Colocado por: MartaDFD, o meu problema com os ciganos não é só o facto de eles darem problemas. Vai muito além disso.
Colocado por: MartaDAté conheço. Num dos meus grupos de amigos de Lisboa, havia um rapaz cigano, já completamente fora das suas raizes. Era a primeira vez que o estava a ver e o meu namorado, gozão como é, disse-lhe: " A marta não gosta de ciganos, tem cuidado". E eu disse: "Pois não". Não foi por isso que me fui embora. Fiquei lá com os meus amigos, que eu já conhecia.
Se eu não falo de ciganos ao meu filho é porque ele nunca viu nenhum e se vir, não vai saber qual é a diferença. Porque tenho que falar? E vou-lhe dizer: " olha ali um cigano"?" Mas porquê? Também não lhe falo em pretos. Ele sabe que eles existem. Também sabe que existem chineses. Não preciso de estar a falar disso ao meu filho
Colocado por: LuBSe eu não falo de ciganos ao meu filho é porque ele nunca viu nenhum e se vir, não vai saber qual é a diferença. Porque tenho que falar? E vou-lhe dizer: " olha ali um cigano"?" Mas porquê? Também não lhe falo em pretos. Ele sabe que eles existem. Também sabe que existem chineses. Não preciso de estar a falar disso ao meu filho
Precisamos, sim... Eu acho que temos o dever de falar disso aos nossos filhos. E falar correctamente, com ética!
O problema das minorias é um problema que devemos abordar de frente sem tabus, pelo simples facto que ele existe!
Enterrar a cabeça na areia, omitindo determinadas realidades que eles vão encontrar, é que não me parece nada razoável.
Eles na escola e na sociedade precisam de saber que têm de ser protectores dos mais fracos, tem de estar atentos para não serem injustos com ciganos, com pretos, amarelos, franzinos, deficientes...
Olha o Bulling, por exemplo... Uma criança educada para proteger, protege efectivamente durante toda a vida, não só cães e gatos mas tb pessoas...
Cump
L.B.
Mas os únicos com quem tenho graves problemas, é com os ciganos. É como o medo incontrolável de entrar em bairros sociais. Já estive dentro de um, na Buraca, porque tinha um amigo que morava lá. E não é uma sensação nada agradável.
Sou muito "peneirenta". Eu sou a chamada "pessoa mais nojenta que existe à face da terra". Felizmente os meus amigos já se viram livres de mim e neste momento tenho o que mereço: Não tenho amigos nenhuns nem ninguém com quem falar.
Colocado por: LuB .... alguns para meu espanto conseguiam ser bons alunos, embora a maioria o não fosse.
Mas confesso-lhe que considerava aquele pequeno número de garotos ciganos "vencedores" quase como heróis, porque os normais , por assim dizer, sossobravam...
Colocado por: FD Podia acontecer com brancos? Podia mas, pela minha experiência, a probabilidade é menor. .É isso mesmo.
Colocado por: rui1magano Generalizar é sempre cometer injustiças!
Colocado por: lobito..., comparada com outras culturas, a NOSSA não dá um valor por aí além à escolarização.
O seu discurso, ao diminuir as capacidades (da maioria) dos miudos de etnia cigana, é profundamente racista. Faz-me mesmo lembrar o Kaulza quando comparava a inteligência dos europeus (nórdicos e mediterrânicos) com a dos "pretos"...
Só que... você fala com conhecimento de causa!
Portanto, ao ridicularizar (a maioria d') os de origem cigana, Você não foi racista nem deselegante... (o que é muito mais plausível) fugiu-lhe foi a boca para a verdade!
os miudos ciganos «normais» são um desastre.
Portanto eu, RACISTA não sou
Porque os normais, por assim dizer, sossobravam...
Acho que os únicos portugueses que podemos acusar de não dar a devida importância à qualidade da escolarização (lá vai generalização) são os professores.
:-))