Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

RC
    Para além do mapa de acabamentos e algumas fotos, seria igualmente interessante saber até que ponto estava pormenorizada essa obra e como foi feita a sua gestão.
    Como toda a gente compreende este são factores que em muito podem influir no preço final.
  2.  # 62

o sexo dos anjos
  3.  # 63

Ok.

Vou fazer um "medley" e pregar uma posta com a informação genérica mais umas fotos.
    Vou tentar fazer isso o mais breve possível, que esta altura é a carregar no pedal e fica pouco tempo para dispersar. Mas não me esqueço.

Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Filip3
  4.  # 64

Se colocar fotos, mapas e como afirma o contacto do construtor de Braga, poderei tirar as dúvidas q tenho (e quem duvida está no seu direito como muito bem afirmou!). È que hoje em dia todos os cêntimos contam, e gostaria de confirmar que recebemos (o Estado somos todos nós!) o imposto devido.
  5.  # 65

Colocado por: raulschoneSe colocar fotos, mapas e como afirma o contacto do construtor de Braga, poderei tirar as dúvidas q tenho (e quem duvida está no seu direito como muito bem afirmou!). È que hoje em dia todos os cêntimos contam, e gostaria de confirmar que recebemos (o Estado somos todos nós!) o imposto devido.

Vou-lhe dar antes o número do nosso "primeiro" para lhe perguntar se pagou imposto dos "donativos" do Freeport e dos projectos (se é que lhe posso chamar isso) que assinou para a Guarda. :D

Como é óbvio, fornecerei os dados a quem mos peça, e com consentimento dos interessados. Penso que não será o seu caso, que já construiu o seu "chalé suíço".

Não insistirei mais neste tema, porque não estou aqui para convencer ninguém sobre (como disse o colega Fernando Gabriel) o sexo dos anjos.
  6.  # 66

Contrariamente ao que havia afirmado, afinal não aceita que duvidem, não coloca mapas nem coloca o contacto da empresa construtora de Braga. Para arquitecto, classificar a minha casa de "chalé suiço" e desenhar essa "casa" que, bem podia passar por armazém com o escritório/anexo, vai lá vai........
    Peço desculpas por ter duvidado do valor 500 "aéreos" por m2 sem ter visto a foto do "armazém"....

Colocado por: RC | ARQOk.

Vou fazer um "medley" e pregar uma posta com a informação genérica mais umas fotos.
    Vou tentar fazer isso o mais breve possível, que esta altura é a carregar no pedal e fica pouco tempo para dispersar. Mas não me esqueço.

Cumprimentos

Estas pessoas agradeceram este comentário:Filip3

Venha daí esse "medley" e as fotos.....
  7.  # 67

Boas

Se colocar fotos, mapas e como afirma o contacto do construtor de Braga, poderei tirar as dúvidas q tenho (e quem duvida está no seu direito como muito bem afirmou!). É que hoje em dia todos os cêntimos contam, e gostaria de confirmar que recebemos (o Estado somos todos nós!) o imposto devido.

Estou de acordo e é com base nesse mesmo pressuposto que espero que o raulschone também mostre aqui os números da sua obra: mapas, orçamentos, facturas e recibos: "É que hoje em dia todos os cêntimos contam, e gostaria de confirmar que recebemos (o Estado somos todos nós!) o imposto devido."

cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Antonio RC, RC | ARQ
  8.  # 68

Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: RC | ARQNo final das obras, houve VÁRIAS com preço por m2 ABAIXO dos 500 Euros.... Sei, porque no final, fui eu quem fez as contas!

Suponho que os 500euros/m2 eram o CUSTO que a empresa apurou NA OBRA, não é verdade?

Isso quer dizer que nesses 500 euros/m2 não se incluiu o custo de:
    . o Arq RC que fez as contas,
    . a telefonista da empresa,
    . as rendas e várias despesas do escritório,
    . o técnico de contas,
    . etc.?

Para além disso, as empresas TÊM DE ter LUCRO (não podem vender o produto ao preço de custo)
    Já escrevi, mas repito:
    As pessoas não têm como «objectivo» respirar. Para as pessoas, "respirar" é natural e absolutamente necessário porque se não respirarem morrem.
    Da mesma forma, se as empresas não tiverem lucro, morrem.

