Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

o que me dizem desta:

Tela asfaltica tipo "poliplas 60sl" ou similar aplicada em duas camadas cruzadas.
  2.  # 62

Colocado por: Diogo F.Pedro, acha uma boa solução as telas líquidas?

Diogo, se a pergunta é para mim infelizmente não vou poder ajudar...
    Eu não pertenço à area da construção. Apenas relatei uma opçao para a minha casa... Percebo muito pouco do assunto, não quero estar a induzir ng em erro.
    Certamente alguém o irá ajudar, com conhecimento de causa!
  3.  # 63

A pergunta era para o Pedro Barradas, que no comentário 10, dizia que preferia as telas líquidas!
  4.  # 64

Na minha terei (ainda em estudo)
    1)Lage
    2) Betão leve com regranulado de cortiça a criar pendente
    3) Roofmate x??? cm
    4) 2 telas asfálticas cruzadas
    5) camada de cerâmica

Embora as opiniões dividem-se sobre a ordem da colocação do roofmate e sua espessura.
    Concordam com este comentário: Fasthel
  5.  # 65

Gostaria de saber se na opção de isolamento invertido de cobertura o facto do XPS ficar exposto à agua (que passa pelo godo) pode prejudicar o XPS a medio/longo prazo.
  6.  # 66

Estando eu nesta fase a tentar absorver o máximo de informação relativamente à construção de uma moradia e neste momento particularmente em relação a coberturas planas, que será a minha futura opção, gostaria, se possível, que o Sr. Pedro Azevedo me (nos) desse informações mais actualizadas relativamente à sua experiência pessoal.

Achava que uma cobertura em zinco seria a provável melhor opção, mas lendo este tópico e tentando imaginar a solução do Sr. Pedro Azevedo pareceu-me uma boa solução do ponto de vista técnico e melhor ainda, do ponto de vista económico. Mas simplesmente pareceu-me, porque de construção quase nada percebo (o que sei aprendi-o por aqui).

Graças a ajuda deste fórum e obviamente aos diferentes participantes, cujos contributos tenho lido exaustivamente nas últimas semanas, tenho adquirido um conjunto de preciosos conhecimentos... A todos o meu obrigado!
  7.  # 67

Colocado por: vidagomorangogostaria, se possível, que o Sr. Pedro Azevedo me (nos) desse informações mais actualizadas relativamente à sua experiência pessoal.

Em que posso ajudar?
    A minha experiÊncia com o sistema é de muito pouco tempo. Continuo com a mesma impressao de que fiz uma excelente escolha. Ao fazerem a aplicação da poliureia, ficamos com a "impressao" que de facto a água não vai nunca passar por ali.
    Agora é esperar 20 anos e ver como se porta... :)
    Qualquer questão ou dúvida, pode colocar.
  8.  # 68

O factor tempo e as condições climatéricas a que será exposto serão de facto determinantes!

Fico um pouco reticente relativamente à capacidade de essa solução se manter inalterável quando exposto a sol intenso e presença durante alguns dias de uma considerável camada de neve. Existe algum estudo que demonstre a respectiva resistência? O que o levou a decidir-se por essa solução em detrimento das outras que inicialmente teve em consideração? Viu outras obras com o mesmo tipo de cobertura?

Aparentemente parece-me uma óptima solução... Obrigado pela participação.
  9.  # 69

Colocado por: vidagomorangoFico um pouco reticente relativamente à capacidade de essa solução se manter inalterável quando exposto a sol intenso

Como lhe disse a minha cobertura tem muito pouco tempo. Foi terminada no inicio deste ano. Entretanto "levou" com o sol que foi fazendo, e por aqui houve semanas de calor muitoooo intenso. Nada a apontar.
    Colocado por: vidagomorangopresença durante alguns dias de uma considerável camada de neve. Existe algum estudo que demonstre a respectiva resistência?

Na primeira vez que me foi apresentado este produto este foi um dos testes. Foi colocada uma tira de poliureia (tipo uma folha de papel A4) no congelador (-18ºC) durante 1 dia. Retirou-se a amostra e foi-me entregue para que a tentasse partir ou rasgar. Nada. Super resistente. Manteve toda a sua elasticidade.
    Colocado por: vidagomorangoO que o levou a decidir-se por essa solução em detrimento das outras que inicialmente teve em consideração? Viu outras obras com o mesmo tipo de cobertura?

Foi precisamente ter visto e tocado e experimentado a solução em condiçoes que considero extremas e ela nunca ter falhado. Andei aos saltos em cima de um pano que foi impermebilizado com poliureia, em que se colocaram pedras com arestas bem vivas, e o pano continou completamente impermeavel...
    Fui ver a aplicação numa obra tb. Tudo junto fiquei mais que convencido.
    A unica certeza que não tenho? A do passar do tempo...
  10.  # 70

Obrigado pelo testemunho!

Colocou gravilha por cima?

Entretanto também já consultei a brochura disponível no site que referiu e verifiquei a amplitude térmica suportada (-40ºC a 180ºC).

Relativamente ao instalador que o Sr. Vasco Tome referiu lá trás, o qual experienciou alterações deste produto devido à dilatação da betonilha quando exposta a elevadas temperaturas, parece-me um motivo um pouco descabido. Que temperatura terá sido essa que fez dilatar a betonilha? Devem ser de facto temperaturas bem elevadas, ainda para mais estando a dita betonilha protegida pelo isolamento de 5 cms... (corrijam-me se estou a ter um raciocínio errado).
  11.  # 71

Colocado por: vidagomorangoColocou gravilha por cima?

