Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Boa

Não há uma coisa qualquer na lei portuguesa que faz de todos nós potenciais doadores de órgãos ?

Penso que a não ser que manifeste vontade contrária (não sei como), qualquer um é considerado doador.

cumps
    José Cardoso
  2.  # 42

Colocado por: j cardosoBoa

Não há uma coisa qualquer na lei portuguesa que faz de todos nós potenciais doadores de órgãos ?

Penso que a não ser que manifeste vontade contrária (não sei como), qualquer um é considerado doador.

cumps
    José Cardoso

Voilà:

http://www.min-saude.pt/portal/conteudos/informacoes+uteis/doacao+de+orgaos+e+transplantes/objecao_doacao.htm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: j cardoso
  3.  # 43

Boas

Obrigado Lobito, achava que era assim mas não tinha ideia como funciona.
    Em todo o caso não me vou inscrever, pode ser que ainda seja útil a alguém (desde que o "mau feitio" não acompanhe o órgão, ou seria presente envenenado)
    É bom saber que não estamos atrás dos outros neste assunto.

cumps
    José Cardoso
  4.  # 44

Colocado por: j cardosoBoas

Obrigado Lobito, achava que era assim mas não tinha ideia como funciona.
    Em todo o caso não me vou inscrever, pode ser que ainda seja útil a alguém (desde que o "mau feitio" não acompanhe o órgão, ou seria presente envenenado)
    É bom saber que não estamos atrás dos outros neste assunto.

cumps
    José Cardoso

Desde que se evitem transplantes de maus fígados...

Pelo que percebi, estes bons resultados devem-se sobretudo a uma boa organização: os transplantes são uma questão de horas e é preciso uma excelente coordenação entre os serviços que cuidam dos receptores em lista de espera e os serviços que cuidam dos potenciais dadores. Depois, imagino que se cria um círculo virtuoso: fala-se deles (e a imprensa, honra lhe seja feita, traz regularmente esta questão à baila) e as pessoas são mais receptivas à ideia em relação aos seus entes queridos (geralmente as pessoas acham óptimo dar os seus próprios órgãos, mas em relação aos familiares próximos a coisa é mais complicada e penso que, mesmo apesar da lei, os médicos pedem normalmente "autorização" à família).

Aliás, vim parar aqui por causa deste texto do DN (como me pareceu um bocado exagerado, fui verificar):

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1585904

Mas 432 transplantes de medula óssea, é obra também. E lembro-me também que quando o Instituto do Sangue considerou que as reservas estavam a atingir um nível perigoso em vésperas de uma ponte e fez um apelo nos media, a resposta foi fantástica. Houve pessoas que esperaram calmamente horas pela sua vez de dar sangue.

Portugal tem bolsas de excelência, a questão é que façam mancha de óleo...
  5.  # 45

Eu não percebo...

As nossas escolas de Gestão são das mais reputadas (Univ Nova tem o melhor Mestrado do Mundo), os nossos estudantes são do melhor (alunos de Gestão da Nova ganham o Danone Trust contra 170 equipas de 11 países).

O que falta para este país ser super-bem gerido ? ! ?
    Substituir os portugueses por eslavos?
    Um par de gerações?
    Descobrir petróleo ao largo da costa algarvia?
  6.  # 46

Se calhar não precisamos de mais bons gestores economicos mas sim mais gestores da "coisa" humana. é que em termos economicos já há pouca coisa para gerir mas continua a haver muita gente mal gerida :)))
  7.  # 47

Colocado por: Luis K. W.Eu não percebo... As nossas escolas de Gestão sãodas mais reputadas(Univ Nova tem o melhor Mestrado do Mundo), os nossos estudantessão do melhor(alunos de Gestão da Nova ganham o Danone Trust contra 170 equipas de 11 países).
    O que falta para este país ser super-bem gerido ? ! ? Substituir os portugueses por eslavos? Um par de gerações?