Isto é: eu até acredito que «é possível» que uma empresa tenha um custo inferior a 500euros/m2.
    MAS a isto acrescente-lhe as despesas administrativas (10 a 20%), uma margem de lucro (10 a 15%) e o IVA (21%).
    E hop.
    Esses mesmos 500€/m2 trepam para 732€/m2 a 835€/m2. Q.E.D. :-)

... e os impostos não iam aumentar, Portugal foi o país que apresentou mais crescimento nos últimos meses... e é normal fazer exames de cadeiras ao domingo.

Seu malandreco!!!!
  9.  # 69

Caro J Cardoso,
    se tiver o cuidado de ler todos os comentários desta discussão, apenas solicitei que o RC I ARQ cumprisse com o que havia prometido, ou seja, colocar mapas, fotos e contacto do construtor para quem duvidasse que o valor do m2 com IVA tinha ficado abaixo dos 500 "aéreos". Relativamente ao seu pedido (que mais parece um desafio) para eu colocar aqui facturas e recibos da minha obra, ao contrário de outros que afirmam mas não concretizam, informo que, aceito de bom grado o seu "desafio" e, amanhã à noite, quando chegar a casa, prometo que lhe enviarei as facturas e recibos da Rústicasa (estão pagos 90 % que correspondem a cerca de 145 mil euros e falta pagar os últimos 10 % que correspondem a cerca de 30 mil porque ainda não terminaram a obra que inclui: o chassis, instalações eléctricas, sanitárias, aquecimento por tela radiante), Arquitecta Isabel Alves (proj. arquitectura), Eng.º Manuel Caldeira (proj.especialidades), Câmara Municipal de Torres Vedras (licença construção), IKEA (até agora apenas algum mobiliário de casa de banho e exaustor suspenso de cozinha pois não faz muito sentido adquirir tudo antes de terminar a obra, certo?) , Conforama (aproveitei uma campanha de promoção de um conjunto de mobiliário para o jardim, acho que se chama Nakata (quero lembrar-lhe que estou fora de casa pelo que não tenho aqui os documentos comigo,certo?), Moviflor ( também aproveitei uma campanha de promoção de mobiliário em folha de bananeira (uma cama e um conjunto de sala), Biopiscinas (30% da piscina biológica que irá ser executada a partir do próximo dia 26, hora não sei...), Represtor/Sombrear ( 50% da factura dos estores orientáveis exteriores alupac 80 (tipo "brisa solar" como muitos "traduzem" erradamente o termo brise soleil, como se houvesse uma brisa do sol...) para 14 vãos envidraçados( 2 virados a nascente, 3 a poente e 9 a sul). SMAS (ramal de água e esgotos), EDP (ramal electricidade), Gavedras (ramal gás natural, apesar de não necessitar, pelo que a caixa do gás no muro da entrada vir a ser transformada em caixa do correio ( prometo colocar uma foto aqui para provocar alguma "mente" fechada sobre si própria...) depois de obtida a licença de utilização ou habitabilidade ou lá como se chama agora...). Fica desde já autorizado a colocar/divulgar aqui ou em qq outro meio de comunicação as facturas e recibos que enviarei para o seu e-mail.
    Assim que receber os documentos solicitados, peço-lhe (se quiser interpretar como desafio, estou perfeitamente de acordo..)que me envie facturas e recibos da aquisição, das rendas ou da obra da sua casa. Se desejar e, se me solicitar/desafiar, também lhe enviarei, por exemplo, as medidas dos vãos envidraçados, já que não aparecem descriminados na factura. Assim de repente não me estou a lembrar de mais nada, mas garanto-lhe que, receberá cópia de todos os documentos que necessitar/ desejar /desafiar/ solicitar desde que me pague o trabalho/tempo despendido, pois nesta altura todos os cêntimos contam.........
  10.  # 70

Calma pessoal que o sexo dos anjos dá sempre discussão...
  11.  # 71

Caro rauls chone,

Eu aceito que duvidem, não aceito é comentários jocosos, ignorantes e que põem em causa a idoneidade das pessoas que você nem conhece. Ou acredita ou não acredita, que é direito seu. Ponto. Não me peça é para lhe mostrar o meu IRS ou o papel higiénico que uso, em tom provocatório. Deve estar habituado a que lhe dêem confiança para isso, mas eu não sou uma dessas pessoas.

