qualquer das outras hipóteses. Sim, porque apesar de tudo certas coisas que se dizem são algo exageradas. Na minha opinião a questão não é se os funcionários públicos merecem ou não melhor. A questão é se os funcionários públicos devem ter regalias que não são comuns aos outros trabalhadores.
    Por outro lado assiste-se aqui a generalizações absurdas: há funcionários públicos competentes e dedicados, há outros que são autênticos calaceiros. Negar uns ou outros é negar a evidência.

cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo16062021
    • LuB
    • 29 abril 2010 editado

# 91

Tenho sido professora do ensino secundário durante a maior parte da minha vida. Mas desempenhei outras funções em determinado períodos no Ministério da Educação.
    Digo-vos uma coisa, e tanto se me dá que acreditem como não:

Ser professor de adolescentes é nos nossos dias uma profissão esgotante, muito rica do ponto de vista humano, mas tremendamente difícil de desempenhar com eficiência. È muito mais difícil estar com turmas que se vão revezando de hora a hora, garantindo que aprendam e cumpram os programas, do que estar numa repartição de um ministério qualquer, ou ser enfermeira, por exemplo.
    Nós os professores não ganhamos mal, (se estivermos no topo da carreira) e até temos férias... mas na actual conjuntura não há problema que não vá parar à escola e, o stress é de tal ordem, que muitos professores terão dificuldade de chegar aos 60 anos no seu perfeito juízo... E mais não digo.

Cumprimentos
    LB
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lsobral
  11.  # 92

J.Cardoso tenha a amabilidade de dizer que situações são exageradas pelos professores?
  12.  # 93

Boas

J.Cardoso tenha a amabilidade de dizer que situações são exageradas pelos professores?

Eu não falei em situações exageradas pelos professores. Eu disse que certas coisas que se dizem - referia-me a este fórum - são exageradas. Acho exageradas algumas opiniões sobre os funcionários públicos, quer as que sustentam que estes não fazem nada, quer as que sustentam que são uns sacrificados.
    E, para que conste, na minha opinião há funcionários públicos bem pagos e há funcionários públicos mal pagos. Apesar de tudo todos usufruem de condições que não são extensivas aos trabalhadores do sector privado, e a isso chama-se privilégio por muito que custe ouvir a alguns.

cumps
    José Cardoso
  13.  # 94

Posso lhe dizer que duvido que haja muitos funcionários públicos com os privilégios que eu tenho na empresa(privado) onde estou, questão de sorte Às tantas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aspirante
  14.  # 95

Colocado por: Anonimo16062021Se tivesse frequentado a escola cá em Portugal as tentas também seria funcionário publico digo eu!

??Desculpe a pergunta que idade tem??
    • Neon
    • 30 abril 2010

# 96

Boa noite Sr. Anonimo16062021

Olhe, sou uma pessoa muito franca e directa, e desde já lhe digo...vou gastar aqui um pouco do meu latim, a explicar algumas coisas que você e outros demonstram claramente não saber, não perceber, mas também não estarem interessados em perceber.

Ainda que consciente que estou a deitar pérolas a porcos, cá vai.

1.º Vou para casa de consciência tranquila....e volto a repetir, porque apesar de considerar que recebo um bom salário (comparando com as misérias que pagam neste pais) não me serve a carapuça das coisas a que acusam os FP.
    Já passei por 3 instituições pública diferentes, e nos concursos em que participei nunca fiquei abaixo do 1.º lugar (seja na disputa de ingressos, seja na disputa de progressão na carreira). Não devo nada a ninguém (tirando a casa e carro que estou a pagar ao banco), não tenho rabos presos, tenho consciência que desempenho um bom trabalho, não participo em almoçaradas, não recebo envelopes nem prendonas, prendas ou prendinhas, digo o que tenho a dizer seja aos que estão abaixo de mim, seja aos que estão acima de mim. Não me deixo impressionar com pressões, manipulações, berros ou murros na mesa...Não obedeço a ordens com as quais não concordo a menos que sejam escritas e de forma cristalina.

Esta é a razão pela qual vou de consciência tranquila para casa...Sabe, a pior coisa que me podia ter acontecido na minha vida já me aconteceu...e garanto-lhe que perante isso o meu emprego vale zero, trocava-o mil vezes só para não ter de experimentar o que já vivi.

