Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 701

Colocado por: Diogo ESCObrigado pelos esclarecimentos, pois terei sempre se avançar com a avaliação e depois ou dá ou não. Caso corra mal, irei perder os custos associados à avaliação, penso ser perto de 250€, é um risco.

Boa tarde jorgeglock, deduzo que a questão era pra mim, o apartamento localiza-se na Baixa da Banheira, Concelho da Moita, tem 20 anos e 121m2.

Cumpts.,

Isso se te fizerem avaliação antes de avançar com o processo senão o fizerem ainda paga os custos de analise do processo que podem passar os 400€.
    • Bola7
    • 9 fevereiro 2011 editado

# 702

Tenho lido por aqui algumas criticas ao bbva, no entanto efectuei em outubro lá o meu credito habitação e só tenho k dizer bem deles. O processo foi rápido e transparente...Ou eu tive muita sorte com o balcão e com a gerente ou voces tiveram muito azar...
  2.  # 703

Colocado por: Bola7Tenho lido por aqui algumas criticas ao bbva, no entanto efectuei em outubro lá o meu credito habitação e só tenho k dizer bem deles. O processo foi rápido e transparente...Ou eu tive muita sorte com o balcão e com a gerente ou voces tiveram muito azar...

Caro Bola7, acredito que haja muita gente que está satisfeita com esse banco, é normal. No meu caso em concreto não gostei particularmente de me ocultarem nas simulações o valor dos seguros na percentagem da TAER, o que seria ética e moralmente o mais correto. Quanto ao resto, tudo normal, não venceram na corrida porque não nos ofereceram as melhores condições.

Cumps
    • rmcp20
    • 10 fevereiro 2011 editado

# 704

Colocado por: FD
    Quanto menos risco, menor o spread.
    Quando diz hipotecando ambos, quer dizer no mesmo empréstimo ou em empréstimos diferentes? É que pode tentar as duas formas e ver qual a mais vantajosa para si.

Custos no banco ou com a compra da casa?

Ambos os custos, da compra e do banco.

Relativamente à hipoteca de ambos em empréstimos diferentes, o imóvel que tenho agora está pago, é possível fazer um empréstimo individualmente para este imóvel?
    •  
      FD
    • 10 fevereiro 2011 editado

# 705

Quanto ao banco tem que ver a tabela de preços. O mais comum é cobrarem a abertura do processo e a avaliação.
    A abertura do processo pode ter mil e um nomes: estudo, análise, comissão, dossier, blá, blá, mas é tudo a mesma coisa. Diria que varia entre os 200€ e os 400€.
    A avaliação em princípio só tem mesmo esse nome. Varia entre os 150€ e os 250€.

Quanto aos custos legais e burocráticos relacionados com a compra:
    - pagamento IMT (tabela aqui)
    - pagamento Imposto de Selo da compra (tabela aqui, actualmente 0,8%)
    - pagamento Imposto de Selo do empréstimo (tabela aqui, actualmente 0,6%)
    - escritura ou documento particular
    - pagamento dos registos na Conservatória (registo da compra e registo da hipoteca)

Os três primeiros dependem muito do valor da compra e do empréstimo.
    Os dois últimos são mais ou menos fixos e, se usar o serviço CasaPronta, num processo normal (compra + hipoteca sem conta poupança habitação) é coisa para +/-600€.

Colocado por: rmcp20é possível fazer um empréstimo individualmente para este imóvel?

Sim, faz uma hipoteca que serve de garantia a um empréstimo. Como existe uma garantia real (hipoteca) o spread é muito mais baixo que qualquer outro crédito (consumo/obras/etc.) mas, é sempre superior ao de um crédito à habitação normal (para habitação própria).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rmcp20
  3.  # 706

Colocado por: FD
    Sim, faz uma hipoteca que serve de garantia a um empréstimo. Como existe uma garantia real (hipoteca) o spread é muito mais baixo que qualquer outro crédito (consumo/obras/etc.) mas, é sempre superior ao de um crédito à habitação normal (para habitação própria).

Estas pessoas agradeceram este comentário:rmcp20

Há partida será mais baixo o spread fazendo a hipoteca dos 2 no mesmo empréstimo, certo?
    •  
      FD
    • 10 fevereiro 2011

# 707

Cada banco é que dita as suas políticas mas, a lógica diz que sim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rmcp20
    • jefs
    • 13 fevereiro 2011

# 708

Olá a todos!
    Desde já o meus parabéns a todos os que ajudam a manter este espaço muito útil a todos!

Necessitava de opiniões sobre crédito a habitação:

temos 33 e 37 anos e um orçamento conjugal mensal de €1900

pretendo adquirir uma moradia usada que custa €160 mil, teoricamente avaliado por €160 mil~€170 mil.

tenho €90 mil para dar de entrada.

