Iniciar sessão ou registar-se
    • LuB
    • 16 junho 2010 editado

# 101

Sendo parcialmente verdade, não esqueça que parte significativa da comunidade fugiu de facto - para Amesterdão

E, foi assim que "Espinosa" nascido em Portugal onde terá absorvido ainda a nossa cultura, rumou à Holanda, onde teve oportunidade de de conhecer uma cultura totalmente diferente, que era muito mais evoluida naquela época. Foi um homem verdadeiramente extraordinário, de origem portuguesa, de que pouco se fala... E que não o teria sido, certamente, se tivesse vivido sempre na zona do Porto.
    Isto mostra que o expatriamento, mesmo quando se é obrigado a sair pelos piores motivos, altera o destino de um indivíduo, pode ser traumática, mas o resultado a longo prazo pode compensar...

L.B.
  1.  # 102

Colocado por: j cardosoBoas

Na esmagadora maioria dos crimes cometidos em Portugal os protagonistas são portugueses "brancos", de origem europeia e não ciganos ou de outra etnia.
    PS: alguém tem conhecimento de um crime de pedofilia cometido por ciganos?

cumps
    José Cardoso

Os casamentos "combinados" e as mulheres serem "obrigadas" a ser maes com 13/14/15 anos? conta como pedofilia ou como é uma questão culturar ja não conta?
  2.  # 103

Na esmagadora maioria dos crimes cometidos em Portugal os protagonistas são portugueses "brancos", de origem europeia e não ciganos ou de outra etnia.

cumps
    José Cardoso

Por acaso, acho que o exemplo é mal escolhido ;-) Podendo, os ciganos casam as miudinhas o mais depressa possível para terem a certeza de que são virgens, o que às vezes os coloca na área da "pedofilia" perante a lei. Ainda há pouco tempo veio no jornal uma história de um rapaz de 17 anos que raptou uma miúda de 12 (não sozinho, claro, e penso até que ele se achava no seu pleno direito porque provavelmente a coisa estava combinada com o pai ou qualquer coisa assim). Como a miúda e a mãe não estavam pelos ajustes, foi tudo parar ao tribunal e não sei em que é que ficou.

Mas, claro, "pedofilia" hoje em dia é uma palavra que tem as costas muito largas.

Fora isso, há ao pé da minha "nova" casa uma família cigana que me intriga imenso porque nunca vi uma casa cigana tão bem arranjada: parte é de alvenaria, bem pintada, etc, que se prolonga por um contentor azul todo jeitoso, ao qual, nos dias de calor é acrescentado um toldo. O "aido" está sempre todo varrido, com vasos de plantas, etc. Noutra aldeia não muito longe há outra família que parece viver numa tenda feita de sacos de plástico, pranchas, etc (devo dizer que o presidente dessa Câmara me disse que têm excelentes relações com as pessoas da aldeia). O comentário de um meu irmão, perfeitamenterazoável, é que os ciganos são como os outros, não são todos iguais. Ainda assim, gostava de saber mais sobre a família minha vizinha. Suponho que vou ter oportunidade de saber.
  3.  # 104

Boas

Conta, gfmartins, conta. Mas não respondeu ao que perguntei. Incomoda-o a pergunta?.

cumps
    José Cardoso
  4.  # 105

Conta, gfmartins, conta. Mas não respondeu ao que perguntei. Incomoda-o a pergunta?.

cumps
    José Cardoso

Respondendo à pergunta, sim tenho conhecimento de pedofilia cometidos por ciganos, se esses casos são noticiados como pedofilia? Não não são noticiados.
  5.  # 106

Boas

Por acaso, acho que o exemplo é mal escolhido ;-)

Reconheço que não é perfeito

Podendo, os ciganos casam as miudinhas o mais depressa possível para terem a certeza de que são virgens, o que às vezes os coloca na área da "pedofilia" perante a lei.

Estou de acordo, mas é um argumento perigoso: já viu que essas miúdas não têm a protecção das autoridades que outras têm? São discriminadas pelas autoridades ou não? Porque não actuam as autoridades?

cumps
    José Cardoso
  6.  # 107

Boas

Respondendo à pergunta, sim tenho conhecimento de pedofilia cometidos por ciganos, se esses casos são noticiados como pedofilia? Não não são noticiados.

Pois, muito conveniente. Assim em "português suave": não acredito no que diz.

cumps
    José Cardoso
  7.  # 108

cumps
    José Cardoso

Nem estou a falar dos crimes. Os ciganos fazem outro tipo de crimes, que é enganar e roubar pela calada. Mas realmente crimes de "maior" não fazem.
  8.  # 109

cumps
    José Cardoso

Isso agora já é um problema seu, mas quando se passa passa por um acampamento de ciganos e se vê miudinhas de 12/13 anos gravidas para mim foi pedofilia e não por obra do divino. Se isso Para mim é pedofilia, sim é.

Cumprs
  9.  # 110

Colocado por: MartaD

cumps
    José Cardoso

Nem estou a falar dos crimes. Os ciganos fazem outro tipo de crimes, que é enganar e roubar pela calada. Mas realmente crimes de "maior" não fazem.

Ora cá temos um José Manuel Anes de trazer por Fórum da Casa! ;-)
  10.  # 111

Boas

quando se passa passa por um acampamento de ciganos e se vê miudinhas de 12/13 anos gravidas para mim foi pedofilia e não por obra do divino. Se isso Para mim é pedofilia, sim é.

