1 gostava de saber a diferença entre sapata e pilar?
é necessario colocar algum isolamento por baixo do betao antes de encher o "buraco" ou é apenas cavar a fundaçao/buraco e é colocado logo betão directamente?
que tipo de betão deve ser usado?
que impermeabilizaçao deve ser feita junto da sapata?
Qual a melhor forma para começar uma construçao??
Com alicerces que depois a partir dai nascem as paredes, ou lage em betão armado??
Pergunto isto porque estou na suiça e vejo todas as construcoes a começar pela hipótese 2.
Colocado por: j cardosoBoasQual a melhor forma para começar uma construçao??
Com alicerces que depois a partir dai nascem as paredes, ou lage em betão armado??
Pergunto isto porque estou na suiça e vejo todas as construcoes a começar pela hipótese 2.
Depende de vários factores entre os quais o mais importante será as características do terreno de fundação. Um terreno nenos favorável pode exigir um ensoleiramento ou laje de fundação.
cumps
José Cardoso
Colocado por: j cardosoé necessario colocar algum isolamento por baixo do betao antes de encher o "buraco" ou é apenas cavar a fundaçao/buraco e é colocado logo betão directamente?
Não, não é colocado directamente. Primeiro espalha-se uma camada de betão - betão de regularização ou betão de limpeza - para a superfície ficar limpa e nivelada. Depois coloca-se a armadura (os ferros) da sapata assente em calços de 5 cm de altura para a armadura não ficar pousada no betão de limpeza. De seguida enche-se com betão.
Não é aconselhavel colocr tb uma tela asfaltica como indicou noutro thread:
A tela fica be entre a terra e a camada de betão de limpeza ou entre a camada de betão de limpeza e o betão armado da sapata?
Colocado por: j cardosoBoasNão é aconselhavel colocr tb uma tela asfaltica como indicou noutro thread:
Não é muito usual, mas acho aconselhável; depende das condições do terreno no que concerne a humidades.A tela fica be entre a terra e a camada de betão de limpeza ou entre a camada de betão de limpeza e o betão armado da sapata?
Entre a camada de betão de limpeza e o betão armado da sapata
cumps
José CardosoEstas pessoas agradeceram este comentário:migabc
Colocado por: JoãoADeve haver Enrocamento (brita) antes do betão de limpeza?O betão de limpeza PODE ser colocado directamente sobre o terreno compactado.
Ou o Betão de Limpeza deve ser colocado directamente sobre terreno compactado?