Não se preocupe que a obra foi facturada e ninguém lhe foi ao bolso indirectamente. Então eu sendo director de fiscalização da obra ia pôr a cabeça no cepo por uma brincadeira dessas? Não me tome por burro, nem se faça passar por ele.

Quanto ao comentário "armazém", não fico nem um bocado chocado... já chamaram o mesmo a muitas obras do Siza, "caixotões" a obras do Souto Moura, "pedregulho" a obras da OMA, "lixo" a obras do Barragan e do Gehry. Não me querendo comparar aos mestres, irá ficar na obscuridade quanto aos pátios interiores da casa, a escolha das fenestrações conforme o percurso solar aparente, e os alinhamentos escolhidos para os vãos da sala. Deve pensar que a sua casa é algum exemplo de excepção no âmbito da arquitectura feita em Portugal, quando aquilo que tem é uma construção com ar de (e já que estamos a ser duros) anexo pré-fabricado de fundo de quintal.

Aceito, contudo, fornecer os elementos todos que me solicitou, mediante (conforme tão bem disse no "post" anterior) uma remuneração simbólica pelo tempo e trabalho despendido... para si faço-lhe um desconto, mas terei que cobrar o IVA..."É que hoje em dia todos os cêntimos contam, e gostaria de confirmar que recebemos (o Estado somos todos nós!) o imposto devido."

Esta resposta fica de graça.
  12.  # 72

Caro António RC,
    até podia ter razão e eu estar errado quanto ao valor inferior a 500 "aéreos" com IVA, mas quero recordar-lhe que escreveu que poderia colocar mapas, fotos e identificar o construtor de Braga para quem duvidasse (ainda por cima afirmou que todos temos o direito de duvidar ) e como eu tinha e tenho dúvidas solicitei que concretizasse o acto. Quero recordar-lhe que os comentários jocosos de chamar de "armazém" à casa que projectou foram em resposta ao "chalé da suiça".
    Quanto aos impostos, não me venha com falsos moralismos....... Somos todos adultos e sabemos muito bem que existe fuga ao fisco em Portugal, de TODOS, eu incluído, uns mais que outros, mas o estado do Estado é culpa de todos nós e não me venha com palha que não sou burro ... nem me chame de ignorante que lhe fica muito mal e eu não gosto de descer de nível..... Quem não deve, não teme, certo? Será que lhe tocaram na ferida...
    Se quiser continuar a troca de galhardetes a que chama de "sexo dos anjos", eu como não acredito em anjos, despeço-me desta discussão......
    Boa noite e 1 queijo...
  13.  # 73

Boas

Caro raulschone

Relativamente ao seu pedido (que mais parece um desafio)

Sendo assim posso então considerar esta sua afirmação como sendo um desafio?

È que hoje em dia todos os cêntimos contam, e gostaria de confirmar que recebemos (o Estado somos todos nós!) o imposto devido.

Também eu tenho dificuldade em perceber como é possível que a construção de que fala RC|Arq tenha um custo de 500€/m2, mas acredite que não me passaria pela cabeça pedir comprovativos. Até porque se a afirmação de RC|ARQ não me merecer confiança - como parece não lhe merecer, mas é apenas a minha interpretação - todo e qualquer elemento extra que RC|ARQ fornecesse aqui padeceria do mesmo mal. Mas não é o caso.
    No fundo a minha intervenção teve apenas como objectivo fazer ver que não me parece que o fórum seja o local indicado para exigir aos outros comprovativos do cumprimento das obrigações fiscais.
    Por outro lado, e na minha opinião, só devemos exigir dos outros aquilo que estejamos igualmente dispostos a fazer. Se o raulschone quer provas em como os outros pagam os impostos - o que acho descabido -, devia então dar o exemplo, não sendo sequer necessário o meu "pedido".
    Aproveito para dizer que não tenho o mínimo interesse nisso, e muito menos em analisar as suas contas, facturas e pagamentos. Até porque poderia confrontar-me com um dilema, que dispenso: uma vez que admite existe fuga ao fisco, raulschone incluído (palavras suas), não saberia o que fazer, se ficar calado e não cumprir o meu dever cívico, se alertar as autoridades competentes, e nesse caso vestiria a pele de delator, o que não é de todo o meu caso.
    Já no que diz respeito aos elementos que solicita relativos à aquisição, renda ou obras da minha casa, é claro que não os vou fornecer senão a quem de direito e nas condições previstas na lei. Posso porém adiantar-lhe - e acredita se quiser - que não me enquadro na sua afirmação "existe fuga ao fisco em Portugal, de TODOS, eu incluído...". A explicação é simples: sou demasiado cioso dos meus direitos para me permitir faltar aos meus deveres.
    Que tudo corra bem com a sua obra.

