É que, em média, cada m2 de construção (começa nas fundações e acaba na cobertura) custa uns 750euros. Sobre esse valor irá pagar o custo do financimento da construção (juros) durante toda a vida do empréstimo.
Isto é: UM METRO QUADRADO desnecessário a mais custa muito mais de 750 euros. Na verdade custa mesmo mais do dobro, e paga-os durante toda a vida da casa.
Colocado por: somdigital Se eu tiver projectado um quarto de 25 m2 e alterar para 15 m2 estarei a poupar 7500 euros?? (lol) Muito longe de eu ser profissional da área, julgo que não será bem assim... ;-)
Ai é, é. É que não tenha dúvidas!
E a médio prazo, serão muito MAIS do que 7.500euros.
Repare que esses 10 m2 implicam MENOS:
- escavações de fundações
- betão nas sapatas de fundações, na lage de pavimento, na lage de cobertura, na estrutura (pilar+vigas)
- paredes (alvenaria), revestimento de paredes (interior e exterior) e tectos (estuque e pintura)
- isolamento e impermeabilização no pavimento, nas paredes, na cobertura
. revestimento de pavimento, rodapés,
- Aquecimento/climatização (a energia é cara)
- manutenção (a limpeza também custa dinheiro)
- IMPOSTOS (IMI, Taxa de Esgoto), pagos durante toda a vida.
Relativamente ao aquecimento, estou na encosta da Serra da Estrela.
Em primeiro lugar, eu veria no PROJECTO onde poderia cortar m2 desnecessários.
Se eu tiver projectado um quarto de 25 m2 e alterar para 15 m2 estarei a poupar 7500 euros?? (lol) Muito longe de eu ser profissional da área, julgo que não será bem assim... ;-)
Mas escrevo para reforçar o ponto do aquecimento, para também ficar melhor esclarecido:
- Ar condicionado vs aquecimento central (gasóleo ou lenha): qual a instalação mais económica?
Colocado por: rjmsilvaAcho que a resposta mais sensata é a do Luis, deve-se apenas construir os m2 necessários, muita gente faz casas com mais de 300m2, quatro quartos salas enormes e depois não lhe dá uso, 150m2 bem aproveitados já dá uma bela casa pra típica família portuguesa (Casal e 1 a 2 filhos).Estas pessoas agradeceram este comentário:somdigital,jnascimento
Colocado por: somdigitalmacos:
Olhe que cá na serra faz MUITO calor no verão... ;-) Já saí do emprego no mês de Julho com termómetro do carro a indicar 43,5º no exterior. Dois ou três dias no Vale Rossim a tomar banhos de sol e fica-se moreno. (lol)
O ar condicionado seria maioritariamente para aquecer. As casas novas que tenho experenciado tendem a ser bem isoladas ao calor. Não sei o que me vai sair na rifa.
Quanto a preços, discordo diplomaticamente. Todos amigos e conhecidos que construíram recentemente ou que estão a construir me dizem que não se pode ver uma casa em preço por m2 e que, de qualquer forma, fazendo contas, a média está nos 550 euros o m2, tendo o mais caro chegado a perto de 650 euros o m2.
Cada caso é um caso e fico por aqui senão este tópico ficará looooooongo ao quadrado.
Obrigado
somdigital
Colocado por: rjmsilvaA malta que diz que constroi pelos famosos 500€/m2 tem por hábito omitir uma série de custos, a construção também inclui custos de projecto, taxas e licenças. Não é só o cimento e o tijolo.
Colocado por: becas...a melhor solução para Lisboa seja necessariamente a melhor solução para Bragança,Para isso é que se fazem cálculos térmicos, tendo em conta as temperaturas locais, a orientação solar, etc.
Colocado por: macosse tivesse construido 150 m2 ...
é pá 100 000 euros dava cá para um mercedes ....
Colocado por: eu Por exemplo, a diferença de custos num quarto de 14 m2 ou 20 m2, não é de 4500 euros (750 * 6).
Colocado por: Luis K. W.estou a fazer um orçamento para um apartamento em que só o preço, já com desconto para empresa de construção, do MOSAICO da cozinha é de 720,00 euros/m2 (leram bem, leram! Setecentos e vinte)!
PS: estou a fazer um orçamento para um apartamento em que só o preço, já com desconto para empresa de construção, do MOSAICO da cozinha é de 720,00 euros/m2 (leram bem, leram! Setecentos e vinte)!
MAIS IVA!!