Iniciar sessão ou registar-se
  1. Olá,
    Busco orientações sobre como vender minha parte em uma herança indivisa. Herdei 15 p´redios rústicos em Semide e quero vende-los, mas ainda não houve a partilha. Será que tem jeito para vende-los assim?

Grata,

Patrícia
  2. Colocado por: patpaivaOlá,
    Busco orientações sobre como vender minha parte em uma herança indivisa. Herdei 15 p´redios rústicos em Semide e quero vende-los, mas ainda não houve a partilha. Será que tem jeito para vende-los assim?

Grata,

Patrícia

Se não houve partilha.... não herdou nada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: patpaiva
  3. Bom dia,

ontem fui ver a expo casa na Batalha e vi umas "casas móveis" bastante interessantes para casas de férias ou mesmo para uma habitação normal. a dita casa é uma casa aparentemente normal mas com rodas, é móvel. quando instalada fica assente em pilares de betão (segundo as informações que me foram dadas). A minha pergunta é, para adquirir uma casa daquelas poderei pedir crédito habitação ou terá de ser um crédito pessoal visto não ser uma casa normal mas sim um bem móvel? Se apenas der com crédito pessoal qual o prazo máximo de pagamento desses créditos?

Obrigada desde já
    Cumprimentos
  4. Boa noite a todos,

Eu e a minha esposa (a utilizadora anaioff do forum) estamos a tentar trocar de casa, e acabámos por ficar numa situação bastante ingrata, por isso peço a vossa ajuda.

Peço desde já desculpa pelo post tão longo, mas para explicar toda a situação é necessário...

A situação é a seguinte: temos um crédito no Santander para a nossa casa actual, e no contrato do crédito está indicado que não podemos dar outro uso à casa que não a HABITAÇÃO PRÓPRIA PERMANENTE. Quando pensámos em trocar de casa esta cláusula assustou-nos por isso fomos falar com o Santander e indicaram-nos que é possível alterar para HABITAÇÃO SECUNDÁRIA sim senhor, mas tinham de rever a "cláusula de cross-selling" (aquela que nos obriga a ter alguns produtos adicionais para manter o spread). Na prática, tínhamos de contratar mais um Seguro de Vida e um PPR. Perguntámos se havia mais alguma condição a satisfazer, ou alguma coisa a pagar ou a tratar, e disseram que não, era só assinar um papel para fazer o pedido de alteração, e contratar aqueles produtos adicionais. Nem seria obrigatório que a alteração fosse feita antes da escritura da casa nova. Até aqui tudo bem.

Entretanto, demos início ao processo de crédito habitação no BPI para aquisição da nova casa. Burocracias, avaliação, mais algumas burocracias até que, tendo a carta final com a aprovação do crédito, assinámos o CPCV com os vendedores e demos o sinal. Verificámos que na carta final do novo crédito vem uma condição que obriga à alteração da casa actual para HABITAÇÃO SECUNDÁRIA no contrato com o Santander, por isso tratámos logo de iniciar esse processo.

Hoje ligo para o Santander para dar início à alteração, quando me informam que há mais uma condição a satisfazer: para alterar o contrato para HABITAÇÃO SECUNDÁRIA, a relação Financiamento/Garantia não pode ser superior a 65%. Foi um balde de água fria... Por diversas vezes falámos com o Santander para saber tudo o que tínhamos de fazer para fazer a alteração para HABITAÇÃO SECUNDÁRIA, e nunca nos referiram esta condição que acaba por ser a mais difícil de satisfazer uma vez que, no nosso caso, nos obrigaria a realizar uma amortização de mais de vinte mil euros.

Nestas condições, corremos o sério risco de, além de perdermos a chance de comprar a casa que queríamos comprar, perder o sinal que demos aos vendedores.

Por um lado, o contrato que temos com o Santander inclui a tal cláusula que nos impede de dar outro uso ao imóvel que não seja HABITAÇÃO PRÓPRIA PERMANENTE, mas por outro não indica qualquer alteração de condições do contrato caso a queiramos alterar para HABITAÇÃO SECUNDÁRIA.

CFinanceiro (ou outro utilizador), pode indicar-nos que alternativas temos? O Santander pode obrigar-nos a satisfazer aquela condição de 65% de relação Financiamento/Garantia, mesmo não a tendo referido das diversas vezes que lhes perguntámos as condições e procedimentos para alterar o contrato para habitação secundária?

Mais uma vez peço desculpa pelo post tão longo, e agradeço desde já a todos os que o tenham lido até aqui.

Melhores cumprimentos
    Rui Ferreira
  5. Alguma dessa negociação com o santander foi feita por email? Embora o estar escrito nestas situações possa valer muito pouco!
    É normal nas habitações secundários o LTV máximo ser mais baixo do que o normal!
    Assim de repente a solução mais rápida seria pedir mais 20.000€ no novo crédito com o BPI caso seja possível!?
  6. Bom dia, e obrigado pela resposta rápida.