Por um lado, está a referir-se a casos isolados, sem significado global - se a memória não me falha, entre as melhores 500 universidades europeias, há apenas 2 portuguesas.
    Por outro, cerca de 80% da população activa portuguesa tem baixas qualificações, estimando-se que em 2020 sejam ainda 63 ou 64%.
    • eu
    • 8 junho 2010

# 48

Colocado por: Luis K. W.As nossas escolas de Gestão sãodas mais reputadas(Univ Nova tem o melhor Mestrado do Mundo), os nossos estudantessão do melhor(alunos de Gestão da Nova ganham o Danone Trust contra 170 equipas de 11 países).

Isso infelizmente é a excepção à regra.
  8.  # 49

9.  # 50

Colocado por: Luis K. W.Eu não percebo...

As nossas escolas de Gestão sãodas mais reputadas(Univ Nova tem o melhor Mestrado do Mundo), os nossos estudantessão do melhor(alunos de Gestão da Nova ganham o Danone Trust contra 170 equipas de 11 países).

O que falta para este país ser super-bem gerido ? ! ?

Pelos vistos até isso já fizemos

Penso que basta trocar os políticos... Aqui há tempos ouvi uma grande história que resume este país...

Deus acaba de criar o mundo, chama todos os anjinhos para darem o seu parecer... Eles esboaçam por esta bola azul achatada... E fazem um relatório completo. Chegam junto de Deus e reclamam: Na América tufões e ciclones, em África calor imenso que de certezas as pessoas serão "torradas", na Ásia frio intenso... E em Portugal um paraíso... Praias belas e intensas, clima ameno e temperado, paisagens dignas do paraíso... Não é justo, dizem os anjinhos... Ao que Deus na sua imensa bondade sorri irónico só responde:
    - Esperai para verem o povo que vou lá meter... E assim se repôs a justiça e a igualdade para com todo o mundo...

Tinhámos de ter algo... E não é o povo... é a populaça... Há quem diga que os povos mais fortes conquistaram o centro da europa e empurarram os fracos para as "pontas"... E nós até das pontas tivemos de sair para procurar condições de vida (tal como hoje)... a sorte que nos vale é que somos uma nação de corajosos... mas também uma nação chicos espertos...
    • LuB
    • 9 junho 2010 editado

# 51

Tinhámos de ter algo... E não é o povo... é a populaça... Há quem diga que os povos mais fortes conquistaram o centro da europa e empurarram os fracos para as "pontas"... E nós até das pontas tivemos de sair para procurar condições de vida (tal como hoje)...

Não seja tão derrotista Adan.

Os nossos grandes, como Fernando Pessoa (Mensagem e tb as referencias continuadas ao 5.º Império) e Camões (os Lusíadas...) acreditavam sinceramente nas capacidades e no carisma do povo português e dedicaram toda a sua vida a comunicar o orgulho de terem nascido portugueses.
    Um dia daremos a volta por cima. Eu acredito nisso, sinceramente. E, não me revejo como pertencente a um grupo "inferior" seja no que for...
    Agora, o que realmente se torna necessário é descolarmos.
    Façamos todos por isso!

Cump

L.B.
  10.  # 52

Boas

Há quem diga que os povos mais fortes conquistaram o centro da europa e empurarram os fracos para as "pontas"

Isso não é verdade.Assim de memória, povos que vieram do centro da Europa e por aqui passaram ou se fixaram: Celtas, Suevos, Alanos, Vândalos, Visigodos, Ostrogodos.

cumps
    José cardoso
  11.  # 53

Não é ser derrotista, até porque nos considero em grande estima... Mas esses senhores (Fernando Pessoa, Saramago, etc)que fala... nem sempre foram olhados pelo seu país...

Se assim fosse o Camões não morreria na miséria e seria actualmente um senhor na literatura mundial, em nada abaixo de Homero...
    Se assim fosse o Saramago não viveria em Espanha... Onde os "nosotros hermanos" dizem que é deles... E leia a obra dele e veja os estrangeiros aportuguesados que lá estão...
    E o famoso e meu estima Fernando Pessoa (já tomei café com ele na baixa) :):):) Sabia que na altura que escreveu o seu livro a Mensagem foi para um concurso... Sabe em que lugar ficou??? Segundo... Quem ficou em primeiro... nem a história guardou... mas para Pessoa ficar em segundo, só podemos depreender que era alguém... ou alguma pessoa importante (como escritor)...