Quais os valores que devo esperar? deverei usar o dinheiro que tenho (€90 mil) ou pedir mais? Quais os melhores bancos actualmente? Dicas conselhos cuidados a ter?
    Desde já o meu agradecimento a todos!
  4.  # 709

Colocado por: jefsOlá a todos!
    Desde já o meus parabéns a todos os que ajudam a manter este espaço muito útil a todos!

Necessitava de opiniões sobre crédito a habitação:

temos 33 e 37 anos e um orçamento conjugal mensal de €1900

pretendo adquirir uma moradia usada que custa €160 mil, teoricamente avaliado por €160 mil~€170 mil.

tenho €90 mil para dar de entrada.

Quais os valores que devo esperar? deverei usar o dinheiro que tenho (€90 mil) ou pedir mais? Quais os melhores bancos actualmente? Dicas conselhos cuidados a ter?
    Desde já o meu agradecimento a todos!

Tem várias hipóteses. Pessoalmente eu faria uma conjugação entre aplicação bancária e e investimento para baixar o LTV e, assim, reduzir o spread, pelo menos enquanto for possível manter a TAEG da aplicação acima da TAEG do empréstimo.

A "proporção" ideal só se consegue fazer fazendo algumas coisas e sabendo o valor final da avaliação.

Vai precisar de dinheiro para obras?
    •  
      FD
    • 14 fevereiro 2011

# 710

Colocado por: jefsdeverei usar o dinheiro que tenho (€90 mil)

Tem mais algum dinheiro além deste?
    Se não, guarde o equivalente às suas despesas fixas de 1 ano, nunca se sabe o futuro...
  5.  # 711

Colocado por: Bola7Tenho lido por aqui algumas criticas ao bbva, no entanto efectuei em outubro lá o meu credito habitação e só tenho k dizer bem deles. O processo foi rápido e transparente...Ou eu tive muita sorte com o balcão e com a gerente ou voces tiveram muito azar...

Não foi uma situação de balcão infelizmente foram ordens da direcção e tudo aconteceu entre o final de Novembro e o mês de Janeiro.
  6.  # 712

Colocado por: FDQuanto ao banco tem que ver a tabela de preços. O mais comum é cobrarem a abertura do processo e a avaliação.
    A abertura do processo pode ter mil e um nomes: estudo, análise, comissão, dossier, blá, blá, mas é tudo a mesma coisa. Diria que varia entre os 200€ e os 400€.
    A avaliação em princípio só tem mesmo esse nome. Varia entre os 150€ e os 250€.

Quanto aos custos legais e burocráticos relacionados com a compra:
    - pagamento IMT (tabela aqui)
    - pagamento Imposto de Selo da compra (tabela aqui, actualmente 0,8%)
    - pagamento Imposto de Selo do empréstimo (tabela aqui, actualmente 0,6%)
    - escritura ou documento particular
    - pagamento dos registos na Conservatória (registo da compra e registo da hipoteca)

Os três primeiros dependem muito do valor da compra e do empréstimo.
    Os dois últimos são mais ou menos fixos e, se usar o serviço CasaPronta, num processo normal (compra + hipoteca sem conta poupança habitação) é coisa para +/-600€.

Estas pessoas agradeceram este comentário:rmcp20

Nem sempre o spread é mais alto do que o CH "puro". Há bancos que fazem o mesmo preço!
  7.  # 713

Colocado por: nspinheiro

Tem várias hipóteses. Pessoalmente eu faria uma conjugação entre aplicação bancária e e investimento para baixar o LTV e, assim, reduzir o spread, pelo menos enquanto for possível manter a TAEG da aplicação acima da TAEG do empréstimo.

A "proporção" ideal só se consegue fazer fazendo algumas coisas e sabendo o valor final da avaliação.

Subscrevo o nspinheiro. Na sua situação investia 50.000€ e utilizava os restantes para dar de entrada.
  8.  # 714

nspinheiro
    Infelizmente não se processa pela lógica que apresenta, pois para o banco, se assim fosse, não tinha uma garantia sobre o empréstimo de obras que iria fazer.

Em todos os bancos se processa como o Montepio, uns emprestam mais ou menos % sobre o valor da avaliação, mas as regras são idênticas.