A negociação foi toda por telefone ou presencialmente... A única coisa que tenho por escrito é a troca de emails e fax's acerca do pedido do novo seguro de vida (motivado pelo processo de troca de casa). Pedir mais 20.000€ ao BPI não é possível, uma vez que estamos já muito perto do montante máximo que nos emprestam.

Ainda hoje vou ao Santander falar com o gestor do balcão para expôr a situação. A meu ver, tinham a obrigação de nos ter informado desta condição, já que por várias vezes falámos com eles para perguntar como se processava a alteração de HPP para HS, e nos referiram todos os procedimentos e condições... excepto esta, a mais difícil de cumprir.

Mais uma vez, obrigado pela resposta.
  7. Boa tarde,

Comprei um T1 em 2009 e sempre pensei que moraria nessa casa 5 anos até trocar, quando viessem os filhos. Na altura consegui spread de 0,45. Com o panorama actual, de spreads que não páram de subir, interrogo-me se deverei trocar de casa já, enquanto ainda consigo um spread de 1,5. Ou se deva esperar e ver o que vai acontecer. Receio que com todas as limitações à compra que irão ser implementadas nunca mais consiga trocar de casa, mas também receio ser precipitada. Será que é boa altura para contrair outro crédito habitação?

Obrigada
  8. Olá a Todos,
    Então, se não há partilha e não tenho bens, como devo proceder, visto que um advogado me informou que sou comproprietária. O problema é que não tenho uma boa relação com o cabeça de casal, que há 12 anos está a morar em Lisboa, bem de vida e nada fez para resolver esta questão. Não fez a partilha e nada relacionado a isso. Como cobrar algo desta pessoa, que se propôs a ser a responsável por administrar a herança e, ao contrário, nada esta a fazer pela mesma! Por esse tempo, já devia tudo estar resolvido....então, amigos, me mandem uma orientação, por favor.
    Agradeço,
    Patrícia
  9. Colocado por: AnisbafiBoa tarde,

Comprei um T1 em 2009 e sempre pensei que moraria nessa casa 5 anos até trocar, quando viessem os filhos. Na altura consegui spread de 0,45. Com o panorama actual, de spreads que não páram de subir, interrogo-me se deverei trocar de casa já, enquanto ainda consigo um spread de 1,5. Ou se deva esperar e ver o que vai acontecer. Receio que com todas as limitações à compra que irão ser implementadas nunca mais consiga trocar de casa, mas também receio ser precipitada. Será que é boa altura para contrair outro crédito habitação?

Obrigada

Acho que se esperar, vai ter uma longa espera ... Os tempos não vão ser melhores durante vários anos. Se esperar, vai ver as taxas de referência Euribor a subir, porque elas nao se vão manter como estão actualmente. E duvido que os spreads baixem no sentido de compensar a subida dessas taxas ...

O que se vive actualmente em termos do custo do dinheiro nem é tão mau quanto o que se vivia no fim dos anos 70 incio dos anos 80, quando o FMI também por cá andou, com os juros de emprestimos a habitação entre os 20 e os 30 % ... E nem por isso se deixou de comprar casa.
    Os tempos dos 0.45 de spread é que foram abusivos, motivados pelo interesse na especulação imobiliária e na promoção do crédito fácil.
  10. Boas ppl,

Eu e a minha namorada estamos a pensar comprar uma moradia V3 no Penteado (Moita) por 145000€, cujo o valor de avaliação ronda os 190000€. A moradia é usada e foi construída em 1998. A área total do terreno é de 206 m2.
    Qual é que acham que é o banco que está a praticar melhores preços?
  11. Colocado por: KatarnBoas ppl,

Eu e a minha namorada estamos a pensar comprar uma moradia V3 no Penteado (Moita) por 145000€, cujo o valor de avaliação ronda os 190000€. A moradia é usada e foi construída em 1998. A área total do terreno é de 206 m2.
    Qual é que acham que é o banco que está a praticar melhores preços?

