Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Pedro

    Encontrei o estudo de um professor universitário português onde ele faz a análise das diversas telas existentes no mercado. Se me mandar um email devolvo com esse estudo. Poderá ajudá-lo a decidir.
  2.  # 22

    Sr Paulo Correia mais uma vez, se possivel, gostaria de ler esse estudo, pode enviar para [email protected]

    Obrigado mais uma vez
  3.  # 23

    Boas,

    Sr. Paulo, obrigado pelo estudo. Em relação às telas APP e SBS, confirmou em pleno o que dois eng.ºs de duas empresas diferentes me tinham dito. É sempre bom saber que as pessoas sabem do que falam... :)
    Nas de PVC, parece colocar muita ênfase na composição das mesmas, ou seja, tanto podem ser muito boas como nem por isso! O que complica um pouco a coisa...

    Tem algum conhecimento da INTEMPER (do trabalho e dos produtos)? Recebi um orçamento deles (membranas PVC) muito interessante...

    Mais uma coisinha: noutro tópico meu tinha-lhe perguntado o preço m\2 da protecção pesada em godo (seixo rolado), pois tenho algumas propostas que não contemplam a colocação deste, e preciso fazer umas continhas!

    Cump.
  4.  # 24

    Afinal em que é que ficaram?

    Que tipo de telas recomendam?

    Nas coberturas planas invertidas, não existe o problema de a àgua da chuva entrar e ficar entre o isolamento e a tela reduzindo drásticamente a eficiência do isolamento? no meu caso acho que entra mais água pela junção isolamento platibanda lateral.
    Não existirá solução melhor?
  5.  # 25

    Boas,

    Acabei por optar por algo totalmente diferente.
    Isolamento térmico e impermeabilização com poliureias.
    http://www.tecnologiademateriais.com.br/consultas_tm/poliureia/imppoliureia.html
    http://www.aplitek.com/html/paginas/brasil/coating_poliurea.htm
    http://www.basf-cc.com.br/novo/produtos-detalhes.asp?Id_Produto=275
    O isolamento é do género poliuretano projectado, de alta densidade mas com uma estrutura muito mais densa e rija. É aplicado da mesma forma (ou similar) a este.
    A camada de impermeabilização é poliureia aplicada em várias camadas, algo do género como se estivessem a pintar com uma pistola. Esta camada fica única. sem qualquer junta ou união. É extremamente resistente, e ao mesmo tempo maleável! Fui aliciado a tentar rasgar ou perfurar uma amostra, e não consegui, mesmo a tentar esmagar uma pedra contra a amostra com o peso do meu corpo. Fiquei impressionado!
    Para além da resistência, gostei da possibilidade de ficar com um sistema TOTALMENTE aderido à betonilha, não permitindo assim qualquer circulação de água entre o isolamento térmico e a laje, como acontece no sistema invertido.
    Aqui temos a laje, projecta-se o isolamento térmico sobre esta, ficando "colado", e depois aplica-se a camada de impermeabilização, que também fica aderida à anterior. Não precisa de levar nada por cima para proteger, podendo-se no entanto colocar por exemplo godo por uma razão estética, se tal for importante.

    Visitei duas obras realizadas e uma aplicação a decorrer e fiquei rendido... A impermeabilização faz qualquer contorno, qualquer rebordo, "cola" a tudo...
    Preço? Fica em 27€ 30€ + IVA/m2, para uma solução com isolamento de 5 cm de poliuretano (equivalente a 8cm de XPS) + impermeabilização. Não precisa de pendentes, mas se tiver um pouco é sempre melhor.

    Já tinha pensado em vir aqui deixar esta minha escolha, para dar mais uma opção a quem não conhece (como eu não conhecia!)
    Concordam com este comentário: pedrosilva_arq
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, kami, jfsmoreira, Bogolha
  6.  # 26

    Bem pessoalmente para sistemas de cobertura plana invertida prefiro as lâminas em PVC armadas a Fibra de Vidro com 1.5mm tipo Borsacover AV UV, protegidas com lagetas térmicas Grisol.

    Na zona do Porto recomendo sem dúvida uma empresa de seu nome A2A, tanto pela competência técnica, como mais importante pela questão da sua capacidade de "duração" logo garantir a garantia...

    Colocado por: Pedro Azevedo78Boas,

    Sr. Paulo, obrigado pelo estudo. Em relação às telas APP e SBS, confirmou em pleno o que dois eng.ºs de duas empresas diferentes me tinham dito. É sempre bom saber que as pessoas sabem do que falam... :)
    Nas de PVC, parece colocar muita ênfase na composição das mesmas, ou seja, tanto podem ser muito boas como nem por isso! O que complica um pouco a coisa...