Cfinanceiro
    Nestas situações normalmente os bancos tem um produto que é aquisição + Obras em que o valor é baseado no valor já com as obras onde tem de ser apresentados documentos( licenças, orçamentos...) a comprovar as tais obras

Ao contrário de outros bancos a CaixaGalicia disponibiliza a opção de obter um crédito habitação (avalia o imóvel e empresta 80%, portanto será necessária uma avaliação de 100.000€, considerando que o valor de escritura é de 80.000€) e outro crédito para obras (será na mesma considerado o valor da avaliação, mas este empréstimo não necessita de estar incluído nos 80%, é à parte e efectivamente é necessário orçamento total de obra + tranches + respectiva factura).
    Outros bancos também tem mais ou menos este método, certo...mas nesses casos o segundo empréstimo (para obras) teria de ser considerado um crédito pessoal com condições que não me interessam, o que não acontece na CaixaGalicia, pois este segundo crédito possui taxas piores que o primeiro, mas nada que se compare a um crédito pessoal.

CaixaGalicia:

Crédito Habitação ON:
    Valor do empréstimo/escritura: 80.000 €
    Valor necessário de avaliação: 100.000 €
    Duração: 45 anos
    Obrigações: Domiciliação do ordenado + 2 pagamentos regulares + Cartão MB + seguro de vida p/ 2 titulares (22€/mês) + Seguro Multirriscos (67€anual)
    Obrigatório optar por um dos seguintes: Seguro de protecção de crédito (1161€/5anos) ou PPR (25€/mês) ou Aplicação de 5.000€
    Spread:0.7%
    Euribor a 6 meses: 1.254
    TAE:3.21
    TAER:3.31
    Prestação mensal: 222 €
    Prestação Total Mensal (inclui obrigações): 269 €

Crédito Habitação Taxa Variável:
    Valor do empréstimo: 40.000 €
    Valor necessário de avaliação: A avaliação é considerada a anterior
    Duração: 40 anos
    Seguro de vida: 11 €/mês (a funcionaria não me soube responder se será necessário, pois já é considerado no Crédito Habitação ON)
    Spread:0.95%
    TAE:3.4
    TAER:3.4
    Duração das Obras: 2.5 meses
    Prestação mensal nos 2.5 primeiros meses: 73 €
    Prestação mensal após os 2.5 primeiros meses: 125 € (se contar com o seguro de vida é 136€)

Prestação Total (inclui os valores totais dos dois créditos): 405 € (estou a considerar que é necessário pagar o segundo seguro de vida, no valor de 11€).

Peço-vos o vosso parecer.
    Obrigado
  9.  # 715

Colocado por: Diogo ESC

Ao contrário de outros bancos a CaixaGalicia disponibiliza a opção de obter um crédito habitação (avalia o imóvel e empresta 80%, portanto será necessária uma avaliação de 100.000€, considerando que o valor de escritura é de 80.000€) e outro crédito para obras (será na mesma considerado o valor da avaliação, mas este empréstimo não necessita de estar incluído nos 80%, é à parte e efectivamente é necessário orçamento total de obra + tranches + respectiva factura).
    Outros bancos também tem mais ou menos este método, certo...mas nesses casos o segundo empréstimo (para obras) teria de ser considerado um crédito pessoal com condições que não me interessam, o que não acontece na CaixaGalicia, pois este segundo crédito possui taxas piores que o primeiro, mas nada que se compare a um crédito pessoal.

CaixaGalicia:

Crédito Habitação ON:
    Valor do empréstimo/escritura: 80.000 €
    Valor necessário de avaliação: 100.000 €
    Duração: 45 anos
    Obrigações: Domiciliação do ordenado + 2 pagamentos regulares + Cartão MB + seguro de vida p/ 2 titulares (22€/mês) + Seguro Multirriscos (67€anual)
    Obrigatório optar por um dos seguintes:Seguro de protecção de crédito (1161€/5anos)ou PPR (25€/mês) ou Aplicação de 5.000€
    Spread:0.7%
    TAE:3.21
    TAER:3.31
    Prestação mensal: 222 €
    Prestação Total Mensal (inclui obrigações): 269 €

Crédito Habitação Taxa Variável:
    Valor do empréstimo: 40.000 €
    Valor necessário de avaliação: A avaliação é considerada a anterior
    Duração: 40 anos
    Seguro de vida: 11 €/mês (a funcionaria não me soube responder se será necessário, pois já é considerado no Crédito Habitação ON)
    Spread:0.95%
    TAE:3.4
    TAER:3.4
    Duração das Obras: 2.5 meses
    Prestação mensal nos 2.5 primeiros meses: 73 €
    Prestação mensal após os 2.5 primeiros meses: 125 € (se contar com o seguro de vida é 136€)

Prestação Total (inclui os valores totais dos dois créditos):405 €(estou a considerar que é necessário pagar o segundo seguro de vida, no valor de 11€).