Não. Mas por razões meramente estéticas pode-se colocar, pois com o pó e a água aquilo fica com um aspecto não muito bonito.
    Mas só por isso.
    Ainda vou decidir se coloco gravilha ou não.
  12.  # 72

Também sou da opinião que deve ficar esteticamente mais agradável com gravilha... (motivos clubisticos a falarem mais alto)!

Relativamente ao que eu disse sobre o instalador do Sr. Vasco Tome, tem opinião?
  13.  # 73

Colocado por: vidagomorangoRelativamente ao que eu disse sobre o instalador do Sr. Vasco Tome, tem opinião?

Para mim não faz qq sentido.
    Com 5cm de PU a isolar, a laje já não vai sofrer amplitude térmica assim tão grande. Para mais quer o PU quer a poliureia são bastante elásticos...
  14.  # 74

Boa tarde,

O meu nome é Filipe, sou da zona de Pombal, e apesar que já consultar este fórum há bastante tempo (aproveito desde já para agradecer a todos pelo que já cá aprendi), esta é a minha primeira intervenção.

A questão que venho trazer à discussão foi-me levantada pela curiosidade que a poliureia me despertou, nas palavras do Sr. Pedro Azevedo, e no pouco que já li na Internet sobre esta solução. Na minha casa estava planeado colocar poliuretano de 40mm e painel sandwich de 30mm por cima. O problema é que as platibandas em betão armado foram projectadas com 50cm, e algumas vigas da laje são "viradas" para cima, pelo que conjugando estes factores acho que não vou conseguir mais de 3% de inclinação para o painel.

Obviamente, ao ler esta discussão, tive uma ideia: criar pendentes com betonilha leve (não sei se é assim), para anular os 20Cm das vigas e criar pendentes, e aplicar o PU em cima e essa tal Poliureia.

Quem souber mais disto do que eu agradeço a ajuda (opinião, custo, aplicadores, etc.).

Agradeço desde já a V/ ajuda,
    Filipe Cerejo
    • kami
    • 10 setembro 2010

# 75

Boas

Eu também já vi o produto... aliás... fui de propósito a Guimarães ver!!! (Sou de perto de Pombal)

Aliás... já lá fui 2 vezes.

Vi aplicado em obras... e gostei do que vi. A resistência parece-me fabulosa e fascina-me a aderencia a todas as superficies... ou seja... não há remendos pois a poliureia contorna tudo... até a platibanda, tornando o telhado da nossa casa uma verdadeira "piscina" se não houver escoamento...

A razão da gravilha por cima... segundo me informaram na empresa... não é só estética... é também para diminuir o barulho da chuva... a bater em plástico... tipo uma torneira a pingar para uma bacia...

Também vou colocar 5cm de poliuretano!

Só espero que o tempo ajude... pois pelas minhas contas será aplicado perto do final de Outubro.

A aplicação decorre normalmente em três dias. No primeiro dia aplica-se um primário. No segundo o poliuretano e no 3º a poliureia. Mas existe uma condicionante metereológica: tem de estar seco e não pode haver grande vento.

Cumps
  15.  # 76

Obrigado, amigo Kami.

A minha casa é no Louriçal. Se puder enviar-me os contactos da empresa que viu agradeço (pode ser em privado por causa da publicidade). A minha placa foi cheia ontem, mas se calhar o seu isolamento ainda será primeiro. Pode ser que nem tenha de ir a Guimarães para ver isso de perto. ;)

Obrigado desde já pela ajuda. Agradeço toda a ajuda/comentários.

Filipe Cerejo
  16.  # 77

Tenho o contacto de uma empresa de Guimarães: Marcande

www.marcande.pt

lá encontrará os respectivos contactos
  17.  # 78

tenho nao... foi o sr. pedroazevedo que disponibilizou e eu guardei :)
  18.  # 79

Boa noite a todos

Vou só acrescentar a minha teoria para complicar mais um pouco.

"Não concordo com o sistema invertido".

Os caríssimos colegas quando querem desenhar os pormenores da cobertura, recorrem habitualmente aos pormenores já feitos pela DOW em conjunto com a Imperalum. A maior parte das vezes sem analisar a fundo.

Porque é que não concordo com o sistema invertido. Como o nome indica, a impermeabilização trabalha junto ao suporte, ou seja na parte inferior e o isolamento termico por cima. Como a água atravessa as várias camadas até à impermeabilização, temos uma face fria por baixo do isolamento termico. O que vem a provocar? Temos uma temperatura interior de 21ºc por exemplo e a face superior da laje com 5ºc por exemplo. Isto constitui uma ponte termica que não foi resolvida e quase todos pensamos que sim. Na verdade mais cedo ou mais tarde irão aparecer condensações no tecto.

Eu passei a usar a cobertura direita e não invertida. Laje de cobertura + camada de forma para pendentes + isolamento termico + betonilha + impermeabilização + geotextil + godo lavado. Resulta na perfeição.
    Inclusivé chefuei a discutir com os tecnicos da DOW, sobre a não concordância com os pormenores pré-feitos. Concordaram comigo mas continua tudo na mesma.

Isto foi só para provocar um pouco.

Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: newkid
    • PatSil
    • 15 setembro 2010 editado

# 80

viva....

Colocado por: JotaMOs caríssimos colegas quando querem desenhar os pormenores da cobertura, recorrem habitualmente aos pormenores já feitos pela DOW em conjunto com a Imperalum. A maior parte das vezes sem analisar a fundo.

isso é verdade!!

Colocado por: JotaMEu passei a usar a cobertura direita e não invertida. Laje de cobertura + camada de forma para pendentes + isolamento termico + betonilha + impermeabilização + geotextil + godo lavado.

tem algum desenho que eu possa ver

"aprendiz2"

0.0453 seg. NEW