Se ainda não sabe qual é o banco que pratica os melhores preços, como é que já sabe o valor da avaliação?
  12. Colocado por: EphedraAntes de mais quero agradecer a todos os que colocam questões e a todos os que com prontidão respondem.
    Estou interessada em comprar uma habitação e estou com imensas dúvidas,já fui a imensos bancos fazer simulações e cada um tem as suas condições, vou mostrar-vos:

Estes são os que fui nestas últimas duas semanas:

Deutsche Bank:

- Valor de compra 92.500€
    - Valor Financiado 84.000€

Prazo 40 anos
    Euribor 6 meses
    Spread contratado 2.55%
    TAE 4,703%
    Seguro de Vida (anual) 96,48€
    Seguro Imóvel (anual) 75,56€

Prestação Mensal- 360€

BBVA:

- Valor Financiado 90.000€

Prazo 40 anos
    Euribor 3 meses
    Spread contratado 3.45%
    TAE 5,60%
    Seguro de Vida (anual) 204€
    Seguro Imóvel (anual) 126,43€

Prestação Mensal- 420,71€

Caja Duero:

- Valor Financiado 74.000€

Prazo 40 anos
    Euribor 6 meses
    Spread contratado 1.750%
    TAE 4,464%
    Seguro de Vida (anual) 143,56€
    Seguro Imóvel (anual) 84,27€

Prestação Mensal- 298,78€

Caixa Geral de Depósitos:

- Valor Financiado 84.700€

Prazo 40 anos
    Euribor 6 meses
    Spread contratado 2.4%
    TAE 4,60%
    Seguro de Vida (anual) 99,24€
    Seguro Imóvel (anual) 75,91€

Prestação Mensal- 356€

Quais é que vos parece ter melhores condições? Existe outro a dar melhores condições?

Obrigada pela atenção :)

boas.
    assim de repente está a ver mal as coisas,
    um empréstimo não se vê só pelo spread e prestação final.
    veja também comissões iniciais que por exemplo na caja duero são 3 vezes mais que nos outros
    os seguros normalmente os bancos estrangeiros levam o dobro que os portugueses, o CFinanceiro já fez comparações nesse sentido é só procurar.
    depois a TAER final com produtos associados em que se paga esses produtos por exemplo Deutsche Bank que a manutenção de conta 30euros trimestral.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ephedra
  13. Colocado por: antonio almeida
    boas.
    assim de repente está a ver mal as coisas,
    um empréstimo não se vê só pelo spread e prestação final.
    veja também comissões iniciais que por exemplo na caja duero são 3 vezes mais que nos outros
    os seguros normalmente os bancos estrangeiros levam o dobro que os portugueses, o CFinanceiro já fez comparações nesse sentido é só procurar.
    depois a TAER final com produtos associados em que se paga esses produtos por exemplo Deutsche Bank que a manutenção de conta 30euros trimestral.

Boas

Onde foi buscar isso?? A minha conta do DB não tem qualquer tipo de despesas..
  14. Eu também tenho conta no DB e não pago qualquer comissão.
    Mas depende do tipo de conta e de productos, basta consultar o preçário.
  15. boas
    no meu caso as comissões na caixa duero foram quase igual aos outros bancos onde fiz simulações
  16. Colocado por: Rui A. B.

Boas

Onde foi buscar isso?? A minha conta do DB não tem qualquer tipo de despesas..

idem... Para conta ordenado, isenção de comissões...

cumps
  17. Colocado por: electrao

idem... Para conta ordenado, isenção de comissões...

cumps

Boas meu caro,

No meu caso nem conta ordenado tenho.. Só tenho o CH e os seguros, de vida e multiriscos, mais nada..
  18. Colocado por: Rui A. B.

Boas meu caro,

No meu caso nem conta ordenado tenho.. Só tenho o CH e os seguros, de vida e multiriscos, mais nada..

A mim exigiram-me a domiciliação do ordenado, à parte do CH e dos seguros e de um produto estruturado durante 5 anos (para evitar a penalização de não ter o seguro de protecção ao crédito).

cumps
  19. Colocado por: electrao

A mim exigiram-me a domiciliação do ordenado, à parte do CH e dos seguros e de um produto estruturado durante 5 anos (para evitar a penalização de não ter o seguro de protecção ao crédito).

cumps

:(

Há quanto tempo foi?
  20. Boa tarde,

Tenho uma duvida que agradecia que me esclarecessem.Tenho um credito para auto construção aprovado no banco Santander Totta e quando me telefonaram para me informar que o credito estava aprovado disseram-me o valor da avaliação que fizeram e eu supôs que esse valor era do terreno (próprio) mais a construção, qual não é o meu espanto que hoje venho a saber que só me consideram o valor da habitação para a contabilização do empréstimo, ou seja, pedi 150000€, a avaliação foi de 171000€ aproximadamente só me emprestariam 135800€. Isto é possível, não teriam de considerar os dois valores (terreno+moradia)?
    Outra duvida que tenho é o montante a adiantar com a assinatura do contrato de credito, há alguma possibilidade de não me adiantarem o valor que necessito para começar a obra, é que falei com a minha gerente de conta e disse-me que adiantavam mas não me disse o valor e agora sei que o avaliador do banco deu como obra em andamento de 1% (tem um pouco de muro feito para instalar a agua e luz), será que se vão regular por esta percentagem?

Obrigado

0.4075 seg. NEW