Colocado por: Diogo ESCObrigado pelos esclarecimentos, pois terei sempre se avançar com a avaliação e depois ou dá ou não. Caso corra mal, irei perder os custos associados à avaliação, penso ser perto de 250€, é um risco.
Boa tarde jorgeglock, deduzo que a questão era pra mim, o apartamento localiza-se na Baixa da Banheira, Concelho da Moita, tem 20 anos e 121m2.
Cumpts.,
Colocado por: Bola7Tenho lido por aqui algumas criticas ao bbva, no entanto efectuei em outubro lá o meu credito habitação e só tenho k dizer bem deles. O processo foi rápido e transparente...Ou eu tive muita sorte com o balcão e com a gerente ou voces tiveram muito azar...
Colocado por: FD
Quanto menos risco, menor o spread.
Quando diz hipotecando ambos, quer dizer no mesmo empréstimo ou em empréstimos diferentes? É que pode tentar as duas formas e ver qual a mais vantajosa para si.
Custos no banco ou com a compra da casa?
Colocado por: rmcp20é possível fazer um empréstimo individualmente para este imóvel?
Colocado por: FD
Sim, faz uma hipoteca que serve de garantia a um empréstimo. Como existe uma garantia real (hipoteca) o spread é muito mais baixo que qualquer outro crédito (consumo/obras/etc.) mas, é sempre superior ao de um crédito à habitação normal (para habitação própria).Estas pessoas agradeceram este comentário:rmcp20
Colocado por: jefsOlá a todos!
Desde já o meus parabéns a todos os que ajudam a manter este espaço muito útil a todos!
Necessitava de opiniões sobre crédito a habitação:
temos 33 e 37 anos e um orçamento conjugal mensal de €1900
pretendo adquirir uma moradia usada que custa €160 mil, teoricamente avaliado por €160 mil~€170 mil.
tenho €90 mil para dar de entrada.
Quais os valores que devo esperar? deverei usar o dinheiro que tenho (€90 mil) ou pedir mais? Quais os melhores bancos actualmente? Dicas conselhos cuidados a ter?
Desde já o meu agradecimento a todos!
Colocado por: jefsdeverei usar o dinheiro que tenho (€90 mil)
Colocado por: Bola7Tenho lido por aqui algumas criticas ao bbva, no entanto efectuei em outubro lá o meu credito habitação e só tenho k dizer bem deles. O processo foi rápido e transparente...Ou eu tive muita sorte com o balcão e com a gerente ou voces tiveram muito azar...
Colocado por: FDQuanto ao banco tem que ver a tabela de preços. O mais comum é cobrarem a abertura do processo e a avaliação.
A abertura do processo pode ter mil e um nomes: estudo, análise, comissão, dossier, blá, blá, mas é tudo a mesma coisa. Diria que varia entre os 200€ e os 400€.
A avaliação em princípio só tem mesmo esse nome. Varia entre os 150€ e os 250€.
Quanto aos custos legais e burocráticos relacionados com a compra:
- pagamento IMT (tabela aqui)
- pagamento Imposto de Selo da compra (tabela aqui, actualmente 0,8%)
- pagamento Imposto de Selo do empréstimo (tabela aqui, actualmente 0,6%)
- escritura ou documento particular
- pagamento dos registos na Conservatória (registo da compra e registo da hipoteca)
Os três primeiros dependem muito do valor da compra e do empréstimo.
Os dois últimos são mais ou menos fixos e, se usar o serviço CasaPronta, num processo normal (compra + hipoteca sem conta poupança habitação) é coisa para +/-600€.
Sim, faz uma hipoteca que serve de garantia a um empréstimo. Como existe uma garantia real (hipoteca) o spread é muito mais baixo que qualquer outro crédito (consumo/obras/etc.) mas, é sempre superior ao de um crédito à habitação normal (para habitação própria).Estas pessoas agradeceram este comentário:rmcp20
Colocado por: nspinheiro
Tem várias hipóteses. Pessoalmente eu faria uma conjugação entre aplicação bancária e e investimento para baixar o LTV e, assim, reduzir o spread, pelo menos enquanto for possível manter a TAEG da aplicação acima da TAEG do empréstimo.
A "proporção" ideal só se consegue fazer fazendo algumas coisas e sabendo o valor final da avaliação.
Vai precisar de dinheiro para obras?
nspinheiro
Infelizmente não se processa pela lógica que apresenta, pois para o banco, se assim fosse, não tinha uma garantia sobre o empréstimo de obras que iria fazer.
Em todos os bancos se processa como o Montepio, uns emprestam mais ou menos % sobre o valor da avaliação, mas as regras são idênticas.