    Tem algum conhecimento da INTEMPER (do trabalho e dos produtos)? Recebi um orçamento deles (membranas PVC) muito interessante...

    Mais uma coisinha: noutro tópico meu tinha-lhe perguntado o preço m\2 da protecção pesada em godo (seixo rolado), pois tenho algumas propostas que não contemplam a colocação deste, e preciso fazer umas continhas!

    Cump.


    A Intemper é um aplicador de Madrid com delegação em Portugal, tanto os métodos de aplicação como os produtos são equivalentes àqueles usados em Portugal.
  7.  # 27

    Colocado por: Pedro Azevedo78Boas,

    Acabei por optar por algo totalmente diferente.
    Isolamento térmico e impermeabilização com poliureias.
    Aqui temos a laje, projecta-se o isolamento térmico sobre esta, ficando "colado", e depois aplica-se a camada de impermeabilização, que também fica aderida à anterior. Não precisa de levar nada por cima para proteger, podendo-se no entanto colocar por exemplo godo por uma razão estética, se tal for importante.
    >


    quem fez essa impermeabilização?
    Deu-me a entender que é como o poliuertano, certo? Mas depois leva uma impermeabilização por cima? De que material?
    Como fica o acabamento? Liso? E não foi preciso pendentes? Como corre a água?
    Como é que é feito o remate com os tubos de queda ?
  8.  # 28

    quem faz esse tipo de impermeabilização depende de onde o amigo é!

    É aplicado praticamente da mesma maneira que a espuma projectada de poliuretano, não esquecer que precisa de luz trifasica em obra ou gerador alugado.

    Tem que ter a betonilha com as pendentes e em vez de ser aplicado a tela tipo Mapei, kerakoll, labo portugal, etc é aplicado aquilo-

    O acabamento é liso quase tipo borrachado.

    Como aquilo é projectado tudo de uma vez fica tudo ligado.

    Nunca apliquei ainda mas já me apresentaram esse material....
  9.  # 29

    quem fez essa impermeabilização?

    Não fez. Vai fazer muito em breve.
    Marcande, de Guimarães. (www.marcande.pt)
    Deu-me a entender que é como o poliuertano, certo? Mas depois leva uma impermeabilização por cima? De que material?

    Leva uma impermeabilização também com poliureia, mas um outro tipo. Fica uma espécie de lâmina espessa desse material. Muito resistente mas "emborrachado".
    Como fica o acabamento? Liso? E não foi preciso pendentes? Como corre a água?

    Completamente liso. Convém um mínimo de pendente para "tirar" a água lá de cima. Mas se não tiver não tem problema. Aliás um dos maiores usos deste material é para reservatórios de água...
    Como é que é feito o remate com os tubos de queda ?

    Os tubos são colocados, e depois o aplicador aplica o produto sobre os rebordos do mesmo. Aquilo é uma espécie de "spray de tinta". Chega a todo o lado e fica completamente aderido.

    Vejam este link. Video com a aplicação.
    http://www.youtube.com/watch%3Fv%3DaKHY19xDaO8&source=video&vgc=rss&usg=AFQjCNE6OUUn2BemW2Oqu3L1XHUwNj07aw
    http://www.youtube.com/watch?v=HBU_9c3g70g&feature=related
    Tanto num caso como no outro é só a impermeabilização. Mas pode-se fazer isto por cima do isolamento térmico.
  10.  # 30

    Na minha casa tenho isolamento de 4cm sobre tela de PVC e acho que 4 cm fica muito aquem do esperado. Como tal estou a ponderar se no futuro não aumente este isolamento. Será que daria para colocar o tal poliuertano projectado por cima do roofmate existente e após este aplicar o polyurea?
  11.  # 31

    O poliuretano projectado deve ser aplicado directamente sobre a placa, tem que se roçar as paredes para que a espume entre na meia cana
  12.  # 32

    Colocado por: jfsmoreiraNa minha casa tenho isolamento de 4cm sobre tela de PVC e acho que 4 cm fica muito aquem do esperado. Como tal estou a ponderar se no futuro não aumente este isolamento. Será que daria para colocar o tal poliuertano projectado por cima do roofmate existente e após este aplicar o polyurea?

    O isolamento que vou aplicar, também é uma poliureia, mas é de facto visualmente muito parecido com o poliuretano. Apenas mais denso e rijo. é poliuretano de alta densidade com 5cm de espessura
    Quanto à sua questão, sinceramente não lhe sei responder...
    Tente contactar a empresa que disse atrás.

    Cump.
    editado: o riscado era asneira, o que acrescentei está em itálico
  13.  # 33

    Boas

    Pedro... obrigado por partilhar esta solução!!! Ainda pouco li e já estou convertido... especialmente a durabilidade... 25 a 30 anos... (mesmo que sejam 20 já é óptimo!).

