Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

Colocado por: Luis K. W.Quantas "mil" são as várias famílias que você me vai apresentar? Mais ou menos ZERO , não é ?
    Não são zero. .
    Eu perguntei quantos «mil», i.e., quantos MILHARES de famílias.
    Mas adiante...

Essas famílias que você jura a pés juntos que não existem ganharam bastante dinheiro nas feiras e abriram lojas, onde muita gente vai, e iam mais antes dos chineses. Três pontinhos? Porquê? Mercadoria roubada, em lojas abertas há décadas? Enganam o fisco? Se calhar tanto ou menos que o dono da boutique de luxo que importa umas coisas à socapa (lembra-se do Castelo Branco no aeroporto a passar jóias ilegalmente?)
    Em tempos tive uma costureira que me fazia umas roupas. Ela recebia grandes encomendas de ciganos, quer artigos para vender nas feiras quer roupa para as mulheres. Só iam buscar as coisas quando tinham dinheiro para pagar a pronto. Pode-me dizer que eles sabiam que de outro modo não lhes davam as coisas. Talvez. Mas os calotes vinham de outros lados, insuspeitos....

Tudo o que você diz traz um cheirinho a crimes atrás de crimes:

FEIRAS (peço desculpa, mas associo isso a venda de produtos contrafeitos, sem documentos, e a tráfico de drogas e de armas).

COSTUREIRAS (que trabalham completamente ilegais, sem contribuirem para a Segurança Social, sem pagarem IRS, sem cobrarem IVA). Lamento que você também colabore nesse tipo de fraude a todos nós (ao Estado). Se calhar, a costureira ganha mais que você e ainda recebe o Rendimento Mínimo...

DONOS DE BOUTIQUE DE LUXO. Essa comparação com donos-de-loja-burlões foi LIIIINDA. Quer dizer que você ADMITE que os ciganos enganam o fisco («se calhar tanto ou menos»).
    Porque será que não EXCLUIU liminarmente essa hipótese? Talvez por racismo, não ? ;-)
    E... não é por outros cometerem crimes que estes têm de ser perdoados (mas que raio de mentalidade, menina!!!).
    Lá porque os iraquianos se matam uns aos outros, temos de desculpar os ciganos por virem para aqui resolver as disputas deles a tiro?!? O que é uma coisa tem a ver com outra, não é ? É.

Como já disse anteriormente, eu não sou racista (e depois de ver o vídeo DiasBorges, digo-o com TOOooooodaaA a veemência!).
    :-)
    Eu não posso é com malta que se auto-exclui da sociedade, que faz sua vida uma sucessão de atropelos à legalidade e ainda nos goza.
    E também não posso com quem mete uma pala nos olhos e os desculpa dizendo que «a culpa é da sociedade», e que as «generalizações» são devidas ao «racismo» e à «discriminação». :-)))
    Dito isto, é ÓBVIO que eu não estou a falar APENAS dos ciganos, nem de TODOS os ciganos. Só que estes são uns 30 a 40mil, e há demasiados milhares que encaixam perfeitamente no objecto do meu ódio.

EDITADO:
    Já que estamos no Forum da Casa, digam-me vocês se sou só eu que noto o seguinte:
    Já apanhei de quase tudo nas obras: indianos, chineses, africanos, suiços, franceses, eslavos diversos, etc.
    Mas nunca nenhum cigano me veio pedir para trabalhar nas obras. NEM NENHUMA MULHER! Porque será ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MartaD
  2.  # 202

Xazus! Se o ecran pegasse fogo consoante a "temperatura" das conversas...

Etnias e raças, são como as pessoas individuais... para serem amados é preciso que se deixem amar.

Claro que é difícil não pensar mal de um grupo, quando um indivíduo pertencente a uma minoria, tem uma atitude que vai contra a nossos princípios de bem viver em sociedade. Todos dizemos mal de este e daquele, mas isso assume contornos de racismo, quando o mesmo pertence a alguma etnia diferente.

Tenho múltiplos exemplos de civismo por parte de minorias, claro que são os casos absurdos que ficam na ideia.