cumps
    José Cardoso
  14.  # 74

Pedindo desculpa a todos os foristas, acho que o topico esta a fugir ao que interessa...acho que ninguem tem que estar a provar nd a ninguem. Isto é um forum de opinioes e acredita quem quer no que quer....
    Os 500 euros em algumas empresas sao perfeitamente "faziveis", eu conheço algumas que nao pagam 14 meses, mas sim 11, os empregados nao trabalham 8h/dia mas sim 10,etc....se for no norte a mao de obra é mais barata e sei que tambem ha mts empresas de construção "caseiras" sem grandes despesas com telefonistas, margens mais estreitas de lucro,etc. Mas como ja alguem disse, estas mal respiram.
  15.  # 75

Boas, alguns já me conhecem do tópico dos 100.000 Euros...
    Acho perfeitamente que se pode fazer uma casa por 500 €/m2... Não gosto de fazer contas ao m2 pk no meu caso poderia gastar 5.000 ou 15.000 no exterior e aí o valor altera completamente...
    No inicio tinha espitulado um valor máximo de 115.000 (Só construção)... mas agora que está quase tudo pronto, o valor chegou aos 130.000 Euros, este valor incluí tudo, projecto, licenças, obra, certificados, etc... Como prometido no outro tópico, quando estiver tudo pronto, apresento todos os custos até ao último cêntimo...

130.000 / 267 m2 = 486,89 €/m2.

Cumps.
  16.  # 76

Colocado por: pedrosdsilva130.000 / 267 m2 = 486,89 €/m2..

Pedro,
    Lembre-nos, por favor, como se dividem esses 267m2.
  17.  # 77

Pedro,

Não percebi...
  18.  # 78

Colocado por: pedrosdsilva

Pedro,

Não percebi...

Esses 267 m2 deverao ser de area util. Terraços, varadas, cobertos exteriores não deverão contar para a rea contabilizada no calculo do preço por m2.
  19.  # 79

Colocado por: jorgferr
    Colocado por: pedrosdsilva

Pedro,

Não percebi...

Esses 267 m2 deverao ser de area util. Terraços, varadas, cobertos exteriores não deverão contar para a rea contabilizada no calculo do preço por m2.

ah ok... a velha questão...

267 m2 de área util

Cumps.
  20.  # 80

Colocado por: pedrosdsilvaBoas, alguns já me conhecem do tópico dos 100.000 Euros...
    Acho perfeitamente que se pode fazer uma casa por 500 €/m2... Não gosto de fazer contas ao m2 pk no meu caso poderia gastar 5.000 ou 15.000 no exterior e aí o valor altera completamente...
    No inicio tinha espitulado um valor máximo de 115.000 (Só construção)... mas agora que está quase tudo pronto, o valor chegou aos 130.000 Euros, este valor incluí tudo, projecto, licenças, obra, certificados, etc... Como prometido no outro tópico, quando estiver tudo pronto, apresento todos os custos até ao último cêntimo...

130.000 / 267 m2 = 486,89 €/m2.

Cumps.

Eu o que me custa acreditar é que neste valor, 20%, agora 21% são de iva Logo se tirarmos o IVA dará = 486,89/1,20 = 405 euros/m2, o que me parece mesmo baixo. Mas como já mencionei em cima, os tais 500 euros poderão ser atingidos, custa-me é a crer que possa ter uma boa qualidade de construção e com tudo dentro da lei.

0.0304 seg. NEW