2.º Quanto ao facto de os meus colegas não serem obrigados a trabalhar por aqueles valores...
    Fique sabendo que nos dias de hoje você não vê gente nova a integrar serviços públicos a receber misérias desta, ai não vê não. pura e simplesmente não estão interessados.
    Quem ganha estes salários, são pessoas antigas, sem estudos e que durante uma vida se sujeitaram a isto porque não tinham mais nada. Se calhar não vai acreditar em mim, mas ainda assim vi uma quantidade considerável arriscar ir embora e trabalhar por contra própria. A muitos perdi o rasto mas não conheço nenhum que se tenha dado mal.

A titulo de exemplo, no concelho onde trabalho o coveiro não pode tirar mais de uma semana seguida de férias, nem ir para longe. E mesmo assim algumas vezes teve que as interromper. Sabe porquê?
    Porque ninguém quer fazer o trabalho dele (nem novos nem velhos)...Quando ele se for embora,se não arranjarem substituto como é que vai ser?
    O Sr Dias se estiver disponível para um dia concorrer deixe-me o seu contacto que quando abrir concurso terei o prazer de o alertar para poder apresentar a sua candidatura.

Mas ainda voltando ao que referi no inicio, Sr. Dias fique contente porque o seu vaticínio está correcto só trabalha por aquele valor quem quer. E repetindo o que disse no inicio hoje em dia a rapaziada nova não quer. Desta forma esta classe de chulos e de carraças chupistas têm os dias contados, é só mais uns anos até esta malta atingir a reforma e acabaram os funcionários públicos.
    É claro, que os serviços terão que ser prestados à mesma...mas não se preocupe, pois serão implementadas empresas privadas que lhe prestarão esses serviços e lhe aliviarão a carteira de forma proporcional.
    Quer o filhinho ou o netinho na escola? vá pagar o colégio privado
    Está doentinho? só tem 3 hipóteses, ou tem segurozinho, ou tem dinheirinho ou vai fazer tijolinho.
    Quer fazer uma casa? vá certificar (pagando) os projectos a empresas privadas
    Quer patrulhas no bairro? contrate os serviços de uma empresa de seguranças
    Para ai caminhamos a passos largos

Realmente você tem razão os meus colegas são uns completos idiotas. Veja lá a ironia de que muitas vezes enquanto eles trabalham ao calor e ao frio como você diz, estão na esplanada dos cafés os bons, os produtivos...aqueles que recebem os subsídios para não trabalhar (de valor muito superior ao salário que eles auferem) a comer tostas e a beber cerveja,a rirem e a desdenhar dos facínoras que são os FP. É verdade os meus colegas são mesmo PARVOS.

3º Olhe Sr. Dias, neste momento no meu local de trabalho está a decorrer um concurso de ingresso de que sou um dos membros do júri.
    Como lhe disse e reitero, eu não tenho nada na manga, não aceito pressões, nem faço favores para acudir por A, ou por B.
    Não tenho duvidas que no final, haverá criticas e julgamentos de que foi fulano tal o escolhido, porque era amigo do primo, da empregada, da tia da madrinha do Sócrates.
    Mas sabe uma coisa...mais de metade dos candidatos foram excluídos na 1.º fase do concurso porque são Burros com "B" grande enorme...nem sabem ler os requisitos das candidatura, não sabem apresentar toda a documentação solicitada. São detentores de uma falta de cultura administrativa, que alias é apanágio do nosso pais.
    Mas tenho a certeza que ao receberem a notificação de exclusão tiveram esperteza suficiente para apregoar aos 7 ventos que o concurso está feito.

Aproveito para subscrever o que disse o J Cardoso

Colocado por: j cardosoAcho exageradas algumas opiniões sobre os funcionários públicos, quer as que sustentam que estes não fazem nada, quer as que sustentam que são uns sacrificados.

Quanto aos privilégios, esses meu amigo é verdade que os há mas são cada vez menos... lhe garanto.