    Fica em 27€ + IVA/m2, para uma solução com isolamento (equivalente a 8cm de XPS) + impermeabilização.


    Pode explicar melhor? O que é o equivalente a 8cm de XPS? Este preço já inclui esse "equivalente" e o pendente.... ou é de apenas a poliureia?

    Tem por aí mais alguns contactos... da região centro? Sabe se esses que lhe vão fazer a obra trabalham em todo o país?

    Cumps
  14.  # 34

    Colocado por: kami
    Fica em 27€ + IVA/m2, para uma solução com isolamento (equivalente a 8cm de XPS) + impermeabilização.

    Pode explicar melhor? O que é o equivalente a 8cm de XPS? Este preço já inclui esse "equivalente" e o pendente.... ou é de apenas a poliureia?

    Quando digo equivalente a 8cm de XPS quero dizer que aplicam acho que 4cm da poliureia 5cm de poliuretano que faz o isolamento térmico, mas que equivale em termos de resistência térmica a 8cm de XPS (confirmado pelo engº que me fez o estudo térmico).
    Quanto à pendente, não está incluída, pela simples razão que eles não pedem pendente. No entanto se quiser fazer uma pequenina pequenina... :)
    Colocado por: kamiTem por aí mais alguns contactos... da região centro? Sabe se esses que lhe vão fazer a obra trabalham em todo o país?

    Não tenho mais contactos. Mas tenho ideia de ele falar que tinha uma pareceria com alguém mais a sul. É uma questão de falar com eles.

    editado: as asneiras estão riscadas o que escrevi bem está em itálico
  15.  # 35

    Boas

    Obrigado pelo esclarecimentos... pelo que percebi... leva uma especie de poliuretano projectado (4cm que equivale a 8 de XPS) que depois é revestido com a poliureia...

    A minha dúvida prende-se com a fixação de paineis solares e unidades exteriores de AC. Como é feita nestes casos? Faz-se um maciço por cima deste revestimento para poderem ser aparafusado os paineis solares/unidades ext de AC) ? Ou existe outra forma?

    Cumps
  16.  # 36

    Colocado por: kamiA minha dúvida prende-se com a fixação de paineis solares e unidades exteriores de AC. Como é feita nestes casos? Faz-se um maciço por cima deste revestimento para poderem ser aparafusado os paineis solares/unidades ext de AC) ? Ou existe outra forma?

    Por exemplo, fixa sobre a laje alguma estrutura (apoios metálicos por exemplo) onde possam depois ser fixados esses equipamentos. Eles isolam essa peça toda com o isolamento térmico e a impermeabilização, ficando tudo contínuo. Basta tapar, com fita de papel por exemplo, os encaixes superiores para os futuros equipamentos de qualquer bocado do produto que vá para essa zona.
    Se calhar é dificil perceber o que escrevi. Mas é fácil eles resolverem isso. É uma das vantagens do sistema. A aplicação permite "impermeabilizar" esses apoios ou estruturas de apoio, para não se quebrar a continuidade da impermeabilização.
  17.  # 37

    Estive a falar com um aplicador que costuma trabalhar com esse tipo de produto e diz que teve alguns problemas, quando aplicado em cima das betonilhas estas dilantam com as altas temperaturas e danificam a impermeabilização.

    O que ele faz agora é projectas poliuretano de 70 dencidade com 1cm de espessura por cima da betonilha e depois o acabamento é feito com uma tinta projectada Elastocoto (acho que é assim que se escreve).

    Valor 24€/m2 mais IVA
  18.  # 38

    Colocado por: vasco tomeO que ele faz agora é projectas poliuretano de 70 dencidade com 1cm de espessura por cima da betonilha e depois o acabamento é feito com uma tinta projectada Elastocoto (acho que é assim que se escreve).

    É do género do que eu falei. Só que 1cm de isolamento em Poliuretano é ridiculo!!
    Primeiro é projectada a poliureia o poliuretano para isolamento (4cm) 5cm e por cima desta é que vai a de impermeabilização em poliureia

    EDITADO: as asneiras foram riscadas, o que escrevi de novo está em itálico
  19.  # 39

    Pois, mas este aplicador deixou de usar a poliureia porque teve alguns problemas e prefere aplicar uma camada de 1cm de poliuretano 70.

    Isto foi o que ele disse hoje....
  20.  # 40

    Olá Pedro Azevedo,

    Estou a construir casa a norte de Viana, a cobertura é plana. Podes me passar os teus contactos para eu pedir orçamentos ? (em private claro para não fazer publicidade).
 
0.0459 seg. NEW