Cfinanceiro
Nestas situações normalmente os bancos tem um produto que é aquisição + Obras em que o valor é baseado no valor já com as obras onde tem de ser apresentados documentos( licenças, orçamentos...) a comprovar as tais obras
Colocado por: Diogo ESC
Ao contrário de outros bancos a CaixaGalicia disponibiliza a opção de obter um crédito habitação (avalia o imóvel e empresta 80%, portanto será necessária uma avaliação de 100.000€, considerando que o valor de escritura é de 80.000€) e outro crédito para obras (será na mesma considerado o valor da avaliação, mas este empréstimo não necessita de estar incluído nos 80%, é à parte e efectivamente é necessário orçamento total de obra + tranches + respectiva factura).
Outros bancos também tem mais ou menos este método, certo...mas nesses casos o segundo empréstimo (para obras) teria de ser considerado um crédito pessoal com condições que não me interessam, o que não acontece na CaixaGalicia, pois este segundo crédito possui taxas piores que o primeiro, mas nada que se compare a um crédito pessoal.
CaixaGalicia:
Crédito Habitação ON:
Valor do empréstimo/escritura: 80.000 €
Valor necessário de avaliação: 100.000 €
Duração: 45 anos
Obrigações: Domiciliação do ordenado + 2 pagamentos regulares + Cartão MB + seguro de vida p/ 2 titulares (22€/mês) + Seguro Multirriscos (67€anual)
Obrigatório optar por um dos seguintes:Seguro de protecção de crédito (1161€/5anos)ou PPR (25€/mês) ou Aplicação de 5.000€
Spread:0.7%
Euribor a 6 meses: 1.254
TAE:3.21
TAER:3.31
Prestação mensal: 222 €
Prestação Total Mensal (inclui obrigações): 269 €
Crédito Habitação Taxa Variável:
Valor do empréstimo: 40.000 €
Valor necessário de avaliação: A avaliação é considerada a anterior
Duração: 40 anos
Seguro de vida: 11 €/mês (a funcionaria não me soube responder se será necessário, pois já é considerado no Crédito Habitação ON)
Spread:0.95%
Euribor a 6 meses: 1.254
TAE:3.4
TAER:3.4
Duração das Obras: 2.5 meses
Prestação mensal nos 2.5 primeiros meses: 73 €
Prestação mensal após os 2.5 primeiros meses: 125 € (se contar com o seguro de vida é 136€)
Prestação Total (inclui os valores totais dos dois créditos):405 €(estou a considerar que é necessário pagar o segundo seguro de vida, no valor de 11€).
Peço-vos o vosso parecer.
Obrigado
Tem várias hipóteses. Pessoalmente eu faria uma conjugação entre aplicação bancária e e investimento para baixar o LTV e, assim, reduzir o spread, pelo menos enquanto for possível manter a TAEG da aplicação acima da TAEG do empréstimo.
A "proporção" ideal só se consegue fazer fazendo algumas coisas e sabendo o valor final da avaliação.
Vai precisar de dinheiro para obras?
Subscrevo o nspinheiro. Na sua situação investia 50.000€ e utilizava os restantes para dar de entrada.
Colocado por: jefs
olá
obrigado pelas respostas...
estou muito verde nisto, mas já fui a 2 agências a pedir €75mil e CGD €390/BvBA €340 - partindo do principio que o valor da avaliação é €150mil. a casa foi toda reformada, não precisa de obras.
deverei pedir mais de 50% do valor da coisa?
em que aplicações falam?
Honestamente estou a achar muito estranho essa forma de avaliação. Pelo menos é a primeira vez que a vejo dessa forma. Vou investigar
Colocado por: Diogo ESC
Boa tarde nspinheiro,
Quem sabe sabe, acha estranho porque de verdade tem pouco. Esta simulação foi através da linha telefonica da CaixaGalicia, o dialogo correru bem e eu expliquei-me bem e foi-me dito isto. Pelo que os outros bancos me têm dito e pelos esclarecimentos que tenho tido e visto neste forum, confesso que também achei estranho e por isso mesmo fui hoje à hora de almoço à agência da caixagalicia. Expliquei-me da mesma forma e tive um parecer com alguns aspectos diferentes que muda tudo. Ou seja, o valor de escritura + valor de obra são considerados nos 80% da avaliação...enfim, aquela simulação está incorrecta.
Peço opinião para a seguinte:
Tipo de financiamento: Crédito habitação ON
Montante Avaliação: 150mil€
Montante Aquisição: 120mil€ (80mil€ de escritura + 40mil€ obras) Montante Financiamento: 120mil€
Taxa Juro Inicial: 1.954% Numero de anos:45 Euribor a 6 meses: 1.254% Spread: 0.7%
Prestação inicial e final: 334.23€
Seguro de Vida: 33.78€(mensal) Seguro Multirriscos: 100.77€ (anual)
Necessário subscrever os seguintes produtos: Domiciliação de ordenado + 2 pagamentos regulares + cartão debito Visa Electron + PPR (25€/mês)
TAE:3.244%
TAER:3.253%
Relativamente a outras simulações que tenho feito, esta parece-me muito melhor. Pergunto, se está a escapar-me alguma coisa?
Qual é a vossa opinião?
Cumpts., (tlvz à 3ª consiga citar em condições)