Peço-vos o vosso parecer.
    Obrigado

Honestamente estou a achar muito estranho essa forma de avaliação. Pelo menos é a primeira vez que a vejo dessa forma. Vou investigar
    • jefs
    • 14 fevereiro 2011

# 716

Subscrevo o nspinheiro. Na sua situação investia 50.000€ e utilizava os restantes para dar de entrada.

olá
    obrigado pelas respostas...
    estou muito verde nisto, mas já fui a 2 agências a pedir €75mil e CGD €390/BvBA €340 - partindo do principio que o valor da avaliação é €150mil. a casa foi toda reformada, não precisa de obras.

deverei pedir mais de 50% do valor da coisa?
    em que aplicações falam?
  10.  # 717

Colocado por: jefs

olá
    obrigado pelas respostas...
    estou muito verde nisto, mas já fui a 2 agências a pedir €75mil e CGD €390/BvBA €340 - partindo do principio que o valor da avaliação é €150mil. a casa foi toda reformada, não precisa de obras.

deverei pedir mais de 50% do valor da coisa?
    em que aplicações falam?

Essas prestações são em que prazos?
  11.  # 718

_
  12.  # 719

Honestamente estou a achar muito estranho essa forma de avaliação. Pelo menos é a primeira vez que a vejo dessa forma. Vou investigar

Boa tarde nspinheiro,

Quem sabe sabe, acha estranho porque de verdade tem pouco. Esta simulação foi através da linha telefonica da CaixaGalicia, o dialogo correru bem e eu expliquei-me bem e foi-me dito isto. Pelo que os outros bancos me têm dito e pelos esclarecimentos que tenho tido e visto neste forum, confesso que também achei estranho e por isso mesmo fui hoje à hora de almoço à agência da caixagalicia. Expliquei-me da mesma forma e tive um parecer com alguns aspectos diferentes que muda tudo. Ou seja, o valor de escritura + valor de obra são considerados nos 80% da avaliação...enfim, aquela simulação está incorrecta.
    Peço opinião para a seguinte:

Tipo de financiamento: Crédito habitação ON
    Montante Avaliação: 150mil€
    Montante Aquisição: 120mil€ (80mil€ de escritura + 40mil€ obras) Montante Financiamento: 120mil€
    Taxa Juro Inicial: 1.954% Numero de anos:45 Euribor a 6 meses: 1.254% Spread: 0.7%
    Prestação inicial e final: 334.23€
    Seguro de Vida: 33.78€(mensal) Seguro Multirriscos: 100.77€ (anual)
    Necessário subscrever os seguintes produtos: Domiciliação de ordenado + 2 pagamentos regulares + cartão debito Visa Electron + PPR (25€/mês)
    TAE:3.244%
    TAER:3.253%

Relativamente a outras simulações que tenho feito, esta parece-me muito melhor. Pergunto, se está a escapar-me alguma coisa?
    Qual é a vossa opinião?

Cumpts., (tlvz à 3ª consiga citar em condições)
  13.  # 720

Colocado por: Diogo ESC

Boa tarde nspinheiro,

Quem sabe sabe, acha estranho porque de verdade tem pouco. Esta simulação foi através da linha telefonica da CaixaGalicia, o dialogo correru bem e eu expliquei-me bem e foi-me dito isto. Pelo que os outros bancos me têm dito e pelos esclarecimentos que tenho tido e visto neste forum, confesso que também achei estranho e por isso mesmo fui hoje à hora de almoço à agência da caixagalicia. Expliquei-me da mesma forma e tive um parecer com alguns aspectos diferentes que muda tudo. Ou seja, o valor de escritura + valor de obra são considerados nos 80% da avaliação...enfim, aquela simulação está incorrecta.
    Peço opinião para a seguinte:

Tipo de financiamento: Crédito habitação ON
    Montante Avaliação: 150mil€
    Montante Aquisição: 120mil€ (80mil€ de escritura + 40mil€ obras) Montante Financiamento: 120mil€
    Taxa Juro Inicial: 1.954% Numero de anos:45 Euribor a 6 meses: 1.254% Spread: 0.7%
    Prestação inicial e final: 334.23€
    Seguro de Vida: 33.78€(mensal) Seguro Multirriscos: 100.77€ (anual)
    Necessário subscrever os seguintes produtos: Domiciliação de ordenado + 2 pagamentos regulares + cartão debito Visa Electron + PPR (25€/mês)
    TAE:3.244%
    TAER:3.253%

Relativamente a outras simulações que tenho feito, esta parece-me muito melhor. Pergunto, se está a escapar-me alguma coisa?
    Qual é a vossa opinião?

Cumpts., (tlvz à 3ª consiga citar em condições)

Nessa simulação o que "me preocupa" é conseguir a avaliação que menciona.. o resto das condições não são, de todo, das piores. Que cross-selling é que obriga?

0.2245 seg. NEW