Exemplo 1:

Uma colega a fazer a entrevista a um miúdo de 17 anos, pergunta-lhe "o que é que fazes?" - e ele - "andar por aí". E ela, "só andar por aí?" - ele "sim, só gosto de andar por aí" (que utilidadeeeeeeeeeee)

Exemplo 2

Uma colega dizia que era contra os subsídios.
    Uma das raparigas que assistia ao tratamento de uma bebé, insurgiu-se toda "pespineta" a dizer "o quêêêê? isso de trabalhar é para os brancos!! Naaaaaah! Quer que eu vá estragar este corpinho a matar-me a trabalhar?"

Exemplo 3

Para rematar... Curiosamente, hoje vinha no comboio da linha de Sintra, que eu penso que seja um bom sítio para a pessoa não ficar alienada da realidade, quem anda de carro todos os dias, perde um espectáculo multicultural diário! Escutava (era impossível não o fazer, pois estava rodeada) uma minoria a falar mal de outra minoria. Designando-os por selvagens, incivilizados, etc, porque ofereciam-lhes casas e eles despiam-nas das portas, das louças sanitárias e que os fossos do elevador, serviam para pôr o lixo (já ouvi esta história tendo como protagonistas indivíduos de todas as colorações possíveis).

Se as minorias, que não se deixam gostar, não gostam também das outras minorias, nem que por solidariedade! Apontam-lhes os mesmos defeitos que se poderão apontar a eles. Como poderemos nós não o fazer?

Penso que todos temos de ser sinceros connosco próprios e aceitar que por muito pouco propensos a racismos e xenofobias que sejamos, quando nos acontece algo de mau com alguém com uma cultura diferente, vamos sempre catalogá-lo como representante daquele grupo.

E não estarei ao ser também racista ao dizer que as ciganas são normalmente lindíssimas e que têm um je ne sais quoi sedutor? Quase abusador? :P (ainda passo por lesbiana lolol)

E então? mais ideias para tirar a inquilina de casa? Agora menos polémicas :P
  3.  # 203

Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: Luis K. W.Quantas "mil" são as várias famílias que você me vai apresentar? Mais ou menos ZERO , não é ?
    Não são zero. .
    Eu perguntei quantos «mil», i.e., quantos MILHARES de famílias.
    Mas adiante...

Sim, podem ser mais de mil. Nem eu posso provar que são nem o Luís pode provar que não são. E as famílias mistas, contam? (Lá voltamos aos híbridos...questão premente no século XIX quando se discutia se os negros fariam parte da espécie humana)

Essas famílias que você jura a pés juntos que não existem ganharam bastante dinheiro nas feiras e abriram lojas, onde muita gente vai, e iam mais antes dos chineses. Três pontinhos? Porquê? Mercadoria roubada, em lojas abertas há décadas? Enganam o fisco? Se calhar tanto ou menos que o dono da boutique de luxo que importa umas coisas à socapa (lembra-se do Castelo Branco no aeroporto a passar jóias ilegalmente?)
    Em tempos tive uma costureira que me fazia umas roupas. Ela recebia grandes encomendas de ciganos, quer artigos para vender nas feiras quer roupa para as mulheres. Só iam buscar as coisas quando tinham dinheiro para pagar a pronto. Pode-me dizer que eles sabiam que de outro modo não lhes davam as coisas. Talvez. Mas os calotes vinham de outros lados, insuspeitos....

Tudo o que você diz traz um cheirinho a crimes atrás de crimes:

FEIRAS (peço desculpa, mas associo isso a venda de produtos contrafeitos, sem documentos, e a tráfico de drogas e de armas).

Associa todos os feirantes ou só os feirantes ciganos?

COSTUREIRAS (que trabalham completamente ilegais, sem contribuirem para a Segurança Social, sem pagarem IRS, sem cobrarem IVA). Lamento que você também colabore nesse tipo de fraude a todos nós (ao Estado). Se calhar, a costureira ganha mais que você e ainda recebe o Rendimento Mínimo...