Já agora para que conste, o sistema de avaliação dos FP, tem vindo a sofrer uma reformulação... foram criados objectivos a atingir, foram criadas cotas de notas mais altas, foram criados sistemas de pontos a atingir para se poder progredir. E a sucessão de notações negativas pode dar origem à exoneração.
    Portanto a ideia de que o trabalho é vitalício, que todos usufruem de notas altas quer produzam muito ou pouco, e que se progride pelos anos de serviço são noticias ultrapassadas.

Um abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: staticx
  15.  # 97

Neon

Até tem razão em algumas coisas, mas não em todas. Eu já trabalhei na Segurança Social, tenho familiares que trabalharam lá toda a sua vida. E posso garantir-lhe, que ainda entra muita gente por factor C, assim como lhe garanto que as avaliações são uma farsa. Porque sei, porque vi :).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo16062021, aquapego
  16.  # 98

Boa noite e um bom descanso.
  17.  # 99

Colocado por: kostta
    Colocado por: aquapego

Eu não me queria meter na conversa, pois este tipo de conversa nunca leva a lado nenhum.
    Diga-me lá onde estão esssas subidas de escalão automáticas? Isso não existe e pelo menos desde que trabalho (1997) isso nunca existiu.
    Férias? são 25 dias úteis caso não tenha metido nenhum dia de férias ao longo do ano lectivo.
    Reformas altas? são de acordo com os descontos efectuados. Não ganho nada por fora, tudo que ganho declaro. se recebo mil, declaro mil, não é receber mil e declarar 600

Estas pessoas agradeceram este comentário:aspirante

Caro kostta, o sr. não se queria intrometer na conversa, mas já que respondeu e ainda bem, só lhe vou questionar o seguinte: a sua escola é diferente da minha?
    Tenho 47 anos e conheço o "sistema" de trás para a frente e da frente para trás..., ou seja progressões na carreira sempre as houve na função pública, portanto não me venha dizer que não há. Se não as teve terá que verificar o motivo que lhe está adjacente.
    Em relação às férias deveria nem ter mencionado, pois vou-lhe apenas colocar outra questão: nas férias da Páscoa quantos dias esteve em casa? Por favor não me venha responder que só esteve a Sexta-Feira (santa?)..., e no Natal?...e nas férias de Verão?... Todos nós sabemos que após as reuniões de avaliação e alguns exames, já ninguém faz nada! Portanto os 25 dias de que fala fazem parte daquela parte do programa que ninguém cumpre!!!! Eu contra mim falo, mas sou daqueles que acho mal que isto só esteja ao alcance da nossa classe, ou será que não? Qualquer pessoa que se desloque a uma escola nos meses de Julho e Agosto, vai encontrar um "deserto", e se acham que não é verdade visitem as escolas nesses meses.
    Em relação às reformas, claro que quanto maior fôr o nosso vencimento maior será a nossa reforma. O que eu pretendi chamar a atenção foi para o facto de: Qual o motivo pelo qual, o sr. Mário Nogueira ( um autêntico FUNGO parasita) convocou uma GREVE às uns tempos atrás se bem se recordam, em que o ponto fulcral do desentendimento eram as célebres avaliações que tantos têm medo e com repercussões óbvias nas ditas reformas? Por que seria? Não me venham dizer que foi pelo facto do nosso ensino estar péssimo e que o culpado foi o anterior governo, porque é mentira. Todos nós que estudámos sabemos que o ensino anda de mal a pior desde o 25 de Abril de 1974! Então porquê só agora esta revolta da nossa classe? O problema é que ainda existem muitos pseudo-professores nas nossas escolas, pelo simples facto que quando se licenciaram não tiveram saída para a sua área e então a única saída era dar aulas, pois o que contava era o ordenado ao fim do mês e o resto logo se veria. São por estas e por outras que o nosso ensino chegou a este caos. Como é óbvio não sou generalista, mas existem muitos milhares que necessitavam de reforma antecipada, pois sou de opinião que os professores que vieram da via ensino têm outra preparação.
    Palavras de um professor que não quer o DEUS para ele e o DIABO para os outros...
    • Mac
    • 30 abril 2010

# 100

porque não mudam o título ao tópico?

PÚBLICO VERSUS PRIVADO

0.0306 seg. NEW