O que quero dizer é que olhámos sempre para a galinha da vizinha... E pouco ou nada valorizámos o que cá temos... E são tantas as coisas boas que cá temos... E continuamos mais que a crer no quinto império, continuar à espera que "se cumpra Portugal"
  12.  # 54

Colocado por: j cardosoBoas

Há quem diga que os povos mais fortes conquistaram o centro da europa e empurarram os fracos para as "pontas"

Isso não é verdade.Assim de memória, povos que vieram do centro da Europa e por aqui passaram ou se fixaram: Celtas, Suevos, Alanos, Vândalos, Visigodos, Ostrogodos.

cumps
    José cardoso

Vieram ou foram corridos??? :):):)

E desses todos alguns ainda por cá permanecem... pelo menos os vândalos, a julgar pelos espelhos partidos e outras maldades. :):):) lol
  13.  # 55

• LuB
    • 9 junho 2010 editado

# 56

Se assim fosse o Camões não morreria na miséria e seria actualmente um senhor na literatura mundial, em nada abaixo de Homero...
    Se assim fosse o Saramago não viveria em Espanha... Onde os "nosotros hermanos" dizem que é deles... E leia a obra dele e veja os estrangeiros aportuguesados que lá estão...
    E o famoso e meu estima Fernando Pessoa (já tomei café com ele na baixa) :):):) Sabia que na altura que escreveu o seu livro a Mensagem foi para um concurso... Sabe em que lugar ficou??? Segundo... Quem ficou em primeiro... nem a história guardou... mas para Pessoa ficar em segundo, só podemos depreender que era alguém... ou alguma pessoa importante (como escritor)...

É verdade que uma grande parte dos grandes deste mundo não foram reconhecidos na sua época. Mas não foi só em Portugal, nem é isso que faz a diferença, para o que estava a tentar demonstrar.
    Todos esses, de que fala, foram reconhecidos mais cedo ou mais tarde, e não só em Portugal.
    Por outro lado, Camões, Pessoa, Saramago, não sei se serão mais, ou menos, importantes que Homero, visto que todos são mundialmente reconhecidos e apreciados.
    O que eu queria dizer é que os grandes vultos nacionais foram entusiastas das suas origens e, acreditaram que éramos (somos) do melhor que há no mundo.
    Se esse Saramago, é um bocadito "alambazado" e acha que os Espanhóis são tão bons como nós e até nos quer juntar, não me admira: afinal sempre são "nuestros hermanos" e sempre ouvi dizer que quem sai aos seus não degenera, :-)
    Cump.
    L. B.
  14.  # 57

Boas

os Espanhóis são tão bons como nós e até nos quer juntar, não me admira: afinal sempre são "nuestros hermanos" e sempre ouvi dizer que quem sai aos seus não degenera

???
    $"%#%"&"%$#

Nunca. Porque eu cá sou dos Fonsecas, eu cá sou dos Madureiras

cumps
    José Cardoso
    • LuB
    • 9 junho 2010 editado

# 58

???
    $"%#%"&"%$#

Nunca. Porque eu cá sou dos Fonsecas, eu cá sou dos Madureiras

cumps
    José Cardoso

Eu, arrisco-me a levar porrada, (que isto aqui é só descendentes do Viriato...), mas mesmo assim vou-me arriscar, que a distancia dos interlocutores sempre me ha-de dar alguma protecção.
    È assim:
    Eu respeito, e admiro, D. Afonso Henriques e a D. Tareja sua Mãe... Eu respeito e admiro D. João IV e a sua mulher D. Luísa que queria ser rainha de Portugal nem que fosse só por um dia...
    Mas vou-vos dizer qual é a minha opinião acerca destas coisas de lutas territoriais ao longo dos tempos...
    Numa fase inicial, o D. Afonso Henriques lutou pelo Condado portucalense, porquê? Porque teria aqui um bocado de terra só dele. E, porque era virtuoso expulsar os Mouros da Península, claro... O patriotismo dele, tem a meu ver explicações muito simples .. quis obter um condado, para os seus descendentes (nós?) e pagou-o com sangue ... claro.... E no meio disto tudo, como a mãe queria a "quinta" para outros fins, até a meteu na prisa...