Colaboro, pois. Agora nem tanto, ando mais fina e já não quero roupa de modista. Mas para uns arranjos ainda dá jeito. Há umas nos centros comerciais que passam recibo e tudo, mas se der o meu dinheiro a uma modista tradicional ela ganha o suficiente para viver (não chula o Estado com rendimentos mínimos) e eu fico bem servida.

DONOS DE BOUTIQUE DE LUXO. Essa comparação com donos-de-loja-burlões foi LIIIINDA. Quer dizer que você ADMITE que os ciganos enganam o fisco («se calhar tanto ou menos»).

Pois admito...e não tem nada a ver com racismo...porque nada tem a ver com a questão racial. Fogem eles (ou não) como fogem (ou não) brancos pobres, brancos ricos, chineses, ucranianos, tripeiros...

Porque será que não EXCLUIU liminarmente essa hipótese? Porque não sou ingénua.

Talvez por racismo, não ? ;-) Não.

E... não é por outros cometerem crimes que estes têm de ser perdoados (mas que raio de mentalidade, menina!!!).
    Lá porque os iraquianos se matam uns aos outros, temos de desculpar os ciganos por virem para aqui resolver as disputas deles a tiro?!? O que é uma coisa tem a ver com outra, não é ? É.

Obrigada pelo menina, caiu-me bem. Mas alguma vez disse que os ciganos são todos honestos e bons cidadãos? A maioria não é. Em algum momento defendi os ciganos que matam, roubam, agridem, dão cabo da vida dos vizinhos, etc, etc? Só me insurjo quando nem se admite a possibilidade de famílias ciganas a viver dignamente. A maioria não são todos.

Como já disse anteriormente, eu não sou racista (e depois de ver o vídeo DiasBorges, digo-o com TOOooooodaaA a veemência!).
    :-)
    Eu não posso é com malta que se auto-exclui da sociedade, que faz sua vida uma sucessão de atropelos à legalidade e ainda nos goza.
    E também não posso com quem mete uma pala nos olhos e os desculpa dizendo que «a culpa é da sociedade», e que as «generalizações» são devidas ao «racismo» e à «discriminação». :-)))
    Dito isto, é ÓBVIO que eu não estou a falar APENAS dos ciganos, nem de TODOS os ciganos. Só que estes são uns 30 a 40mil, e há demasiados milhares que encaixam perfeitamente no objecto do meu ódio.

Não odeie, o ódio é péssimo para a saúde.
  4.  # 204

Nem pense, Madalena, que com essa seu discurso simpático me coloca o rótulo de "xenófobo" ou "racista", que eu não deixo.
    NEM "um bocadinho" racista! :-)

Primeiro, e que fique bem claro, NUNCA me aconteceu nada de mau com nenhum cigano.

Ok, excepto uma tentativa de assalto por um gang de ciganos à saída do liceu, há mais de 35 anos... só que esta nem conta porque eu dei bem conta do recado.
    Na altura dessa tentativa de assalto eu tinha acabado de ficar em 2.º lugar nos 1500m do Campeonato Nacional de Juniores em Atletismo. :-))

Ok, e excepto aquela outra vez que um miúdo me arrancou um fio de ouro que eu levava ao pescoço quando estava na rua a passear o meu Boxerzinho, há mais de 20 anos.
    Eu desatei a correr atrás do miudo, mas ele levava sapatos de ténis e estava a ganhar terreno. Só que o meu cão deve ter achado que era uma brincadeira nova e pôs-se também a correr, e rapidamente estava ao lado do cigano que...se assustou , tropeçou e estampou-se no chão.
    Apanhei-o e dei-lhe um enxerto de porrada com a trela (era de cabedal) do cão, e deixei-o ir com o recado do costume: que se o tornasse e ver a rondar aquela rua o entregava na esquadra.
    A partir daí, devo ter ficado conhecido porque de cada vez que ciganos (mesmo em grupos de 3 ou 4) se cruzavam comigo(*) na rua ELES mudavam de passeio (e isto era perto das Olaias, no centro de Lisboa). LOL

Portanto, não tive mais problemas com ciganos do que com fiscais da EDP... :-)

No entanto, eu não estou a falar de "mitos urbanos" nem a "generalizar" o que UM INDÍVIDUO FAZ como se toda a comunidade fosse igualzinha.
    É ao contrário.
    Os factos estão mais do que comprovados e a única coisa que posso fazer é "individualizar" as poucas EXCEPÇÕES que não se comportam como todo o resto da sua comunidade.