Agora imagine uma miúda que não seja cigana, com doze anos e aparecer grávida. Acha que as autoridades não fariam nada? Que fazem as autoridades nos casos que menciona? Nada. Venha então dizer-me que essas miúdas não são discriminadas e que são portuguesas de pleno direito.

cumps
    José Cardoso
  11.  # 112

quando se passa passa por um acampamento de ciganos e se vê miudinhas de 12/13 anos gravidas para mim foi pedofilia e não por obra do divino. Se isso Para mim é pedofilia, sim é.

Agora imagine uma miúda que não seja cigana, com doze anos e aparecer grávida. Acha que as autoridades não fariam nada? Que fazem as autoridades nos casos que menciona? Nada. Venha então dizer-me que essas miúdas não são discriminadas e que são portuguesas de pleno direito.

cumps
    José Cardoso

Ah é essa a questão. Mas eles são uma comunidade que querem ser Portugueses de plenos Direitos e Deveres?
  12.  # 113

Boas

Ah é essa a questão

Não é a questão, é parte de questão. Ou as miúdas não são ciganas?

Mas eles são uma comunidade que querem ser Portugueses de plenos Direitos e Deveres?

Já experimentou perguntar a essas miúdas?

cumps
    José Cardoso
    • lobito
    • 16 junho 2010 editado

# 114

cumps
    José Cardoso

Noticiados não são, de certeza, a não ser que parte dos interessados (ou interessadas) não esteja de acordo como no caso a que me referi. Agora, se a polícia está ao par, isso não sei.

Põe-se o mesmo problema, mutatis mutandis, com as miúdas ciganas que não vão à escola depois da puberdade se a escola for mista. Ultimamente têm surgido soluções ad hoc para tentar que elas não desapareçam de todo do radar. É boa ideia? Não sei.

Sei que os franceses têm o mesmo problema com o véu islâmico, que há o problema da excisão feminina em que se toca com pinças, etc, etc. Como é que se resolve? Não sei.
  13.  # 115

Ah é essa a questão

Não éa questão, éparte de questão. Ou as miúdas não são ciganas?

Mas eles são uma comunidade que querem ser Portugueses de plenos Direitos e Deveres?

Já experimentou perguntar a essas miúdas?

cumps
    José Cardoso

Eu nunca perguntei, claro, e presumo que o j.cardoso e o/a gfrmartins também não. Mas qual é o seu palpite? Ou antes, se elas disserem que não, o que é que se faz? (Ou tem a certeza que todas as vítimas de pedofilia ficam felizes de os seus pedófilos irem parar à cadeia? Eu não)
  14.  # 116

Boas

Como é que se resolve? Não sei.

Nem eu. Mas tenho quase a certeza que não se resolve com lógicas do tipo "os ciganos são uns ladrões". Esquecem-se os autores dessas afirmações que os principais prejudicados são os membros mais indefesos dessas etnias que, apesar de tudo, são cidadãos portugueses.

Mas qual é o seu palpite?

O meu palpite é muito simples: "palpita-me" que esses casos são pura e simplesmente ignorados pelas autoridades, enquanto os outros casos não. Porque será?

cumps
    José Cardoso
    • LuB
    • 16 junho 2010 editado

# 117

Marta, os ciganos tb fazem crimes graves.
    No fundo não são melhores, nem piores que os outros. São é diferentes!
    São fruto da sua cultura, como nós somos da nossa!
    Mas quanto a cometer crimes, cometem sim... E, puxam da navalha ou do revolver num instantinho, quando lhes salta a tampa...
    Por uma questão cultural, os crimes deles são diferentes dos nossos. Mas acredite, somos todos da mesma massa...

Como diria Carl Sagan:
    "Somos todos feitos do mesmo pó de estrelas"
    L.B.
  15.  # 118

Colocado por: LuBMarta, os ciganos tb fazem crimes graves.
    No fundo não são melhores, nem piores que os outros.São é diferentes!
    São fruto da sua cultura, como nós somos da nossa!
    Mas quanto a cometer crimes, cometem sim... E, puxam da navalha ou do revolver num instantinho, quando lhes salta a tampa...
    Por uma questão cultural, os crimes deles são diferentes dos nossos. Mas acredite, somos todos da mesma massa...

Como diria Carl Sagan:
    "Somos todos feitos do mesmo pó de estrelas"
    L.B.

Bem, os crimes que basicamente fazem, não é propriamente de matar ou planear grandes assaltos (era o crime de maior a que me estava a referir). Esse tipo de crimes são na generalidade feitos por brancos.
    Mas sim, são diferentes por causa da cultura deles. Mas eu já vivi na China e dava-me lindamente com a cultura deles. Ciganos são o único povo que não suporto. Deve ser muito bonito não se ser racista mas não vou estar a mentir.
  16.  # 119

Boas

Deve ser muito bonito não se ser racista mas não vou estar a mentir.

Não estando de acordo com a a Marta, uma coisa tenho de reconhecer e admirar: é de uma franqueza quase perturbante.

cumps
    José Cardoso
  17.  # 120

Deve ser muito bonito não se ser racista mas não vou estar a mentir.

Não estando de acordo com a a Marta, uma coisa tenho de reconhecer e admirar: é de uma franqueza quase perturbante.

cumps
    José Cardoso

lol j cardoso, já me tinha dito isso noutras ocasiões :)
    Falsos moralismos, falsidades, dissimulações, não são comigo. Quer fique mal vista ou bem vista, não interessa.

Engraçado o percurso desta thread. Como despejar um inquilino, chega-se a ciganos :D

0.0319 seg. NEW