Qualquer um de nós, hoje, pode fazer o mesmo raciocínio: Gostava de ter um "território só meu" uma quinta, (que isto de muita terra já era!)
    O que certamente não nos passa pela cabeça é ir "roubar" nada aos árabes... ou aos espanhóis...
    E muito menos pagar "com sangue". Só compramos, se tivermos dinheiro...
    Com os Reis que se seguiram a coisa não foi muito diferente: Se eu puder roubar a quinta dos espanhóis, dos árabes, ou lá por África a terra dos nativos... no problem, o importante é que nunca me levem a minha.
    Sim: O sentimento popular de apego à causa nacional é complexo, e fonte de muitos actos de coragem, que admiro, mas foi esse mesmo sentimento que foi, muitas vezes, utilizado para engordar os senhores no seu apetite pela posse de terras e poder...
    Sou por isso uma nacionalista moderada.
    Gosto de ter nascido onde nasci.
    Adoro isto...
    Mas chamar %4/&%## as nuestros hermanos... nop...
    Chamo-lhe "hermanos" porque o são... e não me importo de fazer até sociedade com eles, se isso for do interesse do pessoal cá da casa!
    Cump
    L. B.
  15.  # 59

Colocado por: LuB Eu respeito, e admiro, D. Afonso Henriques e a D. Tareja sua Mãe... Numa fase inicial, o D. Afonso Henriques lutou pelo Condado portucalense, porquê? Porque teria aqui um bocado de terra só dele. E, porque era virtuoso expulsar os Mouros da Península, claro... O patriotismo dele, tem a meu ver explicações muito simples .. quis obter um condado, para os seus descendentes (nós?) e pagou-o com sangue ... claro.... E no meio disto tudo, como a mãe queria a "quinta" para outros fins, até a meteu na prisa...

A mãe de D Afonso Henriques já se intitulava Rainha ("Regina") antes de ele se armar em Rei. Era só o que faltava ser vassala da própria meia-irmã!!!

Quanto aos nuestros hermanos, tal como eu e as minhas irmãs, desde que não metam o bodelho no que é meu...
  16.  # 60

Boas

Começo pelo fim:

Mas chamar %4/&%## as nuestros hermanos.

Essa "expressão" não era dirigida aos "nuestros hermanos", mas à ideia de nos juntarmos a eles. E "meus hermanos" não foram nem nunca serão, apenas cidadãos de um país vizinho com quem temos afinidades e a quem respeito, nada mais.

E volto ao princípio:

que isto aqui é só descendentes do Viriato

Acho que não, aliás e se a questão se pusesse, o que não é o caso, acho que tecnicamente Viriato seria espanhol. Essa história de confundir os Montes Hermínios com a Serra da Estrela é uma história muito mal contada. Por mim, nem lusitano sou, apenas português. E tenho a impressão que no tempo do Viriato a minha zona era dos Brácaros, não dos Lusitanos.

Em relação ao resto, à forma e motivos porque este país nasceu e cresceu, estou de acordo consigo. É exactamente por isso que para mim um título de nobreza ou coisa que o valha é garantia que alguém na sua origem conseguiu ter êxito numa acção puramente egoísta, quer fosse de bravura quer fosse de adulação (deculpem lá os "sangue azul"). Porém, acho que há muito ultrapassamos essa fase e temos um país que, quer se goste quer não, tem uma identidade. Se a imagem que temos dele não é a melhor, a nós o devemos e só nós podemos mudar isso. Provavelmente estarei antiquado, mas não vejo como nem quero mudar: patriota sempre, Portugal sempre.

cumps
    José Cardoso

0.0266 seg. NEW