(*) falta uma coisa: «...comigo E COM O MEU CÃO...». LOLOL
  5.  # 205

Na altura, (ao seu avô) soube-lhe bem alugar a casa. Agora, já não querem saber disso para nada. Ainda bem que existem leis para proteger inquilinos vítimas de canalhices.
    • Johny2
    • 18 junho 2010 editado

# 206

Colocado por: Madalena.M

E não estarei ao ser também racista ao dizer que as ciganas são normalmente lindíssimas e que têm um je ne sais quoi sedutor? Quase abusador? :P (ainda passo por lesbiana lolol)

São normalmente lindíssimas? Falta saber a opinião do alfato (alfato - um forista muito exigente).
  6.  # 207

Lolol
    :P
    Ando de comboio e metro e trabalho num Hospital megalómano, estou totalmente imune! :P
  7.  # 208

Colocado por: Johny2

São normalmente lindíssimas? Falta saber a opinião do alfato...

Essa do olfato recordou-me uma coisa (a memória prega-nos cada partida!!), de há mais de 25 anos.

Eu dei emprego, no escritório, a uma cigana!
    (Estão a ver ? ? ? ? Quantos é que aí se podem GABAR do mesmo? Hmm?).

Só que... a rapariga parece que nunca tomou banho durante o ano inteiro que trabalhou para mim !

(ainda me vão acusar de o que eu lhe pagava não dava para o gel de banho...!)
  8.  # 209

Mesmo assim, cautela... :)
    A vida surpreende mas as pessoas surpreendem muito mais...
  9.  # 210

Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: Johny2

São normalmente lindíssimas? Falta saber a opinião do alfato...

Essa do olfato recordou-me uma coisa (a memória prega-nos cada partida!!), de há mais de 25 anos.

Eu dei emprego, no escritório, a uma cigana!
    (Estão a ver ? ? ? ? Quantos é que aí se podem GABAR do mesmo? Hmm?).

Só que... a rapariga parece que nunca tomou banho durante o ano inteiro que trabalhou para mim !

(ainda me vão acusar de o que eu lhe pagava não dava para o gel de banho...!)

Parabéns. É preciso coragem...
    • LuB
    • 18 junho 2010 editado

# 211

Os ciganos e o trabalho...
    O que isso me recorda!

Eu fui professora mais de trinta anos... E como já disse aqui lidei com os ciganos que apareciam na escola. Para lá das actividades puramente "escolares" envolvi-me bastante com eles, por empatia, porque também fui uma criança com algumas dificuldades: pais com poucos recursos (mas com muitos filhos...) e ambição em lhes dar estudos superiores, o que é, do meu ponto de vista, uma combinação explosiva!

Mas adiante.

Tinha então eu um um aluno cigano de 13 anos aprox. Era um aluno esperto e aplicado, tinha acabado de chegar do estrangeiro com a família, pai mãe e vários irmãos mais novos. Estava atrasado, dei-lhe explicações e o miúdo avançava que era um gosto. Apareceu a mãe na escola. Chamei-a, porque o garoto estava com problemas de visão tinha de ir ao médico... Aqui del-rei, que não tenho dinheiro nem para livros e comida, quanto mais para médico.
    Lá vou eu para o H. Sta Maria com o garoto, para as consultas de oftalmologia. Não havia dinheiro para óculos mas, com algum engenho, lá se desencartaram uns óculos para o miúdo...
    Depois era a casa: quando chegaram tinham ocupado uma casa degradada, (ilegalmente), e tinham de sair...
    Tive de ir atrás da assistente social da zona, e depois de muitas diligências, e em parte devido a alguma pressão que fiz, lá atribuíram à família uma casa num prédio de habitação social.
    Quando fomos ver a casa, parecia um filme de terror. Era um andar num prédio manhoso, com boas áreas, mas ao que parece o inquilino anterior tinha saído contrariado, tinha sujado e destruído tudo por dentro. (Levou todas as torneiras, partiu e levou armários, portas e até uma janela tinha desaparecido...) A cigana deitou as mãos à cabeça e disse que não podia pagar o concerto. Lá fomos outra vez ver quem havia de pagar... todos (ai,ai ;)), menos ela, que nem tinha dinheiro para a alimentação.

Havia episódios, que dariam vontade de rir, se não fossem dramáticos: - A cigana, não parecia saber para que servia o dinheiro: mal arranjava 10 euros gastava-os de imediato. Ia apanhar um taxi sem qq problema, (eu é que chegava de autocarro aos lugares... ) ou então via-a a gastar o pouco dinheiro que tinha, nuns doces para os miúdos... Ralhava com ela, mas não havia nada a fazer, aquelas cabeças não entendem certas coisas...
    Ou ainda o caso da irmã dela, que estava cá em Portugal há muito, e que entretanto se convenceu que eu tinha alguma varinha de condão, e arranjava facilmente casas para os ciganos...
    Um dia estava eu a fazer o meu sermão, a tentar fazer a cabeça da senhora, (que era uma mãe galinha, apesar do seu desvario económico), quando se deu um diálogo deste tipo:
    - Então, porque é que não vai trabalhar? Precisavam (ela e o marido) de arranjar um emprego fixo, porque assim a vender uns trapitos de vez em quando, não dá.
    - Pois eu ia, sim. Até já pensei em lhe falar nisso. Eu poderia, por exemplo ir trabalhar para sua casa, ou de uma das suas colegas. Eu sei fazer limpezas...
    Fiquei muda... De repente, imaginei-a a ela mais os seus quatro filhos dentro de minha casa ou de uma das minhas amigas. Vi-a, instalada na minha sala, com aquela família alargada de primos e tios que eles têm por todo o lado.
    Não deu!
    Foi um instante enquanto moderei o discurso e a fui encaminhando para outra paróquia:
    - Olhe, agora não preciso, e não estou a ver ninguém... mas vamos ver ao centro de emprego, quem sabe, outros estejam a precisar... talvez...

Compreendem o grande molho de broculos que isto é?

L.B.
  10.  # 212

Boas

Efeito boomerang

cumps
    José Cardoso
  11.  # 213

Colocado por: j cardosoBoas

Efeito boomerang

cumps
    José Cardoso

Esse e-mail fui eu que escrevi. Não se vê logo?
  12.  # 214

Boas

Esse e-mail fui eu que escrevi. Não se vê logo?

Não acredito. Fui ver a sua foto no perfil e não podia ser mais mediterrânica. Não se faça pior que o que é, eu pelo menos não vou acreditar

Aliás a única "besta" que anda por aqui , sou eu :-)

cumps
    José Cardoso
  13.  # 215

Que treta, fui apanhada a mentir :)

Sim, o j cardoso é uma bestinha, até prova do contrário :))
  14.  # 216

Boas

Vou-lhe dar uma prova em como posso ser uma autêntica besta insensível e bruta: com o seu aspecto, corre o risco de um dia alguém a confundir com uma cigana. Já pensou na ironia dessa situação?

cumps
    José Cardoso
  15.  # 217

Estou confusa... Mas este tópico não era sobre como despejar uma inquilina? Uma senhora velhota e tal, que paga 20€ de renda... Onde é que entram aqui os ciganos???
  16.  # 218

Os ciganos entraram no comentário 87. Vamos no 222.
  17.  # 219

Muito há a dizer sobre os ciganos.
    Proponho que agora a seguir se fale sobre os Romenos e depois os Ukranianos... pode ser?
  18.  # 220

Já agora... sabem de alguma Cigana que leia a mão?

0.